Todos os candidatos do PSDB são unanimes: querem a melhor aliança para fortalecer também Geraldo Melo

Observadores da reunião que aconteceu na Presidência do PSDB, no bairro Tirol contaram que todos os pré-candidatos da sigla estão unidos e conscientes que para conseguirem a vitória completa, os pretendentes ao cargo de Governador terão que oferecer as melhores condições na chapa proporcional também.O PSDB tem o nome de Geraldo Melo para o Senado, que cresce mais agora com a desistência do senador José Agripino Maia (DEM), em concorrer à reeleição.

Os deputados José Dias, Márcia Maia, Larissa Rosado e o pré-candidato Dr. Tiago Almeida estão de olho na aliança que possa fazer mais vagas para a Assembleia Legislativa. O deputado federal Rogério Marinho também analisa essa alternativa, já que sua reeleição está encaminhada e fortalecida com novas bases em várias regiões do Estado. A ex-deputada federal, Sandra Rosado, hoje vereador por Mossoró tentará mais um mandato na Câmara dos Deputados com apoios no Alto, Médio e Oeste Potiguar. té mesmo os deputados Raimundo Fernandes e Tomba Farias, que tem suas preferências pelo nome do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), não serão obstáculos caso o PSDB faça coligação com o governador Robinson Faria. Os dois são conscientes que a nominata do PSD é superior a do PDT, que só tem a vereadora Nina Souza, como opção.

Richard ‘The Old Man’ Harrison, do reality show ‘Trato Feito’, morre aos 77 anos

Richard Benjamin ‘The Old Man’ Harrison, estrela do reality show ‘Trato Feito’, do History Channel (Foto: Divulgação/Facebook)

Estrela do reality show “Trato Feito”, exibido pelo canal History Channel, o americano Richard Harrison, conhecido como “The Old Man” (ou “O Velho”), morreu nesta segunda-feira (25), aos 77 anos, informou seu filho Rick Harrison, também partcipante do programa.

“Richard Benjamin ‘The Old Man’ Harrison se foi nesta manhã cercado por aqueles que amava. Ele vai fazer muita falta para sua família, sua equipe na Gold & Silver Pawn e seus muitos fãs ao redor do mundo”, escreveu Rick no Instagram.

A causa da morte não foi divulgada.

O obituário publicado no site do History Channel diz que Richard Harrison perdeu US$ 1 milhão no mercado imobiliário depois de servir na marinha americana.

Em seguida, mudou-se com a família para Las Vegas, onde ele e o filho abriram em 1988 a loja de penhores retratada em “Trato Feito”.

“Ele era meu herói e tive muita sorte de ter um ‘Velho’ tão legal como meu pai. (…) Ele viveu uma vida plena e, através do programa ‘Trato Feito’, tocou as vidas de muitas pessoas por aí, ensinando a elas o valor do amor pela família, do trabalho duro e do humor.”

G1

Bandidos invadem delegacia na Zona Norte e roubam armas

A audácia dos marginais em Natal não tem limite. Na madrugada desta segunda-feira(25), bandidos invadiram a 6ª DP, no bairro Pajuçara, na Zona Norte de Natal e levaram armas, drogas e documentos.

Segundo a Polícia, para ter acesso a área interna, os marginais pularam o muro da unidade e quebraram o ar-condicionado da sala de chefia de investigação.  O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) esteve no local para colher informações e digitais e a Polícia Civil vai investigar o caso.

Ainda não se sabe quantos homens invadiram a delegacia. No local, não há sistema de câmeras de segurança.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Reginaldo Menezes disse:

    Imaginem para nós meros mortais.

FOTOS: Incêndio em estabelecimento comercial no Alecrim tem ação do Corpo de Bombeiros

Fotos: enviadas ao Zap Meio-Dia RN

Um incêndio de origem desconhecida até a publicação deste post foi registrado no fim da manhã desta segunda-feira(25) em um estabelecimento comercial no bairro do Alecrim, nas imediações da Coronel Estevam, na Zona Leste de Natal.

Não se tem informação da sua gravidade e danos causado ao local. Corpo de Bombeiros esteve no local para o combate as chamas.

Uruguai vence Rússia, faz melhor campanha em 60 anos e passa em 1º às oitavas; Arábia Saudita vence Egito de virada

O Uruguai confirmou nesta segunda-feira (25), em Samara, sua posição como equipe mais forte do Grupo A ao vencer a anfitriã Rússia por 3 a 0 e chegar à liderança, com 100% de aproveitamento na primeira fase, algo que não acontecia desde a Copa de 1954. Apesar da derrota, os donos da casa fizeram uma campanha surpreendente e também estão no mata-mata.

O Uruguai fecha a fase de grupos sem levar um gol sequer.

Nas oitavas de final, os uruguaios irão enfrentar o segundo colocado do Grupo B, que tem Espanha, Portugal e Irã com chances de classificação —Marrocos está eliminado— e que começa a ser definido a partir das 15h desta segunda. O primeiro da chave terá os russos pela frente.

A partida que definiu o primeiro lugar do Grupo A começou cercada de expectativas. A Rússia iniciou o confronto com a possibilidade de fazer a melhor campanha da história de um anfitrião na fase de grupos, algo que nem o russo mais otimista poderia sonhar. Bastava vencer por um 1 a 0 para igualar a França de 1998 com 9 pontos, 9 gols a favor e apenas 1 contra (saldo de 8). Mas o atacante uruguaio Luis Suárez colocou água na vodca do torcedor adversário logo aos 9 minutos do primeiro tempo ao marcar de falta.

Nem o meia Tcherishev autor de três gols na Copa, pôde fazer algo para ajudar sua equipe. Ele foi às redes, mas desta vez com um gol contra, após desviar chute de Laxalt, aos 22 min, e enganar o goleiro Akinfeev.

O técnico Stanislav Tchertchesov, da Rússia, decidiu poupar alguns jogadores em razão de sua seleção já estar classificada. Entre os que ficaram de fora estavam o lateral direito brasileiro Mário Fernandes, que iniciou o jogo no banco. Em seu lugar entrou Smolnikov, expulso aos 37 min após levar o segundo cartão amarelo. De fato, não era o dia dos donos da casa.

A expulsão fez com que o treinador russo tirasse o artilheiro Tcherishev e colocasse Fernandes em campo para recompor o sistema defensivo.

Com um a menos, a vida da anfitriã ficou mais difícil. Os atacantes uruguaios Cavani e Suárez trocavam de posição o tempo todo, infernizando a defesa russa. O lateral esquerdo Laxalt foi outro destaque. Com liberdade pelo lado do campo, ele foi responsável pelo chute que deu o segundo gol ao Uruguai e pela jogada que rendeu a expulsão de Smolnikov.

Óscar Tabárez​, técnico da seleção sul-americana, também poupou jogadores. Giménez, Varela, Sánchez e Cristian Rodríguez iniciaram a partida no banco. Nada que impedisse o Uruguai de ser… Uruguai. Sempre brigando por todas as bolas, em todas as faixas do campo. Todo esse empenho resultou no terceiro gol da equipe, marcado por Cavani —o primeiro dele no Mundial—, aos 44 min.​ Agora, resta aguardar o adversário das oitavas de final.

EGITO X ARÁBIA SAUDITA

No jogo entre os eliminados do Grupo A, realizado em Volgrado, a Arábia Saudita venceu o Egito por 2 a 1 com um gol marcado nos acréscimos do segundo tempo.

Os sauditas terminaram sua campanha em terceiro lugar do Grupo A, com três pontos, enquanto os egípcios, zerados, ficaram em último.

Apesar da derrota, os destaques do jogo entre as duas seleções foram do Egito: Salah e El Hadary.

O badalado atacante, eleito o melhor em campo, marcou um bonito gol de cobertura. Já o goleiro, de 45 anos, tornou-se o jogador mais velho a entrar em campo na história das Copas do Mundo. Ele superou o também goleiro Faryd Mondragón, da Colômbia, que jogou o Mundial de 2014, no Brasil, aos 43 anos.

Não satisfeito com o recorde, ele ainda defendeu um pênalti quando sua equipe vencia por 1 a 0. No entanto, ele não conseguiu impedir a vitória da Arábia Saudita, que empatou em nova penalidade, desta vez batida pelo volante Al-Faraj, aos 50 min do primeiro tempo, e virou aos 48, com o atacante Al-Dawsari.

Folha de São Paulo

 

PSDB reúne todos os pré-candidatos e Executiva Estadual será convocada na sexta-feira

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (25) uma reunião com todos os pré-candidatos do PSDB, na Presidência do Partido, que fica no bairro Tirol. A pauta do encontro discutiu as nominatas que o PSDB lançará para a chapa proporcional de estadual e federal, além do nome de Geraldo Melo, como postulante ao Senado. Ficou agendada para o início de agosto a Convenção Estadual do PSDB, que homologará todos os candidatos e as coligações.

“Estamos ouvindo todos os deputados, pré-candidatos, prefeitos e lideranças que fazem do PSDB um partido forte e respeitado em todo Estado. Estamos sendo democráticos e todos juntos pensando no fortalecimento da legenda. Até a sexta-feira, vamos convocar a Executiva Estadual para encaminhamos a posição do partido a Convenção Estadual”, afirma o deputado Ezequiel Ferreira de Souza, presidente Estadual do PSDB Potiguar.

Também foi discutida a visita do pré-candidato à presidência da República, Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo, que cumprirá agenda no Rio Grande do Norte no próximo mês de julho.

Participaram das discussões o deputado federal Rogério Marinho, o ex-senador Geraldo Melo, os deputados estaduais Gustavo Carvalho, Larissa Rosado, Márcia Maia, Raimundo Fernandes, Tomba Farias, José Dias e Ezequiel Ferreira. Os pré-candidatos Sandra Rosado (federal) e Dr. Tiago Almeida (Estadual), além do empresário Haroldo Azevedo, postulante a uma das suplências de senador, também estavam na sede do PSDB Potiguar.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. reginaldo menezes disse:

    só a nata, (melhor adjetivo que consegui).

  2. M.D.R. disse:

    Se o PSDB , apoiar o Governo ROBINSON, é tiro no pé.

Integrante de facção conhecido como “matador de policiais” é preso na Grande Natal

Uma operação conjunta envolvendo policiais civis e militares prendeu por volta das 11h desta segunda-feira(25), em localização na região metropolitana de Natal a ser esclarecida, um homem acusado de integrar uma facção criminosa, e também conhecido como matador de policiais.

Segundo informações preliminares, o homem de identidade a ser confirmada foi flagrado com armas, munições, drogas e dois veículos roubados. Ainda segundo os policiais, o acusado ainda foi flagrado com um vasto material de vítimas.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Jackson disse:

    Para que prender uma desgraça dessa, atira para matar polícia, deixar um verme desse solto.

  2. Brasil país sem jeito disse:

    Ainda hoje ele sai na audiência de custódia,PARABÉNS PARA A JUSTIÇA

Projeto que obriga planos de saúde no RN a justificarem negativa de cobertura se torna lei

Agora é lei. As operadoras de plano de saúde que atuam no Rio Grande do Norte passarão a ter a obrigação de comunicar por escrito ao beneficiário as razões da negativa de um procedimento. A publicação da lei, de autoria da deputada Márcia Maia (PSDB), foi feita nessa quinta-feira (21) no Diário Oficial do Estado.

De acordo com o texto da nova lei, a informação da negativa deverá ser em linguagem clara, indicando a cláusula contratual ou o dispositivo legal que a justifique. Os documentos devem ser entregues ao consumidor de forma gratuita e enviados através de fax, correio eletrônico ou qualquer outro meio que assegure ao consumidor o seu recebimento, exceto comunicação verbal. As empresas terão um prazo de 45 dias para se adequarem à nova legislação estadual.

Em caso de negativa total ou parcial, a operadora deverá entregar ao consumidor, no local do atendimento médico, o comprovante da negativa de cobertura, onde constará, além do nome do cliente e do número do contrato, o motivo da negativa, de forma clara, dentre outras informações conforme prevê o texto da lei.

Além disso, o hospital privado deverá fornecer ao consumidor, no local do atendimento médico, desde que solicitado, uma declaração contendo data e a hora do recebimento da negativa e laudo ou relatório do médico responsável, atestando a necessidade da intervenção médica.

Anualmente, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, recebe milhares de reclamações sobre negativa de procedimentos pelos planos de saúde. Segundo Márcia Maia, a medida busca proteger o consumidor na relação com as operadoras.

“O Rio Grande do Norte tem mais de 524 mil usuários de planos de saúde, por isso, garantir um instrumento como esse é dar mais segurança ao cidadão que faz uso desse serviço. É uma conquista importante que vai proteger e auxiliá-los no relacionamento com as operadoras”, destaca a parlamentar.

O descumprimento da lei sujeita o infrator às penalidades previstas no art. 56 do Código de Defesa do Consumidor que prevê desde multa até suspensão ou cassação de licença de operação. Em caso de descumprimento dos termos da Lei em atendimento que envolva procedimentos de urgência ou emergência não será admitida a aplicação de pena de multa inferior a 10 salários mínimos.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. SANDRO disse:

    Qual o número da Lei?

Número de turistas estrangeiros no RN cresce quase 20% no primeiro semestre

A política de promoção dos destinos potiguares, aliada ao trabalho continuado de infraestrutura turística, tem mantido índices de crescimento no turismo do Rio Grande do Norte. Mesmo com a greve dos caminhoneiros e outros fatores externos ao longo do semestre, o mercado internacional se manteve em alta com 19,56% a mais do que o mesmo período de 2017, segundo dados da Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio Grande do Norte.

Segundo a Polícia Federal, o aumento de 19,56% de estrangeiros entre janeiro e maio de 2018 corresponde a 13.629 turistas internacionais, sendo 2.230 a mais do que o mesmo período em 2017. O número representa uma injeção de aproximadamente R$ 5,5 milhões a mais na economia potiguar.

“Temos assistido aumentos continuados no número de turistas ao longo desta gestão, seja no mercado nacional ou internacional. Esses dados reforçam o acerto em nossa política de divulgação, mas temos a ciência de que precisamos explorar outros mercados para um crescimento ainda mais substancial”, aponta o secretário estadual de Turismo, Manuel Gaspar.

A Argentina se mantém na liderança com 5.059 turistas e crescimento de 61,5% em relação ao ano passado. Portugal também permanece na segunda colocação, seguido por Itália, Espanha, França e Alemanha. Na sequência, a Suiça, com crescimento de 71%.

“Esses dados apontam presença maior de estrangeiros justo nos países onde apostamos a divulgação dos nossos destinos. Ou seja: é um crescimento fruto do trabalho realizado, planejado. No turismo nada acontece por acaso”, destaca o presidente da Emprotur, Rogerinho Pessoa.

Apenas neste ano, o Governo do Estado esteve presente em eventos turísticos promovidos na Holanda, Espanha, Portugal (duas vezes) e Alemanha. Em maio, protagonizou o Meeting Brasil – Missão Rio Grande do Norte, com presenças no Uuruguai, Argentina (três cidades) e Paraguai.

Entre 31 de julho e 2 de agosto próximos, participará do Meeting Brasil, a ser realizado no Uruguai, Chile, Peru e Colômbia. Em setembro, a terceira e última edição do Meeting Brasil, mais uma vez no Uruguai, Argentina e Paraguai. E ainda este ano estão programadas participações em outras duas feiras de Portugal, e duas na Argentina. Tudo com recursos do Governo Cidadão, por meio de empréstimo do Banco Mundial.

Administradora de grupo de WhatsApp deve indenizar por não coibir ofensas

A 34ª câmara de Direito Privado do TJ/SP reformou sentença e condenou uma jovem, administradora de um grupo de WhatsApp, a indenizar em R$ 3 mil por danos morais um garoto vítima de bullying no grupo. De acordo com a decisão, a condenação se deve ao fato dela não ter feito nada para impedir as ofensas.

“Ré que, na qualidade de criadora do grupo, no qual ocorreram as ofensas, poderia ter removido os autores das ofensas, mas não o fez, mostrando ainda ter-se divertido com a situação por meio de emojis de sorrisos com os fatos.”

De acordo com os autos, a jovem criou um grupo de WhatsApp com o objetivo de combinar com seus amigos de assistir em sua casa a uma partida da seleção brasileira na Copa de 2014. Contudo, no grupo formado, ocorreram ofensas contra um dos membros, chamado de “bicha, veado, gay, garoto especial, bichona”, entres outros.

Em 1º grau, o pedido de indenização foi julgado improcedente. A juíza de Direito Andrea Schiavo, da 1ª vara Cível de Jaboticabal, pontuou que a jovem não postou qualquer mensagem ou deboche praticando bullying. Para a magistrada, desta forma, ela não poderia ser penalizada por criar um grupo em aplicativo de celular com a finalidade exclusiva de convidar um grupo de amigos para um evento em sua residência.

Relator do recurso no TJ/SP, o desembargador Soares Levada reconheceu que efetivamente não há demonstração alguma de que a jovem tenha, ela própria, ofendido diretamente o integrante do grupo. Afirmou também ser “inegável” que no WhatsApp o criador de um grupo em princípio não tem a função de moderador nem pode saber, com antecedência, o que será dito pelos demais integrantes que o compõem.

No entanto, ele entendeu que o criador do grupo é sempre denominado seu administrador por uma razão simples: pode adicionar e remover termos utilizados na rede quem bem quiser e à hora em que quiser.

“Ou seja, no caso dos autos, quando as ofensas, que são incontroversas, provadas via notarial, e são graves, começaram, a ré poderia simplesmente ter removido quem ofendia e/ou ter encerrado o grupo. Quando o encerrou, ao criar outro grupo o teor das conversas permaneceu o mesmo, como as transcrições juntadas aos autos, cuja autenticidade não é questionada, demonstram à saciedade.”

Para o magistrado, ela também não procurou minimizar as coisas e não só não o fez como, quando postaram “`Vai processar o que vava (sic; que obviamente quis dizer “vaca”, no sentido também evidente de “puta”), a ré sorriu por meio de emojis, mostrando que se divertiu bem com a história”.

Assim, o desembargador entendeu que ela é corresponsável pelo acontecido, com ou sem lei de bullying, “pois são injúrias às quais anuiu e colaborou, na pior das hipóteses por omissão, ao criar o grupo e deixar que as ofensas se desenvolvessem livremente. Ao caso concreto basta o artigo 186 do CC”.

Contra os demais ofensores existe outro processo, que será objeto de exame autônomo, segundo o desembargador.

Processo: 1004604-31.2016.8.26.0291
Migalhas

 

França poupará jogadores e rejeita estratégia para evitar Argentina

Didier Deschamps, técnico da França, em entrevista nesta terça-feira (Foto: REUTERS/Carl Recine)

O técnico da França, Didier Deschamps, confirmou nesta segunda-feira que poupará titulares contra a Dinamarca, nesta terça, em Moscou – em partida que vale a liderança do Grupo C da Copa do Mundo. Ele não confirmou quais jogadores serão preservados, mas a tendência é de que metade da equipe principal ganhe descanso. Os franceses já estão classificados.

– Quando você consegue seis pontos nos dois primeiros jogos, sabe que está classificado. Nós queremos ser os primeiros do grupo. Mas temos que levar em conta diferentes parâmetros, temos que avaliar situações individuais. Alguns jogaram demais, outros têm cartões amarelos. Se eu puder preservar alguns jogadores antes das oitavas… depois disso, não será mais possível. Não é um único critério que prevalece. Eu posso ter que poupar alguns. E a situação é diferente para cada jogador, para cada posição – disse o treinador.

Segundo o jornal “L’Équipe”, a provável escalação tem: Mandanda, Sidibé, Varane, Kimpembe e Hernandez; Kanté, N’Zonzi, Dembélé, Griezmann e Lemar; Giroud. Com isso, seriam poupados o goleiro Lloris, o lateral-direito Pavard, o zagueiro Umtiti, os meias Pogba e Matuidi e o atacante Mbappé.

O técnico Didier Deschamps também foi questionado se a França estava disposta a ajudar a Dinamarca. Um empate no jogo desta terça-feira é interessante para as duas equipes: garante os franceses em primeiro e assegura a classificação dos dinamarqueses. Mas o treinador rejeitou a ideia.

– Não vamos ajudar a Dinamarca agora. Nós queremos ser os primeiros do grupo, mas nunca vou dizer para o meu time que vamos jogar para empatar. Vamos jogar para ganhar, e a Dinamarca também. Talvez um empate sirva para os dois, mas eu nem quero falar sobre isso. Eu quero que meu time entre em campo e faça tudo para ganhar – afirmou Deschamps.

O Grupo C tem uma situação curiosa. Seus classificados vão cruzar, nas oitavas de final, com quem passar no Grupo D, o da Argentina. Mas como a equipe de Messi vem fracassando no começo da competição, caberá ao primeiro colocado enfrentá-la na próxima etapa caso ela consiga avançar. O segundo enfrentaria a Croácia (a Nigéria também tem chances). Daí a pergunta para Deschamps: é melhor ser segundo?

– Eu não quero pensar sobre isso, nem falar sobre isso. Nós queremos ganhar o grupo.

França e Dinamarca se enfrentam às 11h desta terça-feira, com transmissão ao vivo da TV Globo, do SporTV e do GloboEsporte.com. Nas duas primeiras rodadas, os Bleus venceram Austrália (2 a 1) e Peru (1 a 0).

Globo Esporte

RN atinge a meta de vacinação contra a Influenza

A 20ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, iniciada em 23 de abril, teve sua última prorrogação encerrada nesta sexta-feira, dia 22 de junho. O Rio Grande do Norte, até esta data, administrou 835.729 mil doses, atingindo uma cobertura vacinal geral de 90,07%.

A coordenadora estadual de imunização, Katiúcia Roseli, explica que a partir do dia 25 de junho os municípios que ainda não atingiram a meta deverão buscar estratégias para continuar vacinando os grupos prioritários, em especial crianças e gestantes, pois são os dois únicos grupos que ainda não atingiram a meta da campanha. “Informamos, ainda, que a partir do dia 25 de junho, caso haja disponibilidade de vacinas no município, esta poderá ser oferecida para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde”.

A coordenadora afirmou que a campanha terá resultados positivos para a saúde pública no estado. “A Sesap e a Coordenação Estadual do Programa de Imunizações celebram a meta alcançada pois acreditamos no impacto positivo que isso acarretará, visto que a vacina tem como objetivo proteger a população de casos de influenza e reduzir as complicações e internações ocasionadas por esta”.

Presos fogem de Cadeia Pública em Mossoró

Pelo menos 14 presos fugiram da Cadeia Pública Dr. Manoel Onofre de Souza, em Mossoró, durante a madrugada desta segunda-feira (25). A informação foi confirmada pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc). NA ocasião, os fugitivos estavam na cela 1 do Pavilhão 1, junto com outros oito presos que, vale o destaque, não fugiram. Durante a ação, abriram um buraco no teto, subiram no telhado e depois passaram por uma brecha aberta entre a cerca elétrica e a concertina do muro.

Segundo a Sejuc, o local será periciado e as circunstâncias da fuga estão sendo investigadas. Até o momento nenhum fugitivo foi recapturado.

 

 

Árbitro da estreia da Alemanha vai apitar duelo Brasil x Sérvia

Saiu o trio de arbitragem que apitará o jogo entre Brasil e Sérvia, pela última rodada da fase de grupos, na quarta-feira, às 15h (Brasília). O árbitro que comandará o jogo será o iraniano Alireza Faghani. Ele será auxiliado pelos compatriotas Reza Sokhandan e Mohamm Mansouri.

Alireza Faghani aplicando cartão amarelo no alemão Müller na partida contra o México (Foto: Jay Barratt – AMA/Getty Images)

O trio apitou a partida da primeira rodada entre Alemanha e México. Os mexicanos venceram por 1 a 0, em confronto sem polêmicas com a arbitragem.

O Brasil, líder do Grupo E com quatro pontos, precisa ao menos empatar para se classificar. Se perder o jogo, só não será eliminado da Copa do Mundo se a Suíça perder para a Costa Rica pelo mesmo número ou mais de gols de diferença.

Globo Esporte

 

Marca lança cobertor para evitar mancha na cama durante sexo na menstruação

Imagem: Divulgação/Thinkx

Para muita gente, transar durante a menstruação ainda é um grande tabu, seja pelo sangue, pelo nojinho ou pela sujeira sobre a roupa de cama.

Pensando em resolver o último problema, a marca de roupas íntimas THINKX desenvolveu um cobertor que absorve o sangue e não mancha o tecido.

Funciona assim: um lado da mante tem cor escura e quaro camadas de absorção. O outro lado da peça é de algodão macio costurado com linha vermelha, para evitar que a costura fique manchada.

A facilidade, no entanto, custa caro: 369 dólares, o equivalente a 1,3 mil reais.

Maria Molland Selby, CEO da THINKX, disse nas redes sociais da marca que o sexo durante o período menstrual é “totalmente seguro e natural” e que os orgasmos podem ajudar a aliviar as dores da cólica menstrual.

Universa – UOL

Vício em videogames passou a ser, oficialmente, um distúrbio mental

Foto: (Zinkevych/iStock)

Ansiedade, TOC, Transtorno Bipolar. Você já se acostumou a ouvir que essas são doenças, com sintomas, tratamentos e estudos científicos criados especificamente para elas ao redor do globo.

O que você nunca deve ter parado para pensar é que essa estrutura toda só é criada porque há unanimidade de que essas condições são, de fato, distúrbios – e não meramente questões comportamentais das pessoais ou apenas sintomas de outras doenças, como muitos acreditaram por décadas. TOC era apenas uma personalidade zelosa, até que a compreensão sobre esses distúrbios evoluísse devidamente.

Hoje, vemos novos transtornos traçando o mesmo caminho. A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou sua listagem oficial de doenças e, agora, o vício em videogames foi oficialmente classificado como um distúrbio mental – incentivando a comunidade médica a estudar profundamente a questão.

Mas é importante ter calma. Isso não significa que você – ou seu filho – têm um problema de saúde. Virar uma noite ou outra para zerar o novo God of War e ficar em primeiro no Fortnite não é um sintoma propriamente dito.

A grande questão na hora do diagnóstico é a intensidade. A OMS afirma que os dependentes dos games podem ser identificados porque repetem, em geral, três padrões de comportamento: 1) a falta de controle quando tenta diminuir a frequência e duração das jogatinas; 2) a crescente priorização dos jogos na vida do gamer; 3) a continuidade do hábito de jogar, mesmo que ele traga consequências negativas para a vida pessoal, ou profissional do paciente – ou seja, aquela velha história do “não sou viciado, paro quando quiser” que não se concretiza nunca.

A OMS, então deixa claro: só 3% dos jogadores de videogame possuem a dependência. Em geral, jogar uma partida ou outra pode até trazer benefícios, como já falamos aqui.

A ideia é que, com a adição do transtorno à listagem oficial de doenças da organização, o vício em videogame receba mais atenção médica e incentive novos estudos em busca de políticas de prevenção e tratamentos. É exatamente o mesmo que acontece com outros tipos de vício, como o relacionado à jogos de azar, drogas e álcool – e o único caminho possível para dar Game Over no problema.

Super Interessante