As condições do crédito continuam piorando para os consumidores, de acordo com dados do Banco Central (BC). Em fevereiro, os juros cobrados no cartão de crédito atingiram 447,5% ao ano — alta de 8 pontos percentuais (pp) em relação a janeiro e de 16,1 pp neste ano.
Quem ficou pendurado no cheque especial pagou no mês passado uma taxa de 293,9% ao ano — mesmo patamar de 1994, quando começou a série do BC —, o que representou elevação de 1,6 pp. No empréstimo pessoal (sem desconto em folha), os juros atingiram 122,8 %, ao ano no mês de fevereiro (aumento de 4,3 pp).
De acordo com o relatório do BC, os juros médios cobrados dos consumidores em fevereiro alcançaram 39,9 % ao ano — aumento de 0,7 pp na comparação com o mês anterior. A taxa dos empréstimos para as empresas ficou em 22,7% ao ano — queda de 0,1 pp. O índice de inadimplência (atrasos acima de 90 dias) ficou estável em 3,5% no mês passado.
Os dados do BC mostram ainda que o volume total de crédito em circulação na economia atingiu R$ 3,184 trilhões no mês passado, queda de 0,5 pp na comparação com janeiro. No ano, o recuo é de 1,1 pp.
O Globo
Aproveito o espaço para denunciar uma prática dos bancos para manter o correntista que tem empréstimo consignado cativo, é que foi retirada a opção nos caixas eletrônicos que permitia o pagamento antecipado das parcelas.
Isso prova que os bancos trabalham de forma sistemática para manter o devedor endividado.
Não há dúvida que o governo do PT é o governo das elites e dos banqueiros.
Isso chamasse agiotagem oficial. O banqueiro pega o seu dinheiro e faz o que quer. Se vc aplica, paga uma merreca. Se vc vai pedir emprestado cobra horrores.
Típico do pais sem comando que vira refém dos bancos. Uma vergonha!
Agora esse modelo não é de hoje não vem de muitos governos, só que o do PT dizia que iria acabar com essa malandragem e só fez piorar.
E todos os pilantras, em suas falas eleitoreiras, criticam/atacam/esbravejam os banqueiros.
Tem até um "barbudo" q tinha ódio de banqueiros… hoje é apaixonado por eles…