Tecnologia

Google lança smartphone para competir com o Iphone

c9d2w8euqj0anyb25nwdlnzoeEstá cada vez mais difícil inventar o Matador do iPhone. Inclusive para a Apple.

A verdadeira ideia magnífica, imensa e radical do iPhone, na época de seu lançamento, em 2007, foi acabar com os botões. Transformar o celular inteiro em uma tela sensível ao toque retangular.

Atualmente, todas as empresas já fizeram isso. Todos já acrescentaram reconhecimento de voz, GPS e navegação. Todos já aprimoraram as telas ao ponto de precisarmos de um microscópio para perceber a diferença.

Então e agora? Como distinguir seu telefone dos outros 4 mil aparelhos com tela sensível ao toque? (Isso não é uma piada. Hoje existem 3.997 celulares Android diferentes. E seis iPhones e uma ampla variedade de aparelhos Windows e BlackBerry. Deus ajude os aterros sanitários.)

Com muito alarde, o Google orgulhosamente apresenta sua resposta? O Moto X.

Este telefone é o primeiro produzido pela Motorola desde que o Google a comprou, no ano passado, por US$12,5 bilhões (nota da redação: o Moto X ainda não é vendido no Brasil) .

Olhando para ele, você nunca diria que esse é o aparelho Android através do qual a Motorola espera mudar tudo. Sua traseira curva é plastificada, e não de metal (como o HTC One) ou vidro (como o iPhone 4 e 4S). Sua confortável tela de 4,7 polegadas parece ótima, mas não é tão grande ou nítida quanto o Samsung Galaxy ou o HTC One. O telefone é bastante rápido, mas seu processador não é o mais novo ou melhor.

Contudo, o Moto X oferece cinco recursos que nenhum celular jamais ofereceu.

Recursos

Recurso 1: é possível criar seu próprio esquema de cores. Você recebe uma escolha de 18 cores para o painel traseiro, preto ou branco para a frente, e sete cores para alguns detalhes (os botões e o anel ao redor da lente da câmera). As opções de cores são excelentes; a probabilidade de você e seu inimigo aparecerem em uma festa com um Moto X idêntico é de uma em 252.

Clientes nos EUA recebem seus telefones customizados em até quatro dias, cortesia do Recurso 2: ele é montado nos Estados Unidos. Os componentes ainda são feitos na Ásia, mas eles são finalizados no Texas – você pode perder menos sono se preocupando com trabalhadores chineses mal pagos.

O Recurso 3 é o mais útil: o modo sem toque. Assim como a Siri no iPhone, você pode mandar o aparelho discar um número, enviar uma mensagem, abrir um aplicativo, definir um alarme, procurar um fato na internet e assim por diante.

Comandos de voz

Porém, diferente da Siri, não é preciso pressionar um botão para falar. O celular está sempre escutando, mesmo quando estiver no porta-copo de seu carro.

E funciona incrivelmente bem, desde que você inicie seu pedido com uma saudação, “OK, Google Now”. Sem tirar os olhos da estrada, você pode dizer: “OK, Google Now, me diga a rota até o Empire State Building”. Ou “OK, Google Now, me lembre de dar o remédio para o cachorro às 20h00”.

Essa ideia realmente inspirada é um salto adiante em segurança e conveniência. Ela deve seu sucesso a um chip especial que simplesmente escuta o dia todo. No entanto, ele vem com letrinhas miúdas.

Por exemplo, é preciso treinar o telefone a reconhecer sua voz. Em uma sala silenciosa, você precisa repetir “OK, Google Now” por três vezes, exatamente da mesma forma.

Se você protege o celular com senha, o recurso perde grande parte de sua força. Ele não executa a maioria dos comandos até você desbloquear o aparelho – e esse é o fim do conceito “sem toque”.

E os comandos de voz do Android ainda não se comparam aos da Siri. O telefone reconhece o básico, como “Me acorde às 7h30”, “Abra o Angry Birds”, “Qual o valor das ações do Google?” e “Verifique a previsão do tempo para Memphis na sexta-feira”.

Diferente da Siri, porém, ele não consegue criar respostas faladas a consultas sobre filmes, esportes e restaurantes. Ele não reconhece “Leia minhas novas mensagens de texto”, “Acrescente picles na minha lista de compras” ou “Poste no Twitter, ‘Acabo de ver um arco-íris duplo'”. O Android não tem a mesma esperteza.

Ou a personalidade. Experimente dizer “Conte-me uma piada”, “Você acredita no amor?” ou “Abra as portas do compartimento, Hal” para a Siri; você receberá respostas engraçadíssimas. Em comparação, o Moto X soa lobotomizado.

Ferramentas

Entretanto, o Moto X vem com uma percepção situacional soberba. Se você ligar o recurso Assist, o telefone alterna os modos de acordo com a hora e o local: dirigir, reunião e dormir.

No modo dirigir, o celular detecta quando você está em movimento. Ele começa a ler novas mensagens de texto em voz alta, direcionando chamadas ao modo viva-voz e, se você quiser, respondendo a chamadas com uma mensagem de texto automática: “Estou dirigindo e retorno assim que puder”.

No modo reunião, o telefone sabe quando você está em um evento ou reunião consultando seu calendário. Durante esses períodos, ele ativa o silencioso e pode responder com uma mensagem de texto (“Estou em uma reunião, retorno quando puder”). Softwarezinho inteligente!

O modo dormir, como sugere o nome, coloca o aparelho no silencioso durante as horas que você especificar como de sono (nos modos dormir e reunião, você pode criar exceções para favoritos ou quando uma pessoa insiste por diversas vezes).

Recurso 4: a Motorola observou que muitas pessoas despertam seus telefones várias vezes ao dia apenas para conferir a hora ou mensagens perdidas. O Moto X exibe essa informação brevemente – a hora e um ícone para evento perdido – sempre que você o move. Não é preciso apertar nenhum botão; apenas puxe-o de seu bolso ou levante-o da mesa. A empresa diz que isso não gasta praticamente nada de bateria (que é mais ou menos igual à de seus rivais: você precisa recarregá-lo toda noite).

Se essa tela exibe um ícone (mensagem de texto, e-mail ou ligação, por exemplo), você pode manter o dedo pressionado sobre ele para visualizar os detalhes. Ou deslize para cima para abrir o aplicativo correspondente e responder. Infelizmente, este recurso mostra apenas uma notificação – a mais recente.

Câmera

Recurso 5: você pode abrir o aplicativo da câmera movendo o pulso umas duas vezes, como se tentasse espantar um mosquito; funciona com o telefone ligado ou desligado. Em dois segundos, você está pronto para tirar uma foto tocando em qualquer ponto da tela.

Isso é maravilhoso, assim como o próprio aplicativo simplificado. No entanto, a câmera deixa um pouco a desejar. Ela faz uma quantidade ridícula de busca por foco, e você acaba com algumas imagens borradas. Além disso, os vídeos são um pouco simplórios demais.

É ótimo que a Motorola esteja focada em aprimorar alguns recursos inovadores que você irá realmente usar; não é como o Samsung Galaxy S4, sobrecarregado com uma montanha de truques duvidosos. É ótimo que o telefone tenha uma proteção resistente a espirros de água. Também é ótimo que, por se tratar de um aparelho do Google, você poderá atualizá-lo a novas versões do Android conforme elas aparecerem. Isso é raro de acontecer em celulares Android de outras empresas.

Infelizmente, as cinco grandes inovações do Moto X não chegam a abalar a terra. Ele é um bom telefone, mas precisa competir com a beleza profundamente satisfatória (e alto-falantes superiores) do HTC One, o fervilhante poder (e tela superior) do Galaxy S4, e o ecossistema infinito de aplicativos e acessórios (e controle por voz superior) do iPhone.

Moto X, alguém se habilita?

Por David Pogue / iG

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Styvenson declara apoio a Álvaro Dias ao Governo do RN

Vídeo: Ismael Sousa

O senador Styvenson Valentim declarou, na coletiva de imprensa desta quarta-feira (21), apoio a Álvaro Dias na disputada pelo Governo do RN neste ano.

Álvaro Dias (Republicanos), ex-prefeito de Natal, tem se posicionado como opção competitiva entre os eleitores, aproveitando sua experiência administrativa na capital potiguar e articulando apoios em diferentes regiões do estado.

Todos os detalhes da coletiva, análises e informações de bastidores você acompanha no programa Meio-Dia RN, desta quarta-feira, com BG.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

“Quero que devolvam a Groenlândia”, declara Trump em discurso em Davos

Foto: Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (21) que busca a devolução da Groenlândia, durante seu discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

*Em atualização

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Emocionado, Rogério Marinho anuncia saída da disputa pelo Governo do RN

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Blog do Bagada (@blogdobagada)

Vídeo: Blog do Bagada

O senador Rogério Marinho se emociona ao falar sobre Bolsonaro e o pedido do ex-presidente para que ele seja um dos coordenadores da campanha do pré-candidato Flávio Bolsonaro à presidência. Também não conteve a emoção ao falar sobre a sua decisão de não mais ser pré-candidato ao Governo do RN.

A coletiva acontece na sede do PL do Rio Grande do Norte, em Natal, em um momento decisivo das articulações políticas da oposição potiguar. Todos os detalhes da coletiva, análises e informações de bastidores você acompanha no programa Meio-Dia RN, desta quarta-feira, com BG.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PESQUISA ATLAS: Bolsonaro e Lula são os mais rejeitados por eleitores

Foto: Reprodução

Pesquisa AltasIntel/Bloomberg divulgada nesta quarta-feira (21) mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como os políticos de maior rejeição no país: metade do eleitorado diz rejeitar os nomes que disputaram o segundo turno das eleições presidenciais de 2022 e simbolizam os campos da polarização política do país.

De acordo com o levantamento, Bolsonaro é rejeitado por 50% dos eleitores, 0,3 ponto percentual à frente dos 49,7% registrados por Lula.

Em seguida, vem o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), com 47,4%. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL-DF) registra 44,9% de rejeição e está em quinto lugar no ranking, superada por Renan Santos (Missão), com 45,6%.

Nos cenários de intenção de voto em primeiro e segundo turno, a pesquisa AtlasIntel/Bloomberg aponta liderança de Lula e desempenhos idênticos de Flávio, Michelle e Tarcísio em disputa direta com o petista.

Entre os pré-candidatos a presidente, a rejeição não fica inferior a 40%, segundo os dados da pesquisa. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), tem 42,1%; o do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), 41,7%; e o de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), 41,1%. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), é rejeitado por 40,7% dos eleitores, e o do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), tem 39,9%.

A lista também traz o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), com 36,9% de rejeição – a AtlasIntel simulou cenários de primeiro turno em que o petista substitui Lula como candidato do campo governista.

Entre os nomes que já foram citados como potenciais candidatos, o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) tem rejeição de 43,4%, enquanto o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) marca 44,7%.

A pesquisa AtlasIntel/Bloomberg entrevistou 5.418 eleitores, entre os dias 15 a 20 de janeiro, por meio de recrutamento digital aleatório. A margem de erro do levantamento é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o protocolo BR-02804/2026.

CNN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Pesquisa diz tamanho de pênis ideal para mulheres chegarem ao orgasmo

Foto: Reprodução

Há uma polêmica que já aqueceu muita roda de bar: qual é o tamanho “perfeito” do pênis para ajudar uma mulher a atingir o orgasmo? Um levantamento recente trouxe respostas surpreendentes e afirma que o número mágico seria cerca de 8 polegadas — ou algo em torno de 20 centímetros — para “maximizar” as chances de uma mulher chegar lá.

Segundo a pesquisa, que ouviu mais de 4 mil mulheres on-line sobre suas experiências sexuais, o comprimento de cerca de 20 cm teria tido a maior taxa de orgasmo feminino — e, curiosamente, tanto pênis de 4 polegadas (10 cm) quanto de 11 polegadas (28 cm) alcançaram índices similares de sucesso.

Ou seja: não é um “quanto maior, melhor” universal — como muitos memes na internet insistem em sugerir — e, para algumas mulheres, pênis realmente gigantes podem ter o mesmo desempenho de um tamanho mediano quando o assunto é prazer sexual.

Pesquisas científicas publicadas em periódicos também mostram que, quando medidas de verdade são coletadas em laboratório, a preferência feminina tende a ser por tamanhos apenas um pouco maiores que a média, e que a circunferência pode importar tanto quanto o comprimento.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Música

Bandigalado é uma das atrações da festa 50TINHAS Verão, nesta sexta (23), no Paçoca do Pilão em Pirangi

Foto: Divulgação

A Bandigalado Rock Natal será uma das atrações da festa 50TINHAS VERÃO, que vai acontecer nesta sexta, 23 de janeiro, no espaço de eventos do restaurante Pacoça de Pilão, na avenida Márcio Marinho, em Pirangi, a partir das 18 horas. Irão se apresentar, além da Bandigalado, o DJ Maurílio Jordan (Vitrola Livre) e o músico multi-instrumentista Diogo das Virgens. Os ingressos já estão no terceiro e último lote e podem ser adquiridos na plataforma Outgo, no bar 294 em Natal e no próprio Paçoca do Pilão, em Pirangi.

A Bandigalado é uma banda de rock natalense composta por sete integrantes: Alexandre Azevedo (vocal), Lucien Dantas (bateria), André Macedo (baixo), Cláudio Macedo (guitarra base), Silvério Neto (guitarra solo), Misael Queiroz (guitarra solo) e Pedro Ratts (teclado).

A banda foi fundada em 2011 por Alexandre, Lucien, André e Cláudio, amigos de infância e fãs de rock, para se divertirem e confraternizarem com amigos e familiares próximos. Profissionais liberais e sem qualquer experiência com música, os fundadores tiveram que estudar e desenvolver suas habilidades em cada instrumento, para poder se apresentar entre amigos.

Hoje a Bandigalado se apresenta em diversos eventos privados e, mais recentemente, se apresentou no badalado Fest Bossa & Jazz, em agosto de 2025, na famosa praia de Pipa, o que rendeu à banda um novo convite para se apresentar na Paraíba, em novembro, na edição do Fest Bossa & Jazz em Bananeiras.

O nome da banda vem do famoso termo “galado”, apelido jocoso com o qual os natalenses chamavam os militares americanos que aqui estiveram na época da Segunda Guerra, quando frequentavam as festas em seus trajes de gala e conquistavam os corações das moças natalenses.

Bandigalado é rock, amizade e som de excelente qualidade. Contatos para shows com Alexandre Azevedo pelo (84) 99461-2027.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Allyson Bezerra, Carlos Eduardo Xavier e Álvaro Dias são os nomes que disputarão o Governo do RN

Foto: Reprodução

Os três nomes confirmados para a disputa no Governo do RN para o pleito de 2026 são:

Allyson Bezerra (União Brasil), atual prefeito de Mossoró, aparece como um dos principais nomes na disputa pelo governo potiguar. Bezerra tem consolidado apoio e visibilidade, impulsionado pelo forte desempenho eleitoral na segunda maior cidade do estado e presença consistente em levantamentos eleitorais.

Do campo governista, o secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier (conhecido como Cadu Xavier, PT), surge como a alternativa apoiada pela base da atual gestão da governadora Fátima Bezerra. Cadu tem defendido propostas para enfrentar desafios como a situação fiscal do estado e tem buscado ampliar sua presença política no interior e entre setores do eleitorado que apoiam continuidade administrativa.

No campo da oposição e de centro-direita, Álvaro Dias (Republicanos), ex-prefeito de Natal, tem se posicionado como opção competitiva entre os eleitores, aproveitando sua experiência administrativa na capital potiguar e articulando apoios em diferentes regiões do estado.

 

Opinião dos leitores

  1. Até gostei de Álvaro na prefeitura, mas pra governo, vamos precisar de um candidato mais arrojado, para tomar decisões duras e impopulares, e Álvaro não tem esse perfil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

BC decreta liquidação extrajudicial do Will Bank, do Master

Foto: Reprodução

O Banco Central (BC) decretou a liquidação extrajudicial do Will Bank, que estava em Regime de Administração Especial Temporária (Raet) desde novembro, quando foi decretada a liquidação do Banco Master.

A entidade havia sido preservada quando foi decretada a liquidação do Master, pela avaliação de que poderia haver volta dos problemas enfrentados pela instituição, que tinha compradores interessados. O ato desta quarta-feira, 21, assinado pelo presidente da autarquia, Gabriel Galípolo, cita que a liquidação ocorre “por extensão”, porque o controle da instituição era exercido pelo Banco Master.

O regulador nomeou como liquidante Eduardo Félix Bianchini, que exerce a mesma função no Master. Ex-servidor do BC, ele já trabalhou em outros oito casos do tipo antes de assumir o controle das instituições de Daniel Vorcaro.

O BC ainda determinou a indisponibilidade de bens de controladores e ex-controladores da Will Financeira: Will Holding Financeira, Master Holding Financeira, 133 Investimentos e Participações, Armando Miguel Gallo Neto, Daniel Vorcaro, Felipe Wallace Simonsen, Felipe Félix Soares e Ricardo Saad Neto.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PL confirma Álvaro Dias como candidato ao Governo do RN em coletiva às 10h

Foto: Reprodução

O senador Rogério Marinho (PL), presidente estadual do Partido Liberal e líder da oposição no Senado Federal, convocou uma entrevista coletiva para esta quarta-feira (21), a partir das 10h, em que vai confirmar Álvaro Dias como candidato do grupo liderado por Marinho, Styvenson Valentim e Paulinho Freire.

A coletiva acontece na sede do PL do Rio Grande do Norte, em Natal, em um momento decisivo das articulações políticas da oposição potiguar. Todos os detalhes da coletiva, análises e informações de bastidores você acompanha no programa Meio-Dia RN, desta quarta-feira, com BG.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Mastercard suspende uso de cartões do Will Bank, do grupo do Banco Master

Foto: Reprodução

A Mastercard anunciou na terça-feira (20) que suspendeu o uso dos cartões do Will Bank, fintech do Banco Master, em sua rede.

“Nós, assim como os reguladores, acompanhamos de perto as operações do Will Bank há algum tempo para entender como as regras da nossa rede estavam sendo cumpridas, a fim de apoiar os participantes do ecossistema que dependem de seus serviços”, afirmou a Mastercard em nota.

“Diante de mudanças no atendimento a essas obrigações, e considerando também nossos próprios requisitos regulatórios, suspendemos o uso dos cartões do Will Bank em nossa rede”, completou.

Nesta quarta-feira (21), o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimento. Conforme comunicado do BC, decisão foi tomada em extensão ao comprometimento da sua situação econômico-financeira, da sua insolvência e do vínculo de interesse do Banco Master.

O dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, é um dos controladores da Will Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimento.

O Banco Central também nomeou nesta quarta o liquidante do Banco Master, Eduardo Bianchini, como liquidante da Will Financeira. A autarquia ainda decretou a indisponibilidade de bens dos controladores e dos ex-administradores da instituição.

Além de Vorcaro, também eram controladores da instituição a Will Holding Financeira S.A,; Master Holding Financeira S.A.; 133 Investimentos E Participações Ltda.; Armando Miguel Gallo Neto; Felipe Wallace Simonsen.

Em novembro de 2025, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Master, após a Polícia Federal prender o dono Daniel Vorcaro por um esquema de fraude bancária.

Foram liquidados de forma extrajudicial o Banco Master S/A, do Banco Master de Investimento S/A, do Banco Letsbank S/A, e da Master S/A Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários.

A ação “foi motivada pela grave crise de liquidez do Conglomerado Master e pelo comprometimento significativo da sua situação econômico-financeira, bem como por graves violações às normas que regem a atividade das instituições integrantes do SFN [Sistema Financeiro Nacional]”, informou o BC em nota na época.

O Banco Master Múltiplo S/A, que detém o Will Bank, foi colocado sob o Raet (Regime Especial de Administração Temporária) “tendo em vista a possibilidade concreta de solução que preserva o funcionamento” do banco digital, segundo o BC.

O Raet é uma solução para reorganizar a instituição ao BC, ao permitir que ocorra uma solução de mercado, como transformação, incorporação, fusão, cisão ou transferência do controle acionário.

Vorcaro, ex-dirigente do Master e do BRB são investigados por emissão de títulos de crédito falsos.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *