A greve dos funcionários da saúde de Natal tem afetado o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a paralisação trouxe uma redução de 50% no número de ambulâncias circulando.
Dos 10 veículos da Unidade de Suporte Básico (USB), cinco estão em circulação. Já para as Unidades de Suporte Avançado (USA), são quatro ambulâncias e duas rodando.
Segundo a SMS, a greve tem causado um atraso. Porém, a pasta atribui a demora também à retenção das macas no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. “Se as macas ficam retidas, a ambulância tem que ficar parada, porque não vai andar sem maca. A outra causa é a greve dos enfermeiros e técnicos de enfermagem. Porém, mesmo com a frota que está na ativa, se não fossem as macas paradas, o tempo de espera seria menor, porque teria fluxo. Sem rotatividade, complica ainda mais”, disse a assessoria.
Macaíba acaba de conquistar um importante reconhecimento em nível nacional ao ser selecionada pelo Ministério das Cidades para integrar o Projeto Rede Cidades Mais Inteligentes, iniciativa do Governo Federal que escolheu apenas 22 municípios em todo o Brasil. No Rio Grande do Norte, somente Macaíba e Natal foram contempladas.
A secretária municipal de Planejamento e Governança, Karol Romana, destacou que a conquista é resultado de um trabalho realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que atuaram de forma integrada na elaboração da proposta apresentada ao Governo Federal.
“Ao estudarmos o edital, conseguimos enxergar o quanto Macaíba já possui potencialidades importantes no território, especialmente nas ações desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que foi uma grande parceira em todo esse processo. O fortalecimento do ecossistema de inovação, com parceiros como o PAX, o Instituto de Neurociências e a Universidade Federal presente no território, também foi fundamental para conseguirmos estruturar um projeto sólido, inovador e conectado com o futuro da nossa cidade”, disse a secretária de planejamento.
Ela ainda ressaltou que a participação no projeto permitirá ao município avançar ainda mais em políticas públicas voltadas à inovação e sustentabilidade. “Agora, Macaíba contará com o apoio de instituições acadêmicas para elaboração de planos de ação voltados à implementação de cidades inteligentes, fortalecendo políticas públicas mais integradas, sustentáveis e inovadoras para nossa população”, disse Karol Romana.
Neymar, em fisioterapia na Seleção — Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Neymar passou por exames nesta segunda-feira (7) como parte do processo de recuperação da lesão muscular de grau dois na panturrilha direita. Em nota, a CBF diz que o jogador apresenta “boa evolução”, mas não faz uma projeção sobre o retorno do atacante da Seleção. A expectativa é que, com o passar dos dias e se apresentar melhora, ele será liberado para fazer exercícios com bola.
— O atleta Neymar foi submetido a ressonância magnética nesta segunda-feira. O exame apontou boa evolução em seu tratamento, dentro dos parâmetros esperados. Ele seguirá o processo de recuperação e de preparação física planejado pela comissão médica da Seleção Brasileira — diz a nota da CBF.
Na entrevista coletiva prévia ao amistoso contra o Egito, Carlo Ancelotti afirmou que esperava contar com Neymar nos treinos ainda esta semana. A presença do atacante na estreia da Copa do Mundo, contra Marrocos, neste sábado, é improvável.
O camisa 10 do Brasil vem em tratamento intensivo para se recuperar da lesão sofrida ainda no Santos em jogo contra o Coritiba, seu último antes da convocação de Carlo Ancelotti, em maio.
O BLOGDOBG teve acesso a outro vídeo que mostra o momento em que uma picape Dodge Ram e um Troller praticavam racha na manhã de domingo (7).
As imagens mostram o instante em que os dois veículos se aproximam do local onde o motociclista foi atropelado e teve a moto destruída após ser atingido pelo carro vermelho.
Logo após, o condutor que registrava as imagens desvia do motociclista já no chão e passa ao lado da moto já incendiada.
O Ministério da Saúde anunciou que vai suspender a imunização contra a dengue com a vacina do Butantan a partir desta segunda-feira (8). De acordo com o governo federal, a medida foi adotada após duas mortes suspeitas registradas.
O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o diretor do instituto Butantan.
Segundo o Ministério da Saúde, até agora, foram aplicadas 500 mil doses e, nesse universo de pacientes, registradas 42 casos de reações severas possivelmente ligadas à vacina. Entre eles, duas mortes, que seguem como suspeitas.
“Nós tivemos três casos graves, desses dois óbitos, sem, até esse momento, nas investigações já feitas pelos sistemas municipais, de vigilância estadual, escutando os especialistas, ter dados suficientes para estabelecer uma causalidade da vacina com a ocorrência”, disse o ministro da saúde, Alexandre Padilha.
Segundo a análise do Ministério da Saúde, a taxa de reação adversa, corresponde a 0,7% do total vacinado e os casos com sinais de alarme, que levaram à suspensão, são 0,008% das pessoas imunizadas.
Desenvolvida pelo Instituto Butantan, a vacina é a primeira do mundo aplicada em dose única e a primeira totalmente brasileira. A imunização começou no início deste ano com foco nos profissionais de saúde.
E o que acontece agora?
Estados e municípios vão suspender a aplicação, enquanto os casos de eventos graves e mortes são investigados. O governo informou que vai acionar os estados para reforçar a busca por possíveis efeitos adversos.
E quem já tomou a vacina?
Quem recebeu doses nos últimos 21 dias deve fazer um acompanhamento e estar atendo a reações como febre, dor abdominal, vômitos, entre outros.
A pasta reforçou que a medida é temporária e de segurança, que todas as mortes são suspeitas e que há confiança no estudo que levou à comprovação de eficácia e segurança da vacina.
“Queria reforçar aqui que o Ministério da Saúde tem toda a confiança na capacidade institucional, científica do Instituto Butantan, de fazer essa investigação, de aprofundar esses estudos. Isso foi apresentado no Comitê de Farmacovigilância Nacional, que foi feito hoje de manhã cedo, e o comitê recomendou de forma consensual essa estratégia de descontinuidade”, disse o ministro Padilha.
O Butantan não havia se manifestado até a publicação desta reportagem.
Uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu a divulgação da pesquisa AtlasIntel registrada sob o número BR-06939/2026, que trata da disputa para o cargo de presidente da República nas Eleições 2026.
A decisão liminar (provisória) é do presidente do Tribunal, ministro Kassio Nunes Marques, e deve ser levada a referendo na sessão colegiada do TSE. Ele considerou que há suspeitas de indução ao eleitor.
O presidente do Tribunal analisou pedido do Partido Liberal, que pediu a suspensão da pesquisa sob o argumento de que o questionário foi construído para induzir respostas que prejudicaram o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), extrapolando o papel de verificação da opinião pública.
Em análise preliminar, o ministro considerou que há elementos que indicam indução para a contaminação das respostas, entre eles a divulgação de áudio de investigação, e destacou que a concessão da liminar parcial – para suspender a divulgação, o impulsionamento, a republicação ou a manutenção da pesquisa nos canais oficiais da empresa – não indica perigo caso posteriormente se verifique a regularidade metodológica do levantamento.
“Os elementos trazidos aos autos após manifestação da representada reforçam, em juízo de cognição sumária, os indícios relevantes de comprometimento da metodologia da pesquisa impugnada, inclusive no cotejo com os questionários de outras pesquisas registradas no TSE pela mesma empresa”, destacou o ministro.
Controvérsia
Na decisão em que suspendeu a divulgação da pesquisa, Kassio Nunes Marques lembrou que o CEO da AtlasIntel, em entrevista à CNN no dia 19 de maio, reconheceu o viés político do conteúdo submetido aos entrevistados e apontou o desgaste eleitoral que isso representava.
Para o ministro, há indicativos de que “a pesquisa possa ter extrapolado os limites da regular aferição estatística”. “A controvérsia suscitada nos autos não se limita, portanto, à mera discordância quanto às escolhas metodológicas da representada, mas envolve alegação objetiva de possível utilização do questionário como mecanismo de indução do entrevistado”, afirmou.
Na decisão, Kassio Nunes Marques destacou que outras 27 pesquisas feitas pela AtlasIntel não apresentaram questionários com perguntas semelhantes ao teor da pesquisa questionada nem veicularam áudio.
O ministro determinou que a AtlasIntel apresente documentação técnica complementar que indique a regularidade da metodologia, especialmente em relação ao uso do áudio. O Ministério Público Eleitoral também terá um dia para se manifestar.
A banda e quadrilha improvisada no Mossoró Cidade Junina formada por Fátima Bezerra, os deputados Francisco do PT, Izolda Dantas, Ubaldo Fernandes, além da vereadora Thabata Pimenta, e ainda os pré-candidatos ao Senado Samanda Alves e Rafael Motta fez bastante ‘sucesso’ nas redes sociais e recebeu uma série de ‘elogios’ e sugestões de nomes a serem adotados.
“Desmantelo do Forró”, “Forró Petralhas” e “Fuleragem do Forró” foram alguns dos nomes sugeridos, mencionados por usuários do Instagram ao comentar o vídeo nas redes sociais.
O governo Lula estuda permitir que microempreendedores individuais (MEIs) contratem um segundo funcionário para compensar os impactos do fim da escala 6×1.
Atualmente, o MEI pode registrar apenas um empregado. Segundo o ministro do Empreendedorismo, Paulo Pereira, em entrevista ao site Poder 360, a ampliação está em análise, mas ainda não há decisão final. A medida precisará ser viável do ponto de vista fiscal.
A preocupação do governo é com pequenos negócios, especialmente do comércio, que podem enfrentar aumento de custos trabalhistas com a nova jornada.
Além da possibilidade de mais contratações, o governo discute um programa de apoio aos pequenos empreendedores em parceria com o Sebrae.
Pereira afirmou que a resistência à mudança vem diminuindo. Segundo pesquisa do Sebrae, 27% dos micro e pequenos empresários avaliam negativamente o fim da escala 6×1, índice que já foi de 31%.
O governo defende que a redução da jornada aumentará o consumo, já que os trabalhadores terão mais tempo livre, o que pode beneficiar especialmente o comércio.
Outra medida em estudo é a atualização do teto de faturamento do MEI, congelado em R$ 81 mil por ano há mais de uma década. O setor pede que o limite seja elevado para algo entre R$ 120 mil e R$ 130 mil anuais.
O pacote também deve incluir ações para combater fraudes, como a divisão de faturamento entre familiares para permanecer no regime do MEI e a chamada pejotização, quando empresas substituem empregados formais por prestadores registrados como MEI.
VÍDEO: Câmera de veículo que passava pela av. Salgado Filho registrou o momento exato do grave acidente que deixou motociclista ferido e destruiu moto. https://t.co/pRlNxl5mpxpic.twitter.com/XN2xuxcM7S
Imagens registradas pelo condutor de um veículo que passava pelo local mostram o exato momento do acidente ocorrido na manhã de domingo (7), por volta das 9h, na Avenida Salgado Filho, em Natal. O vídeo publicado pelo perfil no Instagram @znnewss flagou o instante em que o motociclista é atingido por outro veículo. Com o impacto da colisão, a motocicleta pegou fogo.
Segundo relato de testemunhas, o motorista do veículo vermelho que colide com o motociclista retornou ao local para prestar socorro. O motociclista ficou ferido e foi socorrido para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, onde precisou passar por cirurgia. Apesar da gravidade do acidente, que destruiu a motocicleta, o estado de saúde da vítima é considerado estável.
A família da do motociclista segue em busca da identificação dos responsáveis pelo acidente e pede que qualquer informação que possa contribuir com as investigações seja repassada às autoridades no número 181.
Fogo e fumaça após ataque de Israel atingir o depósito de petróleo de Shahran, no Irã • Foto: Stringer/Getty Images
Irã e Israel anunciaram nesta segunda-feira (8) a suspensão dos ataques mútuos após pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Apesar da trégua, Teerã avisou que poderá retomar as ofensivas caso Israel continue atacando o Hezbollah no Líbano.
Os confrontos das últimas 24 horas marcaram a escalada mais intensa desde o cessar-fogo firmado em abril. Israel realizou ataques contra instalações ligadas ao programa de mísseis iraniano, incluindo uma fábrica petroquímica em Mahshahr. Em resposta, o Irã atingiu um alvo semelhante na cidade israelense de Haifa.
O comando militar iraniano afirmou ter dado uma “resposta dolorosa” a Israel e declarou a suspensão das operações, mas advertiu que novas ações poderão ser tomadas caso ocorram novos ataques, especialmente no sul do Líbano.
Trump afirmou que as negociações para um acordo de paz continuam e defendeu um cessar-fogo imediato. Segundo fontes, Israel também decidiu interromper temporariamente suas operações contra o Irã.
Mesmo com a trégua, autoridades dos dois países mantiveram um discurso duro. Israel declarou estar preparado para continuar a ofensiva pelo tempo que considerar necessário, enquanto fontes iranianas afirmaram que o país está pronto para um conflito prolongado.
Os ataques recentes elevaram momentaneamente os preços do petróleo, mas a cotação recuou após o anúncio da suspensão das operações militares.
No cenário regional, os Houthis do Iêmen prometeram ampliar ataques contra interesses israelenses e ameaçaram a navegação no Mar Vermelho. Já o embaixador dos EUA no Líbano informou que negociações entre Israel e Líbano deverão ser retomadas em Washington.
Pesquisa PoderData divulgada nesta segunda-feira (8) mostra que entre os brasileiros que afirmam ter tomado conhecimento do Caso Master, 48% atribuem ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a responsabilidade por ter permitido as irregularidades relacionadas ao episódio.
Ao mesmo tempo, 32% responsabilizam a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Outros 20% disseram não saber o principal responsavel por permitir as ilegalidades.
No recorte sobre o conhecimento do escândalo, 54% das pessoas afirmaram saber do ocorrido, enquanto 44% declararam não ter conhecimento sobre o caso. Já 2% preferiram não responder ao levantamento.
O Banco Master foi liquidado pelo BC (Banco Central) em novembro de 2025 após uma série de irregularidades financeiras que culminaram na prisão de seu ex-proprietário, Daniel Vorcaro.
A instituição estava no centro de uma complexa teia de fraudes que envolveu diversos setores e entidades.
Comente aqui