Polêmica

Gasparzinho explica confusão no Pepper's Hall e nega agressão

O Blog acaba de receber uma mensagem do atleta Anistavio Medeiros, o Gasparzinho, contado sua versão da confusão que aconteceu ontem (9) na boate Pepper’s Hall.

Abaixo, segue a mensagem do lutador, que nega agressão ao jovem Eduardo Augusto Marinho.

“Primeiro de tudo gostaria de falar que muita gente me condena sem saber dos fatos e isso não é justo, por isso peço esse espaço para esclarecimento. Eu já fiz muita coisa errada na minha vida quando era mais novo, falei isso em pleno TUF Brasil para o mundo inteiro ouvir, coisas das quais não me orgulho e que ficaram no meu passado. Não procuro confusão com ninguém e não faço coisa errada. Sou pai de família, tenho um filho para dar exemplo, represento uma grande equipe e tenho um nome a zelar.

Na noite de quinta eu estava no botequim Tá Na Hora com meu amigo Jesus, gerente do botequim. De lá fomos para o Peppers e ele me apresentou Eduardo, ficamos até na mesma mesa por um tempo. Todos bem simpáticos, mas ele bem queixudo, só ostentando riqueza e tinha umas pessoas em volta que pareciam já estar incomodadas.

Posteriormente, ele já bêbado, jogava bebida nas pessoas, mexia com uns e outros e acabou jogando uma garrafa de uísque para o alto que caiu próxima de mim e quebrou nos meus pés. Eu fui reclamar de forma normal. Falei que ele tomasse cuidado, que poderia ter machucado. Ele perguntou se eu estava liso, disse que a garrafa já tava pago, eu retruquei e ele me empurrou.

Quando fui empurrado, empurrei de volta por reflexo e batemos boca, mas não fiz nada mais. Quando dei as costas pra sair, ele covardemente deu um soco na minha cabeça, eu virei e um amigo me puxou. Saímos de perto, mas ele aproveitou um outro momento no qual eu estava de costas e foi em minha direção com uma outra garrafa de uísque em mãos e tentou quebrá-la na minha cabeça, mas o mesmo amigo viu e me puxou antes. Nisso algumas pessoas que nem vi quem eram partiram para cima dele, foi tudo muito rápido.

Depois que pararam ou apartaram ele ficou gritando para todo mundo que iria me matar, que era bicheiro e que eu morreria hoje. O gerente do Peppers me levou para uma sala enquanto o colocavam pra fora, pois todo mundo viu que era ele quem tava fazendo confusão. Até algumas pessoas que estavam com ele falaram mal dele, disseram que toda festa que ele vai acontece isso.

Não sei como, mas ele conseguiu meu telefone e ligou essa manhã para me ameaçar novamente. Fiz boletim de ocorrência e já falei com advogados, vou processá-lo por calúnia e não deixarei que saia impune. E caso algo aconteça comigo, todos podem ter certeza que será coisa do Eduardo Augusto Marinho.

Ele pode ter o dinheiro do mundo todo, pode me ameaçar como for, mas não vou me intimidar. Levarei isso até o final, porque essa história que ele inventou para ele pode ser só mais uma forma de aparecer, mas é uma acusação muito grave, uma mentira absurda.

As agressões que ele sofreu foram por outras pessoas indignadas com a situação e que talvez até tenham sido provocadas por ele antes já que ele estava mexendo com todo mundo, mas como não dá ibope ele resolveu associar à minha pessoa. É muito fácil me julgar só porque sou lutador. Sei que existe um preconceito, as pessoas já acham que somos capazes de certos tipos de atos, mas deveriam escutar os dois lados antes de saírem tirando conclusões.

As filmagens mostrarão a verdade, não tenho nada a temer.

Ele também falou que eu e “minha gangue” roubamos o relógio de “25 mil reais” dele. Coloco aqui também foto dele comentando há pouco no Facebook que o relógio foi encontrado no sofá onde ele estava sentado.

Envio também imagens de comentários de pessoas na publicação de Eduardo no Facebook, alguns já excluídos por ele, mas que consegui salvar aqui. Fiz Boletim de Ocorrência e exame de corpo de delito também.”

Atenciosamente,

Anistavio Medeiros – “Gasparzinho”

Opinião dos leitores

  1. Bem, não é o que diz quem estava lá, todos os relatos são de um "mauricinho" jogando bebida em todo mundo e querendo fazer confusão… e o face do cara diz tudo mesmo, ostentando e mostrando o quanto é sem noção, pode ter o dinheiro do mundo todo, sem educação não é ninguém.

  2. Como Gasparzinho citou o nome do cara, fui dar uma olhada no facebook dele, basta isso pra voce ver que o cara gosta de ostentar, fotos de garrafa de Green Label, Blue Label e etc , fotos de carro importado. Comentarios como "Começando a Níght tomando de leve um royal salute" e "eu e minha querida prima elyne(2001)eu as 17 anos sendo presenteado por papai com esse eclipse" (cometendo crimes a muito tempo), "na epoca que eu realmente aproveitava a vida em 2007(eu e a miss de curitiba em pipa na praia do amor" comentario feito de lado de um helicoptero, entre muito outros. Quero ver a Justiça do RN agora. Alem das metiras, rolou ameaça de morte.

  3. Muito triste constatar que até mesmo nas melhores casas noturnas de Natal a violência gratuita está imperando sobre a diversão e o lazer de forma sadia.
    Para quem conhece e frequenta a noite nas capitais do Nordeste, como Fortaleza, Recife, Salvador, fica evidente como a noite natalense está mais perigosa do que nas demais.
    Infelizmente isso reflete um fato vergonhoso, porém público e notório, que é o baixo nível cultural, intelectual e de educação mesmo, da nossa juventude e da faixa até os 35 anos.
    Natal é uma cidade que vive de aparências. A nossa cultura é a da ostentação, do lucro fácil, do alpinismo social, do preconceito contra os menos favorecidos e outros tantos comportamentos abomináveis.
    Tenho 36 anos, sempre morei em Ponta Negra, e circulava muito na noite natalense desde os 16 anos. Hoje em dia sou muito mais caseiro pois na noite de Natal quase não existe mais pessoas interessantes e dignas de se fazer amizade, como também o nível dos frequentadores dos diversos locais caiu de forma gritante e hoje o mau comportamento e a violência atingem índices alarmantes.
    Lamentável.

    1. Definição perfeita do que vivemos em Natal hoje em dia. Tenho 10 anos a menos que você e já tenho deixado de frequentar a noite por esses e demais motivos. O engraçado é que determinadas coisas só vem acontecendo em lugares considerados mais "bacanas". Parece que quanto mais dinheiro, mais acesso a informação e educação algumas pessoas tem, piores são seus comportamentos e atitudes perante a sociedade!

    2. Era exatamente sobre o potiguar que conversava ontem com amigos numa mesa de bar.. você explanou exatamente o que ocorre aqui, infelizmente as pessoas não são interessantes, boa parte só quer saber de aparência, de aparecer, e ostentar riqueza, que as vezes nem existe.. enfim.

      Lamentável…

  4. Tenho certeza q esse rapaz fala a verdade. Isso é típico de Eduardo Marinho, acha q pq tem dinheiro pode tudo.

    1. Nenhum lutador irira criar confusão nao. Típico dos metidos a ricos de natal fazer isso.

    2. Não sou amigo do Gaspar, mas conheço bem o passado dele, sei o que já aprontou por ai em festas e etc… cansei de me bater com ele em festas e presenciar algumas situações, tb conheço as companhias que ele tinha, porem não posso desconsiderar a pessoa dele hoje, pois tem sido notória a sua mudança de comportamento por ser um lutador conhecido nacionalmente, por ter atingido talvez o seu objetivo de vida, acredito muito nas palavras ditas por ele e passei a me tornar mais fã dele depois do exemplo de auto controle que ele mostrou mesmo sabendo que poderia matar aquele cara de porrada em poucos minutos… Parabéns Gaspar sou seu fã! Ass: Marcelo Rodrigues

    3. conheço Eduardo algusto marinho, sei que ele jamais iria atrás de confusão até mesmo, pq ele estava com a noiva dele, uma pessoa que ele preza e respeita… o que esse gaspazinho disse ai é mentira, nunca ouvi boatos que dudu estivesse envolvido em confusão alguma ao contrário do lutador, né? que convenhamos todos nos sabemos da fama que não é nada boa, ja presenciei muitos, muitos momento junto do dudu, e todos esses momentos foram de rizadas e boas conversas, um homem culto, inteligente e controlado, lógico que cada um tem um momento de explosão, esse lutadorzinho está mentido, quando as gravações da boate sair vemos quem fala a verdade ou não…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes manda excluir receitas próprias do Ministério Público da União do limite do arcabouço fiscal

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, concedeu liminar atendendo a pedido da PGR para excluir as receitas próprias do Ministério Público da União (MPU) do limite imposto pelo arcabouço fiscal.

Na decisão, Moraes afirmou que a lei do novo regime fiscal prevê exceções ao teto, especialmente quando se trata de recursos com destinação institucional. O ministro destacou que o MPU arrecada valores como aluguéis e arrendamentos de imóveis, multas, indenizações, juros contratuais e taxas de concursos públicos.

Segundo ele, apesar de o Ministério Público estar sujeito às regras de responsabilidade fiscal, o bloqueio dessas receitas pode prejudicar o funcionamento da instituição. A liminar também exclui do teto recursos oriundos de convênios e contratos firmados pelo MPU, desde que destinados a atividades específicas.

A decisão já está em vigor, mas ainda precisará ser confirmada pelo plenário do STF após o recesso. O pedido foi feito pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, que alegou urgência para permitir o uso dos recursos ainda em 2025. Em 2024, o Supremo tomou decisão semelhante ao excluir as receitas próprias do Judiciário do teto de gastos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Parnamirim reforça prazo para desconto de 20% no IPTU 2026 e amplia atendimento ao contribuinte

Para facilitar a vida de quem deseja garantir o benefício, a gestão da prefeita Nilda ampliou o horário e os pontos de atendimento da Secretaria Municipal de Tributação (Semut), reforçando o compromisso com o cidadão. Além de funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, a Semut também passou a atender no bairro de Cidade Verde, além dos polos em Nova Parnamirim e Pirangi do Norte, descentralizando ainda mais os serviços, e aproximando a Prefeitura da população. Em todos os locais, os contribuintes podem receber orientações, negociar débitos, emitir carnês e acessar diversos serviços relacionados à tributação municipal. Para o desconto é necessário pagar até sexta-feira (30).

Para ter direito ao desconto máximo, é necessário estar regular com a Fazenda Municipal, manter o cadastro do imóvel atualizado e realizar a emissão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) por meio do site oficial da Prefeitura. O DAM é composto pelo IPTU, com 20% de desconto, pela Taxa de Coleta e Remoção de Lixo (TCRL) e pela Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP).

A prefeita Nilda destacou a importância de aproveitar o momento e manter as obrigações em dia.
“Estamos oferecendo todas as condições para que o contribuinte regularize sua situação e aproveite esse desconto tão importante. É uma forma de reconhecer quem é bom pagador e contribui para o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou.

A gestora também reforçou que os recursos arrecadados retornam diretamente para a população.
“O IPTU é fundamental para manter e ampliar os investimentos em saúde, educação, limpeza urbana, praças, iluminação pública e para garantir o pagamento dos servidores. Cada contribuinte que mantém seus impostos em dia ajuda a construir uma Parnamirim melhor para todos”, ressaltou Nilda.

A Prefeitura lembra que o prazo para garantir o desconto está chegando ao fim e reforça o chamado para que os contribuintes não deixem para a última hora.

“Essa é uma oportunidade que premia quem é responsável com a cidade. Organizamos nossa estrutura para atender bem e facilitar o acesso. Aproveitem, regularizem sua situação e garantam o desconto”, concluiu a prefeita.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Allyson confirma pré-candidatura ao Governo do RN e admite a possibilidade de renunciar à Prefeitura de Mossoró antes de abril

Em entrevista ao programa Meio dia RN com BG, nesta quarta-feira (28), o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, confirmou a pré-candidatura ao Governo do RN admtiu a possibilidade de reuniciar ao mandato na prefeitura antes de abril, prazo final de desincompatibilização para trabalhar a pré-candidatura ao Governo do Estado. Allyson disse ainda que o fato de ter sido alvo de mandado de busca e apreensão em operação da Polícia Federal não muda em nada o planejamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após operação da PF, defesa da DISMED e do empresário Oseas Monthalggan diz que ‘demonstrará inexistência de qualquer conduta criminosa’

Foto: reprodução

A defesa da DISMED e de Oseas Monthalggan afirmou em nota que ‘demonstrará inexistência de qualquer conduta criminosa’ após empresa e empresário terem sido alvos de uma operação Mederi da Polícia Federal que investiga desvios de recursos públicos e fraudes em procedimentos licitatórios, deflagrada na terça-feire (27).

Segundo a nota, informações publicadas na imprensa de que teriam sido encontradas cifras milionárias nas dependências da empresa ou na residência de Monthalgganão correspondem à realidade. A nota afirma ainda que os R$ 52 mil encontrados decorrem de atividade lícita.

Leia a íntegra do Nota abaixo:

NOTA À IMPRENSA

A defesa que representa a DISMED e Oseas Monthalggan Fernandes Costa acompanha os fatos com responsabilidade e serenidade, confiante de que o esclarecimento técnico e documental demonstrará a inexistência de qualquer conduta criminosa.

A DISMED atua há 18 anos de forma contínua e regular no comércio atacadista de medicamentos, exercendo atividade lícita, fiscalizada e amplamente reconhecida no mercado, sem histórico de irregularidades.

Esclarece-se, ainda, que não corresponde à realidade a informação publicadas de que teriam sido encontrados cifras de milionários como noticiado por alguns veículos de imprensa, seja nas dependências da empresa, seja na residência de Oseas.

Os valores existentes e encontrados, em montante aproximado de R$ 52.0000,00, decorrem de atividade comercial lícita, são plenamente compatíveis com o ramo farmacêutico e não configuram qualquer ilícito, sendo pacífico o entendimento de que a manutenção de numerário em residência, por si só, não constitui crime.

No tocante a supostos diálogos envolvendo terceiras pessoas, a defesa aguarda o acesso integral aos autos, a fim de proceder à análise técnica do conteúdo, de sua existência, contexto e legalidade, observando-se rigorosamente as garantias constitucionais.

Por fim, reafirma-se o pleno respeito às instituições, ao devido processo legal e à presunção de inocência, aguardando-se que as apurações sigam seu curso com equilíbrio, discrição e estrita observância das garantias fundamentais.

RODRIGO DE OLIVEIRA CARVALHO
OAB/RN 11.421

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CNJ arquiva pedido de deputado para apurar elo entre Toffoli e resort

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Corregedoria Nacional da Justiça, vinculada ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça), decidiu arquivar o pedido de apuração por possível infração disciplinar contra o ministro do STF Dias Toffoli, relator do caso Banco Master. A solicitação havia sido apresentada pelo deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS).

Segundo apuração da CNN, a corregedoria, comandada pelo ministro do STJ Mauro Campbell, entendeu que o pedido não é cabível, já que o STF não está sujeito à fiscalização disciplinar do CNJ, conforme jurisprudência consolidada.

No ofício, o deputado pedia apuração sobre um suposto vínculo entre Toffoli e o Tayayá Resort, no Paraná, citando reportagens que mencionam a presença do ministro no local e negociações envolvendo familiares.

Pedido semelhante foi feito à Procuradoria-Geral da República. Na semana passada, o procurador-geral Paulo Gonet arquivou solicitações parecidas e ainda deve analisar o requerimento específico do parlamentar.

Também na semana passada, o presidente do STF, Edson Fachin, divulgou nota em defesa institucional da Corte e do ministro Toffoli.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PT, Psol e movimentos sociais pedem soltura de Maduro em protestos

Foto: reprodução/Governo da Venezuela

Protestos articulados por partidos como PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e Psol e grupos sociais estão marcados para esta quarta-feira, 28, em defesa da libertação do ex-ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, e de sua mulher, Cilia Flores. Entre as palavras de ordem da esquerda estão “Pela libertação imediata de Maduro e Cilia Flores”, “Fora Trump da América Latina” e “América Latina como zona de paz, livre de intervenção imperialista”.

A realização dos protestos do PT e Psol coincide com o aniversário de 12 anos da declaração da América Latina e Caribe como zona de paz, oficializada pela Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos.

Em São Paulo, a mobilização está marcada para as 17h, em frente ao Theatro Municipal, no centro da capital paulista.

Também há atos confirmados em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Fortaleza, Porto Alegre, Brasília, Belém, Manaus, Natal, Maceió, Salvador, Florianópolis, Campinas (SP) e Ribeirão Preto (SP).

Maduro e sua mulher foram capturados em uma operação militar dos EUA na Venezuela em 3 de janeiro. Depois de serem detidos, o casal foi levado a Nova York, onde passaram por audiência de custódia e aguardam julgamento por acusações relacionadas ao narcoterrorismo. Ele negam participação nos crimes.

Revista Oeste

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Decolagens no Aeroporto de Natal diminuem 12,5% em 2025, diz Anac

Foto: Secretaria Nacional de Aviação

O número de decolagens no Aeroporto de Natal caiu 12,5% em 2025, passando de 9.415 para 8.236 voos, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A redução foi puxada pelos voos domésticos, que recuaram 13,4%. Já as operações internacionais ficaram estáveis.

Apesar da queda nos voos, o volume de passageiros se manteve praticamente estável, com 2,4 milhões ao longo do ano, alta de 1% em relação a 2024. A oferta de assentos, porém, caiu 5,8%.

A Zurich Airport Brasil atribuiu a redução a ajustes na malha aérea, como o fim de rotas diretas da Latam para Congonhas e Galeão, menos frequências para Guarulhos e Brasília e a suspensão da rota Natal–Fernando de Noronha pela Azul.

A Secretaria de Turismo do RN avalia que a queda pode afetar a competitividade do estado e afirma manter diálogo com companhias aéreas para ampliar a conectividade. Já a Emprotur diz que a redução não comprometeu o desempenho do turismo, destacando alta taxa de ocupação dos voos e uma das melhores temporadas dos últimos anos.

Entidades do setor reconhecem o cenário de alerta, sobretudo pelo impacto nos preços das passagens, mas afirmam que a demanda segue firme, com turistas mais planejados e voos operando com maior ocupação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

União Brasil, PP, PSD e MDB emitem nota em apoio a Allyson Bezerra

Os partidos União Brasil, Progressistas (PP), Partido Social Democrático (PSD) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB) emitiram nesta quarta-feira (28) uma nota de apoio ao prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, após o cumprimento de mandado de busca e apreensão contra ele na terça-feira (27).

As legendas reafirma confiança na postura de Allyson e que seguem ao lado do prefeito de Mossoró. Veja a íntegra da nota abaixo:

NOTA DE APOIO

Os partidos União Brasil, Progressistas (PP), Partido Social Democrático (PSD) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB) vêm a público manifestar solidariedade e apoio ao prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, diante de investigação que envolve gestores de diversos municípios.

Reafirmamos nossa confiança na postura do prefeito Allyson, que tem pautado sua gestão pelo compromisso com a transparência, pelo respeito às instituições e pela responsabilidade com a coisa pública.

Seguimos ao lado de Allyson Bezerra, com a certeza de que todos os fatos serão devidamente apurados, com absoluto respeito ao devido processo legal, ao contraditório, à ampla defesa e à presunção de inocência, princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito.

A verdade prevalecerá.

União Brasil
Progressistas
PSD – Partido Social Democrático
MDB – Movimento Democrático Brasileiro

Opinião dos leitores

  1. Foi peitar uma turma forte… Não que ele não possa ser culpado, como político a chance é grande, mas ele sabia que qualquer deslize as velhas raposas comeriam o fígado dele.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Kelps Lima se solidariza com Allyson Bezerra e diz que “já teve muito investigado que depois foi inocentado”

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Kelps Lima (@kelpslima)

O ex-deputado estadual Kelps Lima se manifestou em apoio ao prefeito de Mossoró Allyson Bezerra, um dia após operação realizada pela Polícia Federal cumprir mandados de busca e apreensão contra Allyson.

Em vídeo publicado no Instagram, Kelps afirmou ser amigo de Allyson e por isso disse que não podia deixar de se posicionar e lembrou que o prefeito de Mossoró não foi afastado do cargo e nem sofreu ação de cerceamento de liberdade.

“Quantas vezes nós já vimos casos de pessoas que tiveram a imagem manchada antes do devido processo legal e, ao final, foram absolvidas?”, questionou Kelps.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Gleisi diz que Lewandowski avisou Lula de consultorias antes de assumir MJ

Foto: Brito Júnior

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta quarta-feira (28), durante um café da manhã com jornalistas, que o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Ricardo Lewandowski comunicou previamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que havia prestado consultorias jurídicas antes de assumir o cargo no governo.

Segundo Gleisi, antes de tomar posse no ministério, Lewandowski deixou o escritório de advocacia do qual fazia parte e suspendeu seu registro junto à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), cumprindo os requisitos legais para assumir a função pública.

A ministra também destacou que Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, chegou a ser preso durante o período em que Lewandowski esteve à frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública. De acordo com Gleisi, o episódio demonstra que o governo não interferiu em investigações e atuou para combater eventuais irregularidades envolvendo a instituição financeira.

“O governo não titubeou nas investigações do Banco Master”, afirmou a ministra.

As declarações ocorrem após o portal Metrópoles divulgar que o Banco Master teria pago cerca de R$ 5 milhões ao escritório de advocacia ligado a Lewandowski em um período em que ele comandava o Ministério da Justiça. Gleisi rebateu a informação ao afirmar que os serviços jurídicos foram prestados antes da posse do ex-ministro.

Uma consulta ao Cadastro Nacional dos Advogados, da OAB, indica que o nome de Ricardo Lewandowski não consta atualmente como vinculado a escritórios de advocacia. No entanto, familiares do ex-ministro ainda aparecem como sócios do escritório Lewandowski Advocacia, que teve empresas do grupo de Daniel Vorcaro entre seus clientes.

CNN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *