Foto: Divulgação
Estudantes do quinto ao oitavo ano da Maple Bear Natal, com idades entre 10 e 14 anos, colocaram em prática a conscientização social, o empreendedorismo e a solução de problemas durante o III Hackaton Educacional do Nordeste, uma maratona de ideias promovida em parceria com a For Education Edtech, empresa representante da Google no Brasil, que se encerrou na última sexta-feira (1º).
O tema dessa edição foi a busca por soluções para melhorar a mobilidade urbana e os transportes na capital.
A equipe vencedora foi a CH8, composta pelos alunos João Vinícius, Pedro Medeiros, José Arthur, José Madson, Theo Lima e Marcelo Melo. Eles desenvolveram o jogo Aventuras do Eduardo, no qual o personagem principal é um cidadão natalense que entende sobre mobilidade urbana, mas quer se aprofundar no tema por meio de entrevistas. Ele entrevista pessoas, que vão dando opiniões e soluções para os problemas observados na cidade.
Em segundo, ficou o grupo Spice Girls, composto pelas estudantes Ana Luíza Barbosa, Clara Lamartine, Luane Gianasi, Luíza Baêta, Luisa Leite e Maria Isabel Gurgel, que tiveram como tema central a mobilidade urbana e temas secundários o transporte e a infraestrutura, englobando os problemas que enfrentam as pessoas com mobilidade reduzida.
Em terceiro lugar ficou a equipe Martian Potassium, composta por Ana Clara Bezerra Moura, Gladstone Santos da Costa Junior, Pedro Souza Albuquerque de Araújo Bezerra, Arthur Dutra Torquatro, Henrique Matheus Neves Moreira e Rafael Zampier Ulbrich, que desenvolveram o jogo Metromania, no qual um indivíduo chamado Dan tem o objetivo de melhorar a mobilidade e o transporte público na cidade dele, passando por várias dificuldades no processo.
Sobre o III Hackaton Educacional do Nordeste
Participaram da maratona 15 equipes de 6 alunos, somando 89 crianças e adolescentes. O objetivo final de cada equipe era a programação de um jogo que propusesse soluções para o tema em questão. Os estudantes tiveram até a quinta (30) para finalizar os trabalhos, pernoitando na escola durante a maratona, numa imersão no melhor estilo Campus Party.
A apresentação final das ideais, a entrega das premiações e dos certificados aconteceu na sexta. O Hackaton Maple Bear Natal é destaque na rede Maple Bear, por ser uma iniciativa de sucesso da unidade de Natal. Uma das diretrizes da educação canadenses é a busca de soluções para problemas cotidianos.
Nunca utilizaram um ônibus na vida…..🤔🤔🤔
Essas crianças manjam mais do que o pessoal da STTU.
Show mais essa escola aí pode me convidar pra mostrar as novidades sobre celular
Enquanto isso as Escolas Públicas Estaduais não desenvolvem nem jogos de porrinhas.
Eita Guvernadora sem futuro é essa.