Diversos

Jornal: vazamento pode provocar deslizamento na Arena Corinthians

rib_5246_Dod1VNSFoto: Arena Corinthians ainda vai receber jogos do Campeonato Brasileiro este ano (Foto: Marcos Ribolli)

A Arena Corinthians está sob alerta. De acordo com reportagem da Folha de S.Paulo, na edição desta terça-feira, o clube está com uma auditoria interna para investigar deslizamento de terra na área externa do estádio. Segundo a matéria publicada pelo jornal, o receio do clube é que esse problema possa atingir a Radial Leste, principal avenida da zona leste de São Paulo.

A fonte do problema seria um vazamento de água no estacionamento da Arena. Fontes ouvidas pelo jornal e que tiveram acesso aos relatórios da auditoria disseram que mais de 10 milhões de litros de água vazaram na área. O caso foi descoberto em junho deste ano. Em fevereiro, houve um deslizamento de terra ao lado do estacionamento e que chegou até a calçada da Radial.

O Corinthians fez uma investigação interna e concluiu que havia relação entre o deslizamento de fevereiro e o vazamento de água no subsolo do estacionamento. Segundo a Folha, um ano antes a Sabesp alertou para o excessivo consumo de água no estádio.

A Odebrecht, construtora responsável pela obra, ainda não quis se pronunciar sobre o caso. O Corinthians, por outro lado, informou que há, sim, uma auditoria interna para verificar problemas no estádio. Só que a diretoria alvinegra preferiu não falar sobre o vazamento.

– A auditoria está vendo de tudo. Só no final disso vamos falar. E mais: o Corinthians não deu ainda o aceite da obra. Então, a Odebrecht é responsável por tudo, até que prove o contrário – falou o ex-presidente Andrés Sanchez, responsável pela gestão do estádio e também deputado federal pelo PT.

Globo Esporte

Opinião dos leitores

  1. O Brasil não tinha condições de sediar Copa do Mundo e nem Olimpíadas. O PT usou esses eventos para desviar dinheiro e a Lava Jato está provando tudo isso. Várias dessas Arenas são elefantes brancos tipo a de Natal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Decreto assinado por Lula amplia poderes da primeira-dama Janja

Foto: Reprodução/Instagram/@janjalula

Um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou oficialmente as atribuições da primeira-dama, Janja Lula da Silva, dentro da estrutura do Palácio do Planalto. O texto, de nº 12.604, foi publicado em agosto e altera normas de 2023 para dar à primeira-dama maior acesso aos serviços do Gabinete Pessoal da Presidência.

Com a mudança, o Gabinete Pessoal passa a ter a função de “apoiar o cônjuge de Presidente da República no exercício das atividades de interesse público”. O órgão é responsável por organizar a agenda presidencial, cerimônias oficiais, correspondências, discursos, além de zelar pelo acervo e pelas residências oficiais.

A medida vem após a AGU (Advocacia-Geral da União) ter publicado, em abril, uma orientação normativa que autoriza o cônjuge do presidente a representar o chefe do Executivo em atividades culturais, sociais ou cerimoniais — desde que não assuma compromissos em nome do governo, atue de forma voluntária e preste contas de suas ações.

A Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) afirmou em nota que os normativos “estabelecem as balizas legais inerentes a tal atuação e contribuem para a transparência no exercício das atividades”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com luz verde de Lula, Gleisi parte para o corte de cargos do Centrão

Foto: Gil Ferreira/SRI

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, anunciou que o governo deu início a uma reorganização da base aliada no Congresso, com o corte de cargos ocupados por partidos do Centrão. A medida foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após a derrota na medida provisória que previa alternativas de arrecadação à alta do IOF, que perdeu validade sem ser votada.

Segundo Gleisi, a ordem é clara: quem quiser manter espaço no governo deverá apoiar as pautas do Planalto no Congresso. Os cortes atingem partidos como o PP, de Ciro Nogueira; o PSD, de Gilberto Kassab; o Republicanos, comandado na Câmara por Hugo Motta (PB); e também o MDB. “Vamos tirar cargos de todos que votaram contra o governo na MP”, afirmou.

A ministra ressaltou que Lula está ciente das mudanças e que todos os órgãos serão avaliados. A intenção é pressionar parlamentares para que se alinhem ao governo. “Vamos fazer de forma responsável, cobrando posição de quem estiver na base”, disse.

Algumas exonerações já começaram a ocorrer. Lideranças do PP e do PSD perderam cargos na Caixa Econômica Federal e no Ministério da Agricultura. No Dnit, integrantes do MDB também foram demitidos por determinação de Gleisi.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Maduro chama María Corina de “bruxa demoníaca” após Nobel da Paz

Foto: Leonardo Fernandez Viloria/Reuters

O ditador venezuelano Nicolás Maduro chamou neste domingo (12) a líder opositora María Corina Machado de “bruxa demoníaca”, dois dias depois de ela ter recebido o Prêmio Nobel da Paz. A declaração foi feita durante um ato alusivo à descoberta da América, celebrado na Venezuela como o “Dia da Resistência Indígena”.

Maduro não mencionou diretamente o prêmio, mas disse que “90% da população repudia a bruxa demoníaca da Sayona”, apelido usado pelo regime para se referir à opositora em alusão a uma figura do folclore local. María Corina foi reconhecida pelo comitê do Nobel por sua “incansável luta pela democracia na Venezuela”.

A opositora dedicou a premiação “ao povo sofredor da Venezuela” e ao presidente americano, Donald Trump, também indicado ao Nobel neste ano. Segundo ela, as ações do republicano foram decisivas para colocar o país “à beira da liberdade”.

A vitória de María Corina gerou reações irônicas de aliados do regime. O embaixador venezuelano na ONU, Samuel Moncada, disse esperar que ela “ganhe o Nobel de Física” no próximo ano, enquanto o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, afirmou genericamente que “os venezuelanos de bem são militantes do partido da paz”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula se reúne com Papa Leão XIV no Vaticano

Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta segunda-feira (13) com o Papa Leão XIV, no Vaticano. Esta foi a primeira reunião entre os dois líderes desde a escolha do novo pontífice, que sucedeu o papa Francisco.

Lula está em Roma para participar da abertura do Fórum Mundial da Alimentação 2025, evento anual da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que celebra 80 anos de fundação neste ano.

Durante a viagem, o presidente também participou da Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, além de inaugurar o espaço que abrigará o Mecanismo de Apoio da Aliança.

O encontro com o Papa foi articulado pelo Itamaraty em conjunto com o Vaticano nos últimos dias. Em ocasiões anteriores, Lula já havia se reunido com João Paulo II, Bento XVI e Francisco.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Reféns israelenses são libertados após dois anos em cativeiro

Foto: Menahem Kahana/AFP

Vinte reféns israelenses foram libertados nesta segunda-feira (13) pelo Hamas, após dois anos em poder da facção. Os grupos foram entregues em dois momentos — sete nas primeiras horas do dia e outros 13 em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza.

A libertação faz parte de um acordo de trégua firmado na semana passada, mediado por funcionários da Cruz Vermelha. Metade dos corpos de reféns mortos também deve ser devolvida nesta etapa. Os sobreviventes foram levados para a base militar de Re’im, onde reencontram seus familiares.

O plano de paz, com 20 pontos, foi proposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e prevê que Israel liberte 250 prisioneiros palestinos e 1.700 moradores de Gaza. O republicano desembarcou em Tel Aviv nesta segunda e participou de cerimônias oficiais ao lado do premiê israelense, Binyamin Netanyahu.

Nos últimos dias, milhares de israelenses foram às ruas em Tel Aviv para celebrar o acordo e cobrar o retorno dos demais reféns.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Jovem conhecido por gostar da polícia é morto pelo CV após saudar PM

Foto: reprodução/Instagram

O corpo do jovem Gabriel dos Santos Viana, de 19 anos, que estava desaparecido desde o dia 29 de setembro deste ano, foi localizado pela Polícia Civil do estado do Mato Grosso (PCMT), no município de Vila Rica, nesse sábado (11/10). Ele era conhecido por gostar da polícia e foi morto pelo Comando Vermelho (CV) após ser visto cumprimentando um militar.

Além de descobrir o cadáver, investigadores da delegacia de Vila Rica prenderam o suspeito de cometer o crime.

Segundo a PCMT, Gabriel era conhecido pelas equipes da cidade por gostar muito da polícia, ele sempre cumprimentava os policiais onde os via e tinha contato mais próximo com alguns, o que motivou sua morte.

Ele foi assassinado com uma facada no pescoço e outra na perna, além de ter sido enterrado após o crime.

O desaparecimento

A irmã de Gabriel registrou um boletim de ocorrência por desaparecimento no dia 29 de setembro, dizendo que o irmão teria ido a uma festa e não foi mais visto. Ela tinha a informação de que o desaparecimento poderia ter ligação com uma facção criminosa e que o irmão havia sido colocado em um veículo antes de sumir.

Desde então, as Polícias Civil e Militar realizavam buscas pelo jovem.

Após semanas de investigações, a Polícia Civil recebeu a denúncia de que o carro utilizado no dia do desaparecimento da vítima e a motocicleta do jovem estariam em uma fazenda da região.

Diante disso, uma equipe da Delegacia de Vila Rica foi até o local, a cerca de 30 quilômetros da zona urbana da cidade, na Comunidade Caxandá.

A prisão

O dono da fazenda permitiu a entrada dos policiais. Havia dois homens trabalhando na propriedade. Eles saíram correndo mata adentro quando perceberam a aproximação dos policiais.

As equipes o cercaram e conseguiram prender um dos homens, de 27 anos, após ele tropeçar e cair. Ele estava armado com uma espingarda.

O outro suspeito, que também estava armado, conseguiu se esconder na mata fechada. Um celular quebrado também foi apreendido. O homem preso disse que o aparelho era usado para fazer live com membros de uma facção criminosa atuante em Mato Grosso.

Questionado, ele indicou onde estava o carro usado no assassinato de Gabriel e onde a facção criminosa havia enterrado a motocicleta da vítima, em uma região de mata de difícil acesso. A faca utilizada no crime estava dentro do carro.

Ele também apontou onde o corpo de Gabriel havia sido ocultado, no final do Setor Esplanada, em Vila Rica.

A equipe da Polícia Civil acionou reforço da Força Tática da Polícia Militar e foi até o local apontado pelo suspeito, uma região de mata de difícil acesso, onde o corpo da vítima foi encontrado enterrado.

Gabriel foi assassinado com uma facada no pescoço, desferida pelo homem preso, e outra na perna, realizada pelo suspeito que conseguiu fugir pela mata.

As investigações continuam.

Por Mirelle Pinheiro – Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump vai ao Oriente Médio para cúpula da paz e diz que a guerra em Gaza ‘acabou’

Foto: SAUL LOEB/AFP

O presidente dos EUA, Donald Trump, decolou neste domingo para o Oriente Médio, onde deve celebrar seu plano de paz para Gaza. A primeira parada de Trump será em Israel, onde discursará no parlamento e se encontrará com famílias de reféns, antes de seguir para Sharm El-Sheikh, no Egito, onde acontecem as negociações indiretas entre Israel e Hamas

A cidade será palco também de uma cúpula para discutir a paz no enclave palestino, com a participação de líderes de mais de 20 países. A expectativa é que o encontro celebre ainda a assinatura de um “documento que encerra a guerra na Faixa de Gaza”, segundo o Ministério das Relações Exteriores do Egito, pelos mediadores do conflito: Catar, Egito, EUA e Turquia.

— Este será um momento muito especial — disse Trump. — (…) A guerra acabou. Certo? Vocês entendem isso?

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Terroristas do Hamas atacam civis palestinos em áreas recém-desocupadas pelas tropas israelenses

O grupo Hamas tem promovido ataques contra civis e clãs palestinos nas regiões recentemente desocupadas pelas tropas israelenses, acusando-os de colaboração com Israel.

Relatos locais indicam que, em algumas dessas áreas, o confronto interno já assume contornos de guerra civil, aumentando o clima de tensão e insegurança entre a população.

Nos últimos dias o Hamas mobilizou cerca de 7 mil homens para reocupar áreas evacuadas por Israel, em uma ação pode dificultar plano de paz em Gaza.

Uma força de segurança afiliada ao Hamas, conhecida como Rad’a, foi flagrada nas ruas da Cidade de Gaza. Canais de mídia social afiliados ao Hamas relataram confrontos na área de Sabra, também na Cidade de Gaza

Em um comunicado, a força afirmou: “De norte a sul, a mão de Rad’a está golpeando os antros da traição e da colaboração neste exato momento”.

Opinião dos leitores

  1. Esses bandidos adorados pelos esquerdopatas não merecem acordo, mais sim ações militares em cima deles. Covardes e cretinos

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA GENIAL/QUAEST: 44% dizem que direita representa melhor discurso de patriotismo e combate à corrupção

Foto: reprodução/X/Flavio Bolsonaro

Uma pesquisa da Genial/Quaest revelou que 44% dos brasileiros veem a direita como representante mais forte do discurso de patriotismo e combate à corrupção, enquanto 28% associam esse papel à esquerda. Outros 12% disseram que nenhum dos dois lados se destaca, e 16% não souberam responder.

Os dados mostram diferenças por gênero e religião: 50% dos homens identificam mais o patriotismo na direita, contra 39% das mulheres. Entre evangélicos, o índice sobe para 53%.

Analistas apontam que o resultado reflete uma estratégia de comunicação bem estruturada pela direita, que reforça temas como ordem, moralidade e segurança. Já a esquerda enfrenta o desafio de reconstruir sua ligação com símbolos de identidade nacional.

O estudo indica que o patriotismo segue sendo um campo de disputa simbólica no Brasil, onde narrativas culturais e morais têm tanto peso quanto as propostas políticas.

O levantamento ouviu 2.004 pessoas em 120 municípios entre os dias 2 e 5 de outubro, com margem de erro de 2 pontos percentuais e 95% de confiança.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pedimos que tarifa de 40% seja suspensa já durante a negociação com EUA, diz Alckmin

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Em telefonema a Donald Trump, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu que a sobretaxa de 40% imposta a produtos brasileiros seja retirada já na fase da negociação, informou o presidente em exercício Geraldo Alckmin neste domingo (12), em Aparecida (SP).

“O pedido do presidente Lula para o presidente Trump foi que, enquanto negocia, suspende os 40%. Esse foi o pleito. Enquanto negocia, suspende os 40%”, disse Alckmin a jornalistas.

A reunião entre Lula e Donald Trump foi realizada em 6 de outubro. Na ocasião, o presidente norte-americano designou o secretário de Estado americano, Marco Rubio, para dar sequência às negociações com Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Marco Rubio

Na avaliação do presidente em Exercício, Marco Rubio não deve representar um empecilho para o andamento da negociação.

“Não acredito. A orientação do presidente Trump foi muito clara. Nós queremos fazer um diálogo e entendimento. E o Brasil sempre defendeu isso”, disse Alckmin.

Na próxima sexta-feira (17), Mauro Vieira deve se reunir com Marco Rubio em Washington para tratar do tarifaço e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras, como a aplicação da Lei Magnitsky e a revogação de vistos.

Além da negociação que vem sendo conduzida pelas equipes do lado brasileiro e do lado americano, Lula e Trump acordaram de se encontrar pessoalmente em breve. O presidente brasileiro aventou a possibilidade de encontro na Cúpula da Asean, na Malásia, e se dispôs a viajar aos Estados Unidos.

De acordo com Alckmin, 42% das exportações brasileiras para os Estados Unidos estão fora do tarifaço. O governo estima que cerca de 34% dos produtos produzidos no Brasil estão sendo impactados diretamente pela tarifa de 50%.

CNN Brasil

 

Opinião dos leitores

  1. kkkkkkk, a marionete de lula,, falando merda, isso é um lixo, metia o cacete no lula, hoje é o merionete, defensor, que merda..

  2. Haverá o dia que essa quadrilha que hoje governa o Brasil, parecerá até pagar por todos os crimes cometidos.

  3. O chefe da quadrilha tá pensando que os americanos idiotas pra cair na conversa mole deles, aguardemos os próximos capítulos.

  4. Pedimos também que a carga tributária para o contribuinte brasileiro também seja reduzida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *