Educação

Governo do Estado orienta que aulas sejam suspensas nesta segunda (4) em algumas cidades por causa das chuvas

Foto: Reprodução/Ilustrativa

Devido ao grade volume de chuva que caiu na Grande Natal durante o final de semana, o Governo do Estado orientou – por meio de nota – que as aulas sejam suspensas nesta segunda-feira (04) em algumas cidades, especialmente em Natal, Parnamirim e Ceará-Mirim.

Confira abaixo a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC-RN) orienta aos diretores das Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIREC), principalmente de Natal, Parnamirim, Ceará-Mirim que suspendam as atividades nas escolas, nesta segunda-feira, 04 de julho, em especial naquelas localidades consideradas de risco, nos diversos municípios atingidos pelas fortes chuvas no dia de hoje (3), em toda região litorânea.

Aconselha, também, que sejam feitas vistorias nas escolas que sofreram algum alagamento, antes da retomada das atividades com estudantes e profissionais das equipes docente e pedagógica, como medida de segurança.

A SEEC coloca-se à disposição para colaborar em qualquer emergência, solicitando a compreensão nesse momento de calamidade para o povo potiguar.

Em caso de emergência, a gestão escolar deve ligar para a Defesa Civil (190 ou 156) ou para o Corpo de Bombeiros (193).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Após confronto na ZN de Natal, policial militar manda recado para criminosos: “Facção não manda aqui. É melhor ir embora”

Foto: Reprodução

Uma troca de tiros entre bandidos e policiais militares foi registrada na noite dessa segunda-feira (15), nas proximidades da estação de trem de Igapó, na zona Norte de Natal. Ninguém foi preso e não há informações sobre criminosos feridos. De acordo com a Polícia Militar, uma equipe das Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (Rocam) estava em patrulhamento na área quando foi recebida a tiros pelos suspeitos.

Houve revide, mas os criminosos conseguiram fugir por uma área de mangue. Ainda segundo a corporação, apenas um carregador de pistola 9 milímetros foi encontrado durante a incursão na área. A PM tem reforçado o patrulhamento na região. À TV Tropical, um policial militar se impôs e mandou um recado para os criminosos que costumam atuar na região, inclusive deixando pichações nas paredes da estação ferroviária.

“Eu quero deixar bem claro para eles. Quem manda aqui não é facção. Quem manda aqui é o estado. Nós estamos para combater o crime. Nós temos feito nossa parte. É melhor eles irem embora daqui. Facção aqui não vai andar muito, não”, afirmou o policial militar.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN não registra óbito por Covid-19 nas últimas 24h; novos casos são 139

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira (16). São 549.680 casos totalizados. Nas últimas 24 horas foram registrados 139 novos casos e nenhum óbito.

Óbitos confirmados para Covid-19: 8.422. Em investigação são 1.114. Recuperados são 539.368. Casos suspeitos somam 547 e descartados são 1.035.225. Estimativa de casos em acompanhamento: 1.890.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

“Encontro do Trairi”: Tomba Farias diz que atuais senadores não têm a cara do povo do RN e que Rogério Marinho vai mudar essa realidade

Foto: Divulgação

“O Rio Grande do Norte tem uma bancada de senadores que não representa os anseios do povo, nem o Rio Grande do Norte. São senadores que não vestem a camisa do estado, que não recebem ninguém, nem os prefeitos não têm a quem recorrer e só encontram portas fechadas. Hoje temos a oportunidade de mudar isso com Rogério Marinho”. A declaração é do deputado estadual Tomba Farias (PSDB), que participou na noite desta segunda-feira, 15, do “Encontro Regional do Trairi”, realizado em Santa Cruz (RN) com a participação de uma multidão de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas da região do Trairi.

Ao lamentar a falta de atuação dos atuais senadores, o parlamentar municipalista fez uma defesa veemente do nome do ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (PL), candidato ao Senado, que na sua opinião é o postulante capaz de mudar a realidade do Rio Grande do Norte no Senado Federal.

Tomba Farias, que durante o evento mostrou a sua força política no Trairi, fez uma narrativa sobre o trabalho que Marinho realizou em favor do Rio Grande do Norte no ministério.

“As pessoas sabem que temos sofrido muito com a ausência de um senador que represente a cara do povo e o Rio Grande do Norte. Rogério Marinho deixou sua marca em todo o estado, em todo o Nordeste e no Brasil”, disse, enumerando em seguida os mais variados benefícios que ele destinou para os municípios.

“Hoje eu vejo os prefeitos felizes, com recursos para atender as necessidades da população e fazer obras em seus municípios. Graças a Rogério Marinho os cofres das prefeituras estão podendo ajudar as pessoas que mais precisam. Tenho que agradecer pelas cisternas, pelos poços tubulares perfurados, pelo asfalto, pelo calçamento, pá carregadeiras e pelos caminhões pipa”, enfatizou.

Tomba Farias, que ao longo de sua fala teceu vários elogios ao presidente Jair Bolsonaro, criticou os políticos que não têm lado, nem sentimento de gratidão. “ O político tem que ter uma coisa, aliás duas: ele tem que ter lado e ter gratidão. O político que não tem gratidão não chega a lugar nenhum. Eu posso ter todos os defeitos, mas eu tenho minha gratidão por Rogério Marinho. Quando estava perdendo um pouco da minha esperança de fazer alguma coisa por Lajes Pintadas, Lagoa de Velhos, Jaçanã, Campo Redondo, por Tangará e todos os outros municípios do Rio Grande do Norte, Rogério foi o homem que acreditou em mim”, revelou.

Tomba Farias também enalteceu a coragem do ex-vice-governador Fábio Dantas (Solidariedade), por se colocar à disposição para mudar o Rio Grande do Norte. “Fábio está preparado para governar o estado. Ele é a opção de mudança para quem não está feliz com esse governo que tai, que não tem obras para mostrar, que deixa estradas esburacadas, que reduziu as refeições nos restaurantes populares, que reduziu o Programa do Leite, que não oferece saúde, educação e segurança de qualidade para a população”, ressaltou.

O “Encontro Regional do Trairi”, que teve como anfitrião o prefeito Ivanildo Ferreira (PSDB), o “Ivanildinho”, marcou a largada da campanha que começa oficialmente hoje, dia 16, e contou também as presenças do deputado federal Girão (PL) e do ex-governador Robinson Faria (PL), que também disputa uma vaga na Câmara dos Deputados.

Opinião dos leitores

  1. Tomba sendo Tomba, tomba para o lado da conveniência.Já foi do MDB, PTB, PSB e agora PSDB. Esse é o representante do Trairi, vai para onde é conveniente, gosta da maquiagem urbana e o Bairro Paraíso continua marginalizado, a imagem de Rita de Cássia só tem movimento aos domingo pela manhã e assim segue a cidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Estuprador é preso pela PRF após tentar fugir com documentos falsos em São José de Mipibú

Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na noite do domingo (14), no km 118 da BR-101, em São José de Mipibu, na Grande Natal, um homem de 40 anos que possuía em seu desfavor um mandado de prisão por estupro de vulnerável. O homem ainda apresentou um documento falso aos policiais para tentar evitar a prisão.

Durante abordagem a uma caminhonete Fiat Toro, de cor prata, os policiais desconfiaram do nervosismo apresentado por um dos ocupantes do veículo e solicitaram a documentação dos presentes. Um dos passageiros apresentou uma carteira de identidade com dados falsos e teve que ser submetido à identificação criminal no ITEP.

Após análise técnica, constatou-se que se tratava de um foragido da justiça pelo crime de estupro de vulnerável. Ao término do procedimento, o suspeito assumiu a autoria do delito, recebeu voz de prisão e foi encaminhado para Polícia Federal em Natal.

Opinião dos leitores

  1. Esse prepare o toba, que a vara vai comer kkkkk. Esse vai levar mais peia que quenga de beira de estrada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

GOLPE: venda de carro em Mossoró pela OLX acaba com apreensão do veículo

Foto: TCM

De acordo com as informações da Polícia Militar, o vendedor de um carro havia colocado o veículo para vender no site OLX por R$ 27 mil, quando um estelionatário pegou o mesmo anúncio e colocou no Facebook, oferecendo o produto por um valor mais baixo.

Um comprador entrou em contato com o homem que se disse intermediário, demonstrou interesse e acertou a compra do carro. O comprador acabou depositando R$ 10 mil na conta que supostamente seria do dono do automóvel, mas na verdade era uma conta laranja recomendada pelo intermediário.

Quando o vendedor foi se encontrar com o comprador para entrega do carro, o vendedor avisou que não havia recebido o dinheiro depositado, e percebeu que se tratava de um golpe. O comprador por sua vez, como já havia pagado, levou o carro a força.

O dono do veículo registrou boletim de ocorrência na polícia, e quando o comprador passou em uma barreira, foi abordado, teve o carro apreendido e foi levado para a Delegacia de Plantão. Ambas as partes, foram ouvidos pela polícia. Tanto comprador como vendedor foram vítimas do estelionatário que intermediou a venda, e embolsou o dinheiro da suposta venda. O caso vai ser investigado pela Delegacia de Furtos e Roubos (DEFUR).

O golpe que é conhecido como “Golpe de intermediário” tem sido frequente no mercado de vendas online. Devido a grande quantidade de casos, o próprio OLX tem feito alertas em seu site para vendedores e compradores não aceitarem intermediação de terceiros nas negociações e nem realizar pagamentos antecipados.

Com informações da TCM

Opinião dos leitores

  1. Usura … o comprador olho grande , quer levar VANTAGEM, acaba se FERRANDO, como um carro que vale R$ 27.000,00 o Pelé pagar 10.000 🤦🏼‍♂️É certo que vai LEVAR FUMO

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Opinião

Saneamento de Natal está estagnado e só haverá ampliação em 2023, diz presidente da Caern

Foto: Reprodução

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) esteve no foco da discussão da classe política potiguar nos últimos dias. Em discussões com a Fecomércio, a possibilidade de privatização da companhia foi debatida com os candidatos ao Governo do Estado. O presidente da Caern, Roberto Linhares, é contra a hipótese. Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Natal (93,5 FM), na manhã desta terça-feira (16), Linhares explicou seus motivos para rejeitar a chance de privatização e falou sobre os principais problemas enfrentados pela companhia. O saneamento básico em Natal é um deles, com o percentual de cobertura estagnado há quatro anos devido à dificuldade de conclusão de novas estações de tratamento. O presidente “culpa” o Governo Federal.

Segundo o presidente da companhia, a Caern tem avaliação de R$ 3,1 bilhões, com R$ 1,7 bilhão em patrimônio líquido, mas o valor para venda não superaria os R$ 800 milhões. Na opinião de Linhares, quem comprasse a companhia não teria interesse nas áreas menos rentáveis e faria com que o Governo do Estado precisasse assumir essas áreas, que gerariam gasto mensal de R$ 50 milhões, o que resultaria no gasto do valor arrecadado com a venda em um ano e meio.

Questionado se não poderia haver, como há em outras concessões, como nos transportes, a obrigatoriedade de se assumir junto às áreas rentáveis locais que são deficitários, o presidente da Caern disse que 120 das 167 cidades do estado são deficitárias financeiramente com relação aos serviços de abastecimento de água e saneamento básico. Por isso, na opinião dele, não haveria interesse das companhias.

“O pessoal compara com o setor de energia, mas desde o nascedouro é diferente. Energia a concessão é estadual. Água e esgotos é do município. A titularidade é dos municípios. A diferença já é significativa a partir desse ponto. A empresa que compra pode ficar só no ‘filé’. Poderia (licitar locais rentáveis com menos rentáveis), mas não gera interesse econômico. Foi o que aconteceu com o Rio de Janeiro, que passou por problemas”, disse Linhares, citando ainda como exemplos mal sucedidos de privatizações os estados do Amazonas, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Na entrevista, Roberto Linhares também falou sobre a dificuldade de se fazer investimentos em infraestrutura, desde a distribuição (adução) de água, até as ações de saneamento. Na área de saneamento, inclusive, Linhares disse que o percentual de cobertura em Natal é de 51%, o mesmo desde o início da gestão do Governo do Rio Grande do Norte. Segundo ele, não houve avanço porque não foram concluídas as estações de tratamento de esgotos previstas.

“Somos um Governo do PT com um Governo Federal totalmente contrário. A gente não encontra facilidade no Ministério do Desenvolvimento Regional”, disse. Questionado sobre os anúncios de repasses realizados pelo MDR para o Rio Grande do Norte, com inauguração de obras importantes na área de segurança hídrica, Linhares disse que não foi para o saneamento. “Estou parado para readequação contratual há cinco meses e não se encontra facilidade para fazer a readequação. Até na Caixa temos dificuldade em tratar de determinados temas”, disse Linhares, afirmando que o objetivo seria fazer a readequação do contrato para usar o restante dos recursos na compra de equipamentos. A obra está em curso desde 2013.

De acordo com o presidente da Caern, enquanto não forem concluídas as duas estações de tratamento prontas, “não cresce um por cento” o saneamento. A ETE Jaguaribe está com 95% de obra concluída e deve ser concluída em 2023. Já a dos Guarapes, a expectativa é que seja finalizada somente em 2024.

Tribuna do Norte

 

Opinião dos leitores

  1. A cinco anos foi colocado os canos na rua onde moro em candelária e até agora autorizado fazer as lições.

  2. Essa quadrilha fez um leilão semana passada com 5.500 ( cinco mil e quinhentas unidades ) de cano de esgoto em PERFEITO ESTADO , ao preço de bolo , SOCORRO MINISTÉRIO PÚBLICO, semana que vem a CAERN compra tudo a preço de OURO

  3. Só foi essas desgraças assumirem, e nunca mais foi feito 1mt de saneamento em Natal. No parque das colinas estava caminhando a passo de tartaruga, mas só foi os PTralhas assumirem e tudo parou, limparam os cofres imediatamente, bando de ladrões.

  4. Presidente cínico, sem escrúpulos, culpa os outros para tentar mascarar sua incompetência e subserviência ao Governo do Estado ineficaz e inepto.
    #Privatização já. A COSERN é um bom exemplo de eficiência.

  5. Esse capacho da Governadora, falta com a verdade, para defender uma empresa com inchaço de funcionários terceirizados e comissionados.
    CAERN sinônimo de atraso.

  6. Privatização já. Companhia sem compromisso com o povo.
    Ele esqueceu de falar que os políticos da Esquerda votaram contra o marco do saneamento básico.
    Petista não sobrevive sem mentiras.
    São igual a vermes, só vivem na merda e querendo levar os outros juntos.

  7. Para essas desgraça PTRALHA, se deram o mar eles SECAM , se derem o deserto, em seis meses eles irão ter que comprar areia , POVO DO DEMÔNIO … e tem IDIOTA que acredita nessa FACÇÃO

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Anvisa deve liberar amanhã passageiros do uso de máscaras nos aviões

Foto: Reprodução

Salvo um imprevisto de última hora, a Anvisa vai liberar os passageiros, tripulantes e funcionários dos aeroportos do uso de máscaras nos voos domésticos na reunião de avaliação que os diretores da agência farão amanhã. O tema está na pauta e a aprovação é dada como tranquila.

Em lugar da obrigatoriedade, passará a vigorar uma recomendação para o uso. A nova medida entrará em vigor ainda nesta semana. A mudança de se deve em boa parte a uma articulação feita por Daniel Pereira, que até a semana passada era o número 2 do Ministério da Saúde e assumiu dias atrás o cargo de diretor da Anvisa.

O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Modalmais/Futura: em SP, Bolsonaro lidera com 39,7%; Lula tem 35,8%

Foto: Reprodução

Dados da pesquisa Modalmais/Futura, divulgada nesta terça-feira (16/8), apontam o presidente Jair Bolsonaro (PL) na liderança das intenções de voto para a Presidência da República entre eleitores de São Paulo. O mandatário reúne 37,5% das intenções, enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 35,8%.

Os números fazem parte da primeira pesquisa estimulada do instituto em SP para primeiro turno, na qual os entrevistadores apresentam uma lista de candidatos ao eleitor. Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7,6%; e Simone Tebet (MDB), com 4,2%. Pablo Marçal (Pros) tem 1,5%. Os demais candidatos contam com menos de 1% das menções. Brancos e nulos somaram 5,5%; outros 3,8% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

No segundo cenário, apenas com os quatro candidatos, Bolsonaro teve 40,9% das intenções de votos e Lula, 34,8%. Em seguida, Ciro teve 9,9% e Tebet, 6,4%. Brancos e nulos são 5,2%. Outros 2,6% não souberam ou não responderam.

Cenário espontâneo

Já na espontânea, na qual os eleitores não recebem a lista de candidatos, Jair Bolsonaro tem 39,3%, ante 34,7% de Lula. Ciro Gomes aparece em seguida, com 3,8%, e Simone Tebet soma 3% das intenções.

Dados da pesquisa

A pesquisa da Futura, encomendada pelo banco digital Modalmais, está registrada na Justiça Eleitoral sob número SP-08760/2022. Foram consultadas 1 mil pessoas em São Paulo, entre 8 e 10 de agosto. A margem de erro máximo estimada é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, e a confiabilidade é de 95%.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Nessa pesquisa o gado acredita.
    Ficam felizes.
    São tão burros que não consideram que em 2018 o Bozo teve mais de 60% dos votos.
    Chora gado mimado.
    Kkkkkkk

    1. MANÉ, ninguém que vota no Bolsonaro, vive iludido com pesquisas, isso é ilusão de petistas, como você. Tira onda de isentão e vive fazendo campanha para o quadrilheiro. Sai de cena mané! Seu marreco já se foi. Votar no Lula é o mesmo que comprar produto roubado. Voce passa a ser criminoso também. Para de Goz.. no p,,, dos outros!!!!

