Jornalismo

HENRIQUE ALVES E CARLOS EDUARDO: Parceria forte que pode mudar os planos políticos do prefeito de Natal

Resultado de imagem para carlos eduardo e henrique alves

A prisão do ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB) pela Polícia Federal, após investigações apontarem recebimento de propina de empreiteiras em troca da execução de favores políticos, abala os planos futuros de vários integrantes da fámilia alves e principalmente do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT). Pré-candidato a governador nas eleições de 2018, o chefe do Executivo municipal assistiu nesta terça-feira 6 à derrocada de um dos seus principais aliados políticos.

Após ser deputado por alguns mandados por ser da família Alves e se tornar prefeito longe da família, Carlos Eduardo estabeleceu uma proximidade muito intensa com Henrique Alves, entregando nas mãos do primo a indicação para o comando de áreas estratégicas do governo municipal. A começar pela indicação do vice-prefeito Álvaro Dias na última eleição.

Depois de apoiar Henrique para governador em 2014 após quebrar um acordo público com o atual governador Robinson Faria, Carlos aceitou o apoio do ex-ministro do Turismo em 2016. Em troca, o PMDB indicaria o vice.

Disputaram a indicação de vice de Carlos Eduardo o empresário Fred Queiroz, então secretário de Turismo, hoje de obras, preso nesta terça-feira na Lava Jato, o presidente da Fecomercio, Marcelo Queiroz, e o deputado estadual Álvaro Dias. Com aval de Henrique, venceu a disputa Álvaro Dias. O objetivo da articulação era que Carlos Eduardo renunciaria à Prefeitura para disputar o governo do Estado em 2018. Com isso, Álvaro Dias assumiria a prefeitura de Natal representando o PMDB e Henrique Alves.

Além da vice-prefeitura, outros espaços da administração municipal foram entregues por Carlos Eduardo a Henrique Alves. É o caso, além de Fred Queiroz – que, não sendo vice-prefeito, foi para a Secretaria de Obras –, de Christiane Alecrim, por exemplo.

A secretária municipal de Turismo é filha do contador Eurico Alecrim, que foi tesoureiro da campanha de Henrique ao Governo em 2014. Na operação Manus, Alecrim foi levado coercitivamente para depor, assim como o publicitário Arturo Arruda (Art&C) e o ex-secretário do governo Garibaldi Jaime Mariz.

Cargos de segundo escalão na gestão de Carlos Eduardo também são ocupados por indicações de Henrique. É o caso do ex-vice-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Poti Neto (PMDB), que ocupar cargo no NatalPrev, o fundo de previdência dos servidores municipais. E de Marília Dias, ex-prefeita de Macaíba, que é adjunta do Turismo Municipal.

No plano federal, a gestão de Carlos Eduardo é dependente em boa medida da articulação de Henrique, que, agora preso, terá dificuldade de conquistar recursos para a administração de Carlos Eduardo.

Para além do desgaste da prisão do primo, Carlos Eduardo também tem admitido o desgastes administrativo. Desde que venceu a eleição, parece que entrou em inferno astral. De cara, começou a atrasar os salários dos servidores. Concomitantemente, ampliou as dívidas do município com fornecedores e trabalhadores terceirizados. No apagar das luzes da gestão de 2016, cometeu a irregularidade de utilizar recursos do IPTU de 2017 e está sendo investigado pelo procurador-geral de Justiça Rinaldo Reis Lima.

Ao entrar o ano de 2017, deparou-se com outros problemas. Teve de enfrentar pedido de Comissão Especial de Inquérito (CEI) para se defender do uso antecipado do IPTU, o que é considerado uma espécie de pedalada fiscal. Montou uma bancada gigantesca de 24 de um total 29 parlamentares para poder barrar o pedido. Com isso, comprometeu ainda mais a gestão, loteada por indicações de Henrique e também de outros aliados, como José Agripino e partidos pequenos com foco de 2018.

Além disso, o prefeito ousou desobedecer uma decisão do Tribunal de Contas do Estado, que determinou não sacar recursos do Natalprev, mesmo após aprovação de uma lei na Câmara de Natal. Carlos sacou, e depois foi ao presidente do TCE, Gilberto Jales, pedir desculpas e devolver o dinheiro. O episódio mostrou desrespeito com o órgão e repercutiu negativamente perante as instituições do Rio Grande do Norte.

O último e grande desgaste foi abandonar a cidade junto com seu vice para irem passar dias na terra do tio sam e passear na Disney.

Em meio a tudo isso, administrativamente a Prefeitura enfrenta muitos problemas. A cidade está suja, as praças estão abandonadas, as quadras de esportes destruídas, as orlas desamparadas, os postos de saúde com falta de médicos e de insumos e as salas de aula faltando professores e com deficiência estrutural. A cidade está parada em seu desenvolvimento, não há projetos de autoria própria da gestão. Em cima de tudo isso, a crise financeira não dá tréguas.

Na semana passada, pesquisa do Instituto Seta publicada pelo BlogdoBG mostrou que 37,7% dos natalenses considera a gestão de Carlos Eduardo “ruim” ou “péssima”. Número que reflete o descontentamento da população que elegeu o pedetista ainda em primeiro turno em 2016.

Diante deste quadro, com o agravamento agora da prisão de seu principal aliado político, Carlos Eduardo se vê diante da necessidade de rever seus planos políticos. A não ser que aconteça um milagre, ele terá de adiar o sonho de governar o Rio Grande do Norte ficando de fora da eleição do próximo ano. A não ser que o quadro mude radicalmente, dificilmente ele será candidato.

Texto do Portal AGORA RN  com algumas colocações do BlogdoBG

 

Opinião dos leitores

  1. O que falta nesse espaço é um pouco mais de imparcialidade e diplomacia. Aproveito para mandar um forte abraço ao seu pai , que trabalhou comigo na STTU e sempre considerei uma excelente pessoa. Penso que o DESGOVERNADOR não se reelege..não adianta camuflar os erros crassos do mesmo e bater somente no Prefeito de Natal , pois até FÁTIMA BEZERRA pode ganhar terreno e ser a bola da vez nesse tabuleiro , tendo CARLOS EDUARDO e GARIBALDI como postulantes ao SENADO. Essa chapa seria duríssima de ser batida e praticamente forçaria Robinson a trilhar o caminho de volta, concorrendo a uma vaga na ASSEMBLÉIA para não ficar sem mandato.

  2. Doido é quem vota em Carlos Eduardo, seja p/ governador, seja p/ prefeito. Aliás, só votam mesmo os que tem cargo comissionado puro e a população que é analfabeta política. Agora os eleitores antenados com a política sabem que a cidade está entregue ao léu, os pneus dos carros dos cidadãos já nao aguentam tantos bueiros desnivelados com as ruas, é buraco demais! Ninguem que ocupa cargo efetivado/concursado aguenta mais atraso de salário. Ninguem aguenta mais ver gente ocupando cargo comissionado sem perfil tecnico. Ninguem aguenta mais esse indice absurdo de multas de transito arbitrárias que estao sendo aplicadas. Ninguem aguenta mais a antipatia desse prefeito que tenta impor uma politica de pao e circo (uma politica mais de circo) p/ iludir os pobres com gastos desnecessários com essas festas de Natal, Carnaval, São João. Isso é uma esculhambação total, isso sim! Eu quero é um candidato novo! Que seja eleito sem toma lá, dá cá!

  3. PODIA FAZER UM TEXTO DESSE SOBRE O GOVERNO ESTADUAL TAMBÉM, POIS NO AMBITO ESTADUAL NADA FUNCIONA E ESTAMOS TODOS EM ATRASO!!!

  4. Quando Carlos Eduardo, tendo derrotado o candidato de Henrique e Garibaldi nas Urnas, resolveu se aliar a esses políticos do PMDB carcomido, lembro de um comentário de alguém nesse blog, que vaticinou fazendo uma previsão que agora se confirma: Carlos Eduardo se arrependeria dessa parceria passando por cima de todos que votaram nele em oposição clara e direta a tudo que o PMDB representa no Estado, na pessoa principalmente de Henrique Alves.
    E isso, mesmo depois de ter recebido o apoio de Robson Farias e do PT de Fátima e Mineiro.
    Agora seu castigo vem a cavalo e não há a quem reclamar.
    A CASA CAIU!!!

  5. Falar do seu Desgovernador o senhor não fala né? Mostre também o rombo que ele deixou na previdência Estadual depois dos saques, fale também que ele não finalizou a folha de pagamento do mês de maio, cadê as matérias falando que ele o filho dele foram citados na Lava Jato. Jornalismo aqui do Estado não é e nunca será imparcial! Agora publique esse comentário, deixem as pessoas se expressarem a respeito de suas postagens.

  6. Carlos Eduardo mudou praticamente toda equipe (que vinha dando resultado) para atender os anseios de Henrique Alves e dos vereadores, de quem hoje ele é refém.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Ele tentou matá-la”, diz mãe da influenciadora Raphaella Brilhante agredida pelo cantor paraibano João Lima; entenda o caso

João Lima e Raphaella Brilhante |  Foto: Reprodução/Redes sociais

O caso de violência doméstica envolvendo o cantor paraibano João Lima que vem se tornando conhecido nacionalmente ganhou novos desdobramentos após declarações de Kellyane Brilhante, mãe da médica e influenciadora digital Raphaella Brilhante.

Em conversa com a coluna de Fábia Oliveira, do portal Metrópoles, a mãe de Raphaella declarou que a filha está em estado físico e emocional delicado após episódios de agressão atribuídos ao marido.

Relatou ferimentos graves na filha

“Não estamos nada bem”, disse Kellyane, ao relatar que Raphaella sofreu ferimentos graves. De acordo com a mãe, a vítima teve o braço quebrado e passou por exame de corpo de delito.

Ainda segundo o relato, o casal havia se casado há apenas dois meses, período em que, inicialmente, o cantor se mostrava uma pessoa diferente do comportamento descrito posteriormente.

Kellyane afirmou que as agressões teriam começado ainda durante a lua de mel e se repetido ao longo do casamento. Questionada sobre a mais recente ocorrência, ela detalhou que a filha teria sido enforcada e asfixiada, mesmo sendo asmática, antes de ser levada ao banheiro, onde ocorreu a fratura no braço. O episódio mais grave, segundo a família, aconteceu no último domingo (18/1):

“Casaram há dois meses e ele se mostrava a melhor pessoa. Após o casamento, ainda durante a lua de mel, ele a agrediu de forma violenta e, depois disso, passou a agredi-la quase todos os dias, até o dia em que tentou matá-la, no último domingo. Nas imagens, ele tentou enforcá-la e asfixiá-la, já que ela tem asma. Em seguida, a levou para o banheiro, onde quebrou o braço dela.”

Entenda o caso

O caso veio à tona após a circulação de vídeos nas redes sociais que mostram a médica e influenciadora sendo alvo de agressões físicas e verbais dentro de um imóvel. As imagens colocaram o artista no centro de uma investigação conduzida pela Polícia Civil da Paraíba, em João Pessoa.

Raphaella Brilhante prestou depoimento neste sábado (24/1) na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. Medidas protetivas já foram solicitadas à Justiça contra o cantor. Procurada, a Polícia Civil confirmou que as investigações estão em andamento, mas informou que não pode divulgar detalhes adicionais neste momento.

A advogada da vítima afirmou que não havia histórico de violência antes do casamento, embora parte das agressões tenha sido registrada por câmeras internas. Segundo a defesa, Raphaella chegou a se afastar do marido após pedir um tempo no relacionamento e passou a permanecer mais próxima dos pais, demonstrando medo de relatar os episódios.

João Lima, neto do músico Pinto do Acordeon, morto em 2020, segue sendo investigado enquanto o caso avança na esfera policial.

Com informações de Fábia Oliveira, portal Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Brasil registrou mais de 200 pessoas desaparecidas por dia em 2025, segundo Ministério da Justiça

Imagem: divulgação

O Brasil registrou 232 desaparecimentos por dia em 2025, segundo dados do Ministério da Justiça. No total, 84.760 pessoas desapareceram no ano, alta de 4,12% em relação a 2024. Crianças e adolescentes representam cerca de 30% dos casos.

São Paulo lidera o ranking, com mais de 20 mil registros, o equivalente a quase 50 casos por dia, aumento de cerca de 3% em relação ao ano anterior. Em seguida aparecem Minas Gerais (9.139), Rio Grande do Sul (7.611), Paraná (6.455) e Rio de Janeiro (6.331).

Em 2025, o governo recriou o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas para integrar informações e facilitar a cooperação entre autoridades. Até agora, apenas 12 estados aderiram ao sistema. A base poderia ser usada também por serviços de saúde e assistência social para ajudar na identificação de pessoas.

Do total de desaparecidos, 54.102 são homens e 30.050 mulheres. Março foi o mês com mais registros (7.536). A taxa nacional é de 40 desaparecimentos a cada 100 mil habitantes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Eduardo foi Bolsonaro mais procurado nas redes em 2025

Foto: Reprodução

Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foi o integrante da família Bolsonaro mais procurado nas redes sociais ao longo de 2025, segundo dados do Google Trends. O interesse digital pelos Bolsonaro teve picos em semanas marcadas por investigações da Polícia Federal, embates com o STF e movimentações eleitorais, mas o ex-deputado apareceu de forma mais constante no topo das buscas durante quase todo o ano.

No início de 2025, Michelle Bolsonaro concentrou o maior pico isolado de interesse, ao atingir 100 pontos entre 19 e 25 de janeiro, impulsionada pela posse no comando do PL Mulher e pela divulgação de relatórios da PF envolvendo movimentações financeiras de Jair Bolsonaro. Ainda assim, Eduardo manteve protagonismo ao longo dos meses, especialmente após anunciar licença do mandato para ir aos Estados Unidos e confirmar sua pré-candidatura ao Senado em 2026.

Eduardo voltou a liderar as pesquisas em julho, em meio ao retorno da licença, críticas ao STF e declarações envolvendo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No fim do ano, o foco das buscas migrou para Flávio Bolsonaro (PL-RJ), após ser apontado pelo pai como o nome da família para disputar a Presidência, o que manteve seu nome em evidência até o fim de dezembro.

Na média anual de interesse, Eduardo Bolsonaro liderou com 17 pontos, seguido por Michelle Bolsonaro, com 12, e Flávio Bolsonaro, com 7. Carlos Bolsonaro e Jair Renan tiveram impacto bem menor nas buscas. Entre os termos relacionados mais pesquisados estiveram “Eduardo Bolsonaro cassado”, “Alexandre de Moraes”, “Trump” e “Lei Magnitsky”, refletindo o peso das disputas judiciais, da polarização política e das conexões internacionais no engajamento digital da família em 2025.

Com informações do Poder360

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Lula diz estar “indignado” com captura de Maduro pelos EUA e acusa ação de violar soberania

 

View this post on Instagram

 

A post shared by InfoMoney (@infomoney)

Vídeo: Reprodução/Instagram

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta sexta-feira (23) estar “toda noite indignado” com a operação militar conduzida pelos Estados Unidos que resultou na captura do líder venezuelano Nicólas Maduro, durante discurso no 14º Encontro Nacional do MST, em Salvador. Lula afirmou que a ação foi uma violação da integridade territorial venezuelana e criticou a intervenção externa em um país sul-americano.

“O Maduro sabia que tinha 15 mil soldados americanos no Mar do Caribe… e levaram o Maduro embora”, disse Lula, classificado o episódio como desrespeito aos princípios de soberania e paz que, segundo ele, deveriam nortear as relações entre os países da América do Sul. O presidente afirmou que a região não tem armas nucleares, mas possui “caráter e dignidade” e não vai “abaixar a cabeça para ninguém”.

No início do evento, militantes do MST leram uma carta que classificou o que chamaram de “sequestro” de Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, como uma “mensagem atroz para os povos de todo o mundo”, sugerindo que interesses estratégicos externos, como o controle de recursos naturais, estariam por trás da operação.

Maduro e Cilia Flores foram capturados em 3 de janeiro em uma ação noturna em Caracas e levados para Nova York, onde o líder venezuelano enfrenta acusações nos EUA relacionadas a narcotráfico e lavagem de dinheiro, entre outros crimes. Ele se declarou inocente em audiência e segue detido enquanto autoridades americanas prosseguem com o processo.

Com informações do InfoMoney

Opinião dos leitores

  1. Lule coloque suas Forces Armardes de prontidão pra salvar o Madure, seu amigue. Cadê a turme do MST que ia salvar o Madure?
    Que o Madure apodrece na cadeia kkkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dois anos após fuga em Mossoró, muralhas prometidas em presídios federais seguem inacabadas

Foto: Reprodução

Dois anos após a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN), as muralhas prometidas pelo governo federal para reforçar a segurança do sistema prisional ainda não saíram do papel na maior parte do país. Das cinco unidades federais, apenas a penitenciária de Brasília teve a obra concluída até o momento.

Dados atualizados da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) mostram que o investimento na unidade da capital foi de R$ 30,7 milhões. Já nas penitenciárias de Mossoró (RN), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS) e Catanduvas (PR), as obras estão atrasadas, paralisadas ou sequer iniciadas. Em alguns casos, a previsão de conclusão foi empurrada para 2027.

Somadas, as intervenções nessas quatro unidades representam um investimento total de R$ 149,8 milhões. Mesmo após o governo classificar a segurança do sistema penitenciário federal como prioridade após o episódio de Mossoró, a maior parte das barreiras físicas anunciadas em 2024 ainda não foi entregue.

Situação das obras

Mossoró (RN)

A construção da muralha começou em janeiro de 2025, mas foi paralisada em outubro após abandono da obra pela empresa responsável. Segundo a Senappen, a segunda colocada da licitação está sendo convocada para dar continuidade aos trabalhos.

  • Valor: R$ 28,5 milhões
  • Prazo estimado: 10 meses após a retomada

Porto Velho (RO)

As obras ainda não começaram. A previsão é de início entre fevereiro e março de 2026, com conclusão até dezembro do mesmo ano.

  • Valor: R$ 38,3 milhões

Campo Grande (MS)

O contrato prevê início das obras em fevereiro de 2026 e conclusão apenas em fevereiro de 2027.

  • Valor: R$ 42,9 milhões

Catanduvas (PR)

A licitação está prevista para março de 2026, com entrega estimada também para 2027.

  • Valor estimado: R$ 40 milhões

O que diz o governo

Em nota, a Senappen afirmou que, no caso de Mossoró, a paralisação ocorreu por abandono da obra pela empresa contratada, caracterizando descumprimento contratual. Segundo o órgão, os trâmites legais para aplicação de sanções estão em andamento.

Sobre as demais unidades, a secretaria informou que as obras estão em diferentes fases dos processos licitatórios e que os cronogramas foram oficialmente comunicados. “Todas as ações são conduzidas com rigor técnico, transparência e observância dos princípios da administração pública”, afirmou a Senappen.

Com informações do G1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministério Público quer barrar músicas com “baixaria” no Carnaval

Foto: Ascom PMJ/Divulgação

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou medidas para garantir o cumprimento da chamada Lei Antibaixaria durante o Carnaval de Juazeiro 2026. A orientação vale para toda a programação realizada em espaços públicos da festa, marcada para acontecer entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro.

Segundo o MP, a recomendação tem como objetivo impedir apresentações musicais, coreografias ou performances que contenham conteúdos considerados ofensivos, como letras que desvalorizem mulheres, incentivem a violência, promovam discriminação ou façam apologia a crimes. A medida foi expedida de forma conjunta pelas 8ª, 9ª, 10ª e 12ª Promotorias de Justiça do município, no último dia 19 de janeiro.

O órgão informou que a decisão foi tomada após análise prévia da programação oficial do evento, que identificou atrações com repertório e coreografias que banalizam a violência contra a mulher. Para o MP-BA, a recomendação busca assegurar um Carnaval inclusivo e respeitoso, garantindo a participação segura de mulheres, crianças, idosos e outros grupos vulneráveis.

Entre as orientações estão a inclusão de cláusulas específicas nos contratos dos artistas, prevendo fiscalização, advertências e punições em caso de descumprimento da lei. As sanções podem incluir multas, interrupção dos shows e responsabilização administrativa, civil e penal. O Ministério Público também determinou que eventuais medidas adotadas sejam comunicadas ao órgão em até cinco dias.

Com informações do Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Onde já se viu isso, mp querer colocar ordem em um cabaré? No país da putaria, tudo que é crime é liberado, principalmente se os PTralhas fizerem parte, e logicamente, eles estão em todo canto, portanto deixa esse cabaré pegar fogo.

  2. O problema não é do lula, do Carnaval ou muito menos do MP, o problema é do idiota que vota no Lula e no PT.
    Burrices tem limites.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Encontro fora da agenda entre Lula e Toffoli expõe bastidores do caso Master

Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo; Nelson Jr./SCO/STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não está distante dos desdobramentos do caso Master. No início de dezembro, logo após o ministro Dias Toffoli decretar sigilo absoluto sobre o processo envolvendo o banco — medida que ficou conhecida nos bastidores como “sigilo master” —, os dois se reuniram em um almoço reservado na Granja do Torto, em Brasília.

A informação é do colunista Lauro Jardim, do O Globo. O encontro, que não constou na agenda oficial, contou também com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Durante a conversa, Haddad teria detalhado o funcionamento do esquema financeiro atribuído a Daniel Vorcaro, explicando a complexa rede de operações e os impactos do escândalo.

Ao fim da reunião, Lula teria feito um comentário direto a Toffoli: “Você tem agora a chance de reescrever a sua biografia”. A frase foi interpretada como um sinal claro da expectativa do presidente em relação à condução do caso no Supremo Tribunal Federal.

Até agora, porém, a atuação do ministro tem gerado críticas e constrangimentos. Na semana passada, Toffoli ainda tentou agendar um novo encontro com Lula para o início de fevereiro, mas, segundo apuração, não obteve retorno do Palácio do Planalto.

Com informações do O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: PT aposta no Carnaval e lança clipe com samba-enredo para exaltar trajetória de Lula

Vídeo: Reprodução/YouTube

O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou neste sábado (24) um videoclipe com o samba-enredo que homenageia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A música será apresentada pela escola de samba Acadêmicos de Niterói, que fará sua estreia no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026.

O material reúne imagens marcantes da vida pessoal e política de Lula, além de registros históricos do PT, embalados pelo samba-enredo que será levado à Marquês de Sapucaí. O clipe também apresenta a letra completa da composição, interpretada por Emerson Dias e assinada por um grupo de nove compositores, entre eles Teresa Cristina e Arlindinho.

Com o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a Acadêmicos de Niterói abrirá o primeiro dia de desfiles, em 15 de fevereiro de 2026. A proposta é narrar desde a infância do presidente no agreste pernambucano até sua consolidação como liderança política nacional e internacional.

O desfile abordará ainda a migração para São Paulo, a atuação sindical, a resistência à ditadura militar e os mandatos presidenciais. A presença de Lula na Sapucaí, no entanto, ainda não foi confirmada pela escola.

Com informações do Poder360

Opinião dos leitores

  1. O problema não é Lula ou do Carnaval enredo ou escola de samba, o problema é do idiota que vota no Lula e no PT.
    Burrices tem limites, mas parece que os eleitores do lula e do PT que não os tem.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Inmet emite alerta de baixa umidade para 72 municípios do RN

Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade do ar para 72 municípios do Rio Grande do Norte, atingindo principalmente cidades das regiões Central e Oeste do estado. O aviso é classificado como de perigo potencial (nível amarelo) e segue válido até as 21h da próxima segunda-feira (26).

De acordo com o Inmet, a umidade relativa do ar nessas áreas pode variar entre 20% e 30%, índice considerado abaixo do ideal para a saúde. Apesar disso, o órgão aponta baixo risco tanto para incêndios florestais quanto para agravamento de problemas de saúde, mantendo o alerta no nível mais brando da escala.

O instituto utiliza três níveis de aviso para esse tipo de situação: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (muito perigo). No atual cenário, não há previsão de elevação do alerta para níveis mais severos no estado.

Como medidas preventivas, o Inmet orienta a população a intensificar a ingestão de líquidos, evitar atividades físicas nas horas mais secas e quentes do dia, reduzir a exposição direta ao sol e, sempre que possível, manter ambientes umidificados.

Municípios sob alerta de baixa umidade no RN:

  • Acari
  • Açu
  • Água Nova
  • Alexandria
  • Almino Afonso
  • Antônio Martins
  • Apodi
  • Augusto Severo
  • Caicó
  • Caraúbas
  • Carnaúba dos Dantas
  • Coronel João Pessoa
  • Cruzeta
  • Currais Novos
  • Doutor Severiano
  • Encanto
  • Equador
  • Felipe Guerra
  • Florânia
  • Francisco Dantas
  • Frutuoso Gomes
  • Governador Dix-Sept Rosado
  • Ipueira
  • Itaú
  • Janduís
  • Jardim de Piranhas
  • Jardim do Seridó
  • João Dias
  • José da Penha
  • Jucurutu
  • Lagoa Nova
  • Lucrécia
  • Luís Gomes
  • Major Sales
  • Marcelino Vieira
  • Martins
  • Messias Targino
  • Olho d’Água do Borges
  • Ouro Branco
  • Paraná
  • Paraú
  • Parelhas
  • Patu
  • Pau dos Ferros
  • Pilões
  • Portalegre
  • Rafael Fernandes
  • Rafael Godeiro
  • Riacho da Cruz
  • Riacho de Santana
  • Rodolfo Fernandes
  • Santana do Matos
  • Santana do Seridó
  • São Fernando
  • São Francisco do Oeste
  • São João do Sabugi
  • São José do Seridó
  • São Miguel
  • São Rafael
  • São Vicente
  • Serra Negra do Norte
  • Serrinha dos Pintos
  • Severiano Melo
  • Taboleiro Grande
  • Tenente Ananias
  • Tenente Laurentino Cruz
  • Timbaúba dos Batistas
  • Triunfo Potiguar
  • Umarizal
  • Upanema
  • Venha-Ver
  • Viçosa

Com informações do Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Sob risco nos estados, PT muda a rota e aposta tudo no Congresso em 2026

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Diante de dificuldades nas disputas estaduais, o PT decidiu concentrar forças nas eleições para a Câmara e, sobretudo, para o Senado, deixando em segundo plano a corrida pelos governos. A prioridade absoluta da legenda segue sendo a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estratégia que pode resultar no menor número de candidatos petistas a governador da história do partido, repetindo o movimento visto em 2010, quando a sigla focou na vitória presidencial.

Integrantes do grupo que discute a tática eleitoral avaliam que o PT deve lançar apenas sete candidatos aos governos estaduais, sendo três à reeleição, número que ainda pode sofrer ajustes em estados como São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Maranhão. A leitura interna é de que disputar palácios estaduais sem viabilidade pode custar capital político e prejudicar a montagem de palanques competitivos para Lula.

A grande aposta está no Senado, onde estarão em jogo 54 cadeiras. Dirigentes petistas avaliam que garantir maioria na Casa é essencial para evitar travamentos institucionais em um eventual quarto mandato de Lula. A estratégia espelha, inclusive, o plano traçado por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, que também buscam dominar o Legislativo como forma de influência política.

Nos estados hoje governados pelo PT, o cenário preocupa. Rafael Fonteles, no Piauí, aparece como o único com situação confortável. Já Jerônimo Rodrigues (Bahia), Elmano de Freitas (Ceará) e o grupo que tenta emplacar Cadu Xavier no Rio Grande do Norte enfrentam desempenho frágil nas pesquisas. Diante disso, o partido discute reforços de peso nas campanhas, como a possível saída do ministro Camilo Santana do MEC para atuar diretamente na eleição cearense.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *