De 8 a 11 de maio, o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN) realizou uma operação inédita para identificação de fraudes em bombas medidoras de combustíveis no Estado. O número elevado e recorrente de denúncias à Ouvidoria do órgão foi uma das razões que motivou a operação.
As fiscalizações foram realizadas em parceria com o Ipem de São Paulo, Paraíba, Paraná e Santa Catarina, Polícia Civil do RN, Delegacia do Consumidor (Decon) e Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor do Rio Grande do Norte (Procon/RN).
Cerca de 100 profissionais participaram da operação em oito municípios do Estado, foram eles: Natal, Parnamirim, Ceará-Mirim, São José de Mipibu, Santa Cruz, Mossoró, Currais Novos e Caicó. As principais irregularidades encontradas em 31 dos 57 postos fiscalizados foram lacres violados ou ausentes, erros de vazão, mangueiras danificadas, vazamentos e fiações expostas.
Segundo Daniel Esteves Santana, delegado do Ipem/SP e responsável pelo treinamento teórico e prático dos agentes fiscais do RN, não é possível afirmar que essas práticas configuram fraude. “A violação dos lacres do Inmetro é apenas um indício de que as bombas de combustíveis desses postos possam estar sendo manipuladas fora do horário comercial, causando prejuízos ao consumidor”, explicou Daniel.
Todos os dados da operação serão encaminhados paras as delegacias dos municípios fiscalizados e Ministério Público Estadual para as devidas apurações. “Após a notificação, os estabelecimentos terão um prazo de dez dias para defesa e, caso não haja motivos que os exima de responsabilidade, serão aplicadas multas”, esclareceu o diretor do Ipem/RN, Cyrus Benavides.
Abaixo, segue lista de postos por município em que foram identificadas não conformidades:
Natal
Campo Belo LTDA (3 postos)
Estrela LTDA
Nóbrega e Melo Comércio Varejista de Combustível
Moura e Mendes Derivados de Petróleo
Revise Combustíveis LTDA
Monte Belo LTDA
Brasil LTDA
Parnamirim
Fabiana Eliane de Carvalho Miranda
Auto Posto Ayrton Senna
Posto Qualy Cajupiranga LTDA
Ceará-Mirim
R D Combustíveis e Derivados de Petróleo LTDA
P S de Oliveira
Auto Posto JR LTDA
Posto São Pedro IV Eireli
CM Comércio de Combustíveis Planalto LTDA
Posta MAS
São José de Mipibu
Rota Sul Comércio e Derivados de Petróleo
Luciana Patrícia Vilela Soares EPP
Copacabana Eireli
Posto Mipibu LTDA
Mossoró
Francisco Assis Neto Posto Iguana
Revendedor de Combustíveis Santa Luzia
Currais Novos
JMI Comércio de Derivados de Petróleo LTDA
Posto de Combustível Lubimax LTDA
Caicó
Auto Posto Ismãos LTDA
José Ricardo da Silva ME
G.S.Comercial de Comb. e Lubrif. LTDA
Walfredo Lopes
Santa Cruz
Herilúcio P. Silva – EPP
Atenção!! Cada consumidor pode pedir ao posto para aferir a bomba e se previnir contra abusos. Abasteço no Posto Brasil LTDA há muito tempo e confio plenamente. Meu carro jamais deu problema ou tive o ponteiro menor que eu pedi para colocar. A operação faz parte do dever do Estado, e quem se sentir lesado procure seu direitos.
Tem que divulgar as irregularidades. Já li post anterior relatando que um deles tinha somente um parafuso enferrujado, coisa de fácil resolução.
Só para constar, aos idiotas de plantão, NÃO TENHO POSTO NEM RECEBO DINHEIRO DELES.
Nesse posto Brasil da Presidente Bandeira, fui vítima da fraude deles, inclusive divulguei nas redes sociais e denunciei ao PROCON, IPEM e ANP, no tanque de combustível do meu carro cabe 48 litros e quando abasteci colocaram 57 litros, um absurdo, deixei de abastecer lá e tomei todas as providências para que outras pessoas não sejam vítimas, uma vergonha, lugar de fraudador é na cadeia!
O sr filmou?
Eu lembro de ter visto esse vídeo no WA. Foda
Tenho como comprovar o abastecimento em desses postos. Como proceder para judicial o meu prejuízo?
NÃO É DIVULGAR ENDEREÇOS, SE A FISCALIZAÇÃO ENCONTROU FRAUDES, FECHA OS POSTOS, QUE FISCALIZAÇÃO É ESSA?
Que punição os postos teram dos órgãos de fiscalização.
Basta jogar o nome no google que encontra o endereço….
Pra quem é da zona sul de natal: Tem 3 da petrobras na lista (1 o do boca dagua na ayrton senna, 2 o no inicio da abel cabral e 3 o vizinho ao antigo society futebol clube na av. das alagoas)
Quais são os 9 ou mais postos que foram APROVADOS????
Pois é, como consumidores lesados por proprietários de postos de combustíveis agindo de má fé,, temos o DIREITO de saber com clareza o nome de FANTASIA e a localização desses postos em Natal e na Grande Natal. Não é possível que, mais uma vez, teremos que pagar o preço por esse abuso de bombas fraudulentas e produtos vencidos, fora o valor exorbitante cobrado por um litro de gasolina beirando R$ 4,50. Vergonhoso!
Ou seja, somos enganados pelos DONOS dos postos e pelo IPEM que resolveu ENCOBRIR OS POSTOS IRREGULARES.
O IPEM agindo assim está protegendo os donos de postos, pq será?
Se não divulgar o endereço dos postos não vai resolver nada, quem bexiga vai ficar descendo do carro de posto em posto para procurar a placa da Razão social?
Bom dia, no posto monte belo não foi encontrada nenhuma conformidade que trouxesse prejuízo para os consumidores, unica coisa que os fiscais encontraram foi um parafuso folgado no bloco antiexplosivo, não se trata de nenhum dano ao consumidor.
Em um país sério, fechariam todos os postos irregulares.
Era para divulgar o endereço desses postos, pois essas empresas, mudam de nome como se muda cueca…
Eitaaaa… o posto Monte Belo (em geral todas as Filiais) vai perder muito cliente, pois com essa matéria perdeu a minha credibilidade e de muitos amigos meus!
Não há nada que confirme fraude , se lê a reportagem corretamente vai vê isso.
Falta a divulgação dos endereços desses postos e ainda pesquisando as razões sociais no google não dá para achar nenhum resultado nas pesquisas. Esse Campo Belo não abasteço mais…
O Ipem-RN devia ter coragem moral para desenvolver um aplicativo mostrando a localização destas revendas flagradas cometendo irregularidades. Além da precisa localização, deveria exibir também o nome fantasia e um ranking de condutas irregulares desses postos desonestos.
O IPEM tá protegendo os donos dos Postos com irregularidades.Tem publicar os nomes e endereços.
Onde está o endereço destes postos, pois estes nomes são fictícios. Ou seja a população abastecendo em postos onde são roubados. O ipem, deicor ou PROCON tinham obrigação de informar a população. Que medo é esse desses empresários corruptos.
A população Continua* abastecendo….