Justiça Eleitoral já puniu 6 vezes Sérgio Léocadio por agressões e inverdades e 1 vez Jean Paul por Fake News

Foto: Pedro Vitorino | Foto: Edilson Rodrigues/Senado

A campanha eleitoral começou há 21 dias. De lá pra cá, a Justiça Eleitoral já determinou sete punições a candidatos a prefeito por agressões, inverdades ou fake news.

Seis delas ao candidato Sérgio Leocádio (PSL). Todas por agressões ou inverdades contra o atual prefeito Álvaro Dias (PSDB). As punições provocaram perda de tempo de TV para Sérgio em três ocasiões, gerando direito de resposta a Álvaro. Em outras duas situações, Leocádio foi punido perdendo tempo no programa de rádio. Nestas decisões, a juíza Francisca Maria Tereza Maia Diógenes, da 2ª Zona Eleitoral, respaldou-se na legislação que busca conter agressões cometidas por candidatos e manter um nível limpo e respeitoso de campanha. E em mais uma, Leocádio teve que ceder espaço em suas redes sociais para direito de resposta a Álvaro Dias.

Mas Sérgio Leocádio não foi o único punido. O candidato Jean-Paul Prates (PT), segundo a Justiça Eleitoral, propagou no Instagram fake news sobre o atual prefeito da cidade e candidato a reeleição. Por isso a juíza Hadja Rayanne, da 3ª Zona Eleitoral, determinou a suspensão do conteúdo da página de Jean-Paul. A magistrada considerou a suspeita de que Jean usou, no vídeo, montagem e/ou trucagem para apresentar fatos inverídicos contra Álvaro Dias (PSDB).

A assessoria do Senador Jean-Paul Prates enviou ao blog a nota reproduzida abaixo:

NOTA

A respeito da decisão judicial sobre a postagem em que o prefeito Álvaro Dias chama de feia a orla de Natal, lembro que, em 12 de setembro de 2019, ele concedeu entrevista ao jornal televisivo RN 2, exibido à noite pela InterTV Cabugi, afiliada da Rede Globo, afirmando que “Nós temos uma das orlas marítimas mais feias do Brasil”.

A fala do prefeito repercutiu tanto, que outros veículos de comunicação a reproduziram, dado o impacto negativo que teve junto a toda a população de Natal. Isso explicita, portanto, que não se trata de fake news.

A decisão da Justiça, inclusive, atende parcialmente ao pedido de Álvaro Dias, determinando apenas a suspensão de nova veiculação da propaganda nas redes sociais, mas não ordena a exclusão do material já publicado. Além disso, a magistrada Hadja Rayanne negou a solicitação de direito de resposta, o que confirma que o conteúdo da publicação não é falso.

A decisão judicial não é definitiva. A juíza ainda vai julgar o mérito da ação e concedeu apenas uma liminar ao candidato Álvaro Dias, que concorre à renovação do mandato.

Confio na sabedoria da Justiça potiguar e reafirmo que nossa campanha será sempre limpa e propositiva. Queremos o melhor para a cidade de Natal e, para alcançar esse objetivo, é preciso que os candidatos façam um debate constante e aberto. Infelizmente, nem todos parecem dispostos a uma campanha nesse nível.

Senador Jean

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Vera disse:

    Esses dois deveria fazer politica limpa seria melhor,do q esta fazendo fake news

  2. Maria Bernardes disse:

    2 CHARLATÕES !
    Enquanto clamamos por paz, vem esse incentivando a violência….
    O outro, pura picaretagem, com as velhas promessas mirabolantes!
    Outros, a política acima de tudo e de todos !!!!
    TÕ CORRENDO LÉGUAS DESSES TIPINHOS…..

  3. Junior Albano disse:

    Sérgio Leocadio, é mais falso do que uma nota de R$ 3 reais.

  4. Guto disse:

    Maior rejeição dentre os candidatos, é isso que dá campanha somente de ataques e nada de propostas.

  5. Francisco Alves disse:

    Na verdade são dois embusteiros.

  6. Chico disse:

    Imagino como foram as investigações que esse delegado participou. Cara mente pra conseguir o resultado que quer. Bandido é bandido, esteja do lado da Polícia ou do outro lado. Descompriu a lei é bandido.

  7. Dilson disse:

    O Leocádio tá fazendo Miguel Mossoró se debater no túmulo!

  8. Erika disse:

    Esse Leocádia, ñ prendia uma jumenta, só namorava e esse Prates, já disse pra quê venho.
    Pense em umas qualidades de candidato. Kkkkkkk

  9. Azevedo disse:

    Esse Leocadio está falando muita merda, esse deve ser daqueles que prometem tudo e não irá fazer nada, só blá blá blá.

    • Val Lima disse:

      Pelo visto o delegado tá incomodando muita gente kkkk… Q venha o 2º turno….

  10. Direita do rn disse:

    Não vejo a hora do delegado se eleger, quero andar de metrô ano que vem

  11. Tonhão disse:

    Candidato do PSL tentando ganhar eleição na base de Fake News e frases de efeito? Acho que já vi esse filme.

  12. VTNCDLSJ disse:

    DOIS PINÓQUIOS !!!

COMENTE AQUI