João Pessoa libera 60% da frota com até 12 passageiros em pé, não recebendo dinheiro e idosos não podem usar


Foto: Jefferson José

A partir de desta segunda-feira (6), os ônibus na capital paraibana voltam a circular de acordo com um novo protocolo. O plano de retomada dos transportes coletivos, elaborado em conjunto com as autoridades de Saúde, definiu que nesta primeira etapa, quase 60% frota volta a circular, o que corresponde a 250 ônibus.

O transporte funcionará das 6h às 19h, de segunda à sábado. Aos domingos e feriados o serviço não estará disponível.

Segundo a Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), o número de veículos será superior à demanda de passageiros, que hoje é de 45% do normal, de acordo com levantamento do fluxo de usuários.

Outro detalhe é que os ônibus só poderão circular com os passageiros sentados e mais até 12 em pé. Haverá também marcação no assoalho dos ônibus para determinar o distanciamento entre as pessoas e só poderá embarcar quem estiver de máscara.

Segundo a prefeitura de João Pessoa, no total, 40 linhas estarão disponíveis para a população. Destas, 29 farão seu itinerário normal e 11 terão a rota modificada para atender a demanda de linhas que não irão retornar neste primeiro momento.

Em relação aos idosos e demais grupos de risco, a recomendação é que estes passageiros não utilizem o sistema, já que a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é o de isolamento para evitar infecção pelo vírus.