Judiciário

Justiça determina que Governo do RN realize concurso para Procuradores do Estado

Foto: Reprodução

Decisão liminar da Segunda Vara da Fazenda da Capital, em favor da ASPERN, autoriza realização de concurso para preenchimento de cargos vagos de Procurador do Estado. Concedida pelo Juiz Artur Cortez Bonifácio, o resultado é uma vitória da Associação dos Procuradores do Rio Grande do Norte, que repercutirá em benefício de todo o Rio Grande do Norte. Com a ação civil pública ajuizada pela ASPERN, que foi acolhida pela Justiça, será possível deflagar o processo para realização do concurso, que viabilizará o provimento dos cargos vagos.

Atualmente, o quadro de Procuradores do Estado no RN é composto por 70 cargos, no entanto apenas 59 membros estão na ativa, sendo 18 em abono de permanência – que poderão se aposentar a qualquer instante.

No texto da liminar, o magistrado destaca que, a partir das provas e aduções associativas, o Relatório Quantitativo de distribuição de processos na Procuradoria-Geral do Estado gerado por meio do sistema interno da PGE, demonstra a existência de um elevado número de processos administrativos e judiciais de competência do órgão, em tendência inversa à evolução do quadro de Procuradores em atividade. Como exemplo, recorta: “No período de janeiro a novembro de 2021, um total de 211.028 processos foram distribuídos aos Procuradores do Estado, representando uma média de 3.459 processos distribuídos a cada um dos 61 Procuradores do Estado que se encontravam em exercício”. Segundo o Juiz Arthur Bonifácio, o relatório revela ainda o acúmulo de funções exercidas pelos membros dentro da estrutura organizacional da PGE. Sendo assim, conclui ele, “a quantidade de cargos existentes não mais corresponde a um número satisfatório para atender às demandas institucionais, sem que isso implique em um grande acúmulo de funções exercidas pelos Procuradores do Estado, bem como, uma elevada carga de trabalho, com a diária convivência de prazos”.

A liminar explica ainda que, neste caso, não é facultado ao Estado se valer do “limite prudencial” para alegar a não realização do concurso, pois é preciso garantir as condições adequadas à plena aplicabilidade de direitos fundamentais ligados à atuação dos órgãos públicos. Sobre essa matéria, é possível observar a referência no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF), em que o Ministro Luís Barroso, na ADI n.º 6930/DF, deferiu medida cautelar, publicada em 29 de novembro de 2021, autorizando a realização de concurso para a reposição de cargos vagos em estados e municípios que se encontrem em regime de recuperação fiscal, precedente de real incidência ao caso.

“A ASPERN ajuizou esta ação por compreender que a ‘não recomposição’ do Quadro de Procuradores poderá ensejar prejuízos incalculáveis à defesa judicial e à consultoria jurídica do Estado do Rio Grande do Norte. Há uma necessidade urgente e por isso precisamos deflagrar o processo para um concurso público. Esta iniciativa faz parte dos compromissos que temos junto aos nossos associados”, defende a presidente da ASPERN, Leila Cunha Lima.

Justiça Potiguar

Opinião dos leitores

  1. Estudem, mobrais. O cargo está aí, seu não quiserem remar, é só sentar a bunda e memorizar. No futuro me agradeceram, quando forem remunerados para ficar postando!

  2. A gente tá precisando é de polícia, né de burocrata inútil não pohaa…Bote moral Fatão!!!!!!!

  3. Entendi errado, os *barnábeis*do serviço público querem trabalhar pouco , enquanto a Polícia civil tem hoje 20% dos seus quadros preenchidos, onde uma delegacia no interior, os policiais respondem por até 10 delegacias, ta tudo errado mesmo nesse país.

  4. Decisão potencialmente ideologica de um juízo que não a prolataria da mesma forma se o governo nao fosse PT. QUEM CONHECE, SABE!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Lula foi chantageado e autorizou pagamento de R$ 6 milhões via operação fraudulenta, diz Marcos Valério em delação premiada

Em delação premiada feita pela Polícia Federal e aprovada pelo Supremo Tribunal Federal, o operador do mensalão, o publicitário Marcos Valério, diz que soube por dois ex-auxiliares de Lula que o ex-presidente foi chantageado.

Segundo Valério, o empresário Ronan Maria Pinto, que tinha negócios com a prefeitura na gestão do petista Celso Daniel, assassinado em 2002, ameaçava revelar detalhes do crime, que envolveria ligações do PT com o PCC. O depoimento de Valério foi gravado em vídeo.

A chantagem, segundo o publicitário, foi bem sucedida. Segundo Valério, o pagamento dos 6 milhões de reais foi feito por intermédio de uma operação fraudulenta articulada pelo pecuarista José Carlos Bumlai junto à Petrobras — tudo com o aval do ex-presidente Lula.

O operador do mensalão conta que Ronan pediu dinheiro para não tornar público o esquema de arrecadação de propinas que existia na prefeitura de Santo André, dinheiro que alimentava o caixa do PT. Esses recursos arrecadados junto ao crime organizado, disse Valério, eram repassados ao partido e ao próprio presidente Lula, por intermédio do ex-ministro Gilberto Carvalho.

Marcos Valério foi condenado a 37 anos de cadeia por subornar parlamentares em troca de apoio ao governo Lula no Congresso. Ele cumpre pena em regime domiciliar.

Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Homem condenado à morte no Texas pede adiamento da execução para doar rim

Foto: Departamento de Justiça Criminal do Texas via AP

Um homem condenado à morte no Texas pediu para que a sua execução, marcada para 13 de julho, seja adiada para que ele possa doar um rim.

O homem, Ramiro Gonzales, tem uma injeção letal marcada como sentença por ter matado uma mulher, Bridget Townsend, em 2001. Na época, Townsend tinha 18 anos, e ficou desaparecida por quase dois anos até que seus restos mortais fossem encontrados.

Os advogados de Gonzales pediram ao governador do Texas, o republicano Greg Abbott, para conceder uma suspensão de 30 dias à execução, para que o preso possa ser considerado um doador vivo “para alguém que precise urgentemente de um transplante de rim”.

Segundo a carta, ele foi considerado um “excelente candidato” para doação depois de ser avaliado pela equipe de transplantes da Universidade do Texas. A avaliação descobriu que Gonzales tem um tipo sanguíneo raro – o que significa que sua doação pode beneficiar alguém com dificuldades em achar um doador compatível.

De acordo com os advogados, a equipe médica que avaliou Gonzales confirmou que o procedimento pode ser concluído em um mês. O gabinete do governador não respondeu à Associated Press sobre o pedido até a última atualização.

Pedido de mudança de pena

Em um pedido separado, os advogados também solicitaram ao Conselho de Indultos e Liberdade Condicional do Texas uma suspensão da sentença por 180 dias por causa da doação; a solicitação deve ser votada no dia 11.

Além desse pedido, os advogados de Gonzales também fizeram uma segunda requisição – de que o conselho mudasse a condenação dele à morte para uma outra sentença.

Eles também pediram que a execução não fosse adiante se o conselheiro espiritual do detento não pudesse segurar sua mão e colocar outra mão em seu coração durante a aplicação da pena. Um julgamento federal de dois dias sobre esse pedido está marcado para começar na terça-feira (5).

Inelegível para ser doador

As políticas do Departamento de Justiça Criminal do Texas permitem que presos façam doações de órgãos e tecidos.

O departamento afirmou, entretanto, que Gonzales foi considerado inelegível para ser doador depois de fazer um pedido no início deste ano. O setor não deu uma razão, mas os advogados de Gonzales afirmaram, na carta ao governador, que o departamento se opôs por causa da data da execução.

O pedido de adiamento da execução para fazer uma doação de órgãos é raro entre os condenados à morte nos Estados Unidos, afirmou Robert Dunham, diretor executivo do Centro de Informações sobre Pena de Morte.

“Os céticos pensarão que isso é simplesmente uma tentativa de adiar a execução. Mas, se fosse esse o caso, acho que haveria muitos pedidos”, disse Dunham, cujo grupo não se posiciona sobre a pena de morte, mas faz críticas à forma como os estados realizam as execuções.

“A história das execuções nos Estados Unidos mostra que as pessoas não fazem ofertas de doação de órgãos com o objetivo de adiar uma execução que ainda ocorrerá”, completou.

Em 1995, um homem condenado por assassinato no estado de Delaware, Steven Shelton, doou um rim para a mãe. Em 2013, a execução de Ronald Phillips, em Ohio, foi adiada para que seu pedido de doação de um rim para a mãe pudesse ser revisto. O pedido de Phillips foi negado e ele foi executado em 2017.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Carro cai em cratera aberta na Zona Norte de Natal

Um carro caiu em uma cratera aberta na avenida Dr. João Medeiros Filho, no bairro Potengi, na Zona Norte de Natal, no acesso à rua Caraúbas. O acidente foi registrado no início da noite deste sábado (2).

Opinião dos leitores

  1. E simplesmente vergonhosa, a situação dos buracos na Cidade de Natal e nas Estradas do interior. Quem é mais INCOMPETENTE: O PREFEITO OU A GOVERNADORA. Na minha opinião os dois são muito ruins.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Médico preso no RN com conteúdo de pornografia infantil é solto após pagamento de fiança

Foto: Hélia Scheppa/SEI

O médico anestesista Yure Erick Dantas da Luz foi solto após pagamento de fiança. Ele estava preso desde a última quinta-feira (30), quando foi alvo da operação “Luz na Infância”, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que combate à pornografia infantil no Brasil e em mais seis países.

Yure conseguiu mostrar que não havia compartilhado ou praticado estupros e sim, “apenas”, mantinha em seu computador arquivos (imagens e vídeos) de crianças e adolescentes em situações sexuais. Diante desta situação, , foi arbitrado uma fiança que foi paga e o médico foi solto. No Brasil, a pena para quem armazena pornografia infantil varia de 1 a 4 anos de prisão.

Opinião dos leitores

  1. Pense em uma lei que so protege bandidos, é so pagar uma fiança no valor bem pequeno dividida em 12 vezes no cartão ai vai solto, acho que as delegacias deveriam botar anuncios, recebemos, visa, master,…………pix……..

    1. Calma …aberraçao maior foi o vádio ladrao condenado Lula ser solto e estar concorrendo à presidência, com a palavra os jumentos dos PTralhas?

    2. Então PEDOFILIA é um crime menos importante que roubo? Vc é pedófilo?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: Brasil registra 158 óbitos e 37 mil casos nas últimas 24h

Foram divulgados os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste sábado (2), de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass):

– O país registrou 158* óbitos nas últimas 24h, totalizando 671.858 mortes;

– Foram 37.784* novos casos de coronavírus registrados, no total 32.471.847;

*Não atualizaram: DF, MA, MG, MT, RJ, RR e TO

A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 213. A a média móvel de novos casos é de 58.555.

O ministério da Saúde calcula que mais de 30,8 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Delegada diz que faltou resposta à altura no caso do policial civil executado em São José de Mipibu: “No meu tempo, os culpados seriam encontrados vivos ou mortos”

A Delegada Sheila Freitas fez um verdadeiro desabafo forte em seu perfil no Instagram após o assassinato do agente da Polícia Civil Cláudio Ferreira da Silva, ocorrido na quinta-feira (30), em São José de Mipibu.

VEJA MAIS: Policial Civil é executado em São José de Mipibu após ter casa invadida por indivíduos armados; Criminosos deixaram esposa e filho do agente amarrados

Ela disse que as forças de segurança do RN não deram uma resposta à altura do que o caso requer e que no tempo de atividade dela “a morte de um integrante de nossas forças, reunia policiais ativos e inativos numa caçada, até que os culpados fossem encontrados, vivos ou mortos”.

Opinião dos leitores

  1. faz arminha seu comentário não tem nada haver, deixe de ser imbecil, não condunda alho com bugalho.

  2. Se esse jumento bolsolixo não deixar o poder vai ser daí pra frente!
    Miséria, fome, doenças, desemprego, inflação…
    Assaltos e roubos descarados… e o povo andando com uma arma no pé do bucho como nos tempos do cangaço!

    1. PM e PC tem comandos subordinaria ao governos do estado. A incompetência é do time de Fatão

    2. Ei imbecil, segurança nos Estados é culpa da governadora inclusive a mesma que proíbe a polícia de trabalhar, entendeu, Asno!

    3. Tô vendo a hora tu levar chifres e botar a culpa em bolsonaro vice bicho burro e so o que ta faltando. Quem comanda a segurança no estado é o governo do estado qq imbecil sabe disso.

    4. Eu já vi gente burra, agora igual a esse cara que usa codinome de faz arminha, eu nunca tinha visto.
      Essa esquerda não vale um supositório usado.

  3. Quem é doido pra ficar preso? Um sargento da PM prendeu um cara roubando fio, no final das contas quem ficou preso foi o sargento. A comandante do polícia do RN é petista. Segundo o chefe dela, tem que deixar os meninos roubar

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

Nelson Piquet é denunciado ao Ministério Público por racismo contra Lewis Hamilton

Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio / Grande Prêmio

O ex-piloto da Fórmula 1 Nelson Piquet virou alvo de denúncia ao Ministério Público Federal (MPF) após chamar o Lewis Hamilton de “neguinho” em entrevista. As imagens circularam durante a semana e ganharam repercussão internacional.

A representação foi apresentada pelas deputadas do PSol Áurea Carolina, Talíria Petrone e Vivi Reis, que acusam o ex-piloto de racismo. “O racismo, que estrutura nossa sociedade, precisa ser combatido em todos os lugares”, afirma Petrone nas redes sociais.

Em entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira, Piquet se refere ao heptacampeão mundial de Fórmula 1 como “neguinho”, enquanto comentava o acidente entre o britânico e Max Verstappen no GP de Silverstone no ano passado.

Após uma série de críticas, o ex-piloto divulgou uma nota oficial na quarta-feira (29/6) se retratando sobre o acontecido. No comunicado, o brasileiro afirmou que a palavra foi traduzida de forma incorreta.

A declaração repercutiu no meio do automobilismo e foi criticada pela Federação Internacional de Automobilismo, pela Fórmula 1, pela Mercedes e outras entidades. Lewis Hamilton também veio a público se pronunciar sobre o ocorrido, e chamou o pensamento de “arcaico”.

Recentemente, em outro trecho vazado nessa quinta-feira (30/6), Piquet voltou a chamar Hamilton pela fala racista e usou um termo homofóbico.

“O Keke? Era um bosta, não tinha valor nenhum. É que nem o filho dele (Nico Rosberg). Ganhou um campeonato. O neguinho devia estar dando mais c… naquela época, aí tava meio ruim”, afirmou o brasileiro dando risada.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Eu digoo UMA VOISA BOANQUE O PT FEZ: roubar tanto que foi preciso elegerem Messias pra acabar com o roubo se não fosse o PT não teria o Mestre Bolsonaro prestes a ser reeleito na maior pisa que Lula vai levar na vida dele

    1. Me fala alguma coisa que o PT e o PSOL faz em favor do país? Só levam o tempo em ocupar o judiciário pra defender essas pautas ridículas. O voz de mosca saltitante tem que ser é cassado. Bando de atraso de vida.

    2. Bicho de chifres, pesquisa na internet, tem uma infinite quantidade de programas que o PT criou. Inicia em 2003 com a criação do fome zero. Depois é uma lista interminavel de trabalhos pelo Brasil. É esse trabalho que faz o Lula ganhar no primeiro turno. Lula que saiu da presidência com 90% de aprovação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

Imagem de ato com Lula em Salvador tem pessoas duplicadas; PT diz que não é montagem, mas “bug” da foto panorâmica

Imagens: reprodução/redes sociais

Perfis nas redes sociais acusaram neste sábado (2) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de adulterar uma foto do evento petista em Salvador (BA). A imagem publicada por Lula nas redes sociais foi replicada por opositores, que apontaram pessoas duplicadas na fotografia.

A assessoria do petista disse ao site Poder 360 que a duplicação se deu por um “bug” na fotografia panorâmica. Esse tipo de imagem é feito com uma tecnologia que agrupa diversas fotos em diferentes ângulos, tiradas em um movimento contínuo.

Depois da polêmica, Lula divulgou em suas redes sociais a foto comum, sem o efeito panorâmico. Nela, as pessoas que aparecem duplicadas aparecem somente uma vez. “A verdade dói no cotovelo de alguns. Segue uma foto não panorâmica, tirada com drone, do Ricardo Stuckert. Compartilhe a verdade”, declarou o petista.

As fotos foram tiradas pelo fotógrafo oficial do ex-presidente Lula, Ricardo Stuckert.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. É 13, 13, 13, mas nas unhas só pode votar uma vez as outras duas e fraudes , não têm valor!!👹🙊🙈👺😈
    Nos braços do POVO, segurando pra não cair 😃😃😃🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷 Deus não perdoa a humilhação será o grande castigo,

  2. Lula vantagem de 13% em SP;
    20% em MG e 7% no RJ, os três maiores colegios eleitorais do país. Sem falar no nordeste, onde a vantagem chega a 50%. O preguiçoso e parasita precisa dar um vale de 5 mil pra todo brasileiro pra ver se não vai em cana no próximo ano.

    1. Ah, tá! Entendi agora. As pesquisas são realizadas nos mesmos modus operandi dessa foto tirada em Salvador, né? Cada pessoa conta duas. Acho que nas pesquisas contam umas cinco. Pra contrariar os olhos das pessoas, tem que ser 1 voto pra o bandido, a pesquisa computa 5.

  3. Eita! A pessoa do círculo amarelo e azul claro nem parece, né? Kkkk esses petralhas não tomam vergonha na cara. Pior é quem vota neles. Tá de brincadeira. Justificativa, bugouuui. Bugada é a cabeça de quem vota nessa quadrilha.

    1. É porque um dos caras com a mesma cor de círculo é o nostradeu e o outro é o aloprado. Mesma coisa kkkk

  4. Quem não sabia que isso iria acontecer? Kkkk
    Essa bola foi cantada aqui nos comentários logo cedo kklk

    1. “Essa bola foi cantada” home vá atualizar os jargões kkkkkkk petista véi inrrustido

    2. Tá jogando contra? Kk eu falei sobre Photoshop logo cedo. Não estou falando que teve gente acompanhando o bandido de nove dedos.

  5. O PT está caindo em desespero total já sabe da Derrota eminente e tenta sabotar tudo, até é um partido político sem nenhuma credibilidade ninguém nesse país em sã consciência acredita mais no PT, suas mentiras, sua trajetória de corrupção e roubalheira já é o suficiente para afastar qualquer possibilidade de se dar mais um crédito para essa corja de ladrões e bandidos, O povo brasileiro de bem não quer ver à maconha sendo legalizada, não quer ver a legalização do aborto, não quer ver a impunidade dos crimes e nem quer ver o país cair na desgraça total.

  6. Quando o PT/Lula não está roubando, aduterando, deformando, destruindo o Brasil, maquinando o mau, eles estão mentindo.

  7. Mostrem a foto da cornociata do bandido das rachadinhas! Mas fotos panorâmicas, nada de close suspeito viu!

  8. Toda Petralhada sabe que essas “pesquisas” são mentirosas,Luladrão Perde no 1º Turno,quem for vivo ,verá !!!!!

    1. Aúltima pesquisa do instituro quaest dá 63 x 17 a favor de LULA

  9. Só foto montagem é o desesper9 das PTralhada sabendo que Messias vai levar já no primeiro turno

    1. Messias vai levar no primeiro turno é uma pisa nas urnas !!!!

  10. Que coisa linda é Lula nos braços do povo!
    Melhor que isso, só o desespero da boiada pra tentar vencer a eleição..🤣🤣🤣🤣🤣
    E nem começou a brincadeira, vacaria imunda…kkkkkk
    Vai ser no 1° turno, boiada burra…
    É 13, é 13, é 13, …..

    1. Onde está o vídeo (ao vivo) dele nos braços do povo???
      Bom mesmo será quando ele cair de novo nos braços da polícia!
      #Deusnoslivre!

  11. Quem sabe entende de fotografia sabe que não há montagem. As fotos so refletem as pesquisas. Na bahia quase 70% para Lula. Os bichos de chifres Vivian pedindo pra Lula ir para as ruas. Gostam de passar vergonha. Aqui em natal tiveram a prova real. 3 vezes mais pessoas que na motclociata de chifres. São Paulo, 13% de vantage. Rio de janeiro na frente também. Vai see no primeiro turno com Lula 60% dos votos validos.

    1. Então era o comício dos gêmeos kkkk
      Conversa pra boi dormir é essa, chifrudo?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeitos de Parazinho e Caiçara do Norte consolidam apoio à pré-candidatura de Fábio Dantas

O pré-candidato ao Governo do Estado, Fábio Dantas, junto ao pré-candidato ao Senado, Rogério Marinho, visitou neste sábado (02), os municípios de Parazinho e Caiçara do Norte.

Em Parazinho, Fábio Dantas recebeu o apoio do prefeito Carlinhos de Veri e do vice-prefeito Atiliano Carlos. Os representantes do Executivo Municipal também defendem a pré-candidatura de Rogério Marinho ao Senado.

Participaram da reunião, o Presidente da Câmara Municipal, Flaviano Dantas Luiz Júnior e os vereadores Simone Melo, Cláudio Sebastião, Marcone Paulino, Joel Pessoa e Eduardo Cosme; além da liderança Newton Bacurau e secretários do município.

Caiçara do Norte

Ainda na agenda deste sábado, Fábio Dantas, esteve no município de Caiçara do Norte, litoral potiguar, onde foi recebido pelo prefeito da cidade, Pilola e o vice-prefeito Sivanildo.

Fábio Dantas falou sobre os projetos para o desenvolvimento do Estado: “Andamos pelos municípios do Rio Grande do Norte para falar sobre o que acreditamos. Queremos uma gestão que represente as cidades e os anseios das pessoas, que possa transformar nossos sonhos e esperanças em realidade”, disse Fábio Dantas.

Participaram do encontro o deputado estadual e pré-candidato à reeleição, Gustavo Carvalho, o presidente da Câmara, Cinaldo e os vereadores Weslley Morais, Jardel Pereira, Janailton Francisco e Eduardinho.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Emprego

Pai deixa o trabalho para acompanhar filho cadeirante no 1º emprego como supervisor no Censo 2022 do IBGE

Foto: Cidade Verde

O agricultor Juvenal Mendes largou o emprego na roça por uma razão muito importante: ele passou a acompanhar filho cadeirante, que conseguiu o primeiro trabalho.

Francisco de Assis Moura tem 28 anos e por conta de uma paralisia cerebral, perdeu parte dos movimentos das pernas e dos braços, além de ter a fala comprometida. A limitação para caminhar não impediu que o jovem buscasse oportunidades e independência. E uma das conquistas dele foi o cargo de supervisor no Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

“Não tenho palavras que consigam representar quem é meu pai. Eu costumo dizer que meu pai é minhas duas pernas”, conta Francisco.

Pai sempre apoiou filho

Seu Juvenal lembra que quando o filho era criança, ele o levava para a escola, mesmo com muitas pessoas duvidando da capacidade dele de aprender.

“Pessoal dizia ‘rapaz, tu é doido, vai trazer uma pessoa dessa pra escola’ e aí eu dizia que meu filho era inteligente, ‘olha, um dia ele vai ser gente.’ Olha aí onde é que ele tá hoje”, disse todo orgulhoso.

O agricultor explicou que pensou em pagar alguém para acompanhar Francisco durante, mas desistiu e resolveu ele mesmo deixar seu trabalho na cidade de Dom Expedito Lopes e acompanhar o filhão.

“Ver meu filho feliz é o que me basta. Todos dias estamos vindo de van às 07h e voltamos às 17h. Aqui compramos nossa alimentação e passamos todo o dia”, relatou muito emocionado.

Juntos já percorreram muitos quilômetros

Seu Juvenal empurra a cadeira de rodas por pelo menos 10 horas. Já na primeira semana de trabalho, pai e filho percorreram mais de 50 quarteirões nos bairros e no centro de Picos, no Piauí,  debaixo de sol forte e ruas sem acessibilidade.

Todos os dias são mais de 30 km, utilizando o transporte alternativo intermunicipal para chegar ao posto de trabalho.

“Meu pai é um exemplo, é um exemplo, não tenho nem palavras para descrever o que ele faz por mim”, disse às lágrimas.

Francisco destacou estar vivendo uma experiência que vai levar para sua vida, onde sua próxima meta é se tornar servidor público efetivo.

Só Notícia Boa

Opinião dos leitores

  1. É o IBGE na gestão do Presidente Bolsonaro dando oportunidade a quem nunca teve. Parabéns IBGE.

    1. Dois anos de atraso desse Censo. Vc acha que antigamente era feito por computador?

    2. O IBGE, com atraso, fazendo o seu serviço, cujo governo Bolsonaro menosprezou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *