Segurança

INSEGURANÇA: Residência e lojas são alvos de ações criminosas no bairro de Lagoa Nova durante a madrugada deste sábado (25)

Foto: Magnus Nascimento

Lojas e uma residência foram alvos de criminosos no bairro de Lagoa Nova, na madrugada deste sábado (25).

Os imóveis ficam nas imediações do cruzamento das avenidas Jaguarari e Antônio Basílio.

O roubo das fiações elétricas dos locais foram o principal objetivo dos criminosos que também levaram tomadas, cadeiras e outros objetos.

Moradores da região relatam que ações criminosas como esta têm se tornado cada vez mais constantes, além da presença frequente de usuários de drogas.

Opinião dos leitores

    1. Agora sejam os crakudos! Quando investigarem vão descobrir um monte de frutados com seus empregos que decidiram se dá bem na vida através de atalhos, ou um monte de playboyzinhos de bairros ricos ou pobres que querem dinheiro para curtir a vida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Mudança na Lei de Improbidade pode ser aplicada a casos em andamento, decide STF

Foto: Carlos Moura/STF/SCO

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (18), que as mudanças feitas pelo Congresso na Lei de Improbidade Administrativa exigindo o dolo (ou seja, a intenção em cometer o crime) devem ser aplicadas aos casos que ainda tramitam na Justiça.

No ano passado, os deputados e senadores excluíram da Lei de Improbidade Administrativa o ato de improbidade culposo (ou seja, quando não fica comprovada a intenção do agente público em cometer esse ato).

Isso significa que um agente ou ex-agente público que tenha sido condenado em 1ª Instância por um ato de improbidade administrativa culposo (isto é, sem que tenha sido demonstrada a intenção dele em cometer esse ato) pode recorrer à Justiça e ser julgado a partir dessa modificação da lei, que extinguiu esse crime.

Com isso, esses acusados seriam beneficiados pelo entendimento novo da lei.

Seguiram esse entendimento os ministros Alexandre de Moraes (relator do processo), André Mendonça, Nunes Marques, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Luiz Fux.

Essa decisão tem o potencial de ajudar uma série de políticos que têm ações pendentes na Justiça por causa de atos de improbidade administrativa praticados no passado, especialmente às vésperas das eleições, quando alguns deles pretendem disputar cargos eletivos.

Apesar disso, o Supremo formou maioria para que a nova lei não seja aplicada para os casos em que já haja uma condenação definitiva (que, no jargão jurídico, é chamada de transitada em julgado).

Além disso, o STF também formou maioria para que os novos prazos de prescrição (tanto em relação ao momento em que o ato foi praticado quanto em relação ao andamento processual) não retroagem. Isso significa que eles só podem ser aplicados a partir de agora, e não devem ser levados em conta para os casos do passado.

Em 2021, o Congresso mudou os prazos de prescrição de modo a tornar a regra mais benéfica aos réus do que anteriormente.

A análise desse ponto também era aguardada por alvos da Justiça, uma vez que poderiam ver suas ações negadas por causa da dilação do prazo de análise do processo.

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, foi vencedor nos quatro entendimentos firmados pela Corte (acompanhado, em cada caso, por diferentes ministros).

A decisão se deu a partir do julgamento de um recurso em que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pediu a condenação de uma procuradora, contratada para defender os interesses da autarquia, ao ressarcimento dos prejuízos sofridos em razão de sua atuação.

Nesse caso específico, os ministros decidiram, por unanimidade, a favor da procuradora — portanto, contra a condenação pedida pelo INSS.

Como o caso teve repercussão geral reconhecida, o entendimento dos ministros neste caso será aplicado nos demais processos do mesmo assunto.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PESQUISA DATAFOLHA: Lula mantém 47%, e Bolsonaro avança para 32%

Fotos: ALFREDO ESTRELLA / AFP e Marcelo Camargo / Agência Brasil

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (18), encomendada pela Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, mostra o ex-presidente Lula com 47% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo atual presidente Jair Bolsonaro, com 32%.

O petista manteve o percentual e o presidente avançou 3 pontos em relação à última pesquisa, feita na última semana de julho, que ainda tinha os nomes de André Janones (Avante) e Luciano Bivar (União Brasil).

Intenção de voto estimulada

  • Lula (PT): 47%
  • Jair Bolsonaro (PL): 32%
  • Ciro Gomes (PDT): 7%
  • Simone Tebet (MDB): 2%
  • Vera (PSTU): 1%
  • Pablo Marçal (PROS): 0%
  • Roberto Jefferson (PTB): 0%
  • Felipe d’Avila (NOVO): 0%
  • Sofia Manzano (PCB): 0%
  • Léo Péricles (UP): 0%
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 0%
  • Eymael (DEMOCRACIA CRISTÃ): 0%
  • Em branco/nulo/nenhum: 6%
  • Não sabe: 2%

O questionário foi registrado no TSE no dia 12, antes da retirada da candidatura de Pablo Marçal e do registro da candidatura de Eymael como Constituinte Eymael. A pesquisa ouviu 5.744 pessoas em 281 municípios e tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com o Datafolha, mesmo com um quadro diferente de candidatos, a pesquisa atual pode ser comparada com as anteriores porque o percentual atingido pelos candidatos que entraram ou saíram da disputa fica entre 0 e 2%, dentro da margem de erro dos levantamentos, “e dessa forma não compromete a evolução dos resultados registrados desde maio deste ano”.

Estratificação

A pesquisa mostra que Lula vai melhor entre os mais pobres, os que se declaram pretos e os que vivem na região Nordeste. As intenções de voto no petista são mais expressivas entre:

  • Eleitores com renda de até 2 salários mínimos (55%)
  • Quem recebe ou mora com alguém que recebe Auxílio Brasil (56%)
  • Moradores da região Nordeste (57%)
  • Autodeclarados pretos (60%)
  • Homossexuais ou bissexuais (69%)

Já Bolsonaro tem melhor desempenho entre os mais ricos, os brancos, os evangélicos e os que vivem na região Norte. A intenção de voto no presidente é maior entre:

  • Quem tem renda superior a 10 salários mínimos (43%)
  • Moradores da região Norte (43%)
  • Autodeclarados brancos (38%)
  • Evangélicos (49%)

g1

Opinião dos leitores

  1. Bichos de chifres podem esperar uma redução de combustíveis até o final de semana. Devemos isso ao Lula 13. A cada pesquisa que ele está na frente , o tchutchuca do centrão entra em desespero. A preocupação deve ser depois que o Lula 13 ganhar no primeiro turno. O parasita, que não pode ver um celular que quer tomar, vai aumentar tudo até o final do ano.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

Simone e Simaria anunciam fim da dupla; irmãs seguirão em carreira solo

Foto: Globo/João Cotta

Simone e Simaria divulgaram uma nota nesta quinta-feira (18) anunciando o fim da dupla. Leia abaixo:

“Em respeito aos fãs, amigos e parceiros, Simone e Simaria comunicam oficialmente que as atividades da dupla estão encerradas. As artistas seguem, a partir daqui, em carreira solo.

Reiteramos que todos os compromissos de shows já contratados até a presente data serão pontualmente cumpridos por Simone.

“Me afastarei temporariamente dos palcos para cuidar dos meus filhos e da minha condição vocal. Sigo cumprindo meus compromissos de publicidade e planejando os próximos passos da minha carreira artística. Aos nossos fãs, todo o meu carinho, amor e gratidão, vocês são o meu combustível para seguir adiante”, diz Simaria.

Simone completa: “A minha vontade de estar nos palcos é imensa e preciso fazer aquilo que amo! Seguirei cantando e levando toda a minha alegria e amor para os fãs de todo o Brasil. Em breve estarei de volta aos palcos e conto com o apoio, carinho e energia de vocês nessa minha nova trajetória

As artistas agradecem a todos pela compreensão e esclarecem que essa pausa se fez necessária para a definição dos próximos passos de suas carreiras.”

g1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Candidato a deputado federal Prof. Josué deve pagar R$ 5.000 de multa por propaganda irregular

Foto: reprodução

Candidato a Deputado Federal pelo PL, José de Oliveira Moreira, o Professor Josué, recebeu do Ministério Público Eleitoral (MPE), uma punição por propaganda eleitoral irregular.

Prof. Josué publicou uma foto em suas redes sociais particular, com a seguinte frase: “Vote em quem irá trabalhar em prol do seu estado, cidade e da nação brasileira”, a foto foi publicada no mês de julho, antes do período eleitoral.

Com isso, na sessão dessa quarta-feira (17), a corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), julgou como procedente a representação e aplicou uma multa prevista de R$ 5.000,00, que deve ser paga pelo candidato.

Josué é presidente do Partido Liberal em Mossoró, médico veterinário, ex-reitor Pro Tempore do IFRN, já foi candidato a prefeito de Mossoró três vezes e agora tenta uma vaga na Câmara dos Deputados.

Opinião dos leitores

    1. Datafolha e nada é a mesma coisa. Kkkk. Pega as pesquisas das eleições passadas e compare petralha alienado. Kkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Fábio Dantas terá maior tempo de propaganda eleitoral no rádio e TV, Styvenson abdica do horário; veja divisão

Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

A Justiça Eleitoral divulgou, na manhã desta quinta-feira (18), o tempo de propaganda eleitoral que cada partido, coligação e candidato terá no horário eleitoral do rádio e TV, a partir de 26 de agosto.

O candidato com maior tempo entre os postulantes ao Governo do Estado será Fábio Dantas (Solidariedade), seguido pela governadora Fátima Bezerra (PT). O candidato do Podemos, Styvenson Valentim, abdicou do tempo.

O juiz da 2ª Zona Eleitoral, Jussier Barbalho Campos, presidiu a reunião que sorteou a ordem dos candidatos a governador, que iniciam e concluem a propaganda eleitoral no primeiro dia.

Governo

Pelo sorteio, ficou definida a seguinte ordem:

A candidata Clorisa Linhares (PMB) abre a propaganda com o tempo de 27 segundos;

Depois, Fátima Bezerra (PT) terá propaganda com 4 minutos e 5 segundos;

Na sequência, Fábio Dantas, com 4 minutos e 57 segundos;

Por último, Danniel Morais (PSOL), com 30 segundos.

Senado

Coligação Vontade do Povo (Avante, PSB) – 29 segundos e 77 milésimos

Muda RN (PL, PP, PSC, PSD, Solidariedade, União Brasil) – 2 minutos, 12 segundos e 16 milésimos

Federação Psol/Rede – 12 segundos e 70 milésimos

O Melhor Vai Começar (MDB, PDT, PROS, PT, PCdoB, PV e Republicanos) – 1 minuto e 49 segundos

Podemos – 16 segundos e 36 milésimos

Os programas de rádio e televisão terão 25 minutos diários de duração. No rádio, eles irão ao ar às 7h e às 12h. Na TV, às 13h e 20h30.

Já o partido Podemos, que apresentaria o programa do candidato e senador Styvenson Valentim, renunciou ao tempo de TV e rádio. No entanto, o presidente estadual do Podenos, Felipe Madruga, confirmou que o partido não renunciou ao tempo de rádio e TV para senador e deputado federal.

Pela legislação eleitoral, o tempo que caberia ao Podemos apareceria como reservado à Justiça Eleitoral, mas a coligação da situação “O melhor vai começar”, liderada por PT/MDB e integrada por outros partidos, solicitou que esse tempo fosse distribuído com os demais candidatos com direito à propaganda de rádio e TV.

O juiz Jussier Barbalho atendeu o pedido da coligação da governadora e fez novo sorteio, sobre ordem de veiculação da propaganda e distribuição do tempo.

Os outros cinco candidatos ao governo do Rio Grande do Norte nas eleições de outubro de 2022 não têm direito à propaganda eleitoral em rede, porque não elegeram representantes na Câmara dos Deputados em 2018 e não atingiram a cláusula de barreira.

Definição do tempo de cada partido

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, os horários reservados à propaganda são distribuídos pelos órgãos da Justiça Eleitoral a partidos, federações e coligações de acordo com os critérios listados a seguir:

  • 90% do tempo dividido proporcionalmente ao número de parlamentares na Câmara dos Deputados
    – Nas coligações para eleições majoritárias, o resultado da soma da quantidade de representantes dos seis maiores partidos ou federações que a integrem
    – No caso das federações, a soma dos representantes de todos as legendas que dela fazem parte
  • 10% do tempo dividido igualitariamente.
  • Se algum partido ou federação deixar de concorrer definitivamente às eleições proporcionais em qualquer etapa do pleito, o tempo a eles destinado é distribuído aos remanescentes.

Com informações de Tribuna do Norte e g1-RN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Mulher é presa com três revólveres em ônibus interestadual na Grande Natal

Foto: Divulgação PF

Uma mulher foi presa com três revólveres dentro de um ônibus interestadual em São José de Mipibu, na Grande Natal, nesta quarta-feira (17). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a prisão aconteceu no no Km 131 da BR-101. A mulher de 25 anos estava em um ônibus que fazia o percurso Natal-Araripina/PE.

Ainda segundo a PRF, além dos três revólveres calibre 38, de fabricação artesanal, ela estava com 2 carregadores para pistola, e um kit rajadas para pistolas. Ela foi levada para a Delegacia de Polícia Civil de Plantão da Zona Sul em Natal e autuada por porte ilegal de arma de fogo.

G1 RN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

Tierry se diz “careta” e revela que fuma maconha “de vez em quando”

Foto: Divulgação

Tierry compareceu ao Ticaracaticacast, apresentado por Márvio Lúcio e Marcos Chiesa. Durante o papo, o cantor se disse uma pessoa careta e revelou que fuma maconha em alguns momentos, mas que é medicinal. “Eu sou um cara careta, a única coisa que uso de vez em quando é maconha. É terapêutico para mim. Tive depressão um tempo, e comecei a fumar. Comprei um beckzinho (sic), pedi para meu produtor fazer para mim e dei uma acalmada”, contou.

“Mas teve uma hora em que parei de usar e está lá até hoje. Um amigo meu que é médico me passou o óleo da cannabis. Não preciso usar alguma coisa para poder compor”, explicou, contando que já experimentou um bolo assado com a erva.

Tierry esteve no Encontro, da Globo, na última terça-feira (16/8) para divulgar sua música, em parceria com o cantor Zezé di Camargo. O ex de Gabi Martins, no entanto, virou alvo de críticas na web por desafinar ao apresentar a canção. No encerramento do programa, Tierry cantou os versos que foram escritos para o sertanejo. Internautas apontaram que o cantor estava “gemendo” e desafinando com frequência.

Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Câmara Municipal de Extremoz aprova Projeto de Lei que obriga Executivo a responder demandas dos parlamentares

Foto: Divulgação 

O vereador Rafael Correia teve mais um Projeto de Lei aprovado. Nesta terça-feira (16), a Câmara Municipal de Extremoz aprovoul PL N° 1.099/2022, de autoria do parlamentar, que dispõe sobre sobre o envio de Informações ao Legislativo sobre as indicações destinadas ao Executivo Municipal.

De acordo com a matéria, os secretários titulares e adjuntos ficam obrigados a responder os ofícios ou requerimentos protocolados pelos parlamentares em 20 dias úteis, de acordo com a Lei da Transparência.

As informações do Executivo deverão conter, no mínimo: a data de recebimento, na Prefeitura da indicação ou requerimento, conforme protocolo e data do encaminhamento à secretaria ou setor competente;

Quais foram as medidas adotadas para atender ao que foi requerido ou explicação detalhada sobre a impossibilidade de atendimento; além da provável data de concretização do solicitado, em caso de atendimento.

“Muitas vezes ficamos com demandas reprimidas na secretarias, sem nenhuma resposta sobre os nossos requerimentos e ofícios. Essa lei será importante para o acompanhamento de nossas propostas que buscam melhorias para a população”, esclareceu o vereador.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

VÍDEO: Veja o momento em que Youtuber xinga o Presidente Bolsonaro

Video: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro se envolveu em uma confusão na manhã desta quinta-feira (18) após ter sido provocado pelo youtuber Wilker Leão, na saída do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência em Brasília.

Nesta manhã, Bolsonaro parou para tirar fotos e fazer lives com seus apoiadores na saída do Alvorada. Leão começou a fazer perguntas e provocações, foi empurrado e caiu no chão. Não fica claro quem empurrou o blogueiro. Irritado, ele passou a xingar o presidente de “vagabundo”, “safado”, “covarde” e “tchutchuca do Centrão”.

Bolsonaro entrou no carro oficial para seguir para sua agenda de campanha eleitoral, mas, com a aumento dos xingamentos, acabou saindo do veículo e foi em direção a Leão. O presidente disse que queria falar com o youtuber e tentou pegar o celular dele, mas acabou puxando o homem pela gola da blusa, depois no braço dele.

Após o episódio, Bolsonaro conversou por cerca de 5 minutos com Leão. Entre outros temas, os dois abordaram temas como mudanças na lei da delação premiada, orçamento secreto, reforma tributária, posse de armas e aliança com partidos do Centrão.

G1

Opinião dos leitores

  1. O youtuber só estava exercendo sua liberdade de expressão, tão defendida nos atos anti-democráticos pelo MILICIANO. Pelo que vi no vídeo, o youtuber estava numa boa, gravando seu vídeo, quando foi agredido por um dos apoiadores do MILICIANO, que pela cara, já é figurinha carimbada, atuante nos atos anti-democráticos. Sinceramente, o youtuber só respondeu a uma injusta agressão. Falar a verdade não é crime no nosso ordenamento jurídico.

  2. Merecia um pau bem dado.
    Hô saudades do General Newton Cruz. Ja não se faz mais General como antigamente.

  3. Normal era quando as ofensas, provocações e agressões era contra Lula, Dilma, Temer, Gleissi Hoffman e Sérgio Moro. Contagem regressiva para o período NARISTA.

  4. DEVERIA TER LEVADO UMAS PORRADAS. QUREM CONFUNDIR DEMOCRACIA COM BAGUNÇA E FALTA DE RESPEITO.

    1. Aprendeu com os deputados do PL do RJ, que causam tumulto nos eventos dos adversários.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Assú realizará dia D da campanha de multivacinação e paralisia infantil

Foto: Divulgação 

Neste sábado (20), será realizado o dia D de multivacinação e paralisia infantil para todas as crianças a partir de 6 meses e adolescentes até 14 anos 11 meses e 29 dias em quatro unidades de saúde do município. A vacinação acontecerá das 8h às 12h, no Posto Central e nas UBS’s dos bairros São João, Lagoa do Ferreiro e Vertentes.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que os pais ou responsáveis apresentem o cartão do SUS e carteirinha de vacinação da criança ou adolescente. Após o dia D, as aplicações continuarão até o dia 9 de setembro em todas as unidades de saúde, das zonas urbana e rural.

Paralisia Infantil

As crianças de 1 até 4 anos 11 meses e 29 dias irão receber uma dose a mais de vacina contra paralisia infantil, dependendo da idade a aplicação pode ser oral ou injetável. A SMS reforça a importância de estar em dia com a vacinação.

O Brasil, desde 1990, não registra casos da doença devido a tantas campanhas de vacinação. É importância manter o calendário vacinal em dia, pois países como os Estados Unidos já aparecem com novos casos de paralisia infantil devido à falta de vacinação, o que amplia o índice de contaminação, colocando em risco a saúde das crianças.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *