Gilmar Mendes quer pautar “assim que possível” processo de suspeição contra Moro na condenação de Lula


Foto: Carlos Moura/SCO/STF

O ministro Gilmar Mendes quer pautar “assim que possível” o processo de suspeição do ex-juiz Sergio Moro na Operação Lava Jato. A ideia é levar o caso à Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) a tempo do voto do decano da Corte, Celso de Mello, que está perto da aposentadoria compulsória por idade. Ele completará 75 anos em 1º de novembro.

A informação foi publicada na manhã de hoje pela revista “Época” e confirmada pelo UOL. Como presidente da Segunda Turma do tribunal, cabe a Gilmar a decisão quanto a pautar ou não o processo de suspeição de Moro na condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um dos réus da Lava Jato.

Apesar do desejo do ministro, não há como garantir a presença de Mello em uma futura votação. Isso porque Gilmar quer que a sessão ocorra de forma presencial —desde abril, em razão da pandemia do coronavírus, os trabalhos estão sendo feitos remotamente, por videoconferência.

Como o cenário do país em relação à covid-19 é de incerteza absoluta, não há uma previsão sobre quando será possível retomar as audiências presenciais. A Segunda Turma é composta pelos ministros Cármen Lúcia, Celso de Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Edson Fachin.

Segundo apurou o UOL, Gilmar tem considerado que a complexidade do tema justificaria a necessidade de um julgamento presencial, e não virtual.

Em 25 de junho, Gilmar já havia afirmado, em entrevista à “CNN Brasil”, que estava disposto a concluir o caso antes da aposentadoria de Celso de Mello.

“Virá antes (da aposentadoria de Celso de Mello), espero que já no segundo semestre retornemos a turma num plenário físico, porque não é muito fácil dialogar com as pessoas e perceber um entendimento ou não entendimento nesse plenário virtual, a dinâmica muda.”

O julgamento do ex-ministro da Justiça acontecerá por causa de um pedido de habeas corpus feito por Lula, no qual sua defesa pede a anulação das condenações do petista determinadas por Moro após as investigações da Operação Lava Jato.

Os defensores do ex-presidente alegam que a decisão pode não ter sido imparcial porque Moro foi nomeado posteriormente como ministro pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e ainda, que o ex-juiz agia em conjunto com a acusação, como mostraram conversas vazadas pelo site “The Intercept Brasil”.

UOL

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. WellingtonB disse:

    Ótimo. Gilmar Mentes, sem querer, será o maior cabo eleitoral de Moro.

  2. Marcos Benício disse:

    Se isso acontecer, os bolsominions vão se rasgar de raiva, porque no fundo eles sabem que o "mito" não é páreo para o presidente Lula.

  3. olimpio disse:

    Ou seita nojenta essa praga chamada PT, o cara afundou o Brasil junto com sua quadrilha e ainda tem gente que defenda.

  4. Magnória Santos disse:

    Nenhuma novidade, o STF já não tem nenhuma credibilidade junto a população, tornou-se um Tribunal com decisões não mais amparadas nas Leis nem na CF, e sim com viés político de esquerda, e com total privilégios aos amigos da Corte. Em nenhuma parte do mundo se ver tal absurdo abissal. Temos aí o desespero para livrar dos processos, que inclusive foram julgados pela segunda instância, ou seja, temos a corte tentando eliminar o julgamento de duas instâncias, por um único motivo, livrar o maior ladrão da história do País para legitimá-lo para as próximas Eleições. Vergonhoso.

  5. Farol de Mãe Luiza disse:

    Lula Preso, Aécio, Temer, Moro e Flavio Bolsonaro presos também. Temer, Aécio, Flávio Bolsonaro e Moro livres:
    LULA LIVRE FOREVER!

  6. djailson disse:

    MORO solta o dossiê de gilmar para o antagonista como foi feito com michelle

  7. Tilio disse:

    Lula 2022 …enquanto isso ……DIAZEPAN PARA O CANALHA DESMIOLADO E MALDITO, DO QUINTO DOS INFERNOS SATANAS NARO

    • Augusto disse:

      Luladrao 2022, kkkkkk
      quero dizer lula nosso querido presidente, liberando tudo. Roubo corrupção, falcatruas. Queremos a volta do rei desse cabaré. Kkkkkkklula ja,.

  8. Junin disse:

    Contra fatos não há argumentos!!!! O cara virou logo após a encenação!!! Esbravejem, chorem, se mordam, tirem as calças e podem em cima que nada vai mudar essa verdade!!! E a afirmativa continua : nenhum presta, todos ruins….!!!! Quem tiver algum safado de estimação, sinto pena e peço perdão!!!!

  9. Sil disse:

    Cadeia para o BOSTAONARO OPORTUNISTA E DESMORONOU

  10. DE VOLTA AO JOGO disse:

    🇧🇷Vamos levantar a opinião popular???
    🇧🇷Você prefere Moro certo e forte para disputar as eleições em 2022 sem Lula no páreo???
    🇧🇷Ou você prefere Moro fraco e Lula forte e no páreo nas eleições de 2022???
    🇧🇷Acho que com Naro, Moro e Lula na disputa não tem favorito. Daqui pra lá os três vão derreter um pouco.
    🇧🇷Um por Mariele, milícias, rachadinhas, centrão e mixeques.
    🇧🇷Um por julgamento parcial, seletivo e combinado.
    🇧🇷Outro por corrupção e podridão.

  11. Expedito Junior disse:

    O Brasil precisa de uma mudança urgente, começando por essa qualidade de ministro que tanto envergonha nosso povo.

  12. Getro disse:

    Lula livre… é incrível, só vai preso ladrão de galinha.

  13. Batista disse:

    O safado tá impaciente, querendo livrar Luladrao de todas as condenações que sofreu. A culpa agora é da PF, do MPF e da justiça por ter descoberto os roubos e falcatruas bilionárias do maior bandido que esse país já produziu.

  14. Ciço disse:

    Se houver justiça justa, aí o ôme volta nos braços do povo: "the best president of Brasil forever!"

  15. Gilmar É Ô Cara disse:

    Ministro Gilmar tem que pautar logo esse julgamento, anular esse processo ridículo, assim teremos o Presidente Lula na disputa em 2022 e derrotar o miliciano.

    • Samuel Uel disse:

      O choro é livre, o presidiário só encanta jumentos feito vcs

    • Gilmar É Ô Cara disse:

      Samuel, quem me chama sempre de “jumento”, é sua patroa… Não sei porque!!!?

  16. Antenado disse:

    Advinha qual vai ser o resultado desse julgamento?

    • Manoel disse:

      O justo.
      Tá provado que o marreco foi parcial no julgamento.

    • Zezé disse:

      O resultado disso é Lula ser inocentado e eleito presidente.

    • Samuel Uel disse:

      Manoel adora um presidiário, um vagabundo sempre idolatra outro vagabundo. Mais em casa não tem coragem e ajudar a mãe a lavar uma louça. Paga de revolucionário mas não passa de um mimadinho que ainda mora debaixo da saia da mãe.

COMENTE AQUI