Mundo

Jovem de 22 anos vítima de estupro e tentativa de feminicídio pode ser presa por matar seu estuprador: “Se eu não tivesse me defendido estaria morta”

Foto: MARÍA JULIA CASTAÑEDA

Aos 22 anos, Roxana Ruiz Santiago sobreviveu a uma tentativa de feminicídio e passou nove meses na cadeia, mas seu pesadelo ainda não acabou. Em 2021, ela foi presa por matar seu estuprador e, desde então, aguarda o início do julgamento que determinará se ela é culpada do assassinato ou é libertada por agir em legítima defesa.

Se eu não tivesse me defendido, ou melhor, se esse cara tivesse conseguido me matar, minha mãe estaria lutando por justiça e eu estaria morta, diz ela, enquanto respira fundo.

A mulher de Oaxaca, Sul do México, recebeu El País em sua casa em Nezahualcóyotl, um mês antes do início do julgamento marcado para 1º de setembro. Em fevereiro deste ano, um tribunal permitiu que ela continuasse em liberdade com a condição de não deixar o estado do México, registrar presença na Justiça a cada duas semanas e justificar cada movimento que fizer à polícia. Ruiz diz que vive com medo e incerteza sobre seu futuro e o de seu filho, um menino de cinco anos.

Sinto uma tensão no peito porque não quero voltar para a cadeia. Não sei se são delírios de perseguição, mas tenho medo de que a família do homem vá fazer alguma coisa comigo — diz, enquanto prepara o almoço.

Dos mais de três mil assassinatos de mulheres registrados em 2021 no México, segundo dados do governo, mais de 370 ocorreram no estado do México, para onde Ruiz migrou aos 15 anos. Desde 2015, esta região no centro do país foi declarada em alerta por violência de gênero por ser um dos locais com mais crimes contra as mulheres. Nezahualcóyotl e Ecatepec foram os municípios com mais feminicídios registrados no ano passado, com sete cada. No início da manhã de 8 de maio de 2021, Roxana poderia ter feito parte dessa estatística. Hoje ela sobrevive para contar o que aconteceu.

O Ministério Público alega que sua forma de se defender foi excessiva, enquanto seus advogados exigem que o caso seja julgado sob a perspectiva de gênero.

Naquela noite, diz a jovem, ela acordou quando o homem a agrediu física e sexualmente em sua própria casa. Cansada de revivê-lo, Roxana apenas espera que o pesadelo termine.

— Me causa dor e vergonha que o que vivi não seja reconhecido, porque fui estuprada e sou uma sobrevivente de um feminicídio — continua ela, com a voz embargada que se recompõe imediatamente.

Tudo aconteceu muito rápido: eles lutaram, ela o empurrou e conseguiu tirá-lo de cima dela, ela correu e tentou escapar, mas não pôde fazer nada além de pegar uma camisa e se defender.

— Coloquei no pescoço dele, começamos a lutar de novo, ele queria me tirar de trás dele… Foi quando caímos e não soltei a camisa por causa do medo que tinha — explicou.

Rox, como ela gosta de ser chamada, também não chora quando fatia uma cebola. Ela faz isso com a técnica que só a prática pode dar. Em nenhum momento seus olhos lacrimejam.

— Às vezes eles choram por mim, mas eu aguento — diz ela com uma piscadela.

Seu advogado, Ángel Carrera, brinca com a situação:

— Roxana está muito sorridente. Eu até digo para ela não ser tão alegre nas audiências porque depois ela quer ficar e discutir com os advogados — diz Carrera, que a visitou na última quarta-feira de julho para revisar alguns papéis do processo.

Sem descuidar da cebola, a jovem responde: “Só mentem”.

— Uma vez, quando eu ainda estava lá em uma audiência, o homem [pai do agressor] começou a questionar por que eu não saí para buscar ajuda, por que eu tive que matar o filho dele, mas o que ele não sabe e o que eu queria dizer é que, sim, eu tentei sair. O filho dele não me deixou sair, mas o advogado [o promotor encarregado da acusação] começou a dizer que sou um perigo para a sociedade — diz Rox, com coragem.

Roxana conseguiu a liberdade condicional, mas o Ministério Público insiste em pedir sua volta à prisão.

Em 1º de setembro, ela será julgada pelo mesmo sistema que a quer de volta à prisão.

Opinião dos leitores

  1. se Eu fosse advogado lhe representaria de forma Pro Bono, ou seja gratuitamente,só pelo prazer de ver a Justiça ser feita

    1. Isto é um verdadeiro absurdo abuso de poder. Como é que pode foi vítima de estupro e matou para nao morrer , sozinha mulher e ainda querem prendê-la por ter morto o marginal para não morrer mais pelo visto a re é ela que estava dentro da sua própria casa qdo foi atacada e estuprada. Lamentável!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Pecuarista promete até 16º salário a funcionários se Bolsonaro for reeleito

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um fazendeiro prometendo salários extras a seus funcionários, caso Jair Bolsonaro (PL) seja reeleito. O homem é um pecuarista conhecido como Nelore Cyro, de Araguaçu, em Tocantins.

Ele aparece reunido com funcionários e conta que a equipe pode receber um 14° salário, se as metas forem cumpridas. E não para por aí. O fazendeiro ainda ressalta que se Bolsonaro for eleito em outubro deste ano, haverá um 15° pagamento. E se for no primeiro turno, os empregados poderá receber até o 16°.

À Folha de São Paulo, ele contou que não quer comprar voto, apenas melhorar as condições de vida de seus 20 empregados. Com isso, gastaria R$ 90 mil em bonificações.

“Aqui na fazenda somos cabos do Bolsonaro. Vamos votar nele. Mas isso foi mais uma brincadeira. Será dado (o bônus), mas não vou dar dinheiro para político, vou dar dinheiro para meus funcionários se o Bolsonaro ganhar. Só isso”, disse.

Correio Braziliense

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Rio é a 1ª cidade do Brasil a permitir animais domésticos em supermercados

Foto: Reprodução

Agora, cães e gatos poderão passear nos supermercados do Rio de Janeiro. A capital fluminense é a primeira cidade do país a permitir a entrada e circulação de pets nos estabelecimentos. A iniciativa foi garantida por meio de um decreto municipal publicado na última sexta-feira (5).

Os supermercados que desejarem receber os animais terão que seguir uma série de normas, como verificar se a vermifugação e as vacinas estão em dia e garantir que o bichinho esteja com coleira ou dentro da caixa de transporte.

A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) irá emitir o selo Super Pet para os estabelecimentos que desejarem aderir à prática.

Não será permitido oferecer água ou comida para os bichos dentro dos estabelecimentos.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Justiça rejeita denúncia contra Milton Ribeiro por homofobia

Foto: Sérgio Lima/Poder360

O juiz Francisco Codevila, da 15ª Vara Criminal de Brasília, rejeitou na sexta-feira (05.ago.2022) uma denúncia contra o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro por crime de homofobia.

Ribeiro havia afirmado em entrevista ao Estadão, em setembro de 2020, que o adolescente opta por “andar no caminho do homossexualismo (sic)” por viver em um contexto familiar “desajustado”.

Em sua decisão, Codevila disse que a fala do ex-ministro não configura crime. “No caso, não se verifica que o denunciado, por meio de suas palavras, tenha, por vontade livre e consciente, levado a termo quaisquer das ações descritas no tipo, tampouco inferi-se que teve a intenção de considerar qualquer grupo social como inferior, nocivo ou prejudicial à sociedade”.

CONTEXTO

Na entrevista, Ribeiro disse que “a biologia diz que não é normal a questão de gênero”. Ele foi questionado sobre a necessidade de educação sexual nas escolas.

Poder360

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Auxílio Gás começa a ser pago nesta terça; Nordeste segue com o maior número de beneficiários

Foto: Reprodução/RBS TV

Começa nesta terça-feira (9), o pagamento do Auxílio Brasil no valor de R$ 110 a 5,6 milhões de famílias. O pagamento, que foi antecipado, originalmente ocorreria no período de pagamento seria de 18 a 31 de agosto.

O valor médio integral da unidade do botijão será pago nos meses de agosto, outubro e dezembro. Em janeiro de 2023, as famílias voltarão a receber o valor médio de 50% do botijão de gás de 13 kg.

O Nordeste é a região com maior número de beneficiários, com 2,7 milhões de famílias com direito a receber o benefício em agosto. Na sequência estão as regiões Sudeste (1,8 milhão), Norte (545 mil), Sul (356 mil) e Centro-Oeste (180 mil).

Do total de 5,6 milhões de beneficiários em agosto, 4,8 milhões estão em lares em que o responsável familiar é mulher (86%).

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

VÍDEO: Briga generalizada faz dupla sertaneja encerrar show

Foto: Reprodução

Uma briga na plateia fez a dupla Henrique & Juliano interromper o show que realizava em Sorocaba (SP), na UZNA, na noite de sexta-feira (5/7). Henrique tentou conter a confusão, até que anunciou o encerramento da apresentação.

Em vídeos que circulam nas redes sociais, o cantor pede desculpas ao público e lamenta por não poder continuar em meio às brigas. “Galera, o show está encerrado”, diz Henrique.

“Desculpa, de verdade. Não é por conta de vocês, não. É sério mesmo. Vocês não merecem, de verdade, um evento organizado desta maneira. A casa precisa ter mais condições de receber o público. A maioria aqui veio para curtir, para se divertir e não para isso. Eu não saí de casa pra isso”, fala Henrique, que pede: “Controla aí o ambiente, deixa controlar”.

Veja as imagens:

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Homem que morreu em explosão mataria esposa, diz testemunha

Djanir Luiz Rosa Coutinho, 36 anos, morreu carbonizado na quinta-feira (4/8) após entrar no carro com uma garrafa pet cheia de gasolina e acender um cigarro. O veículo explodiu em Barra do Turvo, no interior de São Paulo.

“Pelo olhar dele, a intenção era de fazer a tragédia ali. Se não tivesse a intenção, não teria levado 2 litros de gasolina em uma garrafa pet. Sabia que ele ia provocar uma tragédia. No momento, só queria salvar a mulher dele, porque ela falou que ele iria matá-la. Foi tudo rápido”, relatou uma testemunha ao G1.

Pouco tempo antes da explosão, Djanir foi impedido de entrar no Conselho Tutelar, onde estavam a esposa e a filha.

Pessoas que estavam no local tentaram apagar o fogo com mangueiras de água e extintores de uma delegacia próxima, mas ele não sobreviveu.

Ameaças

O homem tinha feito ameaças para a mulher que levou a filha do casal para ser protegida no Conselho Tutelar da cidade. Antes de ir para o o local, ela também registrou um boletim de ocorrência descrevendo ameaças e agressões.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN tem 2ª maior taxa de obesidade infantil do Nordeste e 3ª do Brasil

Foto: Ilustrativa/Reprodução

De acordo com o relatório de estado nutricional do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) do Ministério da Saúde, 22,51% das crianças potiguares com idades entre 5 e 10 anos estavam obesas em 2021. O índice é o segundo maior do Nordeste, atrás apenas do Ceará (22,77%) e o terceiro do País.

O Rio Grande do Sul, com uma taxa de 24,64%, é o campeão do Brasil. O índice no RN ficou acima das médias nacional (17,8%) e do Nordeste (17,29%). Os dados se referem a situações de obesidade e obesidade grave e indicam que, em 10 anos (de 2011 a 2021), os números no RN cresceram seis pontos percentuais.

Segundo o Sisvan, o Estado saiu de um índice de 16,45% de crianças obesas em 2011 para os 22,51% de 2021.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula declara patrimônio de R$ 7,4 milhões ao TSE; Alckmin tem R$ 1 mi

Foto: Maria Isabel Oliveira/Agência O Globo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teve a candidatura a um terceiro mandato registrada neste sábado (6/8) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informou que seu patrimônio atual é de R$ 7,4 milhões.

O valor é dividido em aplicações, sendo R$ 5,5 milhões em um fundo de previdência privada e o restante em outros investimentos e dois apartamentos, um de R$ 19,1 mil e um de R$ 94,5 mil, além de um carro avaliado em R$ 85 mil.

O valor é menor do que o declarado pelo petista em 2018, quando ele se candidatou, mas não concorreu porque foi barrado pela Lei da Ficha Limpa. Na época, Lula declarou R$ 7,9 milhões, que, corrigidos pela inflação no período, corresponderiam a pouco mais de R$ 10 milhões atualmente.

Quem também declarou um valor menor do que em 2018 foi o vice na chapa de Lula, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB). O vice de Lula declarou patrimônio de R$ 1.005.728,42, em casa, terrenos, apartamento e investimentos. Akckmin também teve queda patrimonial, se comparada a declaração de 2018 com a apresentada em 2022. Há quatro anos, ele tinha 379 mil a mais.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Essa é a hora das autoridades baterem as contas desse ladrão e checar a origem dessa fortuna. Não é empresários, sempre viveu de salário, quero ver como explicar um acúmulo de riquezas desse.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PF prende mais três suspeitos pela morte de Bruno e Dom Philips em operação contra pesca ilegal

Foto: reprodução/g1

A Policia Federal do Amazonas cumpriu neste sábado, 6, sete mandados de prisão e prendeu mais três suspeitos pela morte de Bruno Pereira, servidor da Funai, e Dom Philips, jornalista britânico, em operação contra pesca ilegal no Vale do Javari, no Amazonas. Entre os presos estão três familiares de Amarildo de Freitas Oliveira, o “Pelado”, envolvidos com a ocultação dos corpos. Amarílio de Freitas Oliveira, conhecido como “Dedei” e filho de Amarildo, foi preso de madrugada em uma danceteria em Atalaia do Norte.

Jeferson da Silva Lima, conhecido como “Pelado da Dinha” e Oseney da Costa de Oliveira, o “Dos Santos”, irmão de Amarildo, são os outros detidos. Dez mandados de busca e apreensão também foram realizados. Todos estão sendo investigados por associarem-se a “Colômbia” visando a realização de pesca ilegal na região.

De acordo com a PF, a equipe conseguiu identificar a real identidade do indivíduo de alcunha “Colômbia”. Trata-se de Ruben Dario da Silva Villar, um cidadão colombiano que utilizava documentos ideologicamente falsos, como carteira de identidade brasileira e documento de identidade peruano, dentre outros. Com o avanço das investigações, a PF identificou fortes indícios de que “Colômbia” seria líder e financiador de uma associação criminosa armada dedicada à prática da pesca ilegal na região do Vale do Javari, responsável por comercializar grande quantidade de pescado que era exportado para países vizinhos.

Segundo a PF, a operação de pesca ilegal foi aberta em paralelo ao assassinado de Bruno e Dom. Por meio das investigações, descobriram que o servidor da Funai era alvo da quadrilha e foi morto porque combatia a pesca ilegal na região. Dom foi executado porque estava com Bruno. As investigações prosseguem para o total esclarecimento do caso.

Jovem Pan

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: Brasil registra 181 óbitos e 16 mil casos nas últimas 24h

Foram divulgados os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste sábado (6), de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass):

– O país registrou 181* óbitos nas últimas 24h, totalizando 679.939 mortes;

– Foram 16.703* novos casos de coronavírus registrados, no total 34.011.173;

*Não atualizaram: DF, MA, MG, MT, RJ, RR e TO

A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 208. A a média móvel de novos casos é de 28.227.

O ministério da Saúde calcula que mais de 32,6 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.

Opinião dos leitores

  1. O cramunhão vermelho de No dedos agradeceu a natureza por ter criado o monstro do coronavírus.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *