Geral

Israel e Hezbollah deixam claro que os ataques de hoje não serão os últimos

Fotos: Reuters

Os líderes de Israel e do Hezbollah deixaram claro que os ataques mútuos deste domingo (25) não serão os últimos no confronto entre os dois lados.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse no início de uma reunião de emergência do seu gabinete que “o que aconteceu hoje não é o fim dessa história”.

Representantes do grupo militante radical xiita libanês, por seu lado, afirmaram que os ataques contra o território israelense foram apenas a “primeira fase” de sua resposta ao assassinato de seu principal líder militar, Fuad Shukr, morto por um míssil lançado por Israel no dia 30 de julho.

A retórica belicista indica que a atual escalada de violência pode ser apenas o início de um conflito ainda mais amplo, mais duro e sangrento entre os dois lados.

O Hezbollah vem bombardeando o norte de Israel quase diariamente desde o início da guerra na Faixa de Gaza, iniciada com os ataques do Hamas contra civis israelenses no dia 7 de outubro do ano passado.

As Forças de Defesa de Israel, em retaliação, também lançam mísseis contra o sul do Líbano na mesma proporção.

Cerca de 100 mil pessoas já tiveram que deixar o sul do Líbano e outras 60 mil, o norte de Israel, desde que as escaramuças começaram.

Os ataques deste domingo, no entanto, foram os maiores desde o início da guerra, com o uso de mais de 100 caças militares israelenses que bombardearam centenas de posições do Hezbollah –que revidou com cerca de 300 mísseis e drones.

Pelo menos três pessoas morreram no Líbano.

O Hezbollah disse em uma declaração que está “no mais alto nível de prontidão e permanecerá forte e alerta” a qualquer “transgressão ou agressão” israelense.

O grupo disse ainda que, especialmente se civis forem feridos, “a punição será muito severa e dura”.

Netanyahu também foi duro, dizendo que ordenou que seus militares realizassem um intenso ataque preventivo para remover a ameaça do Hezbollah.

“Estamos atacando o Hezbollah com golpes esmagadores surpreendentes. Há três semanas, eliminamos seu chefe militar e hoje frustramos seu plano de ataque”, disse o líder israelense.

“Nasrallah em Beirute e Khamenei em Teerã precisam saber que este é um passo adicional para mudar a situação no norte e devolver nossos moradores em segurança para suas casas”, disse ele em referência aos líderes do Hezbollah, Hassan Nasrallah e do Irã, Ali Khamenei.

“E eu reitero: este não é o fim da história”, concluiu ele.

O temor, agora, é que um ataque mal calculado de um dos lados acabe levando a múltiplas vítimas civis ou grandes danos materiais. Isso abriria a possibilidade de uma guerra total na região.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

SEGURANÇA: EUA suspendem atendimentos em embaixada e consulados no Brasil; emissão de vistos é afetada

Agentes da PM de São Paulo em frente ao consulado americano Foto: Nathalia Lauxen/CNN Brasil)

Os serviços presenciais da Embaixada e dos Consulados dos Estados Unidos no Brasil foram suspensos nesta sexta-feira (2) por “questões de segurança”. A medida, sem previsão oficial de encerramento, também afeta a emissão de vistos.

A Missão dos EUA não informou qual ameaça motivou a decisão. Cidadãos americanos que precisem de assistência de emergência foram orientados a não comparecer às instalações diplomáticas até segunda ordem e a utilizar os canais oficiais de atendimento.

Em São Paulo, a Polícia Militar isolou o entorno do Consulado. Um funcionário da unidade informou à CNN Brasil que as emissões de vistos estão suspensas e que, até a manhã desta sexta, a orientação era procurar o serviço novamente na segunda-feira (5).

Segundo o advogado especialista em direito internacional Daniel Toledo, entrevistas e outros serviços presenciais podem permanecer paralisados por até uma semana por causa das eleições brasileiras, com primeiro turno no domingo (4). Procedimentos que dependem de entrevista deverão ser transferidos, enquanto renovações e emissões realizadas eletronicamente podem continuar normalmente.

A Embaixada da Austrália em Brasília também suspendeu o atendimento ao público nesta sexta-feira, alegando “preocupações com a segurança”.

Na noite de quinta-feira (1º), a Polícia Militar do Distrito Federal realizou uma operação após suspeita de bomba nas proximidades do Supremo Tribunal Federal (STF). Um homem de 28 anos foi detido após jogar uma mochila perto de um ponto de ônibus próximo ao prédio. O esquadrão antibombas foi acionado e o perímetro da Praça dos Três Poderes chegou a ser restringido.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Lula chama Eduardo Bolsonaro de “vira-lata” e “traidor da pátria”

Durante entrevista ao Flow Podcast, na noite desta quinta-feira (1º), o presidente Lula (PT) chamou Eduardo Bolsonaro de “vira-lata” e “traidor da pátria” ao falar sobre sua atuação nos Estados Unidos. “Mandou o irmão para lá para falar mal do Brasil”, afirmou Lula, referindo-se ao seu adversário na disputa presidencial.

O ex-deputado vive nos Estados Unidos desde fevereiro de 2025 e atualmente é considerado foragido pela Justiça brasileira. Em junho deste ano, Eduardo foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a quatro anos e dois meses de prisão por coação no curso do processo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] PM é preso ao tentar destruir provas em operação contra organização criminosa em Mossoró

Vídeo: Divulgação/PCRN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, com apoio da Polícia Militar e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Rio Grande do Norte (FICCO/RN), deflagrou, nesta quinta-feira (01), a Operação “Falso Sentinela”, com o objetivo de cumprir cinco mandados de busca e apreensão no âmbito de uma investigação relacionada à atuação de uma organização criminosa.

O policial militar, que não teve o nome revelado, era alvo de um dos cinco mandados de busca e apreensão cumpridos na operação. Durante a ação, ele retardou a entrada das equipes no imóvel na tentativa de destruir possíveis elementos de prova. Após o ingresso na residência, os policiais localizaram um aparelho celular que havia sido recentemente quebrado.

No decorrer das buscas, também foram apreendidos uma pistola calibre .380, de origem ilícita, dois carregadores e 27 munições. O homem assumiu a propriedade do armamento.

Diante dos elementos constatados durante a diligência, ele foi preso em flagrante e autuado pelos crimes de embaraço à investigação de organização criminosa, posse ilegal de arma de fogo e receptação. Após os procedimentos legais cabíveis, ele ficará à disposição da Justiça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CRÉDITO: Lula diz que quer proibir bancos de oferecer mais de um cartão por pessoa

Foto: Reprodução/Flow Podcast

O presidente Lula (PT) afirmou que o governo discute com o Banco Central uma medida para impedir que instituições financeiras ofereçam mais de um cartão de crédito por pessoa. A declaração foi dada durante entrevista ao Flow Podcast, na noite desta quinta-feira (1º).

“Nós estamos discutindo com o Banco Central. Nós vamos proibir os bancos de dar mais que um cartão de crédito para as pessoas”, afirmou Lula. Segundo o presidente, a medida teria como objetivo reduzir o endividamento da população.

Durante a entrevista, Lula também citou os juros do cartão de crédito, que chegam a 449,4% ao ano, e afirmou que instituições financeiras distribuem cartões até mesmo sem solicitação dos clientes.

O presidente relatou ainda o caso de uma pessoa que teria recebido quatro cartões e acumulado uma dívida de R$ 80 mil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Campanha de Eriko Jácome decola em Natal e o coloca como um dos favoritos para deputado estadual

Foto: Divulgação

Eriko Jácome chega à disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa fortalecido por uma trajetória consolidada em Natal. Atual presidente da Câmara Municipal e em seu terceiro mandato como vereador, foi o segundo mais votado em 2024 e trabalha com a perspectiva de superar os 25 mil votos apenas na capital, fortalecido pelo importante apoio do prefeito Paulinho Freire.

Em 2024, quando presidiu o PP em Natal, Eriko mostrou sua força política: o partido obteve quase 50 mil votos na capital e elegeu quatro vereadores. Na ocasião, vários integrantes do grupo de Eriko foram candidatos.

Outro ponto que pesa na campanha é a forte ligação com as comunidades de Natal. Ao longo dos mandatos, Eriko consolidou uma atuação permanente nos bairros por meio de um mandato participativo. Na pauta social, o combate ao câncer ocupa espaço central em sua trajetória, bandeira que ganhou força após a morte de sua mãe, vítima da doença.

Por tudo isso, Eriko tem tudo para ser o deputado estadual mais votado de Natal, com uma das maiores votações que um deputado estadual já teve na capital do RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] “Há uma mão grande de setores do Judiciário operando a favor da candidatura de Lula”, diz analista político

O analista de Política da CNN Caio Junqueira criticou decisões tomadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na reta final da campanha presidencial. Ao comentar o cancelamento do debate da Globo, ele destacou que o PT havia assinado o acordo que previa a exibição do lugar vazio de candidatos ausentes e posteriormente acionou o TSE contra a regra.

Junqueira também questionou a decisão de Gilmar Mendes que autorizou a participação de Renan Santos (Missão) no encontro, a pedido do deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP). Na avaliação do jornalista, episódios recentes indicam uma atuação de setores das duas Cortes favorável à reeleição de Lula. “A marca da eleição de 2026 se chama Supremo Tribunal Federal”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

DEBATE DA GLOBO: PT assinou regra do púlpito vazio, mas depois recorreu ao TSE para derrubar

Foto: Pedro Kirilos/Estadão Conteúdo

O PT concordou com as regras do debate presidencial da TV Globo, incluindo a previsão de manter vazio e identificado o lugar de um candidato ausente, mas posteriormente recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para suspender a medida. O encontro seria realizado na noite desta quinta-feira (1º), no Rio de Janeiro.

O documento com as regras foi discutido com representantes das campanhas de Lula (PT), Flávio Bolsonaro (PL), Ronaldo Caiado (PSD) e Augusto Cury (Avante). Todos assinaram a ata com as condições propostas pela emissora.

Pelo acordo, caso um candidato convidado não comparecesse, seu lugar permaneceria vazio e identificado com uma placa. No momento em que faria uma pergunta, o púlpito receberia destaque e o mediador informaria que o candidato não estava presente. A regra também permitia que participantes dirigissem perguntas ao ausente.

Após Lula informar que não participaria do debate, o PT foi ao TSE contra a regra. A ministra Estela Aranha atendeu ao pedido e suspendeu as disposições relativas aos candidatos ausentes. Ela considerou que permitir perguntas sem possibilidade de resposta ou contraposição poderia gerar desequilíbrio entre as candidaturas. Também apontou que a exposição reiterada do lugar vazio poderia produzir efeitos além da simples informação sobre a ausência.

No mesmo dia, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, a pedido do deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), que a Globo incluísse Renan Santos (Missão) no debate. A emissora cancelou o encontro e afirmou que as decisões do STF e do TSE “causaram insegurança jurídica e representam uma interferência indevida”.

Com informações do Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PERTO DA VITÓRIA: Multidão lota as ruas de Caraúbas, no último comício de Juninho Saia Rodada para deputado federal

Ao lado do prefeito Givago Barreto, Juninho reuniu uma multidão, mostrando a força de uma campanha que está totalmente consolidada em todo o Rio Grande do Norte.

Caraúbas parou para receber Juninho Saia Rodada. Ao lado do prefeito Givago Barreto, o candidato a deputado federal reuniu uma multidão pelas ruas da cidade, em uma demonstração de força, entusiasmo e confiança na vitória.

O recado das ruas foi direto: ao lado do povo Juninho, vai se tornar Deputado Federal. O comício de ontem em Caraúbas, reforça um movimento que vem ganhando espaço em diferentes regiões do Rio Grande do Norte e chega à reta final com ainda mais intensidade.

“Estamos vendo uma campanha que cresce porque tem o povo ao lado. Juninho tem nosso apoio e está preparado para representar Caraúbas e o Rio Grande do Norte em Brasília. Estamos juntos até a vitória”, destacou o prefeito Givago Barreto.

Com a energia das ruas e uma militância cada vez mais mobilizada, Juninho Saia Rodada segue avançando rumo ao objetivo de conquistar uma vaga na Câmara dos Deputados.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Meio Dia RN debate liberdade de expressão e apresenta estudo sobre possíveis eleitos para deputado estadual e federal

Foto: Reprodução

O Meio Dia RN desta sexta-feira (2) começa pontualmente ao meio-dia com dois temas no centro do debate político. O programa vai abordar a crise da liberdade de expressão, a censura no Brasil e o que apresenta como uma sociedade “refém do STF”, discutindo o cenário atual e questões envolvendo a atuação do Supremo Tribunal Federal.

Outro destaque será a disputa pelas vagas de deputado estadual e federal. O programa vai apresentar e detalhar um estudo sobre os possíveis eleitos, analisando o cenário nominata por nominata e os nomes que aparecem com chances de conquistar uma cadeira na Câmara dos Deputados.

O Meio Dia RN vai ao ar a partir do meio-dia, pela 96 FM, e também pode ser acompanhado pelo YouTube da emissora.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Getúlio Rêgo recebe apoio de Valério Mesquita, Betânia Ramalho e Ney Lopes e aparece em terceiro na nominata

Foto: Divulgação

A candidatura de Getúlio Rêgo à Assembleia Legislativa recebeu o apoio do escritor e ex-deputado estadual Valério Mesquita, da professora Betânia Ramalho e do ex-deputado federal Ney Lopes de Souza.

Os três destacaram a trajetória, a experiência e o compromisso do candidato com o Rio Grande do Norte.

Valério Mesquita relembrou a convivência com Getúlio na Assembleia Legislativa e afirmou que ele “dignificou o mandato parlamentar”. Também declarou que sua família apoia o retorno do ex-colega ao Legislativo.

Betânia Ramalho ressaltou a importância de Getúlio na Assembleia. “A Assembleia Legislativa não é a mesma sem o senhor”, afirmou.

Ney Lopes destacou a competência e a experiência do candidato. “O Estado tem uma excelente oportunidade de levar novamente para a Assembleia o nome à altura do deputado Getúlio Rêgo”, declarou.

Além dos apoios, a campanha destaca o desempenho de Getúlio na pesquisa Potiguar/Via Certa, na qual aparece em terceiro lugar entre os nomes da nominata.

O levantamento ouviu 1.200 eleitores entre 25 e 28 de setembro de 2026, com margem de erro de 2,83 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada sob os números RN-04828/2026 e BR-03649/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *