O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que se for derrotado ano que vem, deixar o governo e “qualquer coisa” voltar a governar o país, o Brasil voltará ao mapa da fome. Durante a reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lula chorou e afirmou que presidente que deixar a população passando fome deve ser “decapitado”.
Lula chora ao participar de reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar
— Se deixar o governo e entrar uma coisa qualquer nesse país, fome volta. Num governo que tiver alguém passando fome, tem que decapitar o presidente.
Lula e Trump
Mais cedo, Lula afirmou que vai ligar para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para convidá-lo para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas 30 (COP 30) que será realizada em Belém, em novembro, e não para tratar do tarifaço imposto ao Brasil. Desde anúncio das sobretaxas americanas sobre produtos brasileiros, há expectativa de uma ligação entre Trump e Lula. Na última sexta-feira, Trump afirmou que Lula pode ligar para ele “quando quiser”.
— Não vou ligar para o Trump para comercializar, porque ele não quer falar. Mas pode ficar certa, Marina (Silva, ministra do Meio Ambiente), que vou ligar para convidá-lo para vir pra COP, porque quero saber o que ele pensa da questão climática, vou ligar para ele, para Xi Jinping (presidente da China), para o Narendra Modi (primeiro-ministro da Índia) — afirmou.
Ao discursar na reunião do Conselhão no Palácio Itamaraty, Lula afirmou ainda o presidente dos Estados Unidos se equivocou na forma como anunciou o tarifaço contra a importação de produtos brasileiros. Lula citou que Trump poderia ter ligado para ele ou para o vice-presidente Geraldo Alckmin para conversar. O petista citou ainda que ninguém pode dar a ele “ligação de negociação”.
Determinada pelo presidente dos Estados Unidos, a sanção tarifária de 50% sobre os produtos brasileiros teve, em outras justificativas, o julgamento de Bolsonaro pela trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF). Na visão de Lula, esse pretexto é “eleitoral”:
— Nesse mundo ninguém me dá lição de negociação. Já lidei com muitos magnatas no mundo — afirmou — O presidente dos Estados Unidos poderia ter pegado telefone, ligado pra mim, para Alckmin, estaríamos aptos a negociar. O pretexto da carta, da taxação, não é nem político, é eleitoral — disse durante sua fala na reunião do Conselhão.
Lula afirmou que o mundo não vai dar certo “se perdermos o respeito à soberania” ao citar o tarifaço dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Lula disse que o multilateralismo foi “a melhor coisa criada depois da Segunda Guerra”. Acrescentou que o multilateralismo foi destruído para que as negociações passassem a ser feitas individualmente entre os países.
— Não é possível o mundo dar certo se a gente perder o mínimo de senso de responsabilidade do respeito à soberania, à integridade territorial, à Suprema Corte dos países, ao Poder Judiciário como um todo, ao funcionamento do Congresso Nacional. Se nós passarmos a dar palpite sobre o que acontece nos outros países, nós estamos ferindo uma palavra mágica chamada soberania, que é o que faz a gente lutar e defender o nosso país — afirmou.
O Globo
Teremos que dá uma resposta à todos esses deputados em 2018, pois eles não defendem nos servidores e servidoras em nada, principalmente aposentados que já prestamos nossos serviços. O que vemos é nossa situação ter se agravado mais depois dessas decisões da justiça obrigando o governo fazer repasses para o judiciário, Assembléia Legislativa e TCE, somos sabedores e sabedoras que são órgãos que estão com seus salários em dias. Enquanto isso o governo sacrificando quem ganha menos, maioria das pessoas que estão recebendo os salários atrasados não tem para onde recorrer, por outro lado, os três órgãos já citados esses servidores sim estão muito bem obrigado, salários em dia e dinheiro em caixa, principalmente à Assembléia, mas é bom que nos servidores tenhamos conscientização para nossas escolhas no próximo ano. Com certeza esses sim terão um natal repleto. E os outros servidores que estão em atraso ficaremos na pior.
Enquanto isso, a maldita obra que está acabando com as ruas de Natal segue a todo gás… Quanto será q ele está embolsando? Alô MP, alguém já deu uma olhada nesse processo do saneamento? DUVIDO que não tenha caroço nesse angu!
Natal 100% saneada ou RN 100% ARROMBADO?
E viva à Paraíba!
E os pensionistas quando recebem.? A imprensa não tem interesse de informar.
É um escárnio ao funcionalismo é uma afronta ao estatuto do idoso que teríamos prioridade na folha. Dois meses de atraso sem correção. E sem previsão para novembro mais décimo e dezembro
Eu quero ver se ele não pagar a segurança, aí o bicho vai pegar.
Bg governador vai pagar tanto aposentado como ativos em distinção
Era para reduzir os salários deles, assim daria para pagar a todos.
Enquanto isso o Governador da Paraíba está pagando em dia e já com o calendário para pagar o 14º e 15º salários dos Professores… Oh! Governador Ricardo Coutinho, por que não veio para o RN?
Sem contar que o salário dos Secretários são menores que os daqui!
Ah! lá tem planejamento… aqui tem?
O pior é o seguinte: está fazendo o q para resolver a situação?????
Ficar esperando entrar dinheiro de imposto para pagar atrasados…
A cada 4 meses, outro ficará “dentro” ou seja, se não reduzir DRASTICAMENTE a despesa, devolver carros e prédios alugados, etc, não há salvação.
Boa tarde bg.
Seria muito bom vc chamar atenção dos seus seguidores p eles passarem a ler os comentários como esse q escrevo agora p os servidores terem consciência do q se passa na secretaria de tributação, será q eles sabem pq os auditores tão bem caladinho? A verdade é q eles precisariam o desgoverno a pagar todos os abono de permanência e q abono o menor 3800,00 não bastasse aumentou a UPV ( unidade de parcela variável) em outras palavras produtividade, vc já ouviu falar q aposentado ganhasse produtividade? Sem contar q eles se gabam de terem retirado da Al o projeto de lei do sub teto e p quem n sabe são ele q vão redigir um novo projeto o resto dos servidores precisam ficar de olho pois as mudanças só beneficia eles, além de tudo isso a promoção deles tbem saiu assim é fácil ficar 2 meses sem receber .
VERDADE!
EU LEIO…
VOCÊ TEM RAZÃO! AGORA O FUNCIONALISMO FICA QUIETO SÓ ESPERANDO O PIOR… ACOMPANHE TUDO!
Dona Kosefina, gratificações pagas há mais de 5 anos são incorporadas ao salário. Isso ocorre para todos. Deve ser esse o motivo para que aposentados recebam essa tal "produtividade", não? Abono de permanência também vale para todos, não é específico para nenhuma categoria. Enfim, a gente tem de distinguir o que é o simples cumprimento das leis em vigor do que vem a ser um privilégio descabido (ou imoral, como ocorre com o auxílio-moradia recebido por certas categorias). Não creio que disseminar o ódio entre os trabalhadores seja o caminho correto a seguir. Devemos repudiar os abusos, as ilegalidades, os excessos e as imoralidades. Fica a dica, ok?
Tá precisando tomar umas aulas de competência com o Governo da Paraíba.
Cadê o pagamento dos inativos, não disse nada! Afff
Cade o pagamento dos inativos pelo amor de Deus, não falou nada!
Desgovernador incompetente.
VERDADE… LEMBRANDO QUE OS SALÁRIOS DOS CARGOS COMISSIONADOS FORAM AUMENTADOS NO INÍCIO DE 2015 COM A DESCULPA DE QUE COLOCARIA GENTE COMPETENTE PARA OS CARGOS, E, QUE COM OS SALÁRIOS DE 2014 ELE NÃO CONSEGUIRIA GENTE COMPETENTE… E AI GOVERNADOR, CADÊ A COMPETÊNCIA DOS SEUS COMISSIONADOS?
Baita de um governo.
E o restante dos servidores vão receber quando, devia ter pelo menos ter dito alguma coisa, a traste ruim, vai de retro satanás
Cadê o pagamento da segurança pública? Será que eles vão ter que ameaçar greve de novo? Oh governo sem compromisso.
E o 13º????
O décimo terceiro, foi para o be-leleu!
Governo medíocre. Pior ainda são as associações da PM que aceitaram negociar com um safado desses. Temos ate dia 31/12 pra recebermos os salários de novembro e dezembro, além do 13°. Quero ver o muido.
Tem uma saída para esse GOVERNADOR, o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL -STF- tomar conta dos seus processos.
Situação muito complicada para os servidores públicos do RN. Enquanto isso na Paraíba segue tudo caminhando bem.
A crise é de gestão. Incompetência e safadeza!!!
E o 13º???????
É cruel, mas pelo menos tá pagando…
É safadeza mesmo. E não era pra pagar não?
Piada!!!