Polícia

‘Lázaro descarregou a pistola em cima dos policiais’, diz secretário de Segurança de Goiás; assassino tinha R$ 4,4 mil para possível fuga

Foto: Reprodução

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, disse que Lázaro Barbosa Sousa, de 32 anos, tinha uma rede de pessoas que o acobertaram durante os 20 dias em que passou fugindo da polícia na área rural dos municípios de Cocalzinho e Águas Lindas de Goiás. O criminoso foi morto nesta segunda-feira, após trocar tiros com agentes. Segundo Rodney, Lázaro estava armado e atirou contra as equipes:

— Temos filmagens que vamos mostrar para vocês: ele estava armado. Ele foi para o mato, fizemos o cerco. Ele tentou fugir do cerco e confrontou a equipe do major Edson. Um trabalho coletivo e, graças a Deus, nenhum policial foi ferido. Ele, na hora da abordagem, descarregou a pistola em cima dos policiais. E não tivemos outra alternativa senão revidar.

Lázaro teria feito ainda ameaças aos policiais quando foi visto em Águas Lindas, onde teria ido à casa da ex-sogra e da ex-mulher.

— Ele foi para buscar, para encontrar com elas. Nós estávamos monitorando. Tentamos ali já pegá-lo. Ele chegou a ameaçar alguns policiais dizendo que se entrassem na mata atrás dele, ele daria tiro na cara. Fizemos o cerco prudentemente, tecnicamente — relatou Rodney.

O secretário afirmou ainda que, ao ser colocado na ambulância, Lázaro estava vivo.

— Ele foi conduzido com vida mas chegou no hospital e foi a óbito — disse.

Rodney informou que Lázaro não agia sozinho. De acordo com ele, o criminoso vinha recebendo apoio:

— Estava trocando de roupa mais uma vez: mais uma prova que tiinha uma rede que o acobertava. E essa questão de ele querer fugir também, patrocinado logicamente, mostra que tinha gente não interessada na prisão dele.

— Nos últimos dias, depois que ele saiu da zona de conforto depois que nós prendemos uma parte das pessoas que estavam acobertando ele, nós apertamos o cerco. Ontem à noite nós descobrimos que ele tinha tentado entrar em contato com parentes na periferia de Águas Lindas — disse o secretário.

O cerco a Lázaro começou por volta das 22h30 e se estendeu por toda a madrugada, contou Rodney:

— Viramos a madrugada mais uma vez até que hoje cedo, graças a Deus, conseguimos finalizar essa ocorrência com todos os policiais de bem e com um grande objetivo cumprido. Não deixamos ele machucar mais ninguém.

Dinheiro para fuga

O secretário afirmou que, além da arma, Lázaro estava com cerca de R$ 4,4 mil. Isso indicaria uma intenção de fuga.

— Isso é mais uma prova de que tinha gente acobertando ele e dificultando o trabalho das forças policiais. Possivelmente ele planejava fugir. Mas o esforço de todas as forças impediu que ele ou fugisse ou continuasse a cometer outros crimes.O indicativo do dinheiro no bolso certamente era de que ele estava querendo sair ou do estado ou até do país — afirmou.

A investigação para tentar identificar cúmplices de Lázaro continuará — a polícia acredita que ele possa ter tido ajuda em sete ou oito crimes de latrocínio e assassinato. A ex-sogra e a ex-mulher do criminoso prestaram depoimento e, de acordo com o secretário, podem ser indiciadas por facilitação de fuga, disse Rodney:

— Ainda temos algumas pessoas para investigar e prender. Não temos o número exato. Mas o principal, que seria o empresário (Elmi), que é um dos líderes da organização, e o psicopata esses já não são mais problema para essa comunidade. Agora a Polícia Civil aqui de Águas Lindas de Goiás assume totalmente a investigação e vai até o fim.

O secretário informou que há indícios de que Lázaro trabalhava como segurança para algumas pessoas e que pode ter atuado também como matador.

O corpo de Lázaro foi levado para o Instituto Médico-Legal (IML) de Goiânia, onde passará por uma necrópsia.

O Globo

Opinião dos leitores

    1. Ciro Gomes? Sério? A diferença são só as condenações, mas os princípios político republicanos são os mesmos, não muda nada, totalmente reprovável.
      A esquerda não tem um nome que possa passar credibilidade ao povo.
      O Brasil precisa sair dessa lama da corrupção que a esquerda jogou em todas as instituições.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Preso suspeito de passar pênis em mulher, deputado diz que houve “mal-entendido”

Foto: Reprodução

O suplente de deputado estadual Pedro Lobo (PT) foi preso nesta segunda-feira (2) por suspeita de importunação sexual no Aeroporto de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. Segundo a Polícia Federal (PF), a prisão ocorreu após denúncia de uma mulher de 33 anos, que afirmou ter sido tocada nas partes íntimas durante o desembarque de um voo vindo de São Paulo.

Em nota divulgada à imprensa, Pedro Lobo disse que o episódio aconteceu em meio à aglomeração durante o desembarque e classificou o caso como um “mal-entendido”. A vítima procurou a PF ainda dentro do aeroporto e formalizou a acusação no local.

Na manhã desta segunda, tanto o suplente de deputado quanto a denunciante foram levados à sede da Polícia Federal, onde prestaram depoimento. Depois da oitiva da vítima e de testemunhas, foi lavrado auto de prisão em flagrante pelo crime de importunação sexual, ocorrido dentro da aeronave.

O caso segue sob investigação da Polícia Federal, que deverá apurar todos os detalhes do episódio.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Engorda de Ponta Negra completa 1 ano e segura marés 30% mais fortes

Foto: Reprodução

Um ano depois da conclusão da engorda da faixa de areia de Ponta Negra, na zona Sul de Natal, a obra passou no teste mais rigoroso: resistiu a marés até 30% mais fortes que aquelas de 2024, que tinham provocado erosão severa e levado o município a decretar estado de emergência. Segundo a Semurb, “o comportamento da praia após esses eventos confirma que o principal objetivo do projeto — conter a erosão costeira — vem sendo cumprido”.

O secretário Thiago Mesquita detalhou que a intervenção foi planejada como “uma intervenção de resiliência ambiental, e não apenas como uma obra de caráter paisagístico ou turístico”. Em entrevista ao NOVO Notícias, ele relembrou que Ponta Negra perdeu praticamente toda a faixa natural de areia.

“Perdemos completamente a areia praial ao longo dos quatro quilômetros da orla de Ponta Negra. O principal objetivo que motivou todo esse investimento foi combater a erosão costeira, e esse objetivo vem sendo alcançado”.

Os efeitos da obra foram sentidos rapidamente. Enquanto municípios do litoral norte, como Macau e Touros, registraram impactos significativos durante marés intensas em julho e agosto, em Ponta Negra “os efeitos foram mínimos. Na área próxima ao Morro do Careca, a maré avançou um pouco, formou uma poça d’água e, em menos de duas horas, o material já havia infiltrado. Foi o único registro”.

Além da proteção ambiental, a recomposição da faixa de areia devolveu o acesso à população e aos turistas, e permitiu o retorno de atividades esportivas e eventos culturais.

O secretário destacou que obras desse porte exigem período de adaptação, estimado em até 24 meses, e listou desafios técnicos do primeiro ano, como a cor escura inicial da areia, presença de rodolitos, formação de uma berma de três metros e ajustes no sistema de drenagem, concluído em fevereiro do ano passado.

Segundo Mesquita, “ela [a drenagem] funcionou perfeitamente. Circularam muitas informações falsas, mas os dados técnicos comprovam o funcionamento do sistema”. A expectativa agora é manter o aterro com manutenção preventiva para ampliar sua durabilidade e consolidar os benefícios econômicos e ambientais do projeto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Salatiel de Souza declara apoio à pré-candidatura de Pedro Filho a deputado federal

Foto: Divulgação

A pré-candidatura de Pedro Filho a deputado federal ganhou um importante reforço nas últimas semanas. O projeto recebeu o apoio de Salatiel de Souza, ex-vereador de Natal e uma das principais lideranças políticas de Parnamirim.

“Pedro representa renovação, compromisso e sensibilidade social. É alguém que vem do trabalho, da fé e do serviço público, e que está preparado para defender o Rio Grande do Norte em Brasília”, destacou Salatiel de Souza. Ao declarar apoio a Pedro Filho, o comunicador reforça a construção de uma pré-candidatura que dialoga com diferentes regiões do estado e com segmentos diversos da sociedade.

Pedro Filho é atualmente vereador em Assu, líder evangélico, servidor público e profissional de Educação Física. Sua atuação política é marcada pela defesa da causa animal, pelo incentivo ao empreendedorismo e por propostas voltadas ao desenvolvimento econômico como instrumento para a geração de emprego e renda para a população.

Ao agradecer o apoio, Pedro ressaltou a importância da aliança. “Receber o apoio de Salatiel, que tem uma história construída na comunicação e na luta por Parnamirim, fortalece nosso projeto e amplia o diálogo com a Região Metropolitana. Nossa pré-candidatura cresce porque está baseada em valores, trabalho e compromisso com as pessoas”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Morre Luís Eduardo Valle, aos 56 anos, após cinco anos de batalha contra o câncer

Foto: Reprodução

Luís Eduardo Correia Valle, conhecido como Dudu, faleceu às 17h desta segunda-feira (2), aos 56 anos. Ele lutava nos últimos cinco anos contra diferentes tipos de câncer e, segundo familiares, descansou nesta segunda-feira.

Filho de Pedro Valle (in memoriam) e de Tereza Valle, conhecida no RN pela habilidade na arte de fazer bolos, Dudu deixa um legado de afeto e lembranças entre familiares e amigos.

Ele era irmão de Sérgio Valle e Alexandre Valle, era casado com Lorena Gregório da Costa e pai de Luiz Henrique Costa Valle.

O velório será realizado no Morada da Paz Emaús, a partir das 8h desta terça-feira (3), com missa marcada para as 16h. O sepultamento acontecerá no mesmo local, às 17h. Para homenagens com flores, a empresa disponibilizou o telefone 0800 123 4848.

Mais informações sobre a despedida podem ser acompanhadas no site www.moradadamemoria.com.br.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Petista posta foto falsa de Bolsonaro, Vorcaro e Campos Neto e apaga após reação

Foto: Reprodução

O deputado Rogério Correia (PT) usou seu perfil nas redes sociais para publicar uma montagem com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto e o empresário Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master. Na legenda, escreveu: “A foto é o retrato da roubalheira do Banco Master. E a Papudinha vai ficar pequena para tanto cidadão de bem”.

Em nota, Correia disse que a “foto expressava, de forma simbólica, a proximidade e a articulação política entre o dono do Banco Master e figuras centrais da extrema direita”.

Ele admitiu que a imagem foi criada por inteligência artificial e foi apagada depois: “Como a imagem era de IA e pode ter levado parte do público a interpretar a imagem como se fosse real, apaguei”. O deputado não informou na postagem que se tratava de IA.

A publicação provocou reação da oposição. O ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL) criticou Correia no X: “Abertura de inquérito sobre fake news, buscas e apreensões… essa várzea se transformou numa republiqueta de décima categoria!”.

Correia rebateu, chamando o filho de Bolsonaro de “cara de pau” e “chefe do gabinete do ódio e aliado de outro mestre em fake news, Nikolas Ferreira”.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Professor que ironizou morte de Charlie Kirk ataca evangélicos: “Eles não têm que votar”

Imagens: Reprodução/Brasil Paralelo

O historiador Eduardo Bueno, conhecido como Peninha, voltou a causar polêmica nas redes sociais com declarações que questionam o direito de voto dos evangélicos. Em vídeos publicados em seu canal no YouTube, Bueno afirmou: “Evangélico, evangélico, evangélico tem que ficar no culto, tem que ficar no templo, tem que ficar pastando junto com o pastor. Deveria ser proibido evangélico votar? … Não, eles não têm que votar!”

O professor criticou diretamente a participação política de evangélicos, afirmando que eles “elegem uma escumalha perigosa e violenta”. Ele também atacou o deputado federal Nikolas Ferreira, alegando que o parlamentar “não deveria ser ninguém” na política e seria lembrado apenas como parte do “substrato mais baixo” da história política brasileira.

Bueno relativizou ainda os mais de 1,4 milhão de votos recebidos por Nikolas em 2022 e associou sua atuação a um tipo de cristianismo que reforçaria obediência e intolerância.

As declarações reacendem lembranças de um episódio de 2025, quando Eduardo Bueno reagiu de forma irônica à morte do ativista conservador Charlie Kirk, morto a tiros durante um discurso nos Estados Unidos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

VÍDEO: Lula elogia STF e diz que Judiciário não invade Poderes: “Guardião do voto”

Imagens: Reprodução/TV Justiça

O presidente Lula afirmou, nesta segunda-feira (2), durante a abertura do Ano Judiciário no STF, que o Judiciário não busca protagonismo nem assume funções de outros Poderes.

Segundo Lula, nos últimos anos, o STF atuou como “guardião da Constituição, do Estado Democrático de Direito e da soberania do voto popular”. Ele destacou que o tribunal garantiu a integridade das eleições e a liberdade do voto, dentro de suas responsabilidades institucionais.

Disse ainda que os ministros enfrentaram pressões e ameaças, mas mantiveram o compromisso com a Constituição. Para Lula, divergências políticas devem ser resolvidas pelas urnas, pelo diálogo institucional e pelo cumprimento das leis.

Opinião dos leitores

  1. Isto posto, tudo que o presidente cara de boi falou é verdade se considerarmos o oposto de sua fala.

  2. Tem mais é que babar os eggs dos sinistros mesmo, pois foi o cumpanhêro Fachin que o descondenou através do salto triplo carpado baseado no CEP, e como ele mesmo já falou publicamente sem o STF ele não governaria. Próximo….

  3. Essa não é a visão do cidadão, convivemos com uma Suprema Corte ideológica, a serviço de um partido político. Tomando decisões ao arrepio das leis. Triste realidade.

  4. Como não vai elogiar, se tá lá graças a eles? 👺💩”Se tivemos a eleição do Lula, foi graças ao STF”, diz Gilmar Mendes👈🏿💩💩💩

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Justiça libera obras na Via Costeira e barra pedido de suspensão do MP contra lei da Prefeitura

Foto: Divulgação/ABIH-RN

O Tribunal de Justiça do RN suspendeu a decisão que paralisava a emissão de licenças e alvarás de construção na Via Costeira, em Natal. O efeito veio após o desembargador Saraiva Sobrinho conceder liminar favorável à Prefeitura, restabelecendo a validade da Lei Municipal nº 7.801/2024, que regula construções em áreas turísticas da capital.

A suspensão anterior havia sido determinada em primeira instância, a pedido do Ministério Público, e bloqueava temporariamente novas autorizações na área. Para o relator do recurso, a decisão inicial não apresentou fundamentação concreta e se apoiou apenas em princípios gerais, sem demonstrar probabilidade do direito alegado. Ele afirmou que a decisão “aparentemente não se encontra fundamentada”.

Segundo o desembargador, travar licenças e alvarás sem base técnica ou jurídica detalhada poderia gerar impactos administrativos e comprometer a segurança jurídica de empreendedores e interessados. Com isso, a Prefeitura conseguiu retomar imediatamente a aplicação da lei até que o colegiado do TJ julgue o mérito do recurso.

O processo ainda será analisado pela Procuradoria-Geral de Justiça, que poderá se manifestar em até 15 dias. Até lá, a Via Costeira segue liberada para novas construções, obedecendo as regras previstas na legislação municipal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Conservadora, Laura Fernández é eleita presidente da Costa Rica com discurso duro contra o crime

Foto: Reprodução/X

A conservadora Laura Fernández, do Partido Soberano do Povo, foi eleita presidente da Costa Rica neste domingo (1º), no 1º turno, com ampla vantagem sobre o segundo colocado, Álvaro Ramos, do Partido da Libertação Nacional (PLN). Com 94% das urnas apuradas, Fernández conquistou 48,3% dos votos contra 33,3% de Ramos. Ela assumirá o cargo em 8 de maio e será a segunda mulher a governar o país.

Aos 39 anos, Laura é cientista política e especialista em políticas públicas e governança democrática e já ocupou cargos de ministra da Previdência e do Planejamento no governo do atual presidente Rodrigo Chaves. Após a vitória, ela reafirmou que dará continuidade às políticas do governo atual.

Segurança pública e combate ao narcotráfico foram os pilares da campanha de Laura Fernández, que também acenou com a construção de megaprisões, nos moldes das de El Salvador.

A vitória de Laura reforça a presença de líderes de direita na América Central, em um contexto de governos mais firmes contra a criminalidade. Com sua eleição, a Costa Rica entra na história como o segundo país a ter uma mulher na Presidência, depois de Laura Chinchilla, do PLN, que governou entre 2010 e 2014.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

TCU recomendou bloquear R$ 1 milhão em recurso federal para escola de samba que exalta Lula

Foto: Divulgação/PR

O TCU recomendou a suspensão de recursos federais destinados à escola de samba Acadêmicos de Niterói, após representação do Partido Novo apontar possível desvio de finalidade. O enredo da escola para o Carnaval de 2026 será sobre o presidente Lula.

O caso envolve contrato da Embratur com a Liga Independente das Escolas de Samba do RJ (Liesa), prevendo R$ 1 milhão para cada uma das 12 escolas do Grupo Especial. Foram identificados indícios de afronta aos princípios da impessoalidade, moralidade e indisponibilidade do interesse público.

O auditor responsável avalia que, se confirmado desvio de finalidade, o contrato pode ser anulado e os valores devolvidos aos cofres públicos.

Ainda há dúvidas sobre o destino exato da verba: não se sabe se a Acadêmicos de Niterói já recebeu o repasse ou se o valor foi para outra escola do Grupo de Acesso, como a Unidos de Padre Miguel.

Apesar disso, o TCU entende que há urgência e risco ao interesse público e propõe medidas cautelares, incluindo a suspensão parcial dos repasses e a oitiva da Embratur, Ministério da Cultura, Liesa e das escolas envolvidas.

Escola desfilará em 15/2

O desfile do Grupo Especial do Rio de Janeiro começa em 15 de fevereiro.

A Acadêmicos de Niterói, estreante na elite, apresentará o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, que narra a trajetória da mãe de Lula, dona Lindu, em viagem de “13 noites e 13 dias” pelo interior de Pernambuco até a periferia de Guarujá, em São Paulo.

Opinião dos leitores

  1. ISSO É UMA ABERRAÇÃO! UM PRESIDENTE EM EXERCÍCIO FAZENDO PALCO POLÍTICO EM CARNAVAL COM DINHEIRO PÚBLICO. ACHA POUCO A DESGRAÇA QUE O PAÍS ESTÁ?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *