Política

Gleisi diz que PT vai estar contra Maia na Câmara e elogia ‘posições’ de Renan

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, deu sinalizações nesta quarta-feira, 23, de quais devem ser as posturas do partido nas eleições para presidente da Câmara dos Deputados e do Senado Federal no dia 1º de fevereiro. Segundo a petista, a sigla vai se posicionar contra a candidatura de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na Câmara, enquanto que, no Senado, demonstrou inclinações para o lado de Renan Calheiros (MDB-AL), por suas “posições em momentos cruciais”.

“Na Câmara, em relação à Presidência, nós sabemos com quem não vamos. Não iremos com o Maia. Rodrigo Maia é o candidato do governo, aliado com o PSL, apoia as pautas ultraneoliberais que vão tramitar no Congresso. Não iremos (com ele), estaremos do outro lado. Estamos conversando primeiro com os partidos da oposição mais firmes, de esquerda e centro e esquerda, para, após isso termos diálogo com outros partidos”, disse.

Apesar das declarações da presidente do partido, parte dos deputados do PT defende que a legenda esteja, sim, ao lado de Rodrigo Maia. As negociações têm sido alvo de divergência. Ainda assim, PT tem conversado com outros partidos de esquerda sobre um posicionamento conjunto. “Fizemos uma reunião ontem (terça-feira) muito boa entre o PSB, o PSOL e o PT e ficamos de trazer o PDT e o PCdoB, (vamos) convidá-los a participar. Eu, inclusive liguei para a Luciana (Santos, do PCdoB) e para o (Carlos) Lupi (PDT) no início da tarde”, disse.

Questionada sobre a situação no Senado, Gleisi Hoffmann afirmou que o PT ainda não discutiu o cenário na Casa e nem os nomes que estão colocados na disputa. Ainda assim, a presidente do partido elogiou o que chamou de “posições cruciais” de Renan, possível candidato do MDB.

“No Senado, a priori, não se discutiu a questão da presidência. Então, não se colocou nada de restrição. Obviamente que não faremos nada com PSL. Com o núcleo duro do governo nós não faremos bloco”, afirmou. “O Renan, nos momentos que foram cruciais de luta pelos direitos, ele se posicionou. (Ele se posicionou) na questão da reforma da Previdência, na reforma trabalhista. Isso, para nós, é muito importante porque estes temas serão fundamentais na discussão da pauta econômica deste governo e não podemos deixar esses direitos retrocederem”, acrescentou.

Gleisi voltou a reafirmar que, no Senado, tenta formar um bloco com o PSB, de Carlos Siqueira. Ela disse que as conversas “estão avançadas”. “Estamos conversando aqui (no Senado) para formar um bloco. Já conversamos com o PSB, uma conversa que está adiantada, vamos procurar o PROS também para formar um bloco, mas ainda não discutimos a questão de Presidência”, contou. A presidente do PT ignora, no entanto, que o PSB negocia a formação de um outro bloco com três partidos: o PDT, o PPS e a Rede Sustentabilidade.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. PT e Renan Calheiros, uma parceria entre iguais. São como irmãos siameses, farinha do mesmo saco. Comparsas de tantas negociatas durante os governos petistas, essa gente se merece. Nós, o povo brasileiro, é que não merecemos essa gente. O povo alagoano infelizmente nos legou esse enorme problema. Quanto à essa louca, presidentA da ORCRIM vermelha, nem há o que comentar.

  2. Coitada, não tem assunto, vem defender esse ladrão igual a ela . Pobre deputada. Arranja uma lavagem de roupa.

  3. Como se fosse alguma novidade a orcrim elogiar personagens delinquentes e moralmente reprováveis como Renan et caterva. Ora, Narciso acha feio o que não é espelho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump diz que ‘ódio tremendo’ entre Putin e Zelensky impede qualquer acordo de paz

Foto: Daniel Torok/Casa Branca/Divulgação

Durante o voo para a Malásia, onde participa da 47ª Cúpula da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o clima de “ódio tremendo” entre Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky tem impedido qualquer avanço nas negociações de paz entre Rússia e Ucrânia.

Em conversa com jornalistas a bordo do Air Force One, Trump disse estar decepcionado com o presidente russo, destacando que as conversas sobre o fim da guerra não têm mostrado progresso.

“Temos que saber que vamos fechar um acordo. [Então] Não vou perder meu tempo. Sempre tive um ótimo relacionamento com Vladimir Putin, mas isso tem sido muito decepcionante. Achei que isso teria acontecido muito antes da paz no Oriente Médio”, declarou o republicano, em referência ao recente acordo entre Israel e o grupo Hamas.

Trump afirmou ainda que, ao contrário de outras negociações que enfrentou durante sua carreira, o impasse entre os dois países é sustentado por sentimentos de hostilidade profunda.

“Eu poderia dizer que quase todos os acordos que já fiz teriam sido mais difíceis do que com a Rússia. E com a Ucrânia, mas não foi bem assim. Há muito ódio entre os dois, e entre Zelensky e Putin, um ódio tremendo”, disse.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rogério Marinho visita obras em São Tomé e reforça apoio a ações em Riachuelo e São Paulo do Potengi

Neste sábado (25), o senador Rogério Marinho (PL-RN), pré-candidato a governador do Rio Grande do Norte, percorreu municípios das regiões Trairi e Potengi, onde fortaleceu parcerias com gestores locais, fiscalizou obras em execução e confirmou novos investimentos para infraestrutura e desenvolvimento regional.

O primeiro compromisso foi em Riachuelo, em reunião com o prefeito Joca Basílio e sua equipe. O gestor aproveitou para agradecer o apoio do parlamentar e destacou o impacto das emendas destinadas por Rogério Marinho para melhorias no município. Apenas este ano, o senador já destinou mais de R$ 2,3 milhões à cidade, viabilizando inclusive a implantação do sistema de abastecimento de água na Serra da Formiga, zona rural de Riachuelo.

Em seguida, o senador esteve em São Paulo do Potengi, onde foi recebido pelo prefeito Eugênio Pacelli para tratar de novas ações que devem beneficiar a população local. Na oportunidade, também renovou seu compromisso com projetos da gestão.

A terceira parada foi em São Tomé, onde Rogério Marinho vistoriou o andamento das obras da Estrada da Produção e da comunidade Pedra Preta — intervenções viabilizadas com recursos destinados pelo senador. A visita foi acompanhada pelo prefeito Gá e pelo presidente da Femurn, Babá Pereira. As obras são consideradas estratégicas para impulsionar o escoamento da produção e fortalecer o desenvolvimento econômico regional.

“Nosso compromisso é com um Rio Grande do Norte que funcione, com mais obras, mais oportunidades e mais respeito ao dinheiro do povo. O que estamos fazendo ao lado dos prefeitos é garantir que as coisas aconteçam”, afirmou Rogério Marinho durante a agenda.

Com articulação e atuação direta na destinação de recursos federais, o senador tem sido responsável por viabilizar obras estruturantes em todas as regiões do estado, contribuindo para melhorar a infraestrutura, impulsionar o turismo e fortalecer a economia dos municípios potiguares.

A agenda contou ainda com a participação do deputado estadual Gustavo Carvalho e do ex-prefeito de Nísia Floresta, Daniel Marinho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TRETA: Briga interna do PT tem acusações de uso particular da máquina do governo: ‘desprezível’, ‘baixo nível’ e ‘cheiro de esgoto’

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados e Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Líder do PT na Câmara, o deputado Lindbergh Farias (RJ) afirmou, neste sábado, que considera o dirigente do partido no Rio, Washington Quaquá, ‘desprezível’, ‘baixo nível’ e ‘cheiro de esgoto’. Quaquá também é prefeito da cidade de Maricá (RJ).

“Dá preguiça e uma sensação de perda de tempo ter de responder a uma figura que eu, cada vez mais, considero desprezível. Sabe baixo nível, cheiro de esgoto. As obras que eu e Ceciliano falamos com o prefeito foram selecionadas no PAC no início do governo Lula. Gleisi nem ministra era. Fico me perguntando porque um ataque tão gratuito a Gleisi, assim como a perseguição a Benedita – tentando impedir sua candidatura ao Senado (…). Sinceramente, esse Quaquá sobra no PT!”, escreveu Lindbergh em uma rede social.

A declaração foi uma resposta a Quaquá que, segundo interlocutores do prefeito, acusou via mensagens de aplicativo a namorada de Lindbergh e ministra das Relações Institucionais do governo Lula, Gleisi Hoffmann, de “usar a máquina do governo para fazer política particular”.

O dirigente ainda afirmou que Lindbergh e André Ceciliano, secretário da pasta chefiada por Gleisi, fazem uso da “máquina” apenas a seu favor e que não se organizam em campanhas por Lula e por Eduardo Paes, atual prefeito do Rio que projeta disputar o governo estadual em 2026. Quaquá disse que não irá se posicionar.

Radar – Veja

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

É benéfico para o Brasil ter os EUA como principal parceiro em vez da China, diz Rubio

Foto: Bloomberg/Bloomberg via Getty Images

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse hoje ser “benéfico” ao Brasil tornar os Estados Unidos o seu parceiro comercial em vez da China.

A fala do Rúbio ocorre um dia antes da esperada reunião entre Donald Trump e Lula na Ásia. “Achamos que, a longo prazo, é benéfico para o Brasil nos tornar seu parceiro de escolha e comércio, em vez da China”, disse o secretário a repórteres.

Secretário também afirmou que o republicano vai explorar maneiras de resolver questões bilaterais com o Brasil, incluindo o comércio. Ele está a caminho da reunião da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático), na Malásia, da qual Trump e Lula participarão.

Lula disse ontem que está disposto a discutir uma ampla gama de tópicos com Trump, se houver uma reunião. Entre os assuntos que podem ser abordados estão as tarifas sobre as exportações brasileiras e as tensões com a Venezuela.

Com informações de Reuters

Opinião dos leitores

  1. Exportamos soja, carnes, milho, carros, aço e outros produtos que eles também produzem, quem vai desistir de produzir para comprar do outro?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Planalto aposta em encontro com Trump para superar fala de Lula sobre traficantes

Foto: Ludovic MARIN, Evaristo Sa/AFP

Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconhecem que a derrapada do petista ao afirmar que “traficantes são vítimas dos usuários de drogas” repercutiu nas redes sociais e foi bem explorada pela oposição, mas acreditam que o revés pode ser superado caso o mandatário alcance resultados positivos em sua agenda na Ásia, especialmente em seu encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A avaliação dentro do governo é que, se a reunião com Trump, prevista para domingo, tiver avanços em relação ao tarifaço, a declaração polêmica perderá espaço e o assunto se tornará página virada com mais facilidade.

Interlocutores de Lula não escondem o entusiasmo com a conversa do presidente com Trump e os mais otimistas apostam que o norte-americano pode aceitar suspender os efeitos do tarifaço para que representantes dos dois países avancem nas negociações.

Ainda sobre as declarações polêmicas do petista, fontes governistas pontuam que a reação foi rápida e acreditam que admitir o erro diminui potencialmente os danos.

Radar – Veja

Opinião dos leitores

  1. LULA acertando com Trump as tarifas , o bolsonarismo estará enterrado de vez , já que os filhos do mito de araque e ele depositavam todas as fichas nele achando que LULA e a justiça iria arregar para os EUA . Quero ver o que vai dizer Paulo Figueiredo e Dudu bananinha .

    1. O ex embaixador dos EUA no Brasil disse que para Trump , Bolsonaro era página virada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mulher que teve dedo e orelha decepados por ex-companheiro passa por cirurgia em Natal; quadro de saúde dela ainda é considerado grave

Foto: reprodução

A mulher que teve parte da orelha e um dedo decepados pelo ex-companheiro em uma tentativa de feminicídio em Parnamirim, na Grande Natal, segue internada em estado grave no Hospital Walfredo Gurgel.

De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), divulgadas neste sábado (25), a paciente permanece na UTI, em recuperação pós-cirúrgica. O quadro de saúde dela ainda é considerado grave, mas estável.

A família da vítima também fez um pedido de doação de sangue nas redes sociais. As doações podem ser feitas de qualquer tipo sanguíneo, no Hemonorte, localizado na Avenida Alexandrino de Alencar, em Natal.

O caso

Opinião dos leitores

  1. Para se fazer justiça, se faz necessário retribuir as agressões a esse ser asqueroso.
    Isto posto, determino que seja decepada as duas orelha do meliante e, que seja extraído ser anestesia o couro cabeludo desse safado.
    Justiça feita, segue o jogo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Conselho Norueguês da Paz cancela cerimônia do Nobel de María Corina; medida não interfere na nomeação como ganhadora

Foto: REUTERS/Maxwell Briceno

O Conselho de Paz da Noruega anunciou que não realizará a cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz 2025, concedido à líder da oposição venezuelana María Corina Machado. A medida não interfere na nomeação de Corina como ganhadora do prêmio

O órgão, formado por 17 organizações independentes e sem vínculo com o Comitê do Nobel, afirmou que a decisão foi tomada por considerar que o prêmio “não está alinhado com os valores da instituição”.

“Esta é uma decisão difícil, mas necessária”, disse Eline H. Lorentzen, presidente do Conselho. Ela ressaltou o respeito ao Comitê do Nobel, mas afirmou que o grupo precisa manter fidelidade aos próprios princípios e ao movimento pela paz que representa.

O Conselho reforçou que seguirá atuando em prol da paz, do desarmamento e do diálogo.

María Corina Machado foi anunciada como vencedora do Nobel da Paz em 10 de outubro, reconhecida por seu trabalho em defesa dos direitos democráticos e pela luta por uma transição pacífica para a democracia na Venezuela.

Com informações de CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Tava demorando para a esquerdalha globalista do Nobel se manifestar. Pra uma instituição que deu um Nobel para o Barack Obama que se envolveu em 2 guerras e para o apoiador de terroristas Yasser Arafat, negar para alguém que lutou contra a ditadura da esquerda na Venezuela faz todo sentido.

  2. Essas 17 organizações “independentes” com toda certeza é 100% dependente da extrema esquerda bolivariana.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

João Fonseca vence semifinal na Basileia e vai disputar maior título da carreira

João Fonseca é 5º mais jovem finalista da história em torneios ATP 500 — Foto: Reprodução/Instagram

João Fonseca brilhou em quadra, na tarde deste sábado (25), e venceu o espanhol Jaume Munar, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6(4) e 7/5, na Basileia. Com o feito, o brasileiro avançou à primeira final de ATP 500 de sua carreira e tornou-se o quinto finalista mais jovem da história neste nível de torneio. O tenista vai enfrentar o vencedor do confronto entre Ugo Humbert e Alejandro Fokina no próximo domingo, em busca do título.

Essa será a segunda final do brasileiro de 19 anos em torneios de nível ATP, depois de sagrar-se campeão do ATP 250 de Buenos Aires, em fevereiro. Na campanha do torneio suíço até a semifinal, o brasileiro bateu o francês Giovanni Perricard, o tcheco Jakub Mensik, por desistência, e o canadense Denis Shapovalov.

Com o resultado, João Fonseca sobe para a 34ª colocação do ranking em tempo real da ATP e pode furar a bolha do top 30, caso seja campeão no próximo domingo. O brasileiro é o quarto finalista mais jovem a alcançar a final do torneio e o quinto mais jovem da história a disputar a decisão de uma competição de nível ATP 500, desde que essa categoria foi criada, em 2009.

ge

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministério Público recomenda reformas urgentes no Hospital João Machado e dá prazo de 60 dias para Sesap sanar irregularidades de maior gravidade

Foto: Arquivo/g1-RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) realize mais de 20 reformas no Hospital Geral Dr. João Machado, em Natal. Desses serviços, sete são considerados urgentes e essenciais.

A Sesap tem 60 dias para corrigir as irregularidades, priorizando as de maior gravidade e risco iminente. O MP alerta que o descumprimento poderá resultar em ações judiciais.

A inspeção apontou graves problemas elétricos e estruturais, com risco para pacientes e funcionários. Segundo o MPRN, o prédio não atende aos critérios de segurança, conforto e funcionalidade, e as instalações elétricas sem isolamento podem causar choques ou incêndios.

O relatório também cita fissuras, corrosão e desplacamento de concreto em pilares, além de risco de colapso em lajes, mofo, infiltrações e ventilação inadequada em vários setores.

Em resposta à reportagem da Inter TV Cabugi a Sesap informou que ainda não foi notificada sobre a recomendação.

Com informações de g1-RN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MAIS UMA VEZ: Polícia Federal ameaça suspender emissão de passaportes por falta de verba

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A PF (Polícia Federal) ameaçou suspender novamente a emissão de passaportes por falta de recursos orçamentários a partir de novembro. A corporação enviou ofício ao MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e ao MPO (Ministério do Planejamento e Orçamento) alertando para o risco de paralisação do serviço.

Em nota, o MJSP informou que “atua de forma ativa e coordenada para assegurar a continuidade das emissões de passaportes pela Polícia Federal” e que mantém diálogo com a área econômica do governo para viabilizar os recursos necessários.

A pasta destacou ainda que o serviço é “essencial ao cidadão brasileiro” e que “todas as medidas estão sendo adotadas para evitar qualquer interrupção”.

Problema se repete

Em abril deste ano, a PF já havia sinalizado a possibilidade de suspensão das emissões após o Ministério do Planejamento anunciar um contingenciamento de verbas que bloqueou cerca de R$ 133 milhões do orçamento da corporação. Na ocasião, o impasse foi resolvido e o serviço manteve-se em funcionamento.

Em 2022, porém, a falta de recursos levou de fato à interrupção do serviço. Em novembro daquele ano, a PF suspendeu as emissões de passaporte por falta de verba destinada ao controle migratório e à confecção dos documentos de viagem.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *