
Gilmar Mendes disse neste sábado que o fato de Augusto Aras ter de ir ao STF para pedir acesso aos documentos das forças-tarefas da Lava Jato “é caricatural, é o rabo abanando o cachorro”.
Para o ministro do STF, o PGR poderia ter acessado os dados por despacho.
“[Os membros Lava Jato] confundem a autonomia do cargo com o conceito que beira à soberania. Veja, o procurador-geral precisou de uma ação no STF para ter acesso às informações que esses garotos dourados acumularam em Curitiba. É um caso de estudo. A instituição obviamente ficou doente e precisa de remédio. Estamos vendo só o que a vista alcança. Isso deve acontecer no interior. Houve um lavajatismo desnudado”, afirmou em videoconferência.
“Essas pessoas, que se revelaram vazadores eméritos de sigilos, agora estão zelando pelo sigilo, preocupadas que o procurador-geral venha a vazar e pode chantagear políticos. Elas que vêm fazendo isso! Chantagistas eméritos usando agora o argumento naquela linha do ‘vou gritar pega ladrão’. Essa gente está temendo qualquer correição porque ela sabe o que fez no sábado à noite.”
Gilmar está como pinto no lixo. Mais cedo, o ministro do STF havia saído em defesa da decisão de Dias Toffoli que determinou o compartilhamento de todos os dados da Lava Jato, incluindo informações sigilosas, com a Procuradoria-Geral da República.
Toffoli atendeu a pedido da PGR, assinado pelo vice-procurador-geral, Humberto Jacques de Medeiros, com base na suspeita de que a força-tarefa de Curitiba teria feito uma investigação “camuflada” sobre os presidentes da Câmara e do Senado — o que foi negado pelos procuradores.
O Antagonista
O Ministério Público Federal é o Órgão que tem no seu Chefe, o Procurador Geral da República, no caso o Dr Aras,
Por ser chefe do Ministério Público, tem competência e autoridade de pedir essas informações administrativamente por meio de memorando, pois é o Superior hierarquico com poder dado pela Constituição Federal para isso.
Não precisa implorar ou mesmo pedir na justiça, para ter essas informações.
Isso é simplesmente imoral e inaceitável.
É isso que Gilmar Mendes está dizendo simplesmente, e tem toda a razão, independente de gostarmos dele ou não.
Pois, um chefe que para um subordinado dar uma informação, precisa ir a justiça, deve ter algum problema aí.
No mínimo há uma desobediência do subalterno.
O que será que a turma da Lavajato quer esconder?
O que Moro tem a dizer sobre isso?
Está sempre criticando, mas nunca critica os ministros do STF..
Que não tem respeito algum com a lavajato…
Ficou com raivinha da Lava Jato depois que as operações de Aécio Neves vieram à tona.
Rabo abanando o cachorro é esse bandido,imoral,decrépito idiota vir falar abobrinha enquanto bombardeia o combate sério à corrupção nesse país. Cadê o Barata?
Do que será que esses deuses do STF têm medo na Lava-jato?????
Medo dos chefes das facções políticas entregarem o segredo deles, só pode.
Áras é de confiança. Não vai partilhar dados de investigações sigilosas com o presidente, nem com a família do presidente. Claro que não vai.
Deus que me perdoe, essa figura do STF é pedante, asqueroso e repugnante.