
Foto: Jesada Wongsa/Getty Images
A euforia toma as mesas de negociação do mercado financeiro mundial nesta segunda-feira, 9, após o último resultado da potencial vacina da Pfizer contra o coronavírus e eleição de Joe Biden nos Estados Unidos. No mercado brasileiro, o clima não é outro, com o dólar despencando quase 3% nas primeiras negociações do dia e a bolsa disparando. Às 11h07, o Ibovespa subia 3,60% para 104.539 pontos, se aproximando do patamar do início de março, antes de o índice perder a marca dos 100.000 pontos pela primeira vez no ano. O dólar recuava 2,47% e era vendido a 5,26 reais.
Em sua primeira análise sobre a última fase de testes, a Pfizer informou que sua vacina teve eficácia de 90% após a segunda dose. Os testes foram feitos com 43.538 voluntários. O pedido de aprovação emergencial da vacina deve ser solicitado à agência reguladora dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) ainda neste mês.
Logo após a divulgação dos resultados preliminares, os principais índices de ações do mundo entraram em forte alta. Na Europa, o índice espanhol IBEX 35 chegou a subir mais de 8%, enquanto o índice Dow Jones futuro, dos Estados Unidos, aponta para uma alta de mais de 7%.
Nas bolsas mundo a fora, ações de empresas que dependem mais do fim da pandemia para a normalização dos negócios, como companhias aéreas e varejistas de comércio físico disparam. Na Alemanha, os papéis da Lufthansa disparam 20% e os da Air France, 23%.
No Brasil, as ações das Lojas Renner avançam mais de 7%. Já os papéis das áreas GOL e Azul e da agência de turismo CVC têm respectivas altas de 17%, 11,65% e 11%.
A expectativa de que a vacina ajude a normalizar o consumo global também impulsiona o preço do barril de petróleo, que dispara cerca de 10% no mercado internacional de futuros. A alta puxa para cima as ações ordinárias e preferenciais da Petrobras, que avançam 13,04% e 14,64%, respectivamente, impulsionando o Ibovespa. Papéis dos grande bancos, que vinham com desempenho fraco no ano, também apresentam forte valorização, com os papéis do Itaú e Bradesco subindo em torno de 10%.
A euforia dos investidores também é observada no mercado de câmbio, onde o dólar perde valor contra todas as principais moedas emergentes. A lira turca, que vinha sofrendo por problemas internos, é a que mais se valoriza, disparando mais de 5%.
Nesse cenário, o índice Nasdaq é o apresenta a menor valorização, com modesta alta de 1,5% devido à sua grande concentração do setor de tecnologia. “As empresas de tecnologia se beneficiaram muito com o coronavírus. Teve mais home office, as pessoas acabaram consumindo mais esses produtos. Agora, com a vacina, elas perdem um pouco de força”, afirma Jefferson Laatus, estrategista-chefe do Grupo Laatus.
Segundo Laatus, os investidores devem sair dessas ações e migrar para papéis da economia tradicional, como de bancos e companhias áreas. “Todas essas empresas estão descontadas, foram muito machucadas pelo coronavírus.”
Exame
Chupo nada Ricardo, vai te lascar, eu vou voltar, com roubo ou sem roubo o povo me quer, e outra, teus políticos são fracos, vê esse Flávio Bolsonaro, vai em cana por rachadinha de gabinete, esmola de otário, comigo é mensalão e petrolhao, babaca.
Acefalia pega ???????????
Tem algum investidor da bolsa por aqui ?
Barril do petróleo sobe 14%, em quê isso vai ajudar aos brasileiros ?
Esses terraplanistas estão a cada dia pior, inclusive o blogueiro que aqui recepciona.
Meu Deus. Carne de segunda a 35 reais por quilo e ainda tem idiotas defendendo o safado do Bozo?
Acéfalos abobalhados!!!!
Do jeito q a coisa estava, em alguns meses o salário mínimo estaria a 100 dólares.
O mercado de ações gostou da vitória de Biden
Vai aparecer algum terraplanista aqui e vai escrever: “ô véio é bom, o cunhao é roxo, é mito, 1º turno, até 2027, o véio é bom demais”…
Temos aqui um analsita de mercado financeiro…
O véi Bolsonaro é duro.
O véi tá estourado.
O véi Bolsonaro ta reeleito.
Em primeiro turno.
Kkkkkkk
CHUPA!!
Luiz Inácio.