  2. Nao sabia que Bolsonaro e Lula estão concorrendo o Governo de SP, pq não mostra BG as pesquisas que realmente interessa q são a de nìvel nacional q Lula ta a 12 e 14 pontos a frente ?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Finanças

Eike Batista promove leilão bilionário para quitar suas dívidas

Foto: Wilson Dias

A saga judicial-financeira do ex-bilionário Eike Batista pode estar mais perto de um fim. Nesta terça-feira (16), devem ser conhecidas as propostas por um lote de debêntures da Anglo American, grupo britânico que comprou o projeto de mineração Minas-Rio, da mineradora MMX, de Eike, em 2008. Esses títulos foram “descobertos” dentro do emaranhado de companhias criadas pelo empresário antes de sua derrocada.

O lance mínimo é de R$ 1,25 bilhão, dinheiro que seria suficiente para quitar boa parte dos débitos remanescentes — o empresário informou este ano ter recebido oferta de quase R$ 2 bilhões pelos papéis. Dois fundos internacionais, o Oaktree e o Vox Royalty, e o BTG Pactual estão na disputa.

As maiores dívidas conhecidas de Eike somam algo perto de R$ 2 bilhões — sendo R$ 1,2 bilhão da falência da MMX e cerca de R$ 800 milhões do acordo de delação fechado no Supremo Tribunal Federal no âmbito da Operação Lava Jato. Há ainda uma certa incerteza em relação ao passivo tributário. A União cobra R$ 3,5 bilhões da MMX, mas esse débito é passível de recurso e não tem prazo para ser pago.

Vender as debêntures para quitar as dívidas, porém, não está sendo fácil. Um processo de venda, de dezembro do ano passado, foi suspenso. Este ano, novos leilões judiciais foram convocados. Os títulos estavam no patrimônio da NB4, elo da “cadeia” de firmas usada por Eike para gerir seus bens.

Foram localizados pela Abradin (Associação Brasileira de Investidores), cuja origem remonta às primeiras mobilizações de acionistas minoritários lesados pela derrocada do Grupo X e que foi aceita como parte interessada no processo que buscou o patrimônio pessoal de Eike na falência da MMX, segundo Aurélio Valporto, presidente da entidade.

R7

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Prazo para pedir voto em trânsito termina na próxima quinta-feira

Foto: Marcelo Camargo

Termina na próxima quinta-feira (18), o prazo para os eleitores que não estiverem no seu domicílio eleitoral no dia da votação, no primeiro turno, em 2 de outubro; e, em caso de segundo turno, no dia 30 de outubro, solicitarem o voto em trânsito. O requerimento para votar em trânsito precisa ser feito presencialmente, em qualquer cartório eleitoral, sem necessidade de agendamento. É possível solicitar o voto em trânsito para o primeiro, o segundo ou ambos os turnos.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto em trânsito vale apenas para o cargo de presidente da República, quando a eleitora ou eleitor indicar uma cidade localizada em outra unidade da Federação diferente da do município do seu domicílio eleitoral.

“Podem votar nos cargos de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República apenas eleitoras e eleitores que indicarem para o voto em trânsito um município que esteja localizado na mesma unidade da Federação do seu domicílio eleitoral”, diz ainda o TSE.

O pedido para votar em trânsito só pode ser feito para as capitais e cidades com eleitorado igual ou superior a 100 mil pessoas. É possível consultar os locais habilitados a receber o voto em trânsito no site do TSE. Não é possível indicar municípios em outros países para o voto em trânsito.

Eleitores, com o título de eleitor cadastrado no exterior, poderão votar em trânsito se estiverem em viagem ao Brasil. Para isso, devem indicar o município onde estarão no dia da votação. Nesses casos, só poderão votar exclusivamente em candidatas e candidatos a presidente da República.

“O voto em trânsito funciona como uma transferência temporária de domicílio eleitoral. A habilitação para votar em trânsito não transfere ou altera quaisquer dados da inscrição eleitoral. Após as eleições, a vinculação do eleitor com a seção de origem é restabelecida automaticamente”, informa o TSE.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *