Comportamento

Juíza do Trabalho diz que vagas de trainee exclusivas para negros do Magazine Luiza é ‘discriminação inadmissível’

Foto: Felipe Raul/Estadão

A juíza do Trabalho Ana Luiza Fischer Teixeira de Souza Mendonça afirmou em seu perfil no Twitter que o programa de trainee 2021 do Magazine Luiza, que aceitará apenas candidatos negros, é inadmissível.

“Discriminação na contratação em razão da cor da pele: inadmissível”, escreveu ela na rede social.

“Na minha Constituição, isso ainda é proibido”, afirmou a juíza ao responder um comentário feito na publicação.

Publicado na manhã deste sábado (19), o tuíte acumulava cerca de 500 curtidas às 15h. Por volta das 16h, a juíza apagou o tuíte e fechou sua conta no Twitter, restringindo o acesso apenas a seguidores.

Antes, ela havia compartilhado uma postagem sobre o programa de trainee que questionava: “E esse racismo, é do bem?”. A publicação, do deputado federal Paulo Eduardo Martins (PSC-PR), trazia a notícia sobre a iniciativa do Magazine Luiza.

Fischer é juíza no TRT-3 (Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais). Ela integrou a comissão de redação da reforma trabalhista do governo Michel Temer (MDB).

Atualmente, é uma das coordenadoras do Gaet (Grupo de Altos Estudos do Trabalho), do Ministério da Economia. A comissão elabora desde o ano passado uma revisão nas leis do trabalho.

Ao lado do ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, ex-presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), Fischer é coordenadora-adjunta do grupo Direito do Trabalho e Segurança Jurídica.

Procurada, a juíza não havia se pronunciado até a publicação desta reportagem.

Em seu perfil no Twitter, Ana Luiza diz que é “aquela que gosta do art. 5º”. Esse artigo da Constituição afirma que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.

O colunista da Folha Thiago Amparo também criticou a magistrada, em seu perfil no microblog:

“Data venia, juíza não parece conhecer que 1) art. 39, do Estatuto de Igualdade Racial permite ação afirmativa em empresas; 2) o próprio MPT incentiva tais políticas; 3) os diversos casos em que o STF leu a Constituição como permitindo ação afirmativa”.

Outros perfis também criticaram a postura da magistrada.

“Puxa vida, que absurdo haver ações afirmativas num país genuinamente racista, cujos passado e presente são de genocídio do negro brasileiro, que ganha menos e morre mais. É realmente inadmissível, todos somos iguais. Tenho até amigos pretos empregados, não precisa disso”, escreveu o perfil @NatanCafe.

“Vamos voltar no tempo, escravizar sua raça sistematicamente por gerações, depois pregar sobre a inferioridade da cor da sua pele séculos, para finalmente te inserir num local subalterno de guetos e subempregos. Aí você pode comentar isso sem parecer uma patricinha alienada”, escreveu @Rvfk5

Outros, no entanto, concordaram com ela. “O problema é o precedente que se abre. Existem maneiras de combater a desigualdade racial e discriminação, sem precisar abrir um precedente de… Segregação”, afirmou @SamLimaContador.

“A senhora está certíssima. Não compro mais na @magazineluiza e na @Ambev por elas estarem executando práticas discriminatórias de seleção”, escreveu @EUGNIODANTAS3.

Na sexta-feira (18), o Magazine Luiza anunciou a abertura das inscrições para o programa que seria voltado apenas para negros.

“O objetivo do Magalu com o programa é trazer mais diversidade racial para os cargos de liderança da companhia, recrutando universitários e recém-formados de todo Brasil, no início da vida profissional”, informou a empresa, em comunicado.

Atualmente, o Magazine Luiza tem em seu quadro de funcionários 53% de pretos e pardos. Mas apenas 16% deles ocupam cargos de liderança.

Segundo a empresa, o programa de trainees lançado nesta sexta-feira é o primeiro exclusivo para negros do Brasil. Ele foi desenvolvido em parceria com as consultorias Indique Uma Preta e Goldenberg, Instituto Identidades do Brasil, Faculdade Zumbi dos Palmares e Comitê de Igualdade Racial do Mulheres do Brasil.

Conforme reportagem publicada pela Folha nesta semana, um homem branco chega a ganhar em média quase 160% a mais do que uma mulher negra, mesmo quando ambos são formados em universidades públicas ou dentro de uma mesma profissão.

Segundo pesquisadores do Insper, isso revela a discriminação contra negros e mulheres no acesso a empregos bem remunerados ou a posições de destaque dentro das empresas

A empresa disse que não comentaria o caso, mas afirmou que fez uma extensiva análise jurídica para o programa.

Um dia depois do Magazine Luiza, a Bayer anunciou, neste sábado, que também terá um programa de trainees exclusivo para negros. A partir da segunda-feira (21), o programa de trainee 2021 estará com as incrições abertas para o processo seletivo e serão elegíveis profissionais negros graduados ou pós graduados entre dezembro de 2017 e dezembro de 2020.

As vagas não exigem conhecimento de inglês e estão disponíveis para todos os cursos de graduação. O salário será de R$ 6.900 por mês.

A empresa também lançará ainda neste mês um programa de mentoria para negros, voltado para profissionais que já atuam na companhia. “Nessa primeira fase, a iniciativa vai oferecer mentoring de carreira para 16 estagiários e analistas, ao longo de três meses”, afirmou em comunicado.

FolhaPress

Opinião dos leitores

  1. É sempre assim com as minorias: vitimismo, igualdade, aceitação, imposição. Só não vê quem não quer.

  2. Espero que a Magazine Luiza se sustente só com o dinheiro dos negros também. Não passo nem na frente dessa loja mais. Mesmo que seja mais caro, faço questão de comprar na concorrência

  3. Minha dúvida é se isso abre precedente que tornaria legal as empresas por exemplo abrirem vagas somente para brancos, ou então apena para os declarados apenas heterossexuais, em outras apenas se for por exemplo católico e ai vai….

  4. Esse negócio de cota é invenção dos parasitas petistas, ta certo a magistrada.
    Quando se quer busca.
    Faz contecer como no futebol por exemplo.
    CABE TODOS SEM EXCEÇÃO, só precisa ser competente, como tudo na vida.
    Tchau corruptos ladrões.

    1. Prefeito!!
      Lews Remilton é tão competente, quanto o Michael Schumacher.
      Cor tem nada a vê.

    2. Com a palavra os dois competentes dos comentários aí de cima. ☝️
      Certamente ambos devem ter a pele bem clarinha!

  5. E essa juíza poderia estar tecendo opinião pessoal publicamente sobre questão que pode chegar ao judiciário? DEPOIS RECLAMAM QUE O PODER JUDICIÁRIO ESTÁ PERDENDO AS SUAS BASES DE SUSTENTAÇÃO, IMPUTANDO CULPA A OUTROS. CALEM-SE! FALEM NO PROCESSO.

  6. Tem Bolsominions na área que pra variar é individualista que acha que os negros tem a mesma condição social mesmo egressos de uma situação como escravos. Todo mundo igual e de sangue vermelho só na cabeça de madeira dele, porém o sangue que é derramado por morte violenta quase todos os dias é em sua maioria dos negros. Nisso aí ele nem quer saber de igualdade. Somos todos iguais… vai morar na favela e depois diga isso!

    1. Idiota, não tem um brasileiro que não seja mestiço, no nordeste principalmente, aqui predominam na imensa maioria, negro com índio e raro sangue de branco. Basta vc andar de avião pelo sul e em seguida andar num para o nordeste, todos o assentos são preenchido por cabeça chata e pele morena, feiosos. Portanto, você pode diferenciar entre burros e preguiçoso, jamais por cor da pele!

    2. E não tem porque babaca???
      Só quer moleza né?
      Vai trabalhar parasita.

  7. Esse pessoal da direita vive elogiando os EUA. Quando a gente copia eles, no caso das cotas raciais por exemplo, eles chiam, dizendo ser injusto.
    No fundo, são a favor da escravidão.

  8. Do jeito que as coisas vão futuramente será crime ser branco nesse país. Sou branca e estou desempregada.

  9. Opa! Quando Magalu abre as vagas só para brancos? Tô dentro!
    Eita mundo veio, por isso há 200 anos atrás o sábio Lavoisier já dizia: Nada se perde, nada se cria, tudo se transforma!

  10. Quando vc é competente não importa a cor ! Se vc se esforça e é bom no que faz chega em qualquer lugar ! Palhaçada esse negócio de cota !

  11. E se fosse só para brancos?
    Sou totalmente a favor da igualdade racial…!
    Porém numa comunidade são vizinhos duas familias uma branca e uma negra, os filhos estudam na mesma escola, os pais são pedreiros as mães diaristas , seria justo cotas numa situação dessas?
    Partindo deste principio é justo?
    Creio que o justo seria abrir cotas para ambos, analisando o perfil social da familia independente da cor… Poderia até dividir 250 para cada raça.

  12. Todos deveriam disputar as vagas em pé de igualdade. Também há muito branco pobre no Brasil.

  13. A juíza Ta certa.
    Esse negócio de cota é fuleragem do psdb e PT.
    Sem essa de cor de pele.
    Quem quiser que busque, empregos, cargos seja da cor que for.
    O sangue é vermelho de todos humanos, isso e que vale.
    Sejam competentes e vai!!
    Ponto final.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

CBF marca para 27 de maio reunião sobre paralisação do Campeonato Brasileiro

 

Foto: Carlos Fabal/AFP

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) convocou neste domingo (12) uma reunião extraordinária do conselho técnico para o dia 27 de maio para tratar com os clubes da possibilidade de paralisação do Campeonato Brasileiro por causa das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul.

Internacional, Grêmio, Juventude e demais equipes gaúchas que disputam as divisões de acesso do Brasileiro tiveram as partidas adiadas justamente até 27 de maio, diante da situação de calamidade pública no sul do país.

O trio, contudo, defende a paralisação do torneio por até três rodadas —Internacional e Grêmio tiveram os estádios inundados pela água das chuvas—, mas encontra resistência entre parte dos pares que também compõem a série A.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ceará-Mirim consolida avaliação positiva da pré-candidatura de Antônio Henrique

Fotos: Cedida

Lançada oficialmente há apenas quarenta dias, a pré-candidatura de Antônio Henrique a prefeito de Ceará-Mirim tem se consolidado com uma avaliação bastante positiva pelos ceará-mirinenses.

“Temos recebido apoio de muita gente. E não me refiro só às lideranças. São pessoas comuns, que nos recebem em suas casas, que conhecem a história de Ceará-Mirim e esperam que nossa cidade continue no caminho do desenvolvimento”, disse Antônio Henrique.

O pré-candidato complementou: “Em Aningas, tive oportunidade de conversar com dona Marineide, que é merendeira da escola há 37 anos. Ela conhece a comunidade como ninguém e trouxe sugestões e conselhos. É isso que nos move a continuar ouvindo o povo, que é o maior patrimônio de nossa cidade”.

Antônio Henrique tem visitado diferentes bairros e distritos do município. O pré-candidato pelo PSD também comentou a aprovação da atual gestão. “Estarmos ao lado de um prefeito tão bem avaliado, como é Júlio César, nos dá um grande respaldo e também aumenta nossa responsabilidade de continuar avançando”, finalizou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Calamidade: chegada de frio intenso deve piorar situação dos gaúchos

Foto: Jefferson Bernardes/Getty Images

O Rio Grande do Sul, em meio às fortes chuvas, passará por um período de frio intenso que vai ocorrer, segundo Vinícius Lucyrio, meteorologista da Climatempo, ao longo desta semana, “principalmente a partir de segunda (13/5) à noite, na terça, quarta e até a manhã de quinta (16/5)”.

Em meio ao acumulo de águas nas ruas e à queda nas temperaturas, a população do estado também precisa se alertar para as doenças que podem surgir.

Vinícius Lucyrio explica que “o Rio Grande do Sul deve enfrentar as temperaturas mais baixas do ano até este momento, inclusive tem possibilidade de geada em várias áreas do estado, especialmente no sul, na campanha gaúcha, e também em áreas da serra. Mas as temperaturas já voltam a subir de forma mais lenta ali na quinta-feira, quando as temperaturas mais baixas devem ficar mais para o extremo sul e leste do estado”.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa

Quaest: Lula marca 46% para eleição de 2026 contra 40% de Tarcísio

Foto: Adriano Vizoni/Folhapress

O presidente Lula (PT) tem 46% de intenções de voto para a eleição presidencial de 2026, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), marca 40%, num cenário em que ele seja escolhido como candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), revela uma pesquisa da Genial/Quaest.

Bolsonaro está impedido de concorrer após ficar inelegível por ataques ao sistema eleitoral em 2022.

Na simulação de disputa entre Lula e Tarcísio, 8% disseram que votariam em nulo ou branco, e 6% não souberam ou não responderam.

Para o levantamento, foram realizadas 2.045 entrevistas presenciais com brasileiros com 16 anos ou mais em 120 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Humor

[VÍDEO] HUMOR SOLIDÁRIO: Mução e Renan da Resenha anuncia show no dia 25 de maio em Natal com toda a renda sendo revertida em doações para o RS

Os humoristas Mução e Renan da Resenha divulgaram nas redes sociais o show “Humor Solidário”, que acontecerá em Natal no dia 25 de maio, no Hotel Holiday Inn, a partir das 19h. Toda a renda será revertida em doações para as vítimas das enchestes no Rio Grande do Sul.

Os ingressos já estão disponíveis através deste link: https://outgo.com.br/humor-solidario-natal

Foto: Reprodução/Instagram

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

[VÍDEO] Regiclécia Cândido: O Orgulho de Cerro Corá é vice-campeã pela seleção brasileira de atletismo

Foto: Foto: Wagner Carmo/CBAt

Em sua primeira participação defendendo a Seleção Brasileira, a atleta Regiclécia Cândido da Silva, do município de Cerro Corá, saltou 13,23 metros no Campeonato Ibero-americano sediado em Cuiabá, Mato Grosso, terminando em segundo lugar no salto triplo feminino.

“Muita emoção, tudo valeu à pena até agora”, disse emocionada.

Regiclécia Silva ficou atrás de outra brasileira, Gabriele Souza dos Santos, que saltou 13,68 metros.

Com informações de Cerro Corá News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Quaest: 55% acham que Lula não merece mais uma chance como presidente em 2026

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Para 55% dos eleitores brasileiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não merece, na eleição de 2026, mais uma chance de governar o país.

O dado consta em pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (13). O levantamento, feito presencialmente, ouviu 2045 pessoas, com 16 anos de idade ou mais, entre os dias 2 e 6 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.

Acha que Lula merece mais uma chance como presidente em 2026?

  • Não merece: 55%
  • Merece: 42%
  • Não sabe ou não respondeu: 3%

Recortes

A análise das respostas por região do país aponta que apenas no Nordeste a maioria disse achar que Lula merece mais uma chance.

  • Nordeste: merece (60%), não merece (38%), não sabe/não respondeu (2%)
  • Sudeste: não merece (63%), merece (33%), não sabe/não respondeu (4%)
  • Sul: não merece (59%), merece (39%), não sabe/não respondeu (2%)
  • Centro-Oeste/Norte: não merece (58%), merece (37%), não sabe/não respondeu (4%)

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

SALVE O SUL: Chitãozinho & Xororó, Zezé & Luciano e Leonardo anunciam edição extra da turnê ‘Amigos’, com 100% da venda de ingressos revertidos em doações

Foto: Divulgação

O festival beneficente Salve o Sul, organizado pela Abrape e pelos artistas Luísa Sonza, Pedro Sampaios e os sertanejos do especial Amigos, acontecerá nos dias 7 e 9 de junho no Allianz Parque, em São Paulo. Os ingressos começarão a ser vendidos na terça-feira (14), e o valor arrecadado será direcionado às vítimas do Rio Grande do Sul.

No dia 7, será feita a apresentação dos Amigos, grupo que reúne os sertanejos Chitãozinho & Xororó, Leonardo e Zezé Di Camargo & Luciano.

Para o dia 9 já foram anunciadas apresentações de Luísa Sonza, Pedro Sampaio, Lulu Santos, Menos é Mais, Preta Gil, Xand Avião, Ferrugem, L7nnon, Gloria Groove, Xamã, Neto Fagundes, Turma do Pagode, Duda Beat, Zé Felipe, Pocah, Lexa, MC Daniel, Luan Pereira, Hariel, IG, Ryan SP, PH, Don Juan, e Davi. Segundo o festival, ainda serão divulgadas mais atrações.

O Multishow e a TV Globo farão a transmissão e a cobertura do festival. A venda das entradas será pela plataforma Eventim, que não irá cobrar taxas. O valor dos ingressos, no entanto, ainda não foi informado.

Com informações de CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Haddad e Leite vão discutir suspensão da dívida de RS nesta segunda

Foto: REUTERS/Adriano Machado

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai discutir com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), a possível suspensão da dívida do estado com a União nesta segunda-feira (13). A reunião deve ser por videoconferência, segundo o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.

O Ministério da Fazenda está debruçado sobre o assunto desde a semana passada para encontrar uma solução. A suspensão da dívida do RS já está posta, mas a dúvida seria quanto ao tempo da moratória: se até o fim deste ano ou por um período de três anos – que representaria um alívio no valor de R$ 10,5 bilhões.

Haddad já declarou que não se opõe ao mérito da medida, mas é necessário debater o formato da negociação, para não haver problemas jurídicos depois. Disse ainda que outra frente seria deixar a moratória em aberto para que o Executivo possa prorrogar se necessário.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Violência

Apesar de emitir uma medida protetiva por minuto, Brasil tem 5 feminicídios por dia em 2023

Foto: Arquivo/Agênicia Brasil

O Brasil emitiu, em média, uma medida protetiva a vítimas de violência doméstica por minuto no ano passado. Foram 553.391 documentos apresentados pelas justiças estaduais, conforme levantamento do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Apesar do número, o país registrou 1.706 feminicídios em 2023 — média de quase cinco crimes por dia. Até 24 de março deste ano, tinham sido emitidas 86.805 medidas protetivas — média de 0,72 por minuto.

Entre 1º de janeiro e 31 de março, 449 mulheres foram mortas no Brasil. A contagem de feminicídios é feita pelas universidades Estadual de Londrina (UEL), Federal de Uberlândia (UFU) e Federal da Bahia (UFBA).

Na avaliação do advogado Rafael Paiva, o agressor com intenção real de matar a companheira não respeita a medida. “Por isso, é importante ter, em alguns casos, dois pontos importantíssimos. O juiz tem de analisar se não é o caso de converter a medida protetiva numa prisão preventiva ou de decidir que o agressor use tornozeleira eletrônica”, acrescenta o advogado, que também é professor de direito penal, processo penal e Lei Maria da Penha.

A sugestão de monitorar eletronicamente os acusados por violência doméstica foi feita no mês passado pelo CNPCP (Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O objetivo é garantir que as medidas protetivas de urgência sejam efetivas.

Após a recomendação, o R7 apurou que o Brasil precisaria comprar 399.882 tornozeleiras eletrônicas para cumprir a sugestão. Até dezembro do ano passado, data da atualização mais recente, o país tinha 153.509 equipamentos, segundo a Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais).

Com informações de R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *