Diversos

Governo decreta calamidade em 153 municípios do RN em consequência da seca

O Governo decretou calamidade pública em mais de 90% dos municípios do Estado do RN – 153 das 167 cidades, devido à estiagem. Em decorrência, o Executivo poderá contratar durante 180 dias, com dispensa de licitação, as obras e serviços necessários para amenizar as consequências provocadas pela seca.

Além das chuvas abaixo da média nos últimos anos, o Governo justifica a situação dos reservatórios, abastecimento por carros-pipa em 120 cidades e necessidade de rodízio em alguns municípios também foram levados em consideração para o estado de calamidade ser decretado.

Vale destacar que o estado de calamidade ficará em vigor por 180 dias, ou  ainda, até que os reservatórios estejam com níveis capazes de se restabelecer a normalidade no fornecimento de água à população potiguar.

Confira a lista dos municípios que estão em calamidade:

1) Acari
2) Assú
3) Afonso Bezerra
4) Água Nova
5) Alexandria
6) Almino Afonso
7) Alto dos Rodrigues
8) Angicos
9) Antônio Martins
10) Apodi
11) Areia Branca
12) Baraúnas
13) Barcelona
14) Bento Fernandes
15) Bodó
16) Brejinho
17) Boa Saúde
18) Bom Jesus
19) Caiçara do Norte
20) Caiçara do Rio do Vento
21) Caicó
22) Campo Redondo
23) Caraúbas
24) Carnaúba dos Dantas
25) Carnaubais
26) Ceará-Mirim
27) Cerro-Corá
28) Coronel Ezequiel
29) Campo Grande
30) Coronel João Pessoa
31) Cruzeta
32) Currais Novos
33) Doutor Severiano
34) Encanto
35) Equador
36) Espírito Santo
37) Felipe Guerra
38) Fernando Pedroza
39) Florânia
40) Francisco Dantas
41) Frutuoso Gomes
42) Galinhos
43) Governador Dix-Sept Rosado
44) Grossos
45) Guamaré
46) Ielmo Marinho
47) Ipanguaçu
48) Ipueira
49) Itajá
50) Itaú
51) Jaçanã
52) Jandaíra
53) Janduís
54) Japi
55) Jardim de Angicos
56) Jardim de Piranhas
57) Jardim do Seridó
58) João Câmara
59) João Dias
60) José da Penha
61) Jucurutu
62) Jundiá
63) Lagoa Nova
64) Lagoa Salgada
65) Lagoa d’Anta
66) Lagoa de Pedras
67) Lagoa de Velhos
68) Lajes
69) Lajes Pintadas
70) Lucrécia
71) Luís Gomes
72) Macaíba
73) Major Sales
74) Marcelino Vieira
75) Martins
76) Messias Targino
77) Montanhas
78) Monte das Gameleiras
79) Monte Alegre
80) Mossoró
81) Macau
82) Nova Cruz
83) Olho d’Água dos Borges
84) Ouro Branco
85) Passagem
86) Paraná,
87) Paraú
88) Parazinho
89) Parelhas
90) Passa e Fica
91) Patu
92) Pau dos Ferros
93) Pedra Grande
94) Pedra Preta
95) Pedro Avelino
96) Pedro Velho
97) Pendências
98) Pilões
99) Poço Branco
100) Portalegre
101) Porto do Mangue
102) Pureza
103) Serra Caiada
104) Rafael Fernandes
105) Rafael Godeiro
106) Riacho da Cruz
107) Riacho de Santana
108) Riachuelo
109) Rodolfo Fernandes
110) Ruy Barbosa
111) Santa Cruz
112) Santa Maria
113) Santana do Matos
114) Santana do Seridó
115) Santo Antônio
116) São Bento do Norte
117) São Bento do Trairi
118) São Fernando
119) São Francisco do Oeste
120) São João do Sabugi
121) São José de Mipibu
122) São José do Campestre
123) São José do Seridó
124) São Miguel do Gostoso
125) São Miguel
126) São Paulo do Potengi
127) São Pedro
128) São Rafael
129) São Tomé
130) São Vicente
131) Senador Elói de Souza
132) Serra Negra do Norte
133) Serra de São Bento
134) Serra do Mel
135) Serrinha dos Pintos
136) Serrinha
137) Severiano Melo
138) Sítio Novo
139) Taboleiro Grande
140) Taipu
141) Tangará
142) Tenente Ananias
143) Tenente Laurentino Cruz
144) Tibau
145) Timbaúba dos Batistas
146) Touros
147) Triunfo Potiguar
148) Umarizal
149) Upanema
150) Várzea
151) Venha-Ver
152) Vera Cruz
153) Viçosa

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Ibama impõe 28 exigências à Petrobras e trava avanço do petróleo na Margem Equatorial

Foto: Divulgação/Petrobras

O Ibama voltou a mostrar o peso da burocracia verde. O órgão impôs nada menos que 28 condicionantes para liberar a licença que permite à Petrobras perfurar um poço exploratório em águas profundas do Amapá, na chamada Margem Equatorial — região considerada estratégica para o futuro da produção de petróleo no país.

De acordo com o documento, qualquer “violação ou inadequação” das exigências poderá levar à suspensão ou até ao cancelamento da licença.

Entre as condições estão medidas de “resposta a acidentes”, simulações de vazamento de óleo e até programas de educação ambiental para trabalhadores. O texto prevê ainda a obrigatoriedade de um plano de emergência e o monitoramento de impactos de plataformas e embarcações.

A Margem Equatorial se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte e tem características parecidas com as áreas produtoras da Guiana e do Suriname, onde grandes reservas já foram descobertas.

Segundo estimativas da ANP, o potencial da região pode chegar a 30 bilhões de barris de óleo equivalente — uma riqueza capaz de impulsionar a economia brasileira por décadas.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Boulos assume Secretaria-Geral da Presidência e promete “combater bolsonaristas” nas redes

Foto: Reprodução

O governo Lula anunciou que Guilherme Boulos, deputado do PSOL e líder do MTST, será o novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência. A escolha, pessoal do próprio presidente, mira reforçar a presença digital do Planalto — ou, nas palavras da equipe, “ganhar maior combatividade nas redes sociais frente à artilharia bolsonarista”, conforme O Antagonista.

Boulos já é visto como a aposta de Lula para tentar replicar o desempenho eleitoral de 2022 nas redes, quando o ex-presidente alcançou alta visibilidade no período de campanha. O parlamentar paulista chega ao cargo com a missão de impulsionar o crescimento das plataformas digitais do governo, enquanto administra a comunicação com movimentos sociais a partir do Palácio do Planalto.

Vale lembrar que Lula interferiu pessoalmente na corrida à Prefeitura de São Paulo, convencendo o PT a abrir mão da candidatura própria e apoiar Boulos, que chegou a ser chamado pelo próprio petista de “mais petista que alguns filiados ao PT”.

Para o líder do MTST, a entrada no governo é também uma chance de recuperar prestígio político, após ser o deputado mais votado em São Paulo. Ele ainda ouviu um pedido do presidente: que busque ampliar o diálogo do governo com a juventude e com movimentos sociais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PROCON APARÍCIO: bares e restaurante honestos condenados enquanto culpados ficam no segredo em Natal

Foto: Reprodução

A diretora do Procon Natal, Dina Peres, parece mais interessada em aparecer do que em informar.

Ao soltar releases sobre fiscalizações feitas na última semana na capital, ela trata todos os bares e restaurantes da cidade como se fossem criminosos, mesmo que a maioria esteja dentro da lei e vendendo bebidas de forma legal e sem adulteração.

O problema? Ela não cita nomes dos estabelecimentos que realmente cometeram irregularidades, protegendo quem errou e condenando quem cumpre as regras. Para completar, a foto que ilustra a ação mostra um lugar que não tinha nada de errado. Resultado: bares e restaurantes sérios acabam pagando o preço pela necessidade de estrelato da diretora.

Se é pra divulgar fiscalização, que seja transparente: mostra quem errou de verdade. Caso contrário, é só jogada de marketing às custas do setor.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Polícia apreende quase 3kg de drogas e prende jovem por tráfico em Caicó; prejuízo ao crime é de R$ 80 mil

Imagens: Divulgação/PCRN

Quase 3kg de drogas — entre maconha e cocaína — foram apreendidos pela Polícia Civil de Caicó nesta segunda-feira (20), em um golpe pesado contra o tráfico que resultou em um prejuízo estimado de R$ 80 mil para o crime organizado.

Um homem de 19 anos foi preso em flagrante durante a operação realizada pela 3ª Delegacia Regional (3ª DR/Caicó), com apoio da DEFUR. No imóvel, localizado no bairro Walfrêdo Gurgel, os policiais também encontraram balanças de precisão e material usado para embalar e fragmentar a droga.

O suspeito, que já tinha passagem por tráfico, foi levado à delegacia, autuado em flagrante e encaminhado ao sistema prisional, ficando à disposição da Justiça.

A Polícia Civil reforça que o combate ao tráfico segue firme e pede a colaboração da população. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque Denúncia 181.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Depoimentos do processo de cassação da vereadora Kivia Karoline de Alto do Rodrigues apontam relação próxima e contradições entre ela e o ex-prefeito Nixon Baracho

Imagens: Reprodução

Depoimentos colhidos no processo de cassação do diploma da vereadora Kívia Karoline Gomes Tavares, de Alto do Rodrigues, evidenciam uma relação de proximidade, afinidade e contradições entre a parlamentar e o ex-prefeito Nixon Baracho. As gravações, que integram o processo judicial, mostram Nixon confirmando um relacionamento com a mãe da vereadora, enquanto ela nega o fato, além de revelarem vínculos pessoais entre os dois, com fortes indícios de laços afetivos.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) apresentou recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) sustentando que as provas reunidas — como documentos, registros fotográficos e publicações em redes sociais — demonstram convivência contínua e relação socioafetiva entre Nixon e Kívia.

Em algumas dessas publicações, o ex-prefeito se refere à vereadora como “filha”, além de tê-la nomeado, durante sua gestão, para o cargo de vice-diretora do Hospital Maternidade Maria Rodrigues de Melo.

No parecer, o Procurador Regional Eleitoral Auxiliar, Higor Rezende Pessoa, defende a cassação do diploma da vereadora, reconhecendo que as evidências apontam um grau de afinidade e proximidade incompatível com as regras eleitorais. O processo segue em análise na Justiça Eleitoral.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Trump ameaça China com tarifas de até 155%: ‘a menos que cedam’

Foto: Reprodução

A guerra comercial entre EUA e China está prestes a esquentar ainda mais. Donald Trump avisou que, se não houver acordo nas próximas duas semanas, os produtos chineses podem sofrer tarifas de até 155%, conforme informações da Band News.

“Acho que a China tem sido muito respeitosa conosco. Eles estão pagando quantias enormes de dinheiro para nós na forma de tarifas. Eles não estão mais se aproveitando. A China está pagando 55% e pode chegar a 155% a partir de 1º de novembro, a menos que façamos um acordo”, disse Trump, acrescentando que as tarifas atuais de 55% podem disparar em 1º de novembro.

Para tentar segurar a pressão, o norte-americano deve se encontrar com o presidente chinês Xi Jinping em breve, durante a cúpula na Coreia do Sul. Mas, pelo jeito, o recado está dado: ou a China aceita as condições, ou o preço vai subir — e pesado.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Procon detona bares com bebidas vencidas em Natal: 136 litros no lixo e dois estabelecimentos autuados

Foto: Alessandro Marques/Procon Natal

O Procon Natal flagrou bares e comércios da capital vendendo bebidas alcoólicas vencidas e fora do padrão de qualidade. Entre os dias 13 e 17 de outubro, em ação conjunta com a Vigilância Sanitária, foram vistoriados dez estabelecimentos, e 136 litros de bebidas — entre garrafas long neck, latinhas e gasificadas — foram inutilizados na hora pelos fiscais. Dois bares, flagrados com produtos vencidos, foram autuados por descumprimento do Código de Defesa do Consumidor.

Segundo a diretora do Procon Natal, Dina Perez, durante as vistorias que realizamos encontramos produtos fora do padrão de qualidade. “Bebidas alcoólicas com validades vencidas foram imediatamente descartadas. É um trabalho contínuo e seguimos intensificando as fiscalizações para coibir a comercialização de produtos irregulares e assegurar que o consumidor tenha acesso a produtos de qualidade e com procedência garantida”.

A fiscalização deu atenção especial a sinais de adulteração e produtos suspeitos de falsificação, seguindo a Nota Técnica nº 21 da ANVISA. Além das bebidas vencidas, os fiscais encontraram irregularidades em precificação e documentação, previstas na Lei Municipal nº 6.216/2011, que exige endereço e telefone do órgão de proteção ao consumidor na nota fiscal. Dois estabelecimentos acabaram autuados justamente por vender produtos vencidos.

Dina Perez alertou: “Fiquem atentos a lacres quebrados, tampas violadas, rótulos de má qualidade, informações borradas ou erros de ortografia e preços muito abaixo do mercado. Comerciantes devem adquirir produtos apenas de fornecedores legalizados”.

Quem tiver dúvidas pode procurar o Procon Natal na Rua Ulisses Caldas, 181, Cidade Alta, ou pelo WhatsApp (84) 3232-6189 e e-mail [email protected]
.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Fux segura voto e atrasa acórdão que confirma condenação de Bolsonaro a 27 anos de prisão

Foto: Divulgação/STF

O ministro Luiz Fux, do STF, decidiu segurar seu voto antes da publicação do acórdão que confirmaria a condenação de Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão. O documento já havia sido entregue à Secretaria Judiciária no início de outubro, mas Fux pediu a devolução para fazer uma “revisão gramatical”. A informação foi publicada pela Folha de S. Paulo e confirmada pelo Metrópoles.

Com isso, o voto do ministro é o único que falta para fechar o acórdão — documento que oficializa a condenação e libera o prazo para recursos. Só depois da publicação é que os advogados poderão apresentar embargos, no prazo de cinco dias.

O regimento do STF prevê até 60 dias, a partir da aprovação da ata do julgamento (24 de setembro), para o acórdão ser publicado. Se o prazo não for cumprido, o texto vai direto para o relator Alexandre de Moraes, responsável por redigir a versão final.

A Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro por crimes contra a democracia, no placar de 4 a 1, marcando a primeira vez que um ex-presidente brasileiro é condenado nesse tipo de processo. Os aliados próximos do ex-presidente, o chamado “núcleo 1”, também foram condenados por organização criminosa e tentativa de golpe de Estado.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Potiguares fazem história no Brasileiro Paralímpico: 14 medalhas, 3 recordes e domínio potiguar nas piscinas!

Foto: Divulgação

A equipe potiguar da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN) fez bonito no Campeonato Brasileiro de Jovens de Natação Paralímpica, disputado neste fim de semana, em São Paulo. O saldo foi 14 medalhas e três recordes brasileiros — desempenho que colocou o nome do RN entre os grandes do país na modalidade.

Quatro atletas representaram a Sadef, e todos voltaram pra casa com medalha no peito. Gustavo Ribeiro, da categoria S11, foi o grande destaque: venceu as seis provas que disputou e quebrou dois recordes brasileiros de jovens — nos 100m costas e 400m livre. E o feito foi ainda mais simbólico: ele se recuperou recentemente de uma lesão no ombro.

“Esses últimos meses foram cheios de desafios. Fiquei um tempo sem treinar por causa da lesão, mas tive pessoas ao meu lado que nunca deixaram de acreditar em mim. Sou muito grato a todas elas”, disse Gustavo.

Outro nome que brilhou foi Douglas Pierry, recordista brasileiro de jovens nos 50m livre (categoria S9) e vice-campeão nos 100m livre. Davi Soares faturou uma prata, e José Luan levou um ouro e quatro bronzes pra casa.

E a jornada continua: Gustavo e Davi já estão de olho no próximo desafio — os dois foram convocados para as Paralimpíadas Escolares, que começam em 17 de novembro, também em São Paulo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Rhalessa e Eriko Jácome unem forças e fazem a maior festa do Dia das Crianças em Parnamirim

Foto: Divulgação

O domingo (19) foi de pura alegria em Parnamirim. A cidade parou para uma grande festa em comemoração ao Dia das Crianças, organizada pela vereadora Rhalessa e pelo vereador Eriko Jácome.

O evento reuniu centenas de famílias em uma tarde animada, com shows infantis, brinquedos, animadores, pintura, penteados, pipoca, algodão doce, lancheiras e sorteios de brindes — tudo de graça, num clima de festa e solidariedade.

Foto: Divulgação

A ação, que movimentou a cidade, mostrou o resultado de uma parceria que deu certo. “Quando unimos forças por uma causa boa, o resultado é esse: um evento de sucesso, feito com amor e dedicação. É gratificante ver o sorriso de tantas crianças”, destacou Eriko Jácome.

Rhalessa também comemorou o sucesso da festa e agradeceu a quem ajudou a tornar o momento possível. “Foi um dia abençoado. Ver tantas famílias felizes é a maior recompensa. Agradeço ao amigo Eriko por aceitar o convite e somar forças nessa iniciativa tão especial”, disse.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *