O Juiz de Direito da 5ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, Luiz Alberto Dantas Filho, em atenção a pedido da 28ª Promotoria de Justiça, com atribuições na defesa do Meio Ambiente, marcou para a próxima terça-feira, dia 23/07, às 9h, no fórum Miguel Seabra Fagundes, em Lagoa Nova, audiência conciliatória para tentar solucionar o problema dos animais de tração que circulam nas vias urbanas da cidade e a necessidade do controle do transporte realizado por esses animais, visto os maus-tratos sofridos em virtude dos trabalhos a que são submetidos pelos carroceiros.
A utilização de carroças no meio urbano gera inúmeras situações de degradação urbanística e ambiental, à exemplo dos lixões formados em ruas e terrenos baldios de vários bairros da cidade.
Para a audiência foram notificados os secretários municipais de Serviços Urbanos (Semsur) e de Mobilidade Urbana (Semob), além do Diretor da Urbana e o Coordenador do Centro de Zoonoses da capital.
A 28ª Promotora de Justiça do Meio Ambiente, Rossana Mary Sudário, aguarda com expectativa a audiência e confia em uma conciliação com o município no sentido de formalizar uma solução de consenso, observando os aspectos ambientais e sociais.
O maior problema são os lixões formados em ruas e terrenos baldios de vários bairros da cidade.
Acho que os pontos de formação desses lixões são conhecidos, bastava uma fiscalização com apreenção das carroças e multas pesadas ao cidadão que contrata esse tipo de serviço.
A verdade que é o cidadão faz uma poda de árvore, uma limpeza em sua residência ou uma reforma e contrata esses carroceiros para tirar o lixo/entulho da frente de sua residência e jogar na frente de outra. Dessa forma entendo fudamental multar severamente quem contrata os serviços desses carroceiros, só assim o problema será amenizado.