Jornalismo

Há menos de um ano Carlos Eduardo considerava aumento de passagens “um punhal nas costas” do natalense

Por: Ciro Marques no Jornal de Hoje

“Natal amanheceu com um punhal nas costas”. A declaração referente ao aumento da passagem de ônibus de R$ 2,20 para R$ 2,40, parece até ser de algum vereador de oposição de Natal, criticando o reajuste “inesperado” concedido pela Prefeitura de Natal, mas não é. É do próprio prefeito Carlos Eduardo Alves, do PDT, e foi proferida no dia 31 de agosto do ano passado,  diante de um aumento anunciado pela gestão municipal com, exatamente, os mesmos valores agora apresentados. A diferença nesse contexto era apenas uma: na época, Carlos Eduardo era ainda candidato a prefeito e o principal opositor da administração da então prefeita Micarla de Sousa, que aprovou o reajuste.

Para quem não lembra, a declaração foi proferida por Carlos Eduardo durante a campanha eleitoral, em um evento político no bairro de Felipe Camarão, zona Oeste de Natal. Carlos Eduardo criticou a administração Micarla por determinar o aumento das passagens de ônibus sem discutir com a população. “Natal foi dormir e amanheceu com um punhal enfiado nas costas”, afirmou ele, declarando que, com o reajuste estabelecido pela Prefeitura, a tarifa do transporte público na cidade passou a ser a segunda mais cara do Nordeste, atrás apenas de Salvador, e à frente de capitais maiores que Natal em território, como Recife e Fortaleza.

Ainda ao ser abordado sobre o aumento da tarifa, que passou de R$ 2,20 para R$ 2,40, Carlos Eduardo disse não ter prazer em fazer críticas, mas explicou que não poderia agir de outra forma, diante do “quadro de abandono” da cidade. “Às vezes, precisamos ser firmes porque Natal nunca foi assim, como está hoje. Para alguns, o povo parece ser só um detalhe, e isso não se faz”, lamentou.
O fato curioso é que passados menos de nove meses das declarações “firmes” do prefeito, o aumento da passagem também pegou muitos usuários do transporte coletivo de surpresa. Afinal, há um mês, ninguém comentava a medida. Alias, para ser mais exato, a divulgação do aumento da passagem só foi feito pela Prefeitura de Natal na última sexta-feira, no mesmo dia que os usuários comemoravam o anúncio do Sindicato dos Rodoviários (Sintro) de que a greve prevista no transporte coletivo, não seria mais feita.

Segundo a Prefeitura, ao anunciar o reajuste, afirmou que o aumento seria sentido a partir do dia 18, ou seja, oito dias depois da revelação da majoração. E, se na época da prefeita Micarla de Sousa, a gestão municipal afirmou que era o primeiro aumento em 18 meses, e consequência dos reajustes salariais dos trabalhadores antecedidos por dois aumentos de salário-mínimo e, ainda, dois aumentos no preço do óleo diesel, e mesmo assim foi criticado por Carlos Eduardo, desta vez, o prefeito baseou sua justificativa, principalmente, na aprovação do aumento pelo Conselho Municipal de Mobilidade, uma comissão criada pelo município para avaliar o transporte coletivo e que seria constituída por representantes de diversas classes sociais.

Por sinal, essa comissão foi uma dos principais alvos de crítica dos estudantes durante a manifestação ocorrida nesta terça-feira, em Natal, contra o aumento das passagens. Eles afirmaram que era uma “falsa representatividade estudantil” no Conselho. “Os dois estudantes que estavam nessa reunião são aliados do prefeito e não foram escolhidos por nós”, reclamou um dos manifestantes da União Metropolitana dos Estudantes (Umes), que organizou o protesto.

SEGUIDOS  REAJUSTES

É importante lembrar, também, que no ano passado, O Jornal de Hoje também mostrou com exclusividade que o prefeito Carlos Eduardo Alves, quando foi prefeito de 2002 a 2008, também concedeu importantes aumentos. Ao todo, o ex-prefeito Carlos Eduardo aumentou a tarifa de ônibus durante o seu governo em quase 100%. Ele recebeu de Wilma de Faria (do PSB, atualmente vice-prefeita de Natal) a tarifa com o valor de R$ 0,95 e entregou a Micarla de Sousa com R$ 1,85. Na soma de todos os reajustes, concedeu R$ 0,90. No primeiro aumento, o ex-prefeito ampliou R$ 0,15; no segundo, R$ 0,20; no terceiro, R$ 0,15; no quarto, R$ 0,15; no quinto, R$ 0,15; e, no sexto, R$ 0,10.

Já a prefeita Micarla de Sousa passou nove meses para dar seu primeiro aumento de ônibus, de R$ 0,15. Em setembro de 2009 o valor da tarifa estava em R$ 1,85. Ela ampliou para R$ 2,00, ou 8,10%. Durante todo o ano de 2010, segundo exercício financeiro da gestão verde, não houve reajuste no preço das passagens. Em janeiro de 2011, apenas no terceiro ano da sua gestão, a prefeita concedeu o segundo reajuste de tarifa, passando de R$ 2,00 para R$ 2,20, majoração de 10%.

Opinião dos leitores

  1. Querer comparar a administração de C. Eduardo com a de Micarla é coisa pra quem não tem juízo, basta sair de casa e observar que nossa cidade foi resgatada e em apenas quatro meses.
    Depois a administração de Micarla não pode ser comparada com nada, porque nada é muito mais do que ela fez.

  2. Somente tolos acreditam que embusteiros profissionais cumpriram promessas de campanha. Da impressão que gostam mesmo de ser enganados. Não aprendem. É uma pena mesmo.

  3. Este tipo de reclamação eu não quero, não devo e nem posso fazer. Aliás, inclusive, fiz oposição declarada a este sujeito. Lembro, na campanha pelo candidato opositor, que jamais deixei de apontar os erros e os crimes cometidos tanto pelo então candidato a prefeito, quanto pela candidata a vice-prefeita, ambos envolvidos em ruidosos escândalos de corrupção e de improbidade administrativa. O eleitor iludiu-se porque quis. Ninguém elegeu esse casal de corruptos sob pressão. Todo mundo votou porque quiz. Todo mundo acreditou na lábia dos dois por vontade própria. Portanto, não tem o que reclamar. Os, caso queira reclamar, que seja, exatamente pelo não cumprimento das promessas ELEITOREIRAS. Pela falta de saúde, de educação, de segurança publica, de transporte, de saneamento básico, de tudo, até de vergonha no focinho dos políticos. No mais, só me resta dizer: estão satisfeitos?! Eu não disse?! Acho é pouco! Aora, agüentem o prefeito das mudanças. O prefeito que já fez uma vez e fará de novo. Se roubaram uma vez, vão roubar de novo. Se corromperam uma vez, corromperão de novo. Agora, companheiros, segurem o tranco. Afinal, são só mais 3 aninhos.

  4. O prefeito por certo deve estar achando que o punhal mudou de endereço, ou seja, das costas para o furi…………… dos natalenses. Vai ai prefeito. Confirme se estamos certos!

  5. Ele deve ter extraído o mesmo punhal de outrora (evento político realizado no bairro de Felipe camarão) e o enfiou com mais força ainda nas costas dos sofridos contribuíntes natalenses. É o que eu costumo dizer: Muda só o nome do cabaré, mas as P….. são as mesmas.

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Eriko Jácome recebe moção de apoio de presidentes de Câmaras Municipais do RN após ataques direcionados por vereadores do PT

Foto: Divulgação

Em assembleia realizada na Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam), o presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome, foi surpreendido com uma moção de apoio assinada por presidentes de diversas Câmaras Municipais do Estado.

Durante o encontro, os gestores municipais destacaram a necessidade de defender o respeito institucional e repudiaram, de forma unânime, os episódios recentes de má conduta, desrespeito e difamação direcionados ao presidente da Câmara de Natal e, por consequência, ao próprio Poder Legislativo da capital.

Em sua fala, o presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, César Maia, ressaltou que as críticas e ataques não configuram apenas divergências políticas, mas representam agressões à integridade e à autonomia do Parlamento Municipal, que devem ser preservadas independentemente de disputas partidárias.

Outros presidentes reforçaram, ainda, que esperam respostas firmes e providências cabíveis diante das tentativas de descredibilizar a figura do presidente e a instituição como um todo, reafirmando solidariedade a Eriko Jácome e defendendo a estabilidade e o respeito entre os Poderes Legislativos municipais.

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Bets estimam perder 20% dos usuários com bloqueio de beneficiários do Bolsa Família

Foto: Ministério da Fazenda/Divulgação

Representantes do setor de apostas estimam que a proibição de bets para beneficiários do Bolsa Família, que começou a valer nesta segunda-feira (1º), deve retirar cerca de 20% dos usuários dessas plataformas. A medida foi adotada pelo Ministério da Fazenda após determinação do STF e recomendações do TCU.

O Bolsa Família atende 19 milhões de famílias com renda de até R$ 218 por pessoa, e repasse mínimo de R$ 600 por domicílio. Já o BPC, pago pelo INSS, garante um salário mínimo mensal a idosos e pessoas com deficiência com renda familiar de até R$ 706 por pessoa.

Um levantamento do TCU mostrou que, em janeiro de 2025, famílias com algum beneficiário do Bolsa Família transferiram R$ 3,7 bilhões para casas de apostas — 27% dos R$ 13,7 bilhões distribuídos pelo programa no mês. Ao todo, 4,4 milhões de famílias (21,8% do total) tiveram algum contato com bets, muitas delas em situação de endividamento.

O TCU também apontou risco elevado de uso de contas de beneficiários para fraudes e outras práticas ilegais. Há cerca de um ano, o STF determinou que o governo federal adotasse medidas para impedir o uso de recursos de programas sociais em apostas online, decisão tomada por unanimidade.

Com informações de Coluna do Estadão

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Dino diz que indicação de Messias ao STF é assunto ‘politicamente controvertido’ e, por isso, não comentou escolha de Lula

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta segunda-feira (1º) que mantém “silêncio” sobre a indicação de Jorge Messias para a Corte por “prudência” e para evitar interferir em um tema “politicamente controvertido” ainda em análise pelo Senado. A nota foi divulgada após sucessivas perguntas de jornalistas ao gabinete do ministro.

Messias, atual advogado-geral da União, precisa passar por sabatina e obter ao menos 41 votos no plenário do Senado para assumir a vaga deixada por Luís Roberto Barroso. Dino afirmou que só se manifestará após a decisão dos senadores: “No momento próprio, APÓS a legítima deliberação das senadoras e dos senadores, poderei me manifestar, se for cabível”.

O ministro destacou que, desde que tomou posse no STF, em fevereiro de 2024, evita comentários sobre disputas políticas que envolvam o Congresso, exceto quando tratam de temas sob análise do Judiciário. Dino também negou qualquer atrito com Messias e disse manter diálogo institucional com ele.

A indicação de Messias enfrenta resistência no Senado, especialmente no grupo do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que defendia Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a vaga — nome que também tinha apoio de parte do STF. Enquanto isso, Messias recebe apoio discreto na Corte, com o ministro André Mendonça atuando mais abertamente em favor de sua aprovação.

Com informações de g1

Opinião dos leitores

  1. Sem tirar o direito da OAB.
    ENTÃO FARIA Um concurso entre os advogados interessados na vaga. Assim seria correto. Mas não político indicar e adentrar o serviço público sem concurso.

  2. Dino também é político.
    É uma vergonha pro Brasil.
    Político indicar pra vaga no judiciário. Isso quem devia escolher era o próprio judiciário. e tem mais os escolhidos seria entre o ministerio público e o próprio judiciário. Que são todos concursado

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Aliados protocolam no STF pedido de prisão domiciliar humanitária para Jair Bolsonaro

Foto: Ton Molina/STF

Aliados de Jair Bolsonaro (PL) protocolaram, na última sexta-feira (28/11), no Supremo Tribunal Federal (STF), um pedido de prisão domiciliar humanitária para o ex-presidente. O deputado Gayer (PL-GO) informou que já coletou mais de 100 assinaturas na Câmara e que o senador Flávio Bolsonaro articula apoio no Senado.

Na petição, os parlamentares afirmam que Bolsonaro enfrenta múltiplos problemas de saúde — como câncer de pele, complicações renais, distúrbios cardíacos, sequelas gastrointestinais das cirurgias pós-atentado de 2018 e pneumonias recorrentes — e argumentam que o ambiente prisional não oferece tratamento adequado, representando risco à sua integridade. Segundo eles, cabe ao Estado garantir condições médicas compatíveis com a dignidade humana.

Com informações de Metrópoles

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Geral

Em meio à crise com o Congresso, Lula faz reunião emergencial com ministros para decidir prioridades no Legislativo

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em meio à crise com o Congresso Nacional, o presidente Lula convocou ministros para uma reunião nesta segunda-feira no Palácio do Planalto. O objetivo é discutir governabilidade diante das perspectivas de aprovação de medidas importantes no Legislativo. O foco do governo, neste momento, são ações econômicas para fechar as contas em 2026 e propostas na área de segurança pública, considerado o calcanhar de aquiles da gestão.

Entre os ministros presentes estão o da Fazenda, Fernando Haddad; o da Justiça, Ricardo Lewandowski; e a ministra Gleisi Hoffmann, responsável pela articulação política com o Congresso. Ministros parte do núcleo duro do governo.

A crise com o Senado ganhou força após a indicação de Jorge Messias ao STF. Mas ela se agravou no fim de semana, quando o presidente da Casa, Davi Alcolumbre, elevou o tom ao ter seu nome associado a suposta barganha de cargos e emendas para aprovar o advogado-geral da União para o Supremo.

Nos bastidores do Senado, a avaliação é de que a aprovação de Messias depende muito mais da relação entre Planalto e Alcolumbre do que do próprio indicado.

Temas prioritários

Outro tema da reunião são os projetos prioritários do governo. Na segurança pública, estão o PL Antifacção, com o governo tentando recompor recursos da Polícia Federal via relatório do senador Alessandro Vieira, e a PEC da Segurança, cujo parecer será apresentado amanhã na Câmara, e que o governo tenta impedir que sofra alterações profundas.

Na área econômica, o projeto do devedor contumaz é tratado como prioridade, por mirar empresas que deixam de pagar impostos. Mas a relação com Hugo Motta continua desgastada: embora ele tenha escolhido o relator da matéria, o deputado Antonio Carlos Rodrigues, também rompeu com o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias.

Com informações de CBN e Correio Braziliense

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Geral

[VÍDEO] IMPRESSIONANTE: Nevasca causa engavetamento envolvendo cerca de 50 veículos nos EUA

 

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Em Indiana, nos Estados Unidos, uma forte nevasca causou um engavetamento envolvendo cerca de 50 veículos no último sábado, 29 de novembro.

O acidente aconteceu na autoestrada I-70, no condado de Vigo, próximo à cidade de Terre Haute. As autoridades informaram que esse foi o maior engavetamento de veículos em decorrência de uma nevasca já resgistrado.

Por sorte, ninguém ficou gravemente ferido. Demorou cerca de 6 horas para que a estrada fosse liberada para o tráfego novamente.

Veja

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Mundo

FOTOS: Tempestades e enchentes deixam mais de mil mortos na Ásia


Fotos: Getty Images

Fortes chuvas provocaram inundações e deslizamentos de terra em países da Ásia nos últimos dias. Mais de mil pessoas morreram e operações de busca e resgate procuram por centenas de desaparecidos. Milhões de pessoas enfrentam inundações intensas após as fortes chuvas provocadas por ciclones atingirem partes da Indonésia, Tailândia e Malásia.

Apenas no Sri Lanka, mais de 25 mil casas foram destruídas e 147 mil pessoas foram obrigadas a se abrigar em refúgios temporários administrados pelo governo, informou a AP. Algumas famílias estão ilhadas há quatro dias, sem energia elétrica ou sinal de telefone para pedir ajuda.

Equipes de resgate indonésias estão com dificuldades para chegar às áreas mais atingidas de Sumatra, onde um ciclone causou deslizamentos de terra e inundações catastróficas. Na Tailândia, Quase 2,8 milhões de pessoas foram afetadas, e as autoridades estão transportando pacientes por via aérea e enviando suprimentos essenciais, incluindo cilindros de oxigênio, para as comunidades submersas, informou a Reuters.

O Sudeste Asiático, que inclui Indonésia, Tailândia e Malásia, é uma das áreas mais vulneráveis ​​às mudanças climáticas, alertaram cientistas. Os extremos climáticos atuais na região podem ser resultado da interação de dois sistemas ativos: um tufão nas Filipinas, e a formação incomum de um ciclone, no Estreito de Malaca, disseram meteorologistas à Reuters.

CNN Brasil

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Geral

Contran aprova novas regras da CNH e acaba com aulas obrigatórias em autoescolas

Foto: divulgação

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou nesta segunda-feira (1º) uma resolução que acaba com a exigência de aulas em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A norma passará a valer após ser publicada no Diário Oficial da União, o que deve acontecer nos próximos dias.

Além de pôr fim à obrigatoriedade das aulas em autoescolas, a resolução também atualiza e estabelece novas regras para tirar a CNH.

Estão entre as mudanças:

  • diminuição da carga horária mínima para aulas práticas e teóricas;
  • e o fim do prazo de validade do processo de obtenção da primeira CNH.

As novas regras não alteram algumas etapas do processo. Para conquistar a carteira de motorista, o candidato ainda terá de realizar provas teóricas e práticas.

O exame toxicológico também seguirá obrigatório para motoristas das categorias C (veículos de carga, como caminhões); D (transporte de passageiros, como ônibus) e E (carretas e veículos articulados).

O governo afirma que o objetivo do novo regramento é diminuir o custo e a burocracia para obter a CNH.

  • Em abril, uma pesquisa encomendada pelo Ministério dos Transportes apontou que o custo elevado é o principal motivo pelo qual um terço dos brasileiros não possui carteira de motorista.
  • O mesmo levantamento indicou que quase metade dos brasileiros que dirige sem habilitação afirma não regularizar a situação devido ao valor do processo.

Atualmente, segundo o Ministério dos Transportes, 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação.

A pasta espera que, com as alterações, o número de condutores habilitados cresça, reduzindo o índice de motoristas sem formação adequada.

Aulas teóricas

A resolução aprovada pelo Contran prevê que deixará de existir uma carga horária mínima pré-definida para as aulas teóricas.

duração e a estrutura serão livremente estabelecidas pela entidade que ministrará a aula, mas terão de seguir o conteúdo e as diretrizes previamente fixadas pelo Contran.

As aulas teóricas poderão ser presenciais ou remotas (ao vivo ou gravadas). Segundo o texto, o candidato poderá fazer as aulas por meio de uma plataforma do governo federal em:

  • autoescolas;
  • entidades especializadas de ensino à distância (EaD);
  • escolas públicas de trânsito;
  • entidades integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.

Aulas práticas

Também haverá alteração nas aulas práticas. A resolução estabelece a figura do instrutor autônomo. Com isso, não será mais obrigatório fazer aulas práticas em autoescolas.

A carga horária mínima também mudará: de 20 horas para duas horas.

Além disso, o candidato poderá usar seu próprio veículo nas aulas práticas, desde que esteja acompanhado por um instrutor autorizado e que o carro atenda aos requisitos de segurança previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Segundo as novas regras, além das aulas, o veículo do candidato também poderá ser usado na prova prática.

Instrutores autônomos

Os instrutores já registrados no sistema do governo serão notificados, via aplicativo da CNH, e poderão optar por atuar como instrutores autônomos.

Para novos instrutores, o Ministério dos Transportes irá oferecer um curso de formação gratuito. Autoescolas e entidades credenciadas também poderão ofertar. Depois de concluir as aulas, o instrutor deverá solicitar autorização junto ao órgão executivo de trânsito.

De acordo com a pasta, os profissionais serão identificados oficialmente por meio do aplicativo. Nenhum instrutor poderá atuar sem autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Serão requisitos para a habilitação como instrutor autônomo:

  • ter ao menos 21 anos;
  • autorização do Detran;
  • ter CNH há pelo menos dois anos na categoria em que pretende instruir; e
  • ensino médio completo.

O candidato a instrutor também não poderá ter cometido infrações gravíssimas nos últimos 12 meses.

 

Provas teóricas e práticas

 As provas teóricas continuarão obrigatórias e seguirão com questões objetivas de múltipla escolha, na modalidade física ou eletrônica:

  • exames terão duração de, no mínimo, uma hora;
  • para ser aprovado na fase teórica, o candidato deverá alcançar aproveitamento mínimo de 20 acertos;
  • quem reprovar, poderá fazer de novo, sem limite de tentativas.

Os exames práticos também serão obrigatórios:

 

  • candidato terá que seguir um trajeto pré-definido;
  • avaliação será feita por uma comissão de exame de direção veicular, composta por três membros;
  • será possível utilizar o próprio veículo para fazer a prova;
  • em caso de reprovação, será possível fazer novas avaliações — sem limite de tentativas e até alcançar a aprovação;
  • segunda tentativa poderá ser agendada sem cobranças adicionais.

Prazo de validade do processo

processo de formação do candidato permanecerá aberto por tempo indeterminado e será encerrado apenas em casos estabelecidos na resolução.

Antes, a validade padrão do processo era de 12 meses.

Categorias C, D e E

A resolução também prevê a facilitação dos processos de obtenção de CNH para as categorias C, D e E, permitindo que os serviços sejam realizados por autoescolas ou por outras entidades.

 

g1 

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Moraes manda PF fiscalizar marmitas enviadas a Bolsonaro e libera visitas de Michelle e da filha Laura

Alexandre de Moraes e Jair BolsonaroFoto: Rosinei Coutinho/SCO/STF e Adriano Machado/Reuters

O ministro Alexandre de Moraes determinou que as marmitas enviadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro sejam fiscalizadas pela PF. Conforme determinação de Moraes, o órgão deverá “fiscalizar e registrar o que for entregue, mediante termo de responsabilidade a ser assinado pelos entregadores”. O horário de entrega será definido pela PF.

Moraes liberou entrada de três pessoas na PF para levar comida ao ex-presidente. São elas: Carlos Eduardo Antunes Torres, que é irmão de Michelle, o ex-assessor presidencial Marcus Antonio Machado Ibiapina e o tenente Kelso Colnago dos Santos.

Novas visitas

O ministro do STF também autorizou hoje novas visitas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso na sede da Polícia Federal, em Brasília. Acompanhada da filha Laura, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro foi autorizada a visitar o marido. Será na próxima quinta-feira, com duração de 30 minutos, entre as 9h e as 11h. Geralmente, visitas são individuais, mas houve uma exceção para Laura, que é menor de idade.

Vereador do Rio Carlos Bolsonaro (PL-RJ) poderá visitar o pai no mesmo dia. A visita seguirá as mesmas regra da de Michelle e será feita na mesma faixa de horário.

Regras para visitas

As regras para visitas a Bolsonaro estabelecem o limite de duas pessoas por dia. As visitas devem ser feitas sempre de forma individual, por ordem alfabética e mediante autorização de Moraes.

A PF usa as mesmas regras na Superintendência em Brasília, onde Bolsonaro cumpre pena.

Todas as autorizações passam por Moraes, relator do caso. O magistrado determinou que qualquer visita, inclusive de familiares e aliados políticos, precisa ser formalmente autorizada pelo STF.

Autorização não é permanente

Toda vez que um familiar ou terceiro quiser visitar Bolsonaro, precisará que a defesa formalize o pedido ao STF.

Apenas médicos e a defesa têm acesso livre

Os profissionais são os únicos que podem visitar Bolsonaro sem precisar pedir autorização ao STF. Bolsonaro já foi atendido por telefone após uma crise de soluços.

Com informações de UOL

Opinião dos leitores

  1. O Bozo não cortou a cabeça da cobra como deveria ter feito, agora está sendo engolido por ela…

  2. Fiscaliza sim…. a criminalidade que corre no sangue não dissipa com uma simples prisão na PF…

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