Cidades

Homem constrói o próprio jazigo para “ser homenageado ainda em vida”, põe foto e deixa recado: “Em breve”

Jazigo de Cleyton Melo de Sousa, que construiu própria catacumba em Limoeiro, no Agreste de Pernambuco — Foto: Reprodução/WhatsApp

O cemitério de Vila Mendes, em Limoeiro, no Agreste pernambucano, ganhou uma construção que está dando o que falar. Um comerciante ficou “famoso” no pequeno distrito de pouco mais de 7 mil habitantes ao erguer o próprio jazigo. No espaço reservado para a data do óbito está escrito “em breve”, ao lado de uma foto colorida dele.

“Não tenho medo de morrer. Estou esperando por ela [a morte]”, declara Cleyton Melo de Souza.

Aos 36 anos, casado e pai de três filhos de 6, 11 e 18 anos, Cleyton é dono de uma padaria localizada em Mendes, distante seis quilômetros do Centro de Limoeiro. Na localidade, a vida é bem tranquila e o celular nem sempre pega direito.

A padaria ele herdou de um cunhado. Bem de saúde e tranquilo quanto aos negócios, ele disse que pensou na obra da própria tumba para “ser homenageado ainda em vida”.

“Eu ia ao cemitério para acompanhar enterros e ficava pensando nas pessoas que estavam lá, num cantinho, e ninguém via. Eram homenagens discretas. Aí, fiz a minha tumba para ver as pessoas me homenageando de verdade”, afirmou o comerciante, se divertindo da inusitada construção.

O jazigo de Cleyton custou R$ 3.500, incluindo o “terreno”, material e mão de obra. “Fui lá e falei com administrador, disse que ia fazer e ele deixou”, contou.

Na obra, em formato de “capelinha”, há espaço para dois caixões. É possível observar duas fotos de Cleyton, e um local para acender velas e colocar plantas.

O serviço terminou em 2021, mas começou a ganhar mais notoriedade depois que uma pessoa foi ao pequeno cemitério, se deparou com a construção e gravou um vídeo.

O comerciante contou que tudo começou na época do primeiro pico da pandemia, ainda em 2020.

Ele admitiu ter ficado abalado com mortes de pessoas próximas e passou a refletir sobre como seria o seu próprio óbito e como “seria lembrado” pelos familiares e amigos. Assim, descobriu que gostaria de não ser apenas mais um morto naquele cemitério.

Passado certo tempo, começou a ser divertir com a repercussão provocada pela construção do jazigo para ele mesmo. E até se surpreendeu com as pessoas visitando a sua catacumba, no Dia de Finados, em 2021.

“Estava curioso para saber como seria. Fui lá e vi o pessoal colocando velas lá. E tinha muita vela, viu. Fiquei pouco tempo para as pessoas não ficarem brincando muito lá”, disse.

Sobre a obra, Clayton afirma que tem “orgulho” do produto final. “Tem espaço para dois caixões”. Sobre o fato de ter escrito “em breve” no espaço para a data de morte, ele respondeu rápido. “Pode ser daqui a cinco horas ou 50 anos”, declarou.

O bom humor de Cleyton só diminui quando fala sobre a reação da própria mulher. “Ela ficou meio brava. E eu ainda disse que ia colocar a foto dela também”, contou, em tom de brincadeira.

Em relação aos amigos, o comerciante definiu de maneira resumida a situação: “O apelido ainda não pegou muito, mas já me chamam de Clayeton da Tumba”. Ao se despedir, garantiu que iria se cuidar e cumprir a recomendação de “ficar bem vivo”.

g1

Opinião dos leitores

  1. Besteira, aqui em São Paulo do Potengi não tem um , mas , três jazigos de gente viva com foto e tudo mais.

  2. Com ctz um bolsonarista cidadão de bem que não quer honerar a família com gasto com caixão e túmulo, os esquerdistas não querem nem saber de esperar o defunto esfriar pra saquear tudo

  3. 35 milhões de pessoas sem ter o que comer hoje, o presidente do país faz o que?
    Torra dinheiro público andando de moto em Orlando e a boiada imunda acha o que disso?
    Diz que não existe fome no Brasil e Biden é uma boa pessoa.

    1. Teu apedeuta de Caetés-PE vem aí, torrar dinheiro, aproveita e vai fazer companhia ao barba.

    2. Não esquece que o
      Moro recuperou 25 bilhões de reais roubados pela quadrilha do seu ídolo, o que não conseguiu recuperar é algo na casa de trilhões de reais, dinheiro suficiente pra acabar com a fome no Brasil e da África. Você acha que ele ganhando novamente, diante da impunidade presenteada pelo stf a lula, ele irá roubar mais ou menos?

    3. Agora fala sua revolta com LULA que roubou bilhões da Petrobras. Aguardando aqui viu….

    4. Chora bebê!!! Seu ilustríssimo ladrão não bota a cara na rua. Quanta inveja! Quem pode, pode. Relaxa que dói menos. 😭😭😭😭😭

    5. Chora bebê, vou comprar um jumento para vc, que não para de sonhar com a do burro, coisa feia mago, tanta coisa boa para vc admirar no mito, com olhos azuis, físico, inteligência, honestidade, fica ligado no cara de Obama, que depois chamou ele de marginal, tem mais, não gosto do STF, mais hoje o presidente andou dizendo umas verdades sobre o mensalão e petrolao, vá ler.

    1. Calma tia velha, dia 02/10, o povo vai enterrar esse governo lixo e seus apoiadores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

A Proel Engenharia e Housi Smart Living, parceria que irá Reinventar a Vida Urbana em Mossoró com Pioneirismo no Mercado Imobiliário

Foto: Divulgação

A cidade de Mossoró está no limiar de uma transformação habitacional graças à visão de futuro da Proel Engenharia e da Housi. Em uma união estratégica, as duas empresas estão trazendo para o coração do Rio Grande do Norte um novo conceito de moradia que promete redefinir a experiência de viver e interagir com o ambiente urbano.

Durante uma visita recente à São Paulo, Christiano Tito, fundador da PROEL Engenharia, teve um encontro com Alexandre Frenkel, o visionário por trás da Housi e especialista em tecnologias para habitação inteligente e serviços integrados. Juntos, eles estão lançando as bases para a introdução de um estilo de vida em Mossoró que, até então, era exclusivo dos grandes centros urbanos.

O objetivo da parceria é desenvolver um ambiente residencial que combine sofisticação e acessibilidade, atendendo às necessidades de uma sociedade cada vez mais interconectada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CGU fará auditoria em São José de Campestre sobre os recursos da Covid-19

SEI_3181323_Solicitacao_de_Auditoria SEI_3203509_Oficio_6530

A Controladoria-Geral da União comunicou a Prefeitura Municipal de São José de Campestre, que fará uma auditoria nas contas do município para apurar como foram empregados os recursos públicos federais do Sistema Único de Saúde, durante o período da pandemia da Covid-19. Na época, o prefeito era Neném Borges, que foi assassinado em sua casa, no dia 18 de abril de 2023. Desde então, Eribaldo Lima assumiu o comando do município.

O prefeito Eribaldo Lima informou que houve uma reunião na CGU onde foi notificado e explicado todo o processo que vem sendo apurado desde o ano de 2021. Na oportunidade afirmou que irá entregar todos os documentos requisitados que existirem nos arquivos da prefeitura necessários a auditoria. De acordo com as informações repassadas, “a gestão de São José do Campestre recebeu cerca de R$ 15 milhões para o combate à pandemia, onde boa parte desses recursos não tem comprovação ou são duvidosos”.

O prefeito reforça que a bem do serviço público e cumprindo sua obrigação administrativa, todos os gastos da atual gestão são lançados no portal da transparência para fiscalização da população, ao contrário de outras instituições públicas do município.

A CGU solicitou ao prefeito Eribaldo Lima, entre outros itens, que apresente cópia integral de cada processo em formato digital; relação ou relatórios dos pagamentos efetuados em cada processo, contendo, no mínimo: o número da licitação; número do processo de pagamento; valor pago; fonte do recurso; beneficiário do pagamento (com CPF ou CNPJ), extratos bancários e dentre outros.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA RANKING/ BG/ TANGARÁ ESPONTÂNEA: Augusto e Lilico Bezerra empatam em disputa acirrada

 

 

O cenário também volta a se repetir na pesquisa espontânea, quando o entrevistado afirma a preferência eleitoral por conta própria, sem sugestões dos entrevistadores, Augusto Alves aparece com 24,0% das intenções de voto e Lilico tem 22,0%. Os ex-prefeitos, Jorginho Bezerra e Gija, foram citados por 3,0% e 0,60%, respectivamente. Outros nomes citados, registraram 0,40%. Na espontânea, 50% dos eleitores diz “não saber” em quem votará.

 

O Ranking Pesquisas realizou 500 entrevistas presenciais na cidade de Tangará entre os dias 8 e 9 de maio. O índice de confiança é de 95%, com margem de erro de 4,3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número RN-03325/2024.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA RANKING/ BG/ TANGARÁ ESTIMULADA: Augusto e Lilico Bezerra estão tecnicamente empatados na disputa pela Prefeitura 

 

A disputa pela Prefeitura do município de Tangará promete ser acirrada. É o que aponta a pesquisa do Instituto Ranking. Na pesquisa estimulada, o prefeito Augusto Alves tem 39,0% de intenção de votos e o pré-candidato a prefeito, Lilico Bezerra, aparece com 35,0%. 

 

Augusto e Lilico Bezerra, estão empatados tecnicamente no limite da margem de erro do levantamento, de 4,3 pontos percentuais. Um percentual de 26,0% afirmaram não saber em quem votar ou afirmaram votar em branco ou nulo.

 

O Ranking Pesquisas realizou 500 entrevistas presenciais na cidade de Tangará entre os dias 8 e 9 de maio. O índice de confiança é de 95%, com margem de erro de 4,3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número RN-03325/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Cratera gigantesca se abre em Moinho dos Ventos, em Extremoz

 

Voir cette publication sur Instagram

 

Une publication partagée par Via Certa Natal (@viacertanatalrn)

Uma cratera gigantesca em Moinho dos Ventos em Extremoz está aumentando, deixando os moradores cada vez mais preocupados com a situação.

Isso é um problema grave que a prefeitura de Extremoz não consegue dar uma solução, os moradores estão deixando as casa com receios.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEO: Chuvas deixam vias de Natal alagadas; veja pontos


As chuvas durante a madrugada e começo da manhã desta sexta-feira (17) deixaram algumas vias de Natal alagadas. A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) está em alguns pontos orientando os motoristas e informou as vias transitáveis e intransitáveis da capital.

Na rua Tuituí, em Petrópolis, duas árvores caíram e afetou os fios dos portes de energia causando o desligamento de energia das residências no local. A STTU interditou trecho da rua Jaguarari por causa dos alagamentos, no trecho perto dos condomínios de casa e apartamentos e em frente aquele posto perto da rotatória, após a rua Eleusis Magnus Lopes Cardoso, sentido Natal/Parnamirim. Já avenida Mor Gouveia com avenida 7, no Alecrim, também está alagada. A rua Mipibu próximo ao Colégio Auxiliadora está alagada.

As chuvas causaram:

  • Ponto de alagamento transitável na avenida Cap Mor Gouveia x av Adolfo Gordo
  • Ponto de alagamento transitável na avenida Solange Nunes, próximo ao posto de combustível
  • Ponto de alagamento transitável na rua dos Canindés x rua Presidente Sarmento
  • Ponto de alagamento parcialmente transitável na avenida Lima e Silva, entre a avenida Interventor Mário Câmara e rua dos Caicós
  • Ponto de alagamento parcialmente transitável na avenida Amintas Barros, entre a av Interventor Mário Câmara e rua dos Caicós
  • Ponto de alagamento parcialmente transitável na avenida Nevaldo Rocha, próximo a antiga SEMTAS, sentido Zona Norte
  • Ponto de alagamento parcialmente transitável na avenida Prudente de Morais, próximo ao Corpo de Bombeiros, sentido sul
  • Ponto de alagamento parcialmente transitável na avenida Prudente de Morais x avenida Nascimento de Castro
  • Ponto de alagamento transitável na avenida Coronel Estevam X avenida Alexandrino de Alencar
  • Ponto de alagamento na avenida Senhor do Bonfim, próximo a avenida Doutor João Medeiros Filho.
  • Ponto de alagamento transitável na rua Mossoró X Afonso Pena.
  • Ponto de alagamento transitável na avenida Paulistana, próximo a lagoa de captação.
  • Ponto de alagamento transitável na avenida Romualdo Galvão x avenida Alexandrino de Alencar.
  • Ponto de alagamento transitável na avenida Itapetinga próximo à igreja católica.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Jair Bolsonaro tem alta após 11 dias internado para tratar erisipela, diz advogado


 

Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve alta do hospital Vila Nova Star, em São Paulo, segundo confirmou seu advogado, Fabio Wajngarten, nesta sexta-feira (17).

Após 11 dias tratando um quadro de erisipela na unidade hospitalar da capital paulista, o político já está a caminho de Brasília.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Haddad foi excluído do debate sobre demissão de Prates em operação montada por Costa

Foto: Evaristo Sa/AFP

O ministro Fernando Haddad (Fazenda) não estava entre os participantes da reunião em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu um desfecho para a intensa fritura a que o então presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, vinha sendo submetido havia mais de três meses.

Segundo aliados de Lula, o chefe da Fazenda também não participou do processo que culminou com a demissão de Prates.

Visto como um aliado de Haddad no Palácio do Planalto, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também não acompanhou a tomada final de decisão.

Na avaliação de um integrante da equipe econômica, toda a operação foi montada “na surdina”, na Casa Civil, para que Haddad não interviesse em favor da permanência de Prates, como já fizera em abril.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEO: Devido as fortes chuvas, água começa a invadir casas de moradores na Zona Norte de Natal

As fortes chuvas que caem em Natal, desde a madrugada desta sexta-feira (17), estão provocando transtornos.

A água já está entrando nas casas dos moradores da Rua Sampaio Correia, na Zona Norte de Natal, no bairro Nossa Senhora da Apresentação.

Confira abaixo:


Com informações de Via Certa Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Exportações do RN crescem 67,3% no 1º quadrimestre do ano

Foto: Agência Sebrae

O Rio Grande do Norte apresentou um desempenho positivo no mercado internacional nos primeiros quatro meses de 2024. Ao avaliar o desempenho acumulado de janeiro a abril entre 2023 e 2024, o Estado teve um crescimento de 67,3% nas exportações, demonstrou uma expansão significativa de sua capacidade produtiva e uma demanda crescente por seus produtos nos mercados internacionais. Na soma do quadrimestre, o envio de mercadorias ao exterior atinge US$ 312,19 milhões.

As importações também apresentaram um crescimento de 53,6%, refletindo o fortalecimento das operações econômicas internas que dependem de insumos estrangeiros. O Estado importou US$ 155,10 milhões em mercadorias de diversos países. Com isso, o saldo da balança comercial ficou em US$ 157,08 milhões. No ano passado esse saldo foi de US$ 85,64 milhões.

Somente no mês de abril, a corrente de comércio (soma total do valor das exportações e importações) alcançou US$ 103,977 milhões, impulsionado significativamente pelas exportações, especialmente de fuel oil e gasóleo (óleo diesel). Os setores exportadores geraram um faturamento de US$ 85,954 milhões, com aumento de 100,6% em relação mês anterior, enquanto as importações, apesar de representativas, não superaram os valores exportados, totalizando US$ 40,918 milhões, com aumento de 27,6% em relação a março deste ano. Com isso, a balança comercial potiguar registrou um superávit de US$ 45,035 milhões.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *