Diversos

IV FLiQ Natal recebe grandes nomes da literatura e dos quadrinhos

FLiQLogoA Feira de Livros e Quadrinhos de Natal chega a sua 4ª edição neste ano, e acontece entre os dias 21 e 24 de outubro, na Praça Cívica da UFRN, durante a CIENTEC. Serão mais de 30 convidados que abordarão temas como a literatura, o mundo dos quadrinhos, cordéis, poesia e música. A expectativa é que cerca de 80 mil pessoas visitem a feira nos quatros dias.

Um dos destaques desse ano é a presença do jornalista e escritor Lira Neto na abertura da Feira, num bate-papo com os jornalistas potiguares Vicente Serejo e Ticiano Duarte. Na ocasião será debatido o mais recente lançamento de Lira, a trilogia “Getúlio”, livros que traçam a biografia do ex-presidente Vargas. Na mesma noite serão anunciados os nomes dos vencedores do VIII Prêmio Cosern Literatura de Cordel.

O evento, que faz parte do Circuito Potiguar do Livro, traz esse ano nomes reconhecidos internacionalmente do universo dos quadrinhos. O ilustrador, grafiteiro e autor de quadrinhos, Shiko, participa de um bate papo sobre trabalho autoral junto com o desenhista Mário Cau, autor premiado pela adaptação de Dom Casmurro. Os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá desembarcam na FLiQ e participam da leitura de um dos capítulos de Daytripper, o livro da dupla que estreou em primeiro lugar na lista de mais vendidos do NY Times, foi escolhido como uma das melhores Graphic Novels de 2011 pela Publishers Weekly e pela Amazon.com.

O público potiguar terá contato também com a pluralidade dos quadrinhos espanhóis através da exposição “Tebeos: una España de viñetas” (Tebeos: uma Espanha de quadrinhos). Um projeto do Ministério da Educação da Espanha, que vem  para Natal atendendo ao pedido da embaixada espanhola no Brasil.

A editora Jovens Escribas está completando 10 anos e preparara uma programação especial com bate papos, lançamentos e noite de autógrafos. Os jornalistas potiguares Yuno Silva, Sérgio Vilar e Conrado Silva participam da FLiQ no dia 22, e abordam o tema Jornalismo Cultural e Mídias Digitais. As quadrinistas Thaís Gualberto, Milena Azevedo, AnaLu Medeiros e Luiza de Souza debatem sobre as mulheres nos quadrinhos, também no mesmo dia. Além das atrações, serão oferecidas oficinas e muitas apresentações culturais. A programação completa está no site www.fliqnatal.com.br.

A IV FLiQ Natal conta com o Patrocínio do Governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo, Sistema Fecomércio RN, SENAC, Cosern e Oi. O evento tem o apoio do Sebrae, Cientec, UFRN, Oi Futuro e da Embaixada da Espanha no Brasil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Reitora da UFRGS vira alvo após “fazer o L” em bloco e é acusada de aparelhamento político

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Paulo Mathias (@paulomathias)

Vídeo: Reprodução/Canal do Paulo Mathias

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Marcia Barbosa Velho, passou a ser alvo de críticas após aparecer em vídeo gravado em um bloco de carnaval dizendo “Aproveitem com proteção” e fazendo o gesto do “L”, associado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A gravação viralizou e reacendeu o debate sobre neutralidade política em instituições federais.

Nas redes sociais, críticos acusaram a reitora de usar a posição institucional para sinalização ideológica, apontando risco de “aparelhamento” da universidade. Para esses setores, dirigentes de instituições públicas deveriam manter postura apartidária, especialmente em ambientes de forte polarização.

Durante o programa “Além da Notícia”, o jornalista Felipe Reis ponderou que a reitora é cientista reconhecida e tem trajetória acadêmica consolidada, questionando a necessidade de ataques pessoais. Já a apresentadora Penelope Nova afirmou que, se não houve ilegalidade, a manifestação estaria dentro da liberdade individual.

O episódio, porém, amplia a discussão sobre os limites entre atuação privada e função pública. Em tempos de redes sociais e polarização política, a linha entre posicionamento pessoal e representação institucional tem se tornado cada vez mais tênue — especialmente quando envolve universidades federais financiadas com recursos públicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF sob pressão: Moraes, Gilmar e Toffoli se recusam a revelar cachês de palestras

Foto: Fotos de Brenno Carvalho/O Globo

Três ministros do Supremo Tribunal FederalAlexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Dias Toffoli — não informaram os valores recebidos por palestras realizadas no último ano, mesmo após pedidos feitos via Lei de Acesso à Informação (LAI). O tema ocorre em meio ao debate interno sobre a criação de um Código de Ética na Corte.

A informação é da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo. Os gabinetes adotaram respostas evasivas. Moraes orientou que os eventos podem ser consultados no Currículo Lattes, sem detalhar quem pagou despesas ou cachês. Gilmar alegou razões de “segurança pessoal e institucional” para não divulgar agenda ou informações financeiras. Já Toffoli afirmou que os dados estariam disponíveis no site do STF, embora não publique regularmente compromissos oficiais.

A resistência à transparência é um dos pontos centrais da discussão sobre o Código de Ética defendido pelo presidente da Corte, ministro Edson Fachin. Críticos apontam que a ausência de divulgação de agendas, patrocinadores e valores recebidos compromete o princípio da publicidade que rege a administração pública.

Especialistas em transparência afirmam que é possível divulgar dados de forma agregada ou posterior, sem comprometer segurança institucional. Além disso, destacam que a presença de ministros em eventos costuma ser amplamente promovida pelos próprios organizadores, o que enfraqueceria o argumento de sigilo.

O debate ocorre em um momento de desgaste da imagem do Supremo, intensificado por controvérsias recentes envolvendo ministros da Corte. A pressão por regras mais claras de conduta e transparência tende a crescer, principalmente entre parlamentares e setores que cobram maior controle sobre atividades paralelas de magistrados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: OAB expõe desgaste do STF com inquérito das fake news, afirma Waack

 

View this post on Instagram

 

A post shared by CNN Política (@cnnpolitica)

Vídeo: Reprodução/CNN

A Ordem dos Advogados do Brasil manifestou “extrema preocupação institucional” com a duração do inquérito das fake news, que tramita há sete anos no Supremo Tribunal Federal. A investigação, relatada pelo ministro Alexandre de Moraes, foi aberta em 2019 para apurar ataques e campanhas contra a Corte.

A informação é do jornalista William Waack, da CNN. Segundo a entidade, o inquérito nasceu em um contexto excepcional de confronto entre Executivo e Judiciário, mas sua continuidade por tempo indeterminado tem provocado desgaste na confiança social em relação ao STF. Embora não utilize o termo “exceção”, a OAB sinaliza preocupação com a forma como o instrumento foi conduzido e defende respeito ao devido processo legal, à ampla defesa, ao contraditório e à liberdade de expressão.

A crítica ocorre em meio a um cenário de questionamentos sobre os limites e a duração da investigação. A ausência de prazo para encerramento e o caráter sigiloso de parte dos procedimentos alimentam o debate sobre segurança jurídica e garantias constitucionais.

O posicionamento também surge em um momento de pressão institucional, em que o inquérito se soma a outras controvérsias envolvendo o Supremo. Para a OAB, a defesa da democracia passa necessariamente pelo respeito às regras do processo legal — um recado direto à condução da apuração.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula diz que não está preocupado com que EUA vão fazer com o Irã

Foto: CNN

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (23), em Seul, que não está preocupado com eventuais ações dos Estados Unidos contra o Irã. Questionado se abordaria a escalada de tensões durante visita a Abu Dhabi, Lula foi direto: disse que sua prioridade é tratar dos interesses brasileiros com os Emirados Árabes Unidos.

Segundo o presidente, a viagem ao país árabe terá foco político e comercial, com reunião prevista com o xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan. Lula ressaltou que não cabe ao Brasil intermediar o conflito, destacando que o país não é membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.

A declaração marca diferença em relação a momentos anteriores, quando o petista buscou se colocar como mediador em crises internacionais, como na guerra entre Rússia e Ucrânia e no conflito entre Israel e Gaza. Desta vez, Lula tem adotado postura mais cautelosa.

Durante a agenda na Ásia, o presidente também evitou críticas diretas a Donald Trump. Os dois devem se reunir na segunda quinzena de março, em encontro considerado estratégico para discutir tarifas comerciais e cooperação no combate ao crime organizado.

Lula afirmou que prepara uma comitiva com integrantes da Polícia Federal e da Receita Federal para a viagem aos Estados Unidos, com o objetivo de apresentar propostas de parceria na área de segurança e enfrentamento ao narcotráfico.

Com informações do Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ex-sócio de resort ligado a Toffoli é retirado de evento com presença de Mendonça

Foto: Reprodução/Instagram

Um empresário amigo do ministro Dias Toffoli foi excluído da lista de palestrantes de um evento na Alemanha que contará com a participação do ministro André Mendonça, atual relator do inquérito que investiga suspeitas envolvendo o Banco Master. Alberto Leite, ex-sócio do resort Tayayá, em Ribeirão Claro (PR), teve o nome retirado da programação do encontro promovido pelo Instituto Diálogos Intercontinentais, que será realizado em Frankfurt.

A informação é do Metrópoles. Leite, CEO da empresa FS Security, participaria de um painel sobre segurança digital. Segundo os organizadores, a exclusão ocorreu por “incompatibilidade de agenda”. A reportagem tentou contato com o empresário, mas não houve retorno até a publicação.

A relação entre Leite e Toffoli ganhou notoriedade após o ministro ter assistido à final da Champions League, em 2024, em camarote do empresário em Londres. Posteriormente, veio à tona que Leite foi sócio do resort Tayayá por cinco meses, após a saída dos irmãos de Toffoli do empreendimento.

Mendonça assumiu neste mês a relatoria do caso Master no STF, após Toffoli deixar o processo em meio à pressão gerada por relatório da Polícia Federal que citava diálogos envolvendo o banqueiro Daniel Vorcaro e menções ao resort.

O evento na Alemanha também deve reunir autoridades como o ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto, o presidente da Câmara Hugo Motta e ministros do governo federal. Mendonça está previsto em painel sobre os limites e funções das Supremas Cortes e sua relação com os Parlamentos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Após decisão do STF, Congresso faz ofensiva para ouvir Vorcaro

Foto: Reprodução

Após decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, que tornou facultativa a presença do banqueiro Daniel Vorcaro em oitivas no Congresso, parlamentares iniciaram uma ofensiva para garantir o depoimento do dono do Banco Master.

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS, senador Carlos Viana, afirmou que não abre mão de ouvir Vorcaro presencialmente em Brasília. Segundo ele, a defesa do empresário sugeriu uma reunião fechada em São Paulo, proposta que foi descartada. “Aqui ele não terá nenhum privilégio. Vou lutar pela presença dele aqui”, declarou.

Já a senadora Damares Alves apresentou dois requerimentos para viabilizar alternativas. Um deles propõe que a oitiva ocorra nas dependências da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O outro sugere depoimento por videoconferência, com comparecimento físico ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região, como forma de garantir formalidade e controle institucional.

Apesar da mobilização na CPMI, cresce a possibilidade de que Vorcaro seja ouvido pelo grupo de trabalho da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, presidido pelo senador Renan Calheiros. Segundo apuração, o banqueiro sugeriu três alternativas: depoimento em São Paulo, participação por videoconferência ou comparecimento presencial na semana seguinte.

A decisão final caberá aos integrantes das comissões, que devem votar qual formato será adotado. O embate expõe mais um capítulo da tensão entre Legislativo e Judiciário em torno das investigações sobre o sistema financeiro e os desdobramentos do caso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Heloísa Bolsonaro admite problema de saúde do marido: “Eduardo não está bem”

Foto: Reprodução/Redes sociais

A esposa do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) colocou ainda mais lenha na briga interna do clã bolsonarista. Heloísa Bolsonaro disse nesta segunda-feira (23) que o marido “não está bem”, ecoando declarações do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre o estado de saúde do parlamentar.

Em postagem nas redes sociais, Heloísa afirmou que Eduardo carrega “uma cobrança e um peso absurdo nas costas” e destacou o impacto da pressão que ele exerce sobre o STF na família. “Mesmo assim, ele segue firme… mas não está bem, porque continua trabalhando todos os dias, de forma voluntária, pelo Brasil que acredita”, escreveu.

A declaração vai ao encontro do que Nikolas disse no sábado (21), após visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro na Papudinha, em Brasília. O deputado ressaltou que Eduardo enfrenta momentos difíceis, e que sua família, incluindo Michelle Bolsonaro, sofre com as consequências. “Ele não está bem. E eu faço questão de não perder tempo com divergências, porque temos um Brasil para salvar”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula reage e corta repórter: “Não vamos receber criminosos, queremos prendê-los”

Foto: Reprodução

O presidente Lula (PT) interrompeu o repórter Tiago Eltz, da TV Globo, durante coletiva em Nova Deli, para negar que tenha sinalizado interesse em “receber criminosos” brasileiros deportados dos Estados Unidos. Lula reagiu de forma ríspida e deixou claro: a prioridade é prender, e não acolher.

O impasse começou quando o repórter questionou Lula sobre declarações interpretadas como disposição para receber brasileiros envolvidos em crimes nos EUA. O presidente cortou a pergunta e insistiu: “Você não ouviu isso aqui. Nós queremos prendê-los. Eu não quero recebê-los, eu quero prendê-los”. O diálogo teve várias interrupções e correções de interpretação.

Lula explicou que a confusão surgiu da conversa sobre brasileiros que cometeram crimes no exterior, citando casos ligados ao contrabando de combustíveis.

Ele detalhou: “Bloqueamos 250 milhões de litros de gasolina em 5 navios, entregamos para a Petrobras. Essa pessoa mora em Miami, enviamos para o presidente Trump a fotografia da casa dele e o nome dele. Queremos essa pessoa no Brasil. É para combater o crime organizado”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Caso Master: André Mendonça pressiona investigação em reunião sigilosa de 2h30 com a Polícia Federal

Foto: Reprodução

O ministro do STF, André Mendonça, se reuniu nesta segunda-feira (23) com investigadores da Polícia Federal por cerca de 2h30 para discutir o andamento das apurações da fraude no Banco Master. No encontro, os delegados apresentaram um relatório detalhado do caso, ajudando o ministro a definir os próximos passos.

Mendonça assumiu a relatoria do caso em 12 de fevereiro, depois da saída do ministro Dias Toffoli, e este foi o segundo encontro do tipo com a PF, sendo o primeiro presencial. Como relator, ele autorizou a PF a seguir o fluxo normal de perícia em cerca de 100 dispositivos eletrônicos apreendidos na Operação Compliance Zero, que investiga o suposto esquema de fraudes no banco.

Além disso, o ministro ampliou o trabalho investigativo da PF, permitindo diligências que não precisam de aval judicial, como oitivas de investigados e testemunhas na própria Polícia Federal. O material apreendido seguirá sob custódia da PF e os autos da operação mantêm sigilo nível III — um nível abaixo do aplicado por Toffoli.

As medidas foram tomadas a pedido da própria PF, que destacou a necessidade de distribuir tarefas entre peritos habilitados e apresentou observações sobre planejamento operacional. O encontro reforça a atuação do STF na supervisão da investigação e a relação direta do relator com a força-tarefa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio Bolsonaro: “Todo mundo quer vencer discussão, mas precisamos ganhar eleição”

Foto: Reprodução/Redes sociais

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência, colocou na mesa a prioridade da campanha em meio a atritos internos do partido. “Está todo mundo querendo vencer a discussão. Mas o que precisamos é ganhar a eleição! Gostaria de contar com todas, todos, todes, todys e todXs!”, escreveu em seu perfil no X.

Os comentários de Flávio aparecem depois de críticas do ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) à ausência de apoio da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro à candidatura do irmão.

Eduardo disse ao SBT News que não viu nenhum post de Michelle a favor de Flávio, enquanto Michelle respondeu com uma imagem no Instagram fritando rodelas de banana, em possível indireta a Eduardo, conhecido pejorativamente como “Bananinha”.

O clima tenso não parou por aí. O ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL-SC) questionou a declaração do presidente do partido, Valdemar Costa Neto, sobre a escolha dos pré-candidatos a governos estaduais pelo PL e a lista do Senado ficar a cargo de Jair Bolsonaro.

“Me parece que as coisas estão meio desencontradas sem querer querendo! As peças todas parecem se encaixar! Deixar o PRESO POLÍTICO isolado… está cada dia mais estranho!”, escreveu Carlos em suas redes.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *