Judiciário

Justiça condena cinco homens acusados de explodirem caixas eletrônicos no interior do Estado

O juiz Márcio Silva Maia, da Comarca de Pedro Velho, condenou cinco pessoas que foram acusadas pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte de praticarem roubos em caixas eletrônicos mediante uso de material explosivo e armas de fogo em várias cidades do interior do Estado, entre o ano de 2015 e início de 2016. As penas variam de dois a 18 anos de reclusão em regime fechado e mais pagamento de multa. O magistrado absolveu outros dois acusados por reconhecer não existir prova suficiente para a condenação.

De acordo com os autos, durante o ano de 2015 e primeiros meses de 2016, em meses seguidos e de forma reiterada, todos os acusados se associaram de forma permanente e com o fim de praticar no Estado do Rio Grande do Norte, seguidamente, crimes contra o patrimônio, consistentes em furtos e roubos com o uso de material explosivo e armas de fogo longas e de grande potencial lesivo, tendo como alvos terminais de autoatendimento de caixas eletrônicos de bancos em várias cidades do interior, roubos de carros, dentre outros delitos.

Entretanto, a associação criminosa passou a ser monitorada através da denominada “Operação Rainha da Borborema” por meio de interceptações telefônicas autorizadas judicialmente pelo juízo daquela Comarca, sob a suspeita de que alguns de seus integrantes haviam participado de roubos dos terminais bancários do Bradesco e Banco do Brasil em Pedro Velho, mediante uso de armas de fogo e explosivos, fatos ocorridos na madrugada de 30 de outubro de 2015 naquela cidade, e que geraram a abertura de inquérito policial.

Conta ainda no processo que, com a deflagração da “Operação Explosion” pela Delegacia Especializada em Investigação e Combate ao Crime organizado (DEICOR) na cidade de Natal, foi cumprido mandado de busca e apreensão em desfavor do acusado conhecido por “Baixinho” no dia 29 de outubro de 2015 (um dia antes dos fatos ocorridos em Pedro Velho). Na oportunidade, foram apreendidos diversos objetos relativos a explosões de caixa eletrônicos como explosivos, armas e munições, além da prisão de outros suspeitos. Além do mais, a partir de informações com colaboradores, devidamente checadas, chegou-se aos terminais telefônicos inicialmente monitorados, relativos aos integrantes da associação denunciada na justiça.

Ainda segundo a denúncia, já no início das investigações, é possível perceber que, apesar do delito cometido no dia 30 de outubro de 2015 em Pedro Velho, alguns integrantes da quadrilha continuaram se articulando e se organizando para novas empreitadas.

Veículos possantes

Nesse sentido, constatou-se que a reunião dos acusados se dava em torno da prática de delitos diversos, todos contra o patrimônio. Muitos de seus integrantes praticavam roubos de veículos possantes, que eram utilizados em roubos a terminais eletrônicos de autoatendimento e outros delitos, e em seguida comercializados para gerar capital a ser empregado em novos crimes. Do mesmo modo, muitos de seus integrantes negociavam armas de fogo de grande potencialidade lesiva, a serem utilizadas nos roubos a caixas eletrônicos e em assaltos. Outros, por sua vez, ficavam responsáveis pela falsificação de documentos.

O Ministério Público denunciou também que há fortes indícios de que alguns integrantes desse mesmo grupo participaram de pelo menos dez eventos relacionados a roubos/furtos a terminais de autoatendimento de caixas eletrônicos bancários, os quais são objeto de investigações em diversos inquéritos policiais por parte da DEICOR nos Municípios de: Pedro Velho; Doutor. Severiano; Boa Saúde; Rafael Fernandes; Tangará; Serrinha; Arez; Montanhas e Espírito Santo, todos entre 30 de outubro de 2015 e 25 de fevereiro de 2016.

O MP destacou ainda que, conforme apontou o laudo de exame em estojos de cartuchos de munição para arma de fogo para fins de confronto balístico, é possível afirmar que foram encontrados padrões de picote idênticos em estojos apreendidos nos locais de explosão das cidades de Pedro Velho, Doutor Severiano, Arez, Boa Saúde, São Miguel do Gostoso, Rafael Fernandes, Tangará e Serrinha, o que indica que foram utilizadas as mesmas armas de fogo em muitos desses eventos, reforçando a constatação do vínculo associativo e que integrantes dessa associação ora descoberta atuaram em diversos desses crimes em conjunto.

Para o juiz Márcio Maia, que julgou o caso, ficou claro nos autos, especialmente pelo conteúdo das interceptações telefônicas travadas pelos réus e pessoas ligadas a eles, estes se associaram durante os anos de 2015 e 2016, de forma permanente e estável para cometer crimes no Estado do Rio Grande do Norte, mais precisamente furtos e roubos com o uso de material explosivo e armas de fogo a terminais de autoatendimento de caixas eletrônicos.

“Pelo que se permite verificar e constatar, alguns integrantes desse grupo participaram de pelo menos 10 eventos criminosos relacionados a furtos e roubos a caixas eletrônicos, tais como os ocorridos em Boa Saúde São Miguel do Gostoso, Doutor. Severiano, Tangará, Serrinha, Arez, Montanhas e Espírito Santo, o que demonstra a estabilidade e a permanência da organização com o fim de praticar crimes”, concluiu.

Processo nº 0100078-58.2016.8.20.0147
TJRN

 

Opinião dos leitores

  1. E por que não condenam tanto político ladrão que tem aqui no RN? O que esses políticos estão roubando é muito maior do que roubam esses assaltantes de banco. Mas até para falar do tema é diferente: político desvia, e ladrão roubo.Ora que nada é tudo ladrão mesmo, e deveriam falar foi roubado milhões da saúde, da educação, da segurança, e não falarem em desvio. Isso que me deixa possesso de rava desse país e dessa justiça. Ora, é tudo ladrão mesmo e ponto, tudo rouba. A consequência do roubo dos políticos é isso que a gente vê todos os dias: pessoas agonizando nos hospitais e até morrendo por falta de atendimento digno e humano, uma insegurança sem precedentes na história do Brasil e do Rio Grande do Norte. Ora se os gestores são os que mais roubam, aí os outros dizem: vamos roubar também. Brasil é um país sem jeito. Rio Grande do Norte é um Estado sem jeito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após Milei chamar Moraes de ‘lixo careca’, presidente do STF Edson Fachin diz que fala é ‘incompatível com civilidade’ entre países

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, criticou neste sábado (25) as declarações do presidente da Argentina, Javier Milei, contra o ministro Alexandre de Moraes, feitas durante a convenção nacional do PL, em São Paulo.

Em nota, Fachin afirmou que a fala de Milei foi uma “referência desrespeitosa a magistrado da mais alta Corte do País, feita em solo brasileiro” e ressaltou que a decisão judicial questionada foi tomada conforme a Constituição e as leis brasileiras.

O presidente do STF também declarou que a Corte “deplora manifestações incompatíveis com a civilidade que deve caracterizar as relações entre os Estados” e reafirmou a autonomia do Judiciário brasileiro.

Durante o evento, Milei chamou Moraes de “lixo careca” ao comentar a decisão que negou seu pedido para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar.

Na última semana, Alexandre de Moraes rejeitou o pedido de visita ao informar que todas as visitas ao ex-presidente estavam suspensas por 30 dias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Denúncias de violência contra a mulher no RN crescem 352,8% em seis anos

Foto: reprodução

O Rio Grande do Norte registrou um aumento de 352,8% nas notificações de violência doméstica e familiar contra a mulher entre o primeiro semestre de 2020 e o mesmo período de 2026. Segundo levantamento da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) da Polícia Civil, publicado em reportagem da Tribuna do Norte, os registros passaram de 2.165 para 9.803 ocorrências.

O crescimento foi impulsionado principalmente pela ampliação das tipificações penais e pelo aumento das denúncias. O crime de perseguição (stalking) teve alta de 13.350%, passando de 4 para 538 casos, enquanto a violência psicológica aumentou 3.538,5%, saltando de 13 para 473 registros.

Patrulha Maria da Penha

De acordo com a Polícia Militar do RN, a Patrulha Maria da Penha acompanha atualmente 2.606 mulheres com medidas protetivas. Desde agosto de 2020 até maio de 2026, 5.868 vítimas passaram pelo programa de acompanhamento no estado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Itamaraty nega pedido de vistos a funcionários do governo Trump que viriam ao Brasil verificar integridade e transparência do processo eleitoral

Foto: reprodução/EBC

O Ministério das Relações Exteriores negou os pedidos de visto dos diplomatas americanos Riley M. Barnes e Samuel Samson, que seriam enviados ao Brasil pelo governo dos Estados Unidos. A informação foi confirmada por fontes do Itamaraty à CBN.

A vinda dos diplomadas dos EUA ao Brasil foi divulgada pelo jornal The Washington Post. Segundo o jornal, os diplomatas viriam a Brasília para tratar de temas relacionados à transparência e à integridade do processo eleitoral brasileiro. A viagem estava prevista para os próximos dias.

De acordo com a reportagem do jornal americano, diplomatas brasileiros ouvidos sob condição de anonimato afirmaram que havia preocupação com uma possível tentativa de interferência no processo interno e que medidas seriam adotadas para impedir a missão.

Ainda segundo o The Washington Post, o Departamento de Estado dos EUA confirmou a viagem dos representantes, mas não informou qual seria o objetivo da missão nem respondeu a questionamentos sobre eventuais preocupações com o sistema eleitoral brasileiro.

Opinião dos leitores

  1. EXISTE UM VELHO DITADO QUE DIZ QUE QUEM NÃO DEVE NÃO TEME. NÃO SERIA LINDO ESSES CARAS NÃO ACHAR NADA DE ERRADO E LULA VENCER? NÃO SERIA MAIS BONITO? ATÉ EU VIRARIA PETISTA KKKK

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Milei chama Moraes de “lixo careca” após proibição de visita a Jair Bolsonaro

O presidente da Argentina, Javier Milei, criticou neste sábado (25) o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após ter o pedido para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) negado.

Durante a convenção nacional do PL, que oficializou a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência da República, Milei afirmou:

“Esse lixo careca não me permitiu visitar meu amigo injustamente preso, embora eu saiba que Lula recebia constantemente líderes estrangeiros enquanto estava na cadeia, inclusive aquele ex-presidente argentino desastroso, Alberto Fernández”.

Na sequência, o presidente argentino declarou:

“Isso não passa de uma demonstração clara da injustiça de sua prisão e de seu evidente caráter vingativo. Caro Jair, te abraço à distância, pois o que os burocratas estão impedindo hoje logo se tornará realidade e voltaremos a nos abraçar com o querido Jair Bolsonaro.”

O pedido de visita foi negado por Alexandre de Moraes em 18 de julho. Na decisão, o ministro afirmou que todas as visitas ao ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar, estavam suspensas por 30 dias.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Milei critica esquerda e diz que confia em Flávio Bolsonaro para “frear Lula”

O presidente da Argentina, Javier Milei, participou neste sábado (25) da convenção nacional do PL, em São Paulo, e declarou apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República.

Durante o discurso, Milei afirmou: “Eu creio que somente Flávio pode parar Lula e trazer uma verdadeira mudança para todos os brasileiros. Creio firmemente que não há outro capaz de parar o efeito de Lula sobre o país. E não há outro para fazer frente às organizações criminosas e narcotraficantes, e nisso eu confio plenamente em Flávio Bolsonaro”.

O presidente argentino também disse esperar que, após as eleições de outubro, “o Brasil também seja liberal”.

Ao longo da fala, Milei fez críticas à esquerda, associando o socialismo ao autoritarismo, afirmou que a direita costuma assumir o governo para corrigir problemas deixados pelos antecessores e pediu que os eleitores se preparem para uma eleição “suja”.

Milei ainda criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que o Brasil está “a caminho da crise da dívida” e interrompeu o discurso para incentivar apoiadores a entoarem gritos de “Lula ladrão”.

O presidente argentino também lamentou não ter conseguido visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar, enviou um abraço ao aliado e se referiu a Flávio Bolsonaro como “filho de um grande amigo”.

Opinião dos leitores

  1. Ta justificando a corrupção, denda? E como todo bolsonarista, disseminando fakenews…

    1. Você como todo o lixo dos esquerdopatas, sempre torcem para o declínio da economia! O modelo ideal que de vocês é a Venezuela e Cuba, onde a população passa fome! Milei tirou a Argentina no caos, que os marginais da esquerda deixou. Essa é a raiva de vocês dele.

    2. Será que ele veio aprender a usar o posto da operação lava jato? Putz, se foi, os trambiqueiros daqui estão dando aula de doutorado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Lula diz que quem tentar interferir nas eleições brasileiras “vai apanhar muito”

Imagem: reprodução/YouTube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rejeitou o que chamou tentativas de interferência nas eleições brasileiras durante discurso na convenção que oficializou a candidatura do ex-ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT-SP) ao governo de São Paulo. O chefe do Planalto afirmou que o país é soberano e quem tentar influenciar o processo eleitoral brasileiro “vai apanhar muito”.

Que não venha ninguém de fora querer meter o dedo nas nossas eleições. Eu não sou de fazer bravata, eu não gosto de dizer o que eu não posso fazer, mas vou dizer para vocês uma coisa que eu trago do berço, uma coisa aprendida com uma mãe analfabeta: andar de cabeça erguida, ter vergonha e caráter que a gente não encontra no shopping, a gente não encontra no Mercado Livre. Caráter e vergonha você nasce de berço, aprende com o pai e a mãe”, disse o petista.

Ele completou, dizendo que quem vai decidir o destino do país são os brasileiros. “Quem quiser, de fora, vir se meter nas eleições brasileiras, já vou avisando logo, vão apanhar muito aqui nas eleições”, ressaltou.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Vai pra as ruas pra vê se o povo está lhe apoiando

    Deixa de está enganando os abestalhados seu ladrao

  2. É, Lula, talvez se você tivesse andado mais pelos shoppings, tivesse encontrado vergonha e caráter. Coisa que você nunca teve.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Assessoria diz que vídeo com pouca gente na convenção do PT no RN foi antes de começar e o “DED lotou”

A assessoria da governadora Fátima Bezerra enviou ao BLOGDOBG imagens da convenção que oficializou a candidatura pelo PT de Cadu Xavier ao Governo neste sábado (25).

Segundo a assessoria, o vídeo que circula nas redes sociais e mostra pouca gente no ginásio do DED na manhã de hoje foi feito por volta das 9h30, e antes do evento começar.

Opinião dos leitores

  1. Moro no prédio em frente. Veio dezenas de ônibus do interior com gente para poder lotar. Se pesquisarem vão saber se ouve distribuição de “pão com mortadela”…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

NEM OS CARGOS COMISSIONADOS FORAM: Convenção do PT que oficializou candidatura de Cadu ao Governo do Estado reúne pouco público

A Convenção da Federação PT, PV e PCdoB, realizada na manhã deste sábado (25), no Ginásio do DED em Natal, que oficializou a candidatura de Cadu Xavier ao Governo do Estado, foi um fracasso de público, como mostra o vídeo divulgado pelo jornalista Matheus Peres.

Apesar dos ônibus estacionados na Av. Prudente de Morais que levaram militantes para o evento, o público ficou abaixo das expectativas, acendendo o sinal de alerta no PT. Mesmo com a estrutura mobilizada, nem os cargos comissionados compareceram.

Participaram do evento a governadora Fátima Bezerra, a candidata a vice na chapa governista Larissa Rosado, os candidatos às duas vagas ao Senado Samanda Alves e Rafael Motta e os candidatos a deputado estadual e federal da Federação PT, PV e PCdoB e dos demais partidos aliados (PSB e PDT).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Flávio se emociona em convenção do PL ao assistir vídeo de Jair Bolsonaro feito por inteligência artificial 

magem: reprodução

A oficialização da candidatura de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República foi marcada por um momento de emoção neste sábado (25), durante a convenção nacional do PL, na Arena Pacaembu, em São Paulo.

O senador chorou ao assistir a um vídeo produzido por inteligência artificial que simulava um pronunciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, inelegível e impedido de participar de atos de campanha. A homenagem foi exibida em um telão para os apoiadores presentes no evento.

Depois de se recompor, Flávio fez um discurso de cerca de 15 minutos, afirmou que dará continuidade ao projeto político do pai, criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Supremo Tribunal Federal (STF), disse que o Brasil foi “sequestrado” e prometeu “libertar o país desse cativeiro”. O senador também declarou esperar receber a faixa presidencial das mãos de Jair Bolsonaro em janeiro de 2027.

A convenção reuniu ainda o presidente da Argentina, Javier Milei, e exibiu uma mensagem em vídeo da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. O PL, porém, ainda não anunciou o candidato a vice.

ASSISTA:

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cabeleireiro Thalyson Salvino faz ‘pedido de socorro’ ao dizer que ex-companheiro está foragido após ter prisão decretada

Imagem: reprodução Instagram/Thalyson Salvino

O cabeleireiro Thalyson Salvino se manifestou nas redes sociais neste sábado (25), afirmando que o ex-companheiro Layrt Fernandes teve a prisão decretada pela Justiça.

Segundo Thalyson informou ao BLOGDOBG, Layrt é considerado foragido e a polícia não consegue localizá-lo pois os endereços fornecidos dele são falsos.

Em publicação no Instagram, Thalyson divulgou a imagem e nome do ex-companheiro e fez um apelo. “É um pedido de socorro. Não quero morrer”, escreveu, pedindo ajuda para ligar 190, caso alguém possu alguma informação sobre o paradeiro.

Na última quarta-feira (22), o ex-companheiro do cabeleireiro havia sido preso por descumprir medidas protetivas, mas foi solto poucas horas depois após pagamento de fiança no valor de R$ 3 mil.

LEIA TAMBÉM: [VÍDEO] REVOLTA: “Minha vida vale R$ 3 mil?”: cabeleireiro reage após ex ser solto horas depois da prisão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *