Mundo

Jovem de 22 anos vítima de estupro e tentativa de feminicídio pode ser presa por matar seu estuprador: “Se eu não tivesse me defendido estaria morta”

Foto: MARÍA JULIA CASTAÑEDA

Aos 22 anos, Roxana Ruiz Santiago sobreviveu a uma tentativa de feminicídio e passou nove meses na cadeia, mas seu pesadelo ainda não acabou. Em 2021, ela foi presa por matar seu estuprador e, desde então, aguarda o início do julgamento que determinará se ela é culpada do assassinato ou é libertada por agir em legítima defesa.

Se eu não tivesse me defendido, ou melhor, se esse cara tivesse conseguido me matar, minha mãe estaria lutando por justiça e eu estaria morta, diz ela, enquanto respira fundo.

A mulher de Oaxaca, Sul do México, recebeu El País em sua casa em Nezahualcóyotl, um mês antes do início do julgamento marcado para 1º de setembro. Em fevereiro deste ano, um tribunal permitiu que ela continuasse em liberdade com a condição de não deixar o estado do México, registrar presença na Justiça a cada duas semanas e justificar cada movimento que fizer à polícia. Ruiz diz que vive com medo e incerteza sobre seu futuro e o de seu filho, um menino de cinco anos.

Sinto uma tensão no peito porque não quero voltar para a cadeia. Não sei se são delírios de perseguição, mas tenho medo de que a família do homem vá fazer alguma coisa comigo — diz, enquanto prepara o almoço.

Dos mais de três mil assassinatos de mulheres registrados em 2021 no México, segundo dados do governo, mais de 370 ocorreram no estado do México, para onde Ruiz migrou aos 15 anos. Desde 2015, esta região no centro do país foi declarada em alerta por violência de gênero por ser um dos locais com mais crimes contra as mulheres. Nezahualcóyotl e Ecatepec foram os municípios com mais feminicídios registrados no ano passado, com sete cada. No início da manhã de 8 de maio de 2021, Roxana poderia ter feito parte dessa estatística. Hoje ela sobrevive para contar o que aconteceu.

O Ministério Público alega que sua forma de se defender foi excessiva, enquanto seus advogados exigem que o caso seja julgado sob a perspectiva de gênero.

Naquela noite, diz a jovem, ela acordou quando o homem a agrediu física e sexualmente em sua própria casa. Cansada de revivê-lo, Roxana apenas espera que o pesadelo termine.

— Me causa dor e vergonha que o que vivi não seja reconhecido, porque fui estuprada e sou uma sobrevivente de um feminicídio — continua ela, com a voz embargada que se recompõe imediatamente.

Tudo aconteceu muito rápido: eles lutaram, ela o empurrou e conseguiu tirá-lo de cima dela, ela correu e tentou escapar, mas não pôde fazer nada além de pegar uma camisa e se defender.

— Coloquei no pescoço dele, começamos a lutar de novo, ele queria me tirar de trás dele… Foi quando caímos e não soltei a camisa por causa do medo que tinha — explicou.

Rox, como ela gosta de ser chamada, também não chora quando fatia uma cebola. Ela faz isso com a técnica que só a prática pode dar. Em nenhum momento seus olhos lacrimejam.

— Às vezes eles choram por mim, mas eu aguento — diz ela com uma piscadela.

Seu advogado, Ángel Carrera, brinca com a situação:

— Roxana está muito sorridente. Eu até digo para ela não ser tão alegre nas audiências porque depois ela quer ficar e discutir com os advogados — diz Carrera, que a visitou na última quarta-feira de julho para revisar alguns papéis do processo.

Sem descuidar da cebola, a jovem responde: “Só mentem”.

— Uma vez, quando eu ainda estava lá em uma audiência, o homem [pai do agressor] começou a questionar por que eu não saí para buscar ajuda, por que eu tive que matar o filho dele, mas o que ele não sabe e o que eu queria dizer é que, sim, eu tentei sair. O filho dele não me deixou sair, mas o advogado [o promotor encarregado da acusação] começou a dizer que sou um perigo para a sociedade — diz Rox, com coragem.

Roxana conseguiu a liberdade condicional, mas o Ministério Público insiste em pedir sua volta à prisão.

Em 1º de setembro, ela será julgada pelo mesmo sistema que a quer de volta à prisão.

Opinião dos leitores

  1. Difícil essa lei brasileira.
    Onde o marginal, é chamado de suspeito. A vítima não pode se defender.

  2. se Eu fosse advogado lhe representaria de forma Pro Bono, ou seja gratuitamente,só pelo prazer de ver a Justiça ser feita

    1. Isto é um verdadeiro absurdo abuso de poder. Como é que pode foi vítima de estupro e matou para nao morrer , sozinha mulher e ainda querem prendê-la por ter morto o marginal para não morrer mais pelo visto a re é ela que estava dentro da sua própria casa qdo foi atacada e estuprada. Lamentável!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Lula chama Bolsonaro de “covarde” e ironiza pedido de anistia: “Quer apagar bobagem que fez?”

O pedido de anistia aos presos pelo 8 de Janeiro feito pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi ironizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na noite desta terça-feira (27), em entrevista à RedeTV!, o petista afastou a hipótese de o Executivo tomar a iniciativa de uma medida que venha beneficiar os bolsonaristas presos e chamou o adversário de “covarde”.

“Está pedindo anistia? Você quer apagar a bobagem que fez? A bobagem é que ele [Bolsonaro] se acovardou, pensou o golpe, não teve coragem”, disse Lula ao jornalista Kennedy Alencar.

A possibilidade de o governo Lula propor ao Congresso uma “anistia” foi colocada por Bolsonaro em entrevista para programa on-line da Revista Oeste. Mas ele admitiu que esse é um cenário “muito difícil”. “Eu sei que o Parlamento é o ente que decide essa questão, mas, partindo do Executivo, seria muito bem-vindo”, disse.

Não foi o bastante para sensibilizar Lula. O presidente ressaltou que, pelas “barbaridades que fez”, Bolsonaro deverá se submeter ao processo jurídico a que todo cidadão tem direito em uma democracia, inclusive a “presunção de inocência” que, ele repetiu, não teve durante o processo da Lava Jato, em referência à operação comandada pelo ex-juiz e hoje senador Sergio Moro.

“Primeiro você vai ser julgado, você cometeu muita barbaridade. Você vai ser julgado, apreciado. Vai ter seu advogado de defesa. Eu só quero que você tenha a presunção de inocência que eu não tive. Quero que você tenha pra você dizer o que fez e o que não fez. É um direito seu, um direito da democracia. E é isso que eu garanto para o meu melhor amigo e para o meu pior inimigo: o direito de defesa pleno”, ressaltou Lula.

Em seguida, o petista foi duro ao dizer que o adversário se “acovardou” e não teve coragem de consumar um golpe de Estado.

98 FM Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe Publicitário

ARTCAP: a sua marca no topo

Se você deseja colocar a sua marca no topo com o destaque que ela merece, confie em quem já produziu mais de 1,5 milhão de bonés personalizados.

Exponha a sua marca em um boné de alta qualidade e veja seus clientes desfilando com ela em qualquer lugar e ocasião.

Além de um linha completa de bonés, viseiras e chapéus, o Grupo Artcap conta também com produtos térmicos e brindes corporativos, são mais de 500 opções!

#artcap #suamarcanotopo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bolsonaro passa por exames, e equipe médica discute realização de nova cirurgia no abdômen

Foto: Alan Santos/PR

O ex-presidente Jair Bolsonaro passou por exames de rotina na manhã desta quarta-feira (28), em um hospital particular em São Paulo. A informação foi confirmada em uma postagem feita pelo advogado do ex-chefe do Executivo Fabio Wajngarten. No texto, ele informou que Bolsonaro iria fazer uma consulta com o cirurgião que o acompanha para discutir a “necessidade de realização de nova cirurgia de correção de hérnia abdominal decorrente da facada de 2018”. Desde o episódio da facada, Bolsonaro precisou passar por vários procedimentos. Entre os procedimentos realizados, estão a retirada da bolsa de colostomia e a correção de uma hérnia na incisão da operação. 

No final da manhã, o advogado Fábio Wajngarten publicou a informação de que Jair Bolsonaro fez exames laboratoriais e de imagem, contudo “as equipes responsáveis constataram que as condições clínicas e cirúrgicas estão estáveis e sem necessidade de intervenção nesse momento”. O ex-presidente será reavaliado dentro de 3 meses, diz o texto.

A nota foi assinada pelos médicos:

Dr Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo – Cirurgião CRM 20012

Dr. Leandro Echenique – Cardiologista CRM 107718

 

 

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

STF forma maioria para ampliar alcance sobre vínculo trabalhista de motoristas por aplicativos

Foto: Flickr/STF

O Supremo Tribunal Federal formou maioria a favor da repercussão geral em um processo que discute existência ou não de vínculo trabalhista entre motoristas de aplicativo e as plataformas que prestam esse tipo de serviço. Agora, a Corte deve marcar o julgamento para decidir o caso. Quando há repercussão geral, o que for decidido pelo STF valerá para casos semelhantes em outros tribunais.

Até o momento, o ministro Edson Fachin votou a favor da existência da repercussão geral. Essa análise é feita em casos em que um único tema tenha várias decisões em diferentes ações, ou seja, que exista uma controvérsia. Seguiram Fachin os ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Luiz Fux e André Mendonça.

Na prática, a Corte vai elaborar uma tese para orientar disputas de casos semelhantes que tramitam em instâncias inferiores da Justiça.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Jovens são tirados do cinema por fumar maconha em filme de Bob Marley


Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram um grupo de jovens sendo retirado do cinema, em Pernambuco, por suspeita de fumar m4conha durante a exibição de um filme sobre o músico Bob Marley.

As imagens mostram a Polícia Militar do estado abordando os jovens. Em um determinado momento, um dos policiais dá tapas na cabeça de um dos rapazes.

Por nota, o Shopping Guararapes informou que o caso aconteceu na noite de segunda (26/2), em uma das salas da Cinépolis.

“Esclarecemos que, após relatos de clientes sobre um grupo de jovens que estavam utilizando substâncias ilícitas na sala do cinema e causando tumulto, a equipe do cinema acionou a Polícia Militar para tomar providências, visando garantir o bem-estar dos clientes. A corporação removeu o grupo da sala e realizou revistas”, disse o shopping.

Leia mais
Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Motociclista será intimado pela polícia após ameaçar mulher no trânsito em Natal

Um homem que ameaçou uma mulher durante uma discussão de trânsito registrada na avenida Hermes da Fonseca, na zona Leste de Natal, será intimado pela Polícia Civil. A informação foi confirmada pela própria corporação, a qual também afirmou que o caso é investigado pela 4ª Delegacia de Polícia.

Ainda conforme as informações da Polícia Civil, o boletim de ocorrência foi registrado pela vítima na última segunda-feira (26). Qualificada como crime de ameaça, a atitude do motociclista repercutiu nas redes sociais por meio de vídeo, que mostrou os xingamentos, bem como as batidas efetuadas por ele contra a janela da motorista.

No vídeo, o condutor da moto intimida a mulher, batendo na janela do carro onde ela está, e também ao afirmar “eu vou dar no meio da sua cara. Se quiser, eu dou”.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe Publicitário

VITTADERMA: Cicatrização Pós-Operatória que Transforma Vidas

 

Divulgação

Na vanguarda dos cuidados médicos, a Clínica Vittaderma @vittaderma se destaca como o maior centro especializado em feridas do Estado. Nossa equipe altamente especializada está comprometida em otimizar seu processo de cicatrização pós-operatória.

Recentemente, acompanhamos um notável caso de sucesso no pós-transplante cardíaco, realizado no prestigiado Hospital Rio Grande. A cirurgia foi um triunfo, e a evidência está na magnífica cicatrização da ferida – verdadeiramente linda e perfeitamente curada.

Na Vittaderma, oferecemos um serviço excepcionalmente dedicado ao tratamento pós-operatório, proporcionando a você cuidados personalizados para uma recuperação eficaz. Sua saúde é nossa prioridade, e estamos aqui para transformar sua jornada de recuperação em uma experiência positiva e impactante. Conte conosco para elevar o padrão dos cuidados pós-operatórios.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEO: Chuvas derrubam ponte em Lajes do Cabugi 


Um vídeo enviado ao BLOGDOBG mostra que as chuvas que caíram em Lajes, nesta quarta-feira (28), derrubaram uma ponte. Nas imagens também é possível observar que o Pico do Cabugi, localizado próximo ao município, está parcialmente encoberto por nuvens.

De acordo com o boletim divulgado nesta quarta (28) pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a chuva em Lajes foi de 27 milímetros nas últimas 24 horas.

Um aviso de fortes chuvas no RN foi divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).  O comunicado alerta para a possibillidade de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia no RN. O alerta é laranja, segundo em grau de severidade, chama atenção para ventos intensos (60-100 km/h), risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O aviso é válido para todo RN até as 10h desta quinta-feira (29). 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Ladrões russos compraram mansão de R$ 10 mi da cantora Simone Mendes

PF/ Divulgação

Alvo da Operação Brianski, um grupo de ladrões russos ostentava vida de luxo em uma mansão avaliada em R$ 10 milhões, localizada em um condomínio fechado em Fortaleza (CE). A coluna apurou que o imóvel pertenceu à cantora sertaneja Simone Mendes.

Com os criminosos, os policiais federais apreenderam US$ 223.944 (equivalente a pouco mais de R$ 1 milhão na cotação atual), R$ 55 mil, além de relógios de luxo e celulares.

Segundo a Polícia Federal (PF), os russos se uniram a alguns brasileiros para lavar dinheiro oriundo de crimes praticados no exterior, mediante o uso de criptomoedas.

Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão — seis em Florianópolis (SC), dois em Goiânia (GO) e outros dois em Eusébio (CE). Em relação aos quatro principais investigados, foram decretadas diversas medidas, como monitoramento eletrônico e proibição de deixar o país e de transacionar criptoativos.

Também foi determinado o sequestro de bens, tais como casas e apartamentos de alto padrão, terrenos e automóveis de luxo adquiridos pelos investigados no Brasil. Além disso, ainda foram decretados os bloqueios de contas bancárias vinculadas a 25 pessoas físicas e jurídicas, além de contas em exchanges, visando ao sequestro de valores em moeda nacional e de criptoativos.

Fraude e roubo

As investigações tiveram início com a informação de que cidadãos russos teriam fixado residência em Florianópolis para usufruir de recursos oriundos de crimes supostamente praticados no país de origem.

Durante as apurações, os policiais descobriram que os principais investigados foram condenados na Rússia por crimes assemelhados a fraude e tentativa de roubo.

Leia mais

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

OAB/RN divulga nota oficial pela morte da advogada

Foto: Reprodução OAB/RN

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rio Grande do Norte (OAB/RN), emitiu uma nota oficial pelo homicídio da advogada Andréia Teixeira, ocorrido na madrugada desta quarta-feira (28), em um condomínio no bairro de Nova Parnamirim, em Parnamirim, na Grande Natal. A advogada estava acompanhada do namorado quando foram atingidos por disparos de arma de fogo, por volta de 00h40. Segundo a nota, as primeiras informações não apontam que o crime esteja ligado à atuação profissional da advogada.

Confira a nota da OAB/RN na íntegra:

NOTA OFICIAL – pela morte da advogada Andréia Teixeira

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) tomou conhecimento do homicídio contra a advogada Andréia Teixeira e seu namorado na madrugada desta quarta-feira (28).

O crime aconteceu no bairro de Nova Parnamirim e, segundo as primeiras informações preliminares, não há indícios de envolvimento com a atuação profissional da advogada.

Porém, logo que tomou conhecimento do caso, a Seccional Potiguar acionou o Plantão de Defesa das Prerrogativas e está acompanhando situação.

A OAB/RN repudia veementemente qualquer tipo de violência e se coloca a disposição das autoridades competentes para colaborar com a elucidação rápida do crime.

Natal, 28 de fevereiro de 2024

Comissão da Mulher Advogada da OAB/RN
Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte
Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *