Governo federal diz à Astrazeneca ‘não ter objeção’ a compra de 33 milhões de doses de vacina pelo setor privado


Foto: Dado Ruvic / REUTERS

O governo brasileiro enviou uma carta à AstraZeneca para dar seu aval a uma possível aquisição de 33 milhões de doses da vacina de Oxford pelo setor privado, das quais a metade seria destinada ao Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do Plano Nacional de Imunização.

O ofício ao qual o Globo teve acesso afirma que o governo não tem objeções à compra desde que pelo menos metade das doses seja doadas “imediatamente” ao SUS e desde que a vacina seja utilizada para a imunização dos funcionários dessas empresas e não para comercialização. O ofício diz ainda que a importação deve atender aos critérios estabelecidos pela Anvisa e as doses devem ter rastreabilidade.

O documento é assinado pelo secretário executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, pelo advogado geral da União, José Levi , e pelo chefe da Controladoria Geral da União, Wagner Rosário.

O governo brasileiro tem tentado aumentar a quantidade de doses de vacina para garantir a continuidade da imunização no país. Até o momento, governo disponibilizou 2 milhões de doses da vacina de Oxford e pouco mais de 10 milhões de doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butatan.

A quantidade, no entanto, não é suficiente para dar conta nem da primeira fase do Plano Nacional de Imunização. Segundo estimativa do plano, a previsão era de que fossem necessárias cerca de 31,1 milhões de doses para dar conta da primeira etapa.

A reportagem questionou o Ministério da Saúde sobre o tema, mas a pasta afirmou que não vai comentar.

O Globo

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. João Soares disse:

    Trabalhei na Petrobras, e ela fez isso inúmeras vezes, vacinando seus funcionários, sempre vi como uma forma de ajuda as campanhas de imunização, e um alívio para o sistema de saúde

  2. Pixuleco disse:

    O esforço de determinados setores em tentar diminuir ou maquiar o descalabro desse governo , é digno de estudo nos anais do jornalismo do desespero . Está ficando sem volta , pois nada é tão ruim que nos possa piorar : PARDEU DA LUA 🌓. Ai papai !

    • Terto Ramos disse:

      Metade desses doses vem para o SUS.
      Vão ser doadas.
      Viu quando exister governo honesto, as coisas funcionam.
      Tá certíssimo o governo Bolsonaro.
      Ao contrário do calça apertada, que quer ser pai, padrasto da vacina, que não passa um politiqueiro safado.

    • Georgino Queiroz disse:

      Fique em casa e não tome a vacina só quando for para cavalo.

  3. Gonoud disse:

    Eis a privatização do PNI por pura incompetência do governo federal.

  4. Davi disse:

    Ta explicado a demora do demonio do presidente na negativa de vacina era para ajudar os empresários a ganhar dinheiro e o povo que de f….

    • Brasil acima de tudo disse:

      Interpretação de texto não é para jumentos… O forte deles é seguir o encantador de jumentos.

  5. Neco disse:

    Ótimo. Alívia a necessidade de gastos públicos e vacina quem precisa também.
    Não exclui os demais.

COMENTE AQUI