Saúde

Governo mandou Médico que gravou vídeo no Walfredo para o "pau". Foi denunciado ao Conselho Federal de Medicina

Humberto Sales/NJFoto Humberto Sales e reportagem de de Paulo Nascimento do NOVO JORNAL

A assessoria jurídica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) denunciou o médico Jeancarlo Fernandes Cavalcante em duas entidades por conta do vídeo de uma cirurgia feita no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e divulgado na semana passada. A secretaria protocolou a denúncia no Conselho Regional de Medicina do RN (Cremern), do qual o próprio Jeancarlo é presidente, no início da tarde de ontem e enviou a mesma documentação para a sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília.

O registro feito durante uma cirurgia realizada há cerca de 20 dias rendeu matérias jornalísticas veiculadas nacionalmente e denuncia a falta de um fio de aço para fechar o tórax do paciente, que tinha levado uma facada. Por conta disso, segundo relata o médico no vídeo divulgado quinta-feira (17), a abertura teve que ser fechada com fios de nylon, que foram substituídos no dia seguinte. Durante a gravação a imagem do paciente aparece borrada.

A peça enviada pela Sesap aos conselhos de medicina lista três artigos e três incisos do Código de Ética Médica que Jeancarlo Cavalcante teria infringido ao gravar a cirurgia e divulgar na mídia. Dentre as acusações relatadas pelo Governo do Estado, o médico teria divulgado informação “sobre assunto médico de forma sensacionalista, promocional”. As denúncias contra o médico já tinham sido antecipadas pelo secretário estadual de saúde, Isaú Gerino, na sexta-feira passada (18).

Responsável pela condução do caso, a advogada e assessora jurídica da Sesap Catarina Lins acredita que a infração mais grave cometida pelo presidente do Cremern está no Artigo 75 do Código de Ética Médica, contido na seção de Sigilo Profissional. “O presidente feriu vários artigos do código com sua conduta. Do ponto de vista jurídico, a maior infração do caso foi ele ter exibido o paciente, como fez no vídeo”, apontou Catarina.

Ela ainda explicou que por Jeancarlo ser o presidente do Conselho Regional de Medicina, quem irá tomar conta do caso, além do Conselho Federal, é plenário do órgão, na condição de instância superior. “A responsabilidade da Sesap é de reunir provas sobre. Por isso foram juntadas matérias de jornais impressos e cópias das matérias veiculadas tanto em âmbito local como no nacional”, destacou a assessora jurídica. O vídeo feito no Walfredo Gurgel chegou a ser destaque no Jornal Hoje, da Rede Globo.

Os processos que serão abertos nos conselhos Regional e Federal de Medicina podem render desde uma simples advertência como a retirada de Jeancarlo Cavalcante do cargo de presidente do Cremern.

EXONERAÇÃO

Além das denúncias nos órgãos de controle dos médicos, a Sesap também irá abrir uma sindicância interna para apurar o caso. A previsão é de que o procedimento, que será conduzido pela comissão permanente de sindicância da Secretaria de Saúde Pública, seja aberto ainda hoje (22). “A assessoria jurídica concentrou-se primeiramente nas denúncias para os conselhos. Agora vamos tratar da sindicância interna”, disse a advogada.

Em caso de condenação na sindicância interna, a punição contra o presidente do Conselho Regional de Medicina pode ser mais severa. “Pode ir desde uma advertência, como no caso do processo nos conselhos, até a exoneração dele dos quadros da secretaria”, afirma Catarina Lins. Como a sindicância não foi aberta formalmente o prazo para que os trabalhos sejam concluídos ainda não foram estipulados pela Sesap.

“TODA AÇÃO TEM UMA REAÇÃO”, DIZ MÉDICO

As notificações que dizem respeito às denúncias do Governo do Estado ainda não chegaram, mas Jeancarlo Cavalcante já está ciente do que irá enfrentar nos próximos dias. “Toda ação tem uma reação, nem que seja equivocada. Recebo essas informações com naturalidade. Uma vez chegando os processos vou me defender tranquilamente”, afirmou Jeancarlo, que atua como cirurgião torácico na rede estadual de saúde pública.

Para ele, o foco da administração estadual não deveria ser uma reação contra ele. “Ao invés de me acusar ou processar, partir para uma reação pessoal, o governo deveria tentar corrigir ou tentar explicar porque estava faltando o fio de aço para fechar o paciente”, retruca Jeancarlo.
Ainda de acordo com o presidente do Cremern, não houve intenção de expor o paciente no vídeo gravado dentro da sala de cirurgia e divulgado há cinco dias. “Não houve exposição alguma do paciente no vídeo, nem premeditação da minha parte”, garante o médico.

Ele ainda diz lamentar a posição do governo, em especial de Isaú Gerino, secretário estadual de saúde. O gestor, que foi professor de cirurgia geral do médico de-nunciado, chegou a afirmar que haveria outras técnicas de fechar o paciente, até melhores do que a utilização de fios de aço. Isaú foi o professor de Cirurgia Geral do presidente do Cremern. “La-mento muito que o secretário tenha partido para o lado pessoal”, pontuou Jeancarlo.

Cavalcante teve sua atitude defendida pelo presidente do Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed-RN), Geraldo Ferreira. “Um profissional que faz denúncia das condições do trabalho ao invés de ser ouvido é criminalizado. O profissional agiu no interesse de proteger o paciente e a si mesmo”, declarou Geraldo, na semana passada.

Artigos do Código de Ética Médica que Jeancarlo Cavalcante teria infringido, segundo a Sesap

Inciso IV do preâmbulo
– A fim de garantir o acatamento e a cabal execução deste Código, o médico comunicará ao Conselho Regional de Medicina, com discrição e fundamento, fatos de que tenha conhecimento e que caracterizem possível infração do presente Código e das demais normas que regulam o exercício da Me-dicina.

Inciso XI do Capítulo I
– O médico guardará sigilo a respeito das informações de que detenha conhecimento no desempenho de suas funções, com exceção dos casos previstos em lei.

Inciso III do Capítulo II
– Apontar falhas em normas, contratos e práticas internas das instituições em que trabalhe quando as julgar indignas do exercício da profissão ou prejudiciais a si mesmo, ao paciente ou a terceiros, devendo dirigir-se, nesses casos, aos órgãos competentes e, obrigatoriamente, à comissão de ética e ao Conselho Regional de Medicina de sua jurisdição.

Art. 40 do Capítulo V
– Aproveitar-se de situações decorrentes da relação médico-paciente para obter vantagem física, emocional, financeira ou de qualquer outra natureza.

Art. 75 do Capítulo IX
– Fazer referência a casos clínicos identificáveis, exibir pacientes ou seus retratos em anúncios profissionais ou na divulgação de assuntos médicos, em meios de comunicação em geral, mes-mo com autorização do paciente.

Art. 112 do Capítulo XIII
– Divulgar informação sobre assunto médico de forma sensacionalista, promocional ou de conteúdo inverídico.

Opinião dos leitores

  1. Só aqui, nos comentários já são 9 x 0… ou 10 x 0.

    Pois, também acho que o governo tenta punir o médico quando o rela culpado é o Governo do Estado.

    Infelizmente, tenho que esperar mais 2 anos para fazer justiça e mandar Rosalba e sua equipe para Mossoró.

  2. É isso que dar quando alguem tenta mostrar os bastidores do serviço público.
    Coitado desse médico, com todo respeito pois admiro sua coragem, vai ser usado
    agora para desviar o real problema do desabastecimento do estado. Acorda go
    vernadora e o sr. seu secretário depois do sair do governo vai voltar a ser médico
    e aí como é que fica?

  3. A coragem do médico, é uma resposta ao sistema, agora faço uma pergunta, sou uma pessoa leiga, gostaria de saber, com tantos problemas em um hospital como walfredo gurgel, varias ações que são FEITAS PELO ministErio publico , e são desrespeitados pelo o governo,o ministério publico deveria era mandar prender o gestor principal e o gestor da saúde, já que estar tratando do nosso dinheiro, e a EDUCAÇÃO, SEGURANÇA E SAÚDE ESTÃO FALIDAS , TEM QUEM FALE AO CONTARIO

  4. Mais uma bola fora do Governo (o processo de Micarlização está quase completo).
    Nunca antes na história deste país vi alguém utilizar a ética para esconder a verdade e proteger a mentira. O médico honrou seu juramento médico e suas calças. Mostrou-se cidadão. Será que o paciente que teve que ser operado duas vezes pela incompetência estatal quer a punição do médico ou do Governo???

    1. denunciar falta de condições de trabalhao, caos, desbastecimento e muito
      mais, virou falta ética.

  5. Esse secretario disse uma barbaridade medica sem tamanho. Nao existe outra maneira de se fechar o osso esterno do torax que nao seja com fio de aço.
    Tem que ser caçado o CRM do secretario por ter falado uma bobagem sem tamanho.
    Mas o objetivo é esse, tirar o foco da incompetencia da SESAP pelo desabastecimento de 100% das unidades de saude do RN.

  6. O governo tenta desviar a atenção do real problema que é a falência do setor publico de saúde e sua total falta de capacidade para gerir o caos instalado. Que danado vai resolver, melhorar ou atenuar o problema da saúde publica, denunciando o médico em questão?
    Se tudo corre bem, chamem o Sr. secretário de saúde e/ou a Sra. Govenadora para atender sem sem o fio de aço… ou seu luvas, sem ar condicionado, sem leitos, sem medicamentos, emfim sem nada.

  7. Isso todos já imaginava, que poderia acontecer. Inclusive o profissional que gravou. Porque e muito fácil jogar a RESPONSABILIDADE!!! Para cima dos outros, po r falta de Competência.. . Parabéns!!! Doutor. Pela sua iniciativa. 04 anos passa ela sai, e vc continua trabalhando.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

Trânsito de Pirangi passará por mudanças no fim de semana

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Parnamirim informou que vai realizar, neste final de semana, uma inversão de trânsito na área do Pórtico de Pirangi até a rotatória da Praia de Búzios. De acordo com a prefeitura, o objetivo será melhorar a mobilidade no trecho e desafogar o trânsito na região, especialmente em Pirangi.

A inversão vai funcionar das 7h até as 20h deste sábado (13) e domingo (14). A mudança está em fase de teste.

Confira:

Sentido Natal – Búzios: motoristas que chegam ao Pórtico de Pirangi vão seguir pela Avenida Deputado Márcio Marinho, que vai funcionar em sentido único, até a ponte do Rio Pirangi, e continuar pelas ruas Antônio Pessoa e Manoel Domingos, Avenida Paulo Salema até a rotatória em frente ao Condomínio Village de Búzios, onde os sentidos de trânsito voltam ao normal.

Já o sentido Búzios – Natal funciona da seguinte forma: motoristas que vem pela RN-063, ao chegar na rotatória em frente ao Condomínio Village Buzios devem entrar à esquerda e seguir pela Rua Pedro Moura até o Cajueiro de Pirangi, onde vão convergir à esquerda novamente, pela Avenida São Sebastião, até o Pórtico de Pirangi, local onde os sentidos de trânsito voltam ao normal.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Subsecretário dos EUA chama condenação de Bolsonaro de “censura”

O subsecretário da Diplomacia Pública dos Estados Unidos, Darren Beattie, fez uma publicação na rede social X, nesta sexta-feira (12), afirmando que a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), representa “um novo marco fatídico no complexo de censura e perseguição do juiz Moraes”.

“Esta decisão representa um novo marco fatídico no complexo de censura e perseguição do juiz Moraes, violador de direitos humanos sancionado, contra Bolsonaro e seus apoiadores”, escreveu Beattie.

O funcionário do governo Trump já havia direcionado uma mensagem ao ministro Alexandre de Moraes do STF (Supremo Tribunal Federal), em meio ao julgamento de Bolsonaro, afirmando que os EUA continuarão a “tomar as medidas cabíveis”.

Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma do STF, uma pena de 27 anos e 3 meses de prisão pelo plano de golpe de Estado.

O ex-presidente e outros sete réus foram considerados culpados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano contra o patrimônio da União (com exceção de Ramagem) e deterioração de patrimônio tombado (também com exceção de Ramagem).

CNN

Opinião dos leitores

  1. Alexandre de Moraes e seus cúmplices e cumpichas ainda irão pagar muito caro pela tirania que se implantou no Brasil, irão pedir clemência e, não serão ouvidos e sim massacrados.

  2. Gente , quem nunca planejou matar dois presidentes e um ministro da suprema corte pra ficar no cargo? Tem q soltar o bixinho do Bolsonaro. Fez nada demais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Farra do INSS: nova operação apreende carro de Fórmula 1 e obras de arte

Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) apreendeu uma série de obras de arte, uma Ferrari e até uma réplica de uma carro de fórmula 1 durante a operação Cambota deflagrada na manhã desta sexta-feira (12/9), um desdobramento das investigações da “farra do INSS”, revelada pelo Metrópoles.

Como mostrou a coluna Fabio Serapião, os agentes prenderam, em Brasília, Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS” e apontado pelas investigações como um dos principais operadores do esquema de fraudes.

Também foi preso, em São Paulo, o empresário Maurício Camisotti, igualmente suspeito de fazer parte do esquema de descontos indevidos de aposentados e pensionistas do INSS.

Além dos dois mandados de prisão, a PF também cumpre 13 mandados de busca e apreensão, autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Um ods alvos foi o advogado Nelson Willians.

A Ferrari, na cor vermelha, foi apreendida junto um ex-sócio do advogado, Fernando dos Santos Andrade Cavalcanti.

O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

A nova ação apura os crimes de impedimento ou embaraço de investigação de organização criminosa, dilapidação e ocultação de patrimônio, além da possível obstrução da investigação por parte de alguns investigados.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Emprego

CLC abre vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência em diversas cidades do país

Foto: Divulgação

A CLC – Construtors Luiz Costa- anunciou a abertura de vagas de emprego destinadas a Pessoas com Deficiência (PCD) em várias regiões do Brasil. As oportunidades estão distribuídas em diferentes estados do Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

No Nordeste, há vagas em Pacajus (CE), Cabedelo (PB), João Pessoa (PB), Boqueirão (PB), Recife (PE), Ribeirão (PE), Cabo de Santo Agostinho (PE), Olinda (PE), São Mateus do Maranhão (MA) e Juazeiro (BA).

Já na região Centro-Sul, as oportunidades estão disponíveis em Rosário do Catete (SE), Brazlândia (DF), Aracruz (ES), Pinheiros (ES), Matinhos (PR), Pitanga (PR), Araucária (PR), Dourados (MS), Santana do Araguaia (PA), Campo Erê (SC), Serra de Dona Francisca (SC) e Ijuí (RS).

Os interessados devem enviar currículo informando que são PCD para o WhatsApp (84) 9.8129-2805.

A empresa reforça o compromisso com a inclusão e destaca que busca ampliar a empregabilidade de pessoas com deficiência em diferentes áreas de atuação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Aliança entre PT e Hugo Motta na Paraíba ameaça anistia a Bolsonaro

Foto: Wilton Júnior

Uma aliança eleitoral regional nas eleições de 2026 virou um dos principais entraves para que avance no Congresso o processo de anistia a Jair Bolsonaro (PL)e demais condenados na trama golpista e no 8 de janeiro.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), discute com o PT uma composição para apoiar conjuntamente o atual vice-governador Lucas Ribeiro (PP) ao governo do estado. O acordo incluiria também o apoio ao Senado do pai de Motta, Nabor Wanderley (Republicanos), atualmente prefeito de Patos, o reduto eleitoral da família de Hugo Motta.

Essa articulação é apontada por aliados de Hugo e também pela oposição como um dos motivos pelos quais o presidente da Câmara não abraça a pauta da anistia.

Isso porque pesquisas apontam apoio majoritário do eleitor do estado a Lula e Hugo tem receio de que uma postura dele pró-anistia possa ameaçar a aliança e, em especial, o principal projeto do presidente da Câmara em 2026, eleger o pai senador.

Isso explicaria os movimentos de Hugo contrários à anistia. Nesta semana, por exemplo, ele disse que “não há previsão nem de pauta e nem de relator” para o assunto.

CNN

Opinião dos leitores

  1. esse HUGO é so mais um da coja dos corruptos desse pais, tão bom, mas tão cheio de ladroes, vc, ja ve pela a cara, dele, a expressão dele é de cabra sem futuro, o rabo desse ai, ta preso ate a Bosta, não vale nada, nada, tudo pilamtras,,,

  2. Anistia so vale para os esquerdistas. A maioria dos esquerdistas hoje foram anistiados no passado.

  3. Acho muito legal deixar o destino de um país e o controle da vontade da maioria dos deputados na mão de um só homem… impressionante ninguém ver que isso está errado.

    1. Edison, defende aí o criminoso condenado que armou até a morte de três autoridades. Defende o criminoso, Édison!

  4. Que anistia, gadaiada BURRA?
    Não tem anistia!
    Vão ficar de mimimi até quando?
    A papuda te espera…hahahahahahah

  5. Vamos cair na real! Hugo Mota tem rabo preso. Cheio de “acusações de corrupção” na Paraíba. Simples assim. E se aliando ao Perda Potal, aí é que não sai anistia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PARANÁ PESQUISAS /NATAL/ AVALIAÇÃO: Gestão de Paulinho Freire é aprovada por 65%; e 30,8% desaprovam

O Instituto Paraná pesquisas ouviu os eleitores de Natal sobre como eles avaliam o a gestão do prefeito Paulinho Freire.

O resultado foi que 65%% aprovam e 30,8% desaprovam.

46,6% avaliam a gestão de Paulinho como Boa/Ótima. 24,2% como ruim/péssima e 26,8% consideram regular.

O instituto Paraná Pesquisas ouviu 608 eleitores no Rio Grande do Norte entre os dias 8 e 10 de setembro de 2025. O grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais.

Opinião dos leitores

  1. Ainda não consigo enxergar uma gestão que mereça receber esse percentual de aprovação, você procura algo importante ou relevante na gestão de Paulinho Freire e não encontra, talvez esse resultado expresse o sentimento da mídia amiga.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PARANÁ PESQUISAS /RN/ AVALIAÇÃO: 63,5% desaprovam o Governo Fátima; 33,7% aprovam

O Instituto Paraná pesquisas também ouviu os eleitores do RN sobre como eles avaliam o governo de Fátima Bezerra.

O resultado foi que 63,5% desaprovam e 33,7% aprovam.

45,6% avaliam a gestão de Lula como péssima.

O instituto Paraná Pesquisas ouviu 1505 eleitores no Rio Grande do Norte entre os dias 6 e 10 de setembro de 2025. O grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais.

Opinião dos leitores

  1. Esses 33,7 que aprovam o governo Fátima Bezerra deve ser a turma dos cargos comissionados do centro administrativo.

  2. Ainda tem 33% de trouxas que aprovam a mulher que aumentou o ICMS (imposto sobre compra de pobre) de 18% para 20%? E que tentou fazer com que carros com 10 anos voltassem a pagar IPVA?

  3. Essa desguinvernadora goipi e sua trupe destruiram o RN, chegou a hora dela colocar algodão nos ouvidos e ir embora do RN e va para sua “nova paimera-Pb”. Tchau “querida”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PARANÁ PESQUISAS /RN/ AVALIAÇÃO: Governo Lula é aprovado por 51,9% e desaprovado por 45,3%

O Instituto Paraná pesquisas também ouviu os eleitores do RN sobre como eles avaliam o governo do presidente Lula.

O resultado foi que 51,9% aprovam e 45,3% desaprovam.

29,6% avaliam a gestão de Lula como péssima.

O instituto Paraná Pesquisas ouviu 1505 eleitores no Rio Grande do Norte entre os dias 6 e 10 de setembro de 2025. O grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais.

Opinião dos leitores

  1. É por isso que o nordeste não se desenvolve, ou lugar para ter gente burra!
    O Brasil nunca vai ser um país de primeiro mundo e a culpa e totalmente do povo sem noção

  2. Ué? 37,3 x 36,8 é quase meio a meio (50,3 x 49,7)
    Se vc distribuir os 24,4 ‘regulares’ na mesma proporção, fica quase
    no 50,5 x 49,5.

  3. Nunca! Lula não tem esse índice de aprovação no RN, ele só atinge esse percentual se a pesquisa for feita no centro administrativo ou em Alcaçuz.

    1. E o povo de Natal tá satisfeito com isso que tá acontecendo com o Brasil?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PARANÁ PESQUISAS /SENADO /REJEIÇÃO: Fátima Bezerra é a mais rejeitada com 47,8%

Pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas divulgada na quinta-feira (11) mostra que a atual governadora Fátima Bezerra é a mais rejeitada pelos eleitores no voto para o Senado, ou seja, não votariam nela de jeito nenhum.

Fátima é rejeitada por 47,8%, seguida por Styvenson com 15,5% e Álvaro Dias 14,6%.

8,5% afirmaram que poderiam votar em todos.

O instituto Paraná Pesquisas ouviu 1505 eleitores no Rio Grande do Norte entre os dias 6 e 10 de setembro de 2025. O grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PARANÁ PESQUISAS/SENADO /ESTIMULADA: Styvenson lidera com 49%; seguido por Zenaide com 30%; Fátima tem 29,2% e Álvaro Dias 28,8%

Pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas divulgada na quinta-feira (11) mostra que no cenário estimulado, Styvenson Valentim lidera as intenções de voto para o Senado no RN com 49%, seguido por Zenaide Maia com 30%, Fátima Bezerra com 29,2% e Álvaro Dias com 28,8%.

Na sequência, Coronel Hélio Oliveira (9,9%), Nina Souza (6,6%), Luizinho Cavalcante (2,7%) e Babá (2,5%).

O instituto Paraná Pesquisas ouviu 1505 eleitores no Rio Grande do Norte entre os dias 6 e 10 de setembro de 2025. O grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais.

Opinião dos leitores

  1. Se esse povo eleger Fátima Bezerra para o senado, pode pregar a tampa do caixão, não terá mais geito

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *