
Foto: Anderson Barbosa/G1
A capacitação da classe trabalhadora dos segmentos do comércio e do turismo é uma das estratégias da retomada da economia, no cenário pós-pandemia, adotada pelo Governo do RN e Sistema Fecomércio. Em videoconferência realizada nesta sexta-feira (12), a governadora Fátima Bezerra e o empresário Marcelo Queiroz firmaram uma parceria que integra as ações concretas do Plano de Retomada Gradual da Atividade Econômica do RN, como a oferta de cursos online gratuitos.
A secretária, Ana Maria Costa (Setur), o presidente da Emprotur, Bruno Reis, dentre outros gestores do Governo do RN, como Fernando Mineiro (secretário de Gestão de Metas e Projetos), também participaram da reunião e apresentaram suas considerações a respeito do setor e do Plano de Retomada do Turismo, que tem o objetivo de promover ações integradas dos empreendimentos turísticos para garantir a saúde pública e organizar a retomada gradativa das atividades. A meta do plano será a preservação dos empregos, auxiliando na segurança econômica e sanitária.
“O Plano aponta uma retomada com embasamento técnico científico através de protocolos de biossegurança muito consistentes. Consideramos que o turismo é uma das cadeias que mais geram emprego e renda, e foi um dos setores mais afetados, cuja retomada vai ser mais difícil, e é nessa questão onde reside a maior importância desse plano, feito em diálogo com o setor empresarial através da Fecomércio”, expôs a governadora.
A secretária Aninha enfatizou que mais de 400 empresas do turismo foram consultadas, através de uma pesquisa, e apontaram suas dificuldades e o panorama em que estão mergulhadas atualmente. “Esse foi um plano feito a muitas mãos. Sabemos que a realidade será outra, após pandemia, e queremos estar preparados para vivenciar essa fase que terá um foco muito grande no turismo regional”, disse.
Bruno Reis (Emprotur) se debruçou ativamente na construção da parceria com o Sistema Fecomércio, que está ofertando mil vagas em cursos online gratuitos específicos para o turismo. Ele declarou que haverá uma campanha de promoção do RN, especialmente para os municípios vizinhos. “A sinergia entre os atores será fundamental para a retomada do turismo no RN, o uso de dados para a tomada de decisão irá colaborar para mitigarmos os impactos de maneira mais efetiva”, disse Bruno Reis
CURSOS ONLINE GRATUITOS
Além dos cursos para o turismo, o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, abre 850 vagas em cursos gratuitos de preparação dos estabelecimentos de Comércio e Serviços para retomada gradual.
Inicialmente, as vagas beneficiarão Creches e Escolas, Escritórios, Lojas, Estabelecimentos de Beleza e Estética, Shoppings e Praças de Comércio, Estúdios de Pequeno Porte e Personal Trainers.
O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, explicou que foram elaborados seis cursos que abordam de maneira multidisciplinar as diretrizes gerais de saúde conforme orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), bem como a utilização dos equipamentos de proteção individual. A humanização do atendimento e ferramentas para adequação dos pequenos negócios à nova realidade de mercado também são temas contemplados nas capacitações.
“Há cerca de um mês, apresentamos o Plano de Retomada Gradual da Atividade Econômica do RN, em uma ação das federações patronais juntamente com diversas entidades do nosso estado. Agora, damos mais um passo reforçando nosso compromisso para o retorno das atividades com a segurança e responsabilidade que o tema requer”, avaliou.
Os cursos serão ofertados através do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que é mantido por recursos da contribuição compulsória das empresas de médio e grande portes para o Senac. As inscrições ocorrerão de 22 a 26 de junho, no site rn.senac.br. As aulas têm início previsto para 29 de junho.
Direto ao ponto: deve ser feito forte campanha publicitária sobre o" novo normal" significa orientar a população sobre cuidados de higiene, comportamento, cuidados para não contrair e contaminar, regras gerais para vares, restaurante, transportes, etc . E abertura gradual e crescente dia setores economicos, simples assim!assim
Os pequenos empresários da área gastronômica precisa trabalhar principalmente os donos de trailers q estão localizados nós food park situados em ponta Negra temos a responsabilidade de manter todo os espaços e trailer absolutamente higienizados e com todo material descartável,como tbm a separação de mesas ,somos espaço ao ar livre e hoje geramos mais de 1500 empregos como tbm estamos no senário turístico de ponta Negra
Hoje peço a sensibilidade dos nossos governantes q olhe pra nós com mais carinho pois temos família e precisamos trabalhar logo se não o setor quebra e teremos quase 2000 mil desempregado no setor desde já agradeço de coração se olharem pra nós com bons olhos
O governo fo PT ta quebrando o RN.
Fora Fátima!!
O IMPORTANTE É PRESERVAR A VIDA
O povo é manobrado demais para não reconhecer um falso dilema.
Concordo com vc li e de retomada não vi nada. Até me animei quando li a machete. Para minha surpresa fala unicamente sobre a disponibilidade de cursos. Para mim a retomada seria a reabertura do comércio com também de outros setores da economia mesmo com todo protocolo para este momento.
Parceria para retomada??? De retomada não vi nada, li quem apenas são cursos on line . Cadê a retomada?