Foto: reprodução
A Camex (Câmara de Comércio Exterior) aprovou nesta sexta-feira (15) a redução temporária a zero do imposto de importação para 258 produtos para combater a pandemia do novo coronavírus. A medida contempla monitores de sinais vitais, sensores de oxigênio, tanques (cilindros) para armazenamento de gases medicinais e outros diversos insumos médicos.
Na reunião, o Comitê Executivo de Gestão também suspendeu o direito venda dos itens para o exterior a preços extraordinariamente abaixo de seu valor de mercado, popularmente conhecida como antidumping, que que incidia sobre tubos de plástico para coleta de sangue a vácuo.
As determinações passam a valer amanhã (16), após publicação no Diário Oficial da União, e devem valer até 30 de junho de 2021. Com as medidas, a lista de reduções tarifárias contempla um total de 561 produtos.
As reduções surgem em meio à evolução da pandemia no Estado do Amazonas e a falta de oxigênio para atender pacientes em tratamento contra a covid-19 no Estado. Relatos médicos apontam que a situação levou pacientes internados à morte por asfixia, o que motivou o governo federal a encaminhar pacientes para outros Estados. A estimativa é de que sejam realizadas 750 transferências.
Uma força-tarefa do governo do Amazonas e do Ministério da Saúde tanta mobilizar 48.300m³ diários de oxigênio em Fortaleza e São Paulo para atender a demanda de 76.500 metros cúbicos (m³) necessária diariamente.
A falta de insumos e leitos também teriam motivado o fechamento de hospitais, que precisaram de apoio da PM para evitar invasões. De acordo com o governo do Amazonas, o Estado vive a fase mais crítica desde o início da pandemia.
R7
É foda mesmo, os fornecedores já estão aumentando os preços e consequentemente os lucros devido a alta demanda, aí o governo isenta. Isenção de imposto não faz o preço voltar atrás. Fornecedor só repassa aumento de impostos, isenção nunca
Lembrou de zerar o imposto para armas há uns 3 meses e só agora se lembrou q o de oxigênio erá mais importante.
É ou não é um genocida?
Ele tinha zerado no começo do ano passado. Aí pulou para 14% na virada do ano.
Eu que ver se os governos estaduais também vão zera os impostos do oxigénio.
Realmente, a falta de educação básica é a desgraça do nosso país. Não sabemos escrever nem na nossa própria língua.
Não fez mais que a obrigação …
Em plena pandemia aumentar imposto sobre esse insumo e zerar para armas, é coisa de sem noção.
André deixa eu comprar minha Glock, depois ele pode retornar o imposto de importação de armas kkkk
Hô Véio Bom da gota serena é o Presidente Bolsonaro. O homem é bom, o homem é espetacular.
Só para lembrar : A autonomia dada pelo STF aos Governadores e Prefeitos fez com que os governantes de Manaus comprassem (numa ADEGA VINÍCOLA) respiradores superfaturados (4 x mais caro).
Culpa de Bolsonaro?
Volta Lularápio meliante condenado e DilmAnta pra construir estádios de futebol, hospital NÃO!
Vixe ia esquecendo, a governadora daqui comprou respiradores de uma empresa que vende produtos a base de maconha Kkkķ Deus é mais Kkkk
Vc mora onde ? No não é assistiu o panelaco elogiando o bozo ? Kkkkkkkkkkkkkķ
Vixe! Não se esqueça dos cheques da primeira dama também não, Titia Cacá.
Calígula, venho acompanhando seus comentários em relação ao governo federal, você está correto. Acabaram os desvios de verbas do governo federal, e hoje em dia muitas instituições e pessoas deixaram de receber dinheiro fácil. Gostaria que o presidente não fosse candidato a reeleição. Queria que o Brasil fosse governado novamente pela esquerda, para vê como ficaria o país daqui a dois anos.