Esporte

Investigação finalizada: autor da injúria racial contra jogador do América Pedro Ivo é identificado

Uma investigação conduzida pela Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN) identificou que as ofensas proferidas contra o jogador Pedro Ivo, do time América, foram escritas e divulgadas por Romário Monteiro Nunes da Costa, 23 anos. O rapaz, que é morador da cidade de Apodi, confessou em interrogatório que proferiu as ofensas em um momento de raiva.

No dia 16 de março de 2016, Romário Monteiro publicou no perfil oficial do time América a seguinte postagem: “Olhar o nivel que o america chegou ate um macaco vira titular no time,serie d a vista lamentavel”. De acordo com o delegado da DPGRAN responsável pela investigação Júlio Costa, Romário Monteiro confessou a autoria do crime, e arrependeu-se, alegando que postou um vídeo de retratação na página do Facebook do time desculpando-se pelo ocorrido, o que fez com que o jogador Pedro Ivo não prosseguisse com o inquérito.

“A prisão não foi realizada, pois não houve flagrante, já que o comentário foi enviado pela rede mundial. O inquérito será instaurado na Delegacia Municipal de Apodi, pelo fato de ele ter enviado a mensagem injuriosa de lá. O jogador, vítima da injúria racial, decidiu não dar mais prosseguimento ao caso pela atitude de Romário, de se retratar, e pedir desculpas em vídeo”, revela o delegado responsável pela investigação, Júlio Costa. Segundo ele, Romário Monteiro Nunes não apresenta ficha de antecedentes criminais.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

Morre Reinaldo Aleluia, ex-jogador de ABC e América, aos 53 anos de idade

Foto: Reprodução

O ex-atacante Reinaldo Aleluia morreu aos 53 anos na madrugada desta quinta-feira (5). Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória na última terça-feira (3). O ex-jogador tratava um problema crônico no rim e não resistiu às complicações de saúde.

Natural de Salvador, o atleta iniciou sua formação nas categorias de base do Bahia no ano de 1992. O jogador participou do grupo campeão baiano de 1994, marcado pelo famoso gol de Raudinei. Seu retorno à equipe ocorreu para uma segunda passagem na temporada de 2008.

A carreira do profissional teve destaque também no estado do Rio Grande do Norte. Reinaldo defendeu o ABC nas temporadas de 2000, 2003 e 2004. O atacante integrou o elenco que venceu os dois turnos e conquistou o Campeonato Potiguar de 2000. Essa vitória assegurou o tetracampeonato em sequência para o time alvinegro.

Já no América, Reinaldo teve uma curta passagem de 12 jogos durante a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro de 2003.

Outra passagem marcante ocorreu no estado do Ceará entre os anos de 2004 e 2007. Ele disputou 97 partidas pelo time alvinegro local e anotou 20 gols. O clube cearense emitiu comunicado oficial desejando conforto aos entes próximos e informou que a família divulgará os detalhes sobre o velório e o sepultamento.

O currículo esportivo de Aleluia registrou atuação em diversas outras agremiações ao longo dos anos. A relação de equipes inclui América Mineiro, Vila Nova, Juventude e Sport. Ele defendeu ainda as camisas do Remo e do Brasiliense. A trajetória contou também com uma breve experiência internacional no Espérance, da Tunísia.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

PGR arquiva caso das joias sauditas de Jair Bolsonaro

Foto: Fabio Rodrigues

Chefe da PGR, Paulo Gonet enviou parecer a Alexandre de Moraes, no STF, em que se posiciona pelo arquivamento do caso que investigava o suposto desvio de joias e presentes de alto valor recebidos por Jair Bolsonaro no governo passado.

Em documento assinado em 4 de março de 2026, a PGR argumenta que a ausência de uma lei clara sobre a propriedade desses bens impede a caracterização do crime de peculato.

No parecer de 16 páginas obtido pelo Radar com exclusividade, Gonet destaca que não existe uma lei formal que defina com clareza se presentes recebidos pelo Chefe de Estado pertencem à União ou ao acervo privado do presidente.

“Não existe normação, por via de lei em sentido formal, sobre a destinação e a dominialidade de presentes recebidos pelo presidente da República de autoridades estrangeiras. Não há norma de lei que defina, com a clareza e abrangência imposta pelas exigências da segurança jurídica, o regime jurídico aplicável a esses bens”, diz Gonet.

“O tipo penal previsto no art. 312 do Código Penal incrimina a conduta do funcionário público que se apropria ou desvia dinheiro, valor ou bem móvel, público ou particular, de que tenha a posse em razão do cargo. A norma se assenta no elemento normativo essencial de ser alheia a propriedade do bem de que o funcionário se assenhora. Daí que, para a persecução penal ter curso, ser imprescindível que esteja definido que os presentes entregues ao presidente da República não são dele, mas da União. A configuração do delito torna indispensável, portanto, a definição jurídica prévia da dominialidade do bem, a ser extraída do ordenamento extrapenal. Neste passo, sem dúvida que a incerteza jurídica sobre a titularidade do bem constitui fator relevante para a viabilidade da ação penal”, segue Gonet.

Há duas semanas, o Radar mostrou que Gonet se encaminhava para concluir o trabalho sobre o material reunido pela Polícia Federal. O caso teve origem em relatórios da PF que apontaram um esquema para desviar e vender bens entregues por autoridades estrangeiras.

Entre os itens citados estão o “kit ouro rosé” da marca Chopard, um relógio Rolex de ouro branco, esculturas douradas e outras joias recebidas em viagens à Arábia Saudita e ao Bahrein.

Segundo o indiciamento da PF, os bens teriam sido levados aos Estados Unidos no avião presidencial e encaminhados para casas de leilão.

O general Mauro Cesar Lourena Cid teria auxiliado seu filho, Mauro Cid, no armazenamento e venda dos itens, repassando os valores em espécie para o ex-presidente.

A PF indiciou Bolsonaro e outros aliados por crimes como peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Apesar de reconhecer o trabalho “inteligente e diligente” da PF na apuração dos fatos, o chefe da PGR afirma que não há base jurídica para uma denúncia criminal.

“Os esforços dos indiciados, pois, para que os bens fossem levados a venda a terceiros não configuram atitudes expressivas do cometimento do crime submetido a escrutínio”, diz Gonet no despacho de 16 páginas.

Manifestação das defesas

A defesa do coronel Marcelo Câmara e do comandante Marcelo Vieira, ambos representados por Eduardo Kuntz, comemora o parecer e se disse segura de que o STF seguirá a recomendação da PGR. “Este procedimento, assim como o da baleia, nunca deveria ter sido instaurado”, diz Kuntz.

Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: PRF flagra bodes mortos dentro de carro roubado em Caruaru

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou 18 bodes amontoados dentro de um carro na madrugada dessa terça-feira (3/3), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Segundo a corporação, sete dos 18 animais estavam mortos por causa da falta de oxigênio.

De acordo com a PRF, os agentes encontraram os 18 animais em condição negligente na parte de trás de um carro após uma ronda de rotina na altura da BR 104, no KM 62 da rodovia.

Durante as diligências, a corporação avistou um Gol branco estacionado no acostamento sem a presença de um condutor ou de um passageiro. O veículo estava destravado e, ao abrir as portas traseiras e os porta-malas, os policiais se depararam com o rebanho de caprinos e ovinos.

Apesar do carro destrancado, as janelas estavam fechadas e os bichos estavam abandonados no carro sem nenhuma ventilação. Ainda segundo a PRF, a falta de ar gerou o sufocamento dos bichos e sete deles morreram.

“Dos 18 bichos, sete perderam a vida devido ao aperto e falta de oxigênio. Os animais que sobreviveram foram encaminhados ao pátio da Delegacia da PRF de Caruaru, onde receberam água e alimentação”, comunicou a corporação.
Após constatar a ocorrência, a PRF apurou que além dos animais de criação, o carro também era roubado. O órgão de segurança viária foi comunicado que na noite anterior a operação, na sgeunda-feira, aconteceu um assalto em uma fazenda da região em Caruaru, no qual os bichos e o carro do caseiro foram tomados.

O caso será encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, para identificação dos assaltantes e os animais serão devolvidos ao proprietário.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Fortalecendo a parceria, Prefeita Nilda discute avanço do saneamento e infraestrutura com o Governo do Estado

Foto: Divulgação

A prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz, se reuniu nesta quarta-feira (04) com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, para tratar de importantes obras de infraestrutura em Parnamirim, com foco na ampliação da cobertura de saneamento básico no município. No encontro, elas discutiram sobre o avanço no desenvolvimento de projetos para o Parque das Árvores, Avenida Ayrton Senna, Maria Lacerda e a Olavo Montenegro.

Nilda destacou que o avanço do saneamento é uma das prioridades da gestão: “Estamos trabalhando para garantir que Parnamirim avance de forma estruturada. Saneamento é saúde, é dignidade e é desenvolvimento. Nosso compromisso é com uma cidade mais organizada e preparada para crescer. Esse é um esforço conjunto, que envolve as três esferas de governo, e contamos com o apoio fundamental da governadora para tirar esses projetos do papel e acelerar as obras”, afirmou.

A governadora Fátima Bezerra parabenizou a prefeita pelo empenho e pela condução das pautas estruturantes: “Quero reconhecer o trabalho que Nilda vem realizando em Parnamirim. O Governo do Estado está à disposição para somar esforços. Vamos trabalhar junto com o município e com o Governo Federal para garantir que essas obras avancem e que a população seja beneficiada com mais qualidade de vida”, declarou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

PF mira base de dados clandestina com registros de ministros do STF

Foto: Fábio Rodrigues

A Polícia Federal realiza, nesta quinta-feira (5), a Operação Dataleaks, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na obtenção, adulteração, comercialização e disseminação ilícita de dados pessoais e sensíveis provenientes de bases governamentais e privadas.

As investigações tiveram início após a identificação de uma base de dados clandestina, abastecida por meio de acessos ilegais a sistemas e bases governamentais, contendo informações pessoais de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

A operação cumpre quatro mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão temporária, expedidos pelo STF, nos estados de São Paulo, Tocantins e Alagoas.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, invasão de dispositivo informático, furto qualificado mediante fraude, corrupção de dados, lavagem de dinheiro, entre outros.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Integrantes de facção criminosa são presos durante operação em Goianinha

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por BlogdoBG (@blogdobg)

Vídeo: Reprodução

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nas primeiras horas desta quinta-feira (05), a 3ª fase da “Operação Hades”, no município de Goianinha, com o objetivo de combater a atuação de integrantes de uma facção criminosa com atuação na região.

Durante a ação, foram cumpridos seis mandados de prisão contra suspeitos investigados por envolvimento com atividades criminosas ligadas ao grupo. No decorrer das diligências, três dos alvos também foram autuados em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

As investigações apontam que os presos integram uma facção criminosa local, responsável por diversas práticas ilícitas na região, incluindo a prática do “tribunal do crime”, homicídios, o tráfico de entorpecentes e outras ações relacionadas à organização criminosa.

A operação contou com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), que prestou suporte às equipes em campo durante o cumprimento das diligências.

As investigações seguem em andamento com o objetivo de identificar outros possíveis envolvidos.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Moraes vota para referendar decisão que negou prisão domiciliar a Bolsonaro

Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), votou nesta quinta-feira (5) para manter sua própria decisão que negou a concessão de prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A negativa está sendo analisada pela Primeira Turma em sessão virtual. Como a decisão foi monocrática, ela passa agora pelo referendo dos colegas do colegiado.

No modelo virtual, os ministros da Primeira Turma terão até 23h59 desta quinta para registrar os votos na página on-line do processo. Até o momento, o placar está em 1 a 0 para manter a decisão. Moraes foi o primeiro a se manifestar. A maioria é alcançada com três votos.

Além de Moraes, compõem o grupo Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vorcaro se gabou de discursar para ministros do STF: “Muito louco”

Foto: Divulgação

Mensagens interceptadas pela Polícia Federal indicam que o banqueiro Daniel Vorcaro se vangloriou de ter discursado para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). As conversas ocorreram com a então namorada, a influenciadora e ex-repórter Martha Graeff, durante um evento jurídico realizado em Londres em abril de 2024.

A informação é do colunista Paulo Cappelli, do portal Metrópoles. Preso nesta semana, Vorcaro participou do Fórum Jurídico Brasil de Ideias, encontro patrocinado pelo Banco Master entre os dias 24 e 26 de abril daquele ano. Em uma das mensagens enviadas à namorada, o empresário afirma ter acabado de chegar à capital britânica e compartilha detalhes da viagem.

Horas depois, ele volta a escrever dizendo que havia feito um discurso diante de integrantes das cortes superiores brasileiras. “Amooor, acabei de dar o discurso para os ministros”, relatou na conversa, comemorando a oportunidade.

Na sequência, Vorcaro demonstrou surpresa com a própria situação. “Eu sou muito louco. Essa realidade. Todos ministros do Brasil, do STF, do STJ etc. E euzinho discursando”, escreveu, segundo o conteúdo obtido pelos investigadores.

O evento citado pelo banqueiro reuniu diversas autoridades brasileiras. Entre os participantes estavam os ministros do STF Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Gilmar Mendes, além do procurador-geral da República, Paulo Gonet, do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, do advogado-geral da União, Jorge Messias, e do então ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Gastos públicos do governo brasileiro ultrapassam R$ 1 trilhão em 2026

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os gastos públicos no Brasil já superaram a marca de R$ 1 trilhão em 2026. O dado foi registrado nesta quarta-feira (4) pela plataforma Gasto Brasil, ferramenta mantida pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), que monitora despesas nas três esferas de governo.

De acordo com o levantamento, a conta considera despesas primárias realizadas pelos governos federal, estaduais e municipais desde o início do ano. A maior parte dos gastos está concentrada na esfera federal, que já ultrapassou R$ 402 bilhões no período.

Os estados também representam uma parcela significativa dessa soma. Juntos, os 27 governos estaduais já registraram mais de R$ 280 bilhões em despesas ao longo de 2026, segundo os dados da plataforma.

No caso dos municípios, os mais de 5,5 mil espalhados pelo país acumulam cerca de R$ 309 bilhões em gastos desde janeiro, contribuindo para o total que ultrapassa o primeiro trilhão do ano.

O levantamento também detalha os valores destinados ao pagamento de pessoal. Apenas o Poder Executivo federal já desembolsou mais de R$ 52 bilhões com salários e encargos em 2026.

Quando somadas as três esferas de governo, as despesas com pessoal mostram que o Poder Executivo lidera os gastos, com cerca de R$ 269 bilhões. O Judiciário aparece em seguida, com aproximadamente R$ 9,4 bilhões, enquanto o Legislativo registra cerca de R$ 7 bilhões no mesmo período.

Com informações do Diário do Poder

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Mulher descobre traição, parte para cima da amante e acaba agredida pelo próprio marido

Vídeo: Reprodução/X

Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra uma cena de confusão envolvendo um casal após uma suposta traição. Nas imagens, uma mulher confronta a amante do marido em plena via pública, e as duas acabam entrando em luta corporal diante de pessoas que passavam pelo local.

A discussão rapidamente evolui para agressões físicas, chamando a atenção de curiosos. Durante a briga, o marido aparece no local e, em vez de tentar separar as duas mulheres, acaba agredindo a própria esposa, o que intensificou ainda mais a revolta de quem presenciava a cena.

O momento foi registrado em vídeo e passou a circular nas redes sociais, gerando grande repercussão e uma onda de comentários de internautas. Muitos criticaram a atitude do homem por ter agredido a companheira durante a confusão.

De acordo com informações que acompanham a gravação, o episódio teria ocorrido na cidade de Estância, em Sergipe. Até o momento, não há detalhes oficiais sobre registro de ocorrência ou eventual investigação do caso pelas autoridades.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *