Brasil

Lei Rouanet e Petrobras financiam evento em que Lula pediu votos para Boulos

Foto: Paulo Pinto

A produtora Veredas Gestão Cultural, responsável pelo evento de 1º de Maio em que Lula (PT) pediu votos para o deputado e pré-candidato à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (Psol-SP), captou 250 mil reais via Lei Rouanet, registrou O Estado de S.Paulo.

Sediada no Rio de Janeiro, a produtora foi autorizada a levantar até 6,3 milhões de reais para o evento, mas só uma faculdade privada de medicina de Campinas (SP), a São Leopoldo Mandic, topou financiar o evento, teve apresentações dos cantores Dexter, Afro X, Roger Deff, Ivo Meirelles, Arlindinho e Almirzinho.

Embora tenha partido de um doador privado, o dinheiro captado via lei de incentivo à cultura será abatido dos impostos devidos.

Apoio da Petrobras
Além da Lei Rouanet, o evento também foi financiado pela Petrobras e pelo Conselho Nacional do Sesi (Serviço Social da Indústria).

Ao Poder360, a estatal chefiada por Jean Paul Prates confirmou ter patrocinado o evento, por meio do programa Petrobras Cultural.

Com o patrocínio, a Petrobras busca reforçar sua imagem como apoiadora da cultura brasileira”, disse a petroleira.

O Sesi, por sua vez, disse que “não apoia eventos políticos partidários”.

“O Conselho Nacional do Sesi não apoia eventos políticos partidários. O evento que o Conselho do Sesi apoiou foi o Ato do 1º de Maio unificado das centrais sindicais do país. Evento destinado a celebrar a luta e a organização dos trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou.

Lula pede votos para Boulos
O presidente Lula pediu voto para Boulos abertamente por duas vezes durante seu discurso de 1º de Maio, em São Paulo.

“Eu queria dizer desse companheiro aqui: esse rapaz [Boulos], esse jovem, ele está disputando uma verdadeira guerra aqui em São Paulo. Ele está disputando com o nosso adversário nacional, ele está disputando contra o nosso adversário estadual, ele está disputando contra o nosso adversário municipal. Ele está enfrentando três adversários. Ninguém vai derrotar esse moço aqui se vocês votarem no Boulos para prefeito de São Paulo nas próximas eleições. E eu vou fazer um apelo, cada pessoa que votou no Lula, em 1989, em 1994, em 1998, em 2006, em 2010 e em 2022, tem que votar no Boulos para prefeito de São Paulo.”

O Antagonista

Opinião dos leitores

  1. Eu acho que vão modificar a Lei, pra poder Eleger Os Amigos Do Lula, Obs,Pra Mim E Muitos PATRIOTAS BRASILEIROS Vai Ser mais Fácil Proibirem O POVO De Criticarem O Lula Duque Punir O Lula

  2. Pelos comentários, podemos ver claramente que ninguém realmente leu a lei Rouanet, não a conhecendo de fato e nem de direito. Senão não estariam falando tantas coisas que não fazem qualquer sentido para quem a conhece. Não há doação de dinheiro do governo federal para artistas como se costuma dizer por aí. A Lei Federal de Incentivo à Cultura funciona a partir de renúncia fiscal de empresas que destinam parte de seus impostos para o fomento da cultura. Assim, dinheiro algum é retirado do orçamento do governo para patrocinar obras e artistas.

    1. O cara pálida, em que mundo voce está e renuncia fiscal é o que? Senão deixar de arrecadar, não seria o mesmo que retirar dos cofres publicos.

    2. Pode renunciar (Impostos) apenas para as Igrejas Evangélicas e redes de televisão que apoiam o ex presidente Bolsonaro, não é mesmo Guto?

  3. Está aí porquer artistas grandes globais brigam tanto pela lei Rouanet, não servem pra artistas pequenos,só servem para artistas lavradores tipo: Gilberto Gil,preta Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque e outros da tv globo,a lei Rouanet nunca serviu para ajudar pequenos artistas,cadê que eles ajudam as bandas de rock que tocam na rua Chile, cadê que eles ajudam pequenas bandas de forró no interior,cadê que eles ajudam as pequenas bandas de pagode e samba???? Só ajuda artistas e cantores globais e Mc’s milionários lacradores que destroem jovens com letras vulgar! Acima de tudo a lei Rouanet financiando atos de esquerda,o país sem lei, STF e TRE passa a mão no 9 dedos,esse país está fudido, impostos altos,um pobre não vai ter condições de comprar em lojas de Griff,a shoppee era o refúgio de pessoas de condições financeiras comprar itens e roupas mais baratas,aí vem o 9 dedos e mete imposto,o que falta agora pra colocar imposto! Imposto no vento e no chão que pisamos só falta isso agora, luladrão colocou imposto na shoppee porque ninguém quer comprar produtos super caros como americanas,casas Bahia e magazine Luiza aonde financiaram o 9 dedos a verdade é essa o mito vem aí em 2026 pra acabar com esses impostos absurdos!

  4. Qual o problema? A esquerda pode tudo. A legislação são meros escritos a serem aplicados, sem a devido direito a defesa aos adversários. Ainda vão ter a coragem de dizer: “Qual a razão de tanto ódio?”
    E fiquem CALADOS!
    Mas se isso fosse com candidatos da direita, hoje já estariam processado, condenados e inelegíveis.
    Com cobertura incansável dos meios de comunicações. Isso é democracia e amor. Alguma dúvida?

  5. Bruno vc fez algum reportagem sobre os escândalos envolvendo a secretaria de cultura de Mossoró ? 😉😳 fale algum coisa omi kakaka

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Obras de recuperação na Ponte de Igapó avançam 0,9% em 1 mês

Foto: Magnus Nascimento

As obras de recuperação da Ponte de Igapó, que vêm dificultando o tráfego entre a zona Norte e o restante da capital, e são tocadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, avançaram apenas 0,9% em cerca de um mês. As informações foram repassadas pelo próprio DNIT. Após 8 meses de início, a reforma atingiu cerca de 25% de conclusão. O cronograma da obra aponta que a conclusão será no primeiro semestre de 2025.

Apesar de ter apenas um quarto do trabalho concluído, o DNIT sustenta que o prazo será cumprido. Além de conviverem com a suspensão parcial do trânsito na Ponte de Igapó, os moradores da região também precisam enfrentar a interdição parcial da avenida João Medeiros Filho, por conta de um serviço da Caern.

A reportagem da Tribuna recebeu duas notas oficiais do órgão desde abril. A primeira, no dia 18 de abril, apontava que o cronograma estava 24,1% concluído. Já na última quarta-feira (15) a resposta do DNIT foi que o nível de conclusão havia chegado a 25%. Em outras palavras, a obra andou 0,9% em cerca de 1 mês. O Departamento aponta, apesar disso, que não há atrasos na execução da obra.

“São executadas várias frentes de serviço, como recuperação das estavas de fundação; recuperação dos pilares; e análise das condições estruturais do tabuleiro da ponte e recomposição do revestimento asfáltico. A autarquia ressalta que as as obras seguem dentro do cronograma de execução estabelecido. A previsão de conclusão do empreendimento é o primeiro semestre de 2025”, disse o Dnit.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Sustentabilidade: Natal pode explorar gás como forma de gerar receitas e reduzir dívidas da Urbana

Foto: Reprodução

Explorar o gás que se forma no aterro de Ceará-Mirim, atualmente explorado pela Braseco, pode ser uma forma de gerar receitas para o município de Natal. A proposta foi defendida pelo assessor da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH-RN), Sérgio Pinheiro, durante o encontro Diálogos Inovadores sobre Economia Circular, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) e a Justiça Federal do RN.

Sérgio Pinheiro destacou que a concessão entre a Prefeitura e a empresa que explora o aterro sanitário finalizará no próximo mês. O término do contrato também coincide com o fim da vida útil do espaço. São cerca de seis milhões e quinhentas mil toneladas de resíduos depositados.

Para o especialista, concluído o prazo e na impossibilidade de renovação por estar em área de segurança aeroportuária, a URBANA poderia explorar o gás proveniente do aterro de Ceará-Mirim, para gerar uma nova fonte de receita e pagar a dívida de 300 milhões.

“O que pode ser feito pelo município, com a interveniência, seria um estudo para saber a quantidade de gás que se gera lá e intermediar uma negociação através de royalties de quem for explorar esse gás, seja para gerar energia elétrica, ou para engarrafar e vender porque tem valor econômico. Esse repasse serviria como pagamento desse passivo. Seria gerar receitas para, a partir disso, finalmente cobrir essa dívida ao longo dos anos.”, explicou.

O município de Natal concedeu à Braseco a função de destinação e tratamento dos resíduos da capital. O contrato, de 2004, previa que, ao fim da concessão, de 10 anos, todos os bens adquiridos pela concessionária fossem revertidos para Natal.

Em 2014, a concessão foi renovada por mais 10 anos. Em 2024, a Braseco deve entregar o aterro sanitário a Natal como forma de restituir o investimento feito pelo município.

Diálogos Inovadores

O Diálogos Inovadores sobre Economia Circular teve como objetivo de fortalecer a ideia da economia circular, voltada para o desenvolvimento e o melhor uso dos recursos naturais, numa reflexão sobre um modelo de negócio que apoie a sustentabilidade da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (URBANA), em termos sociais, ambientais e econômicos.

Participaram do evento a juíza Simone Jalil, o juiz Caio Diniz Fonseca (JFRN), Agnes Dantas (Coletivo RN Lixo Zero), Mariana Nunes (Diretora da PLANTIS), Roberto Serquiz (Presidente da FIERN), Wilson Cancian Lopes (Consultor Técnico do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Grande Florianópolis) e a professora Mônica Luna (UFSC).

Blog do Dina

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

VÍDEO: Brasil é escolhido para ser a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Foto: MANAN VATSYAYANA / AFP

A Copa do Mundo Feminina de 2027 será no Brasil. A candidatura brasileira superou a europeia – formada por Holanda, Alemanha e Bélgica – por 119 votos a 78 durante o Congresso da Fifa, realizado em Bangkok, na Tailândia, nesta sexta-feira.

A décima edição da principal competição de seleções do futebol feminino será a primeira disputada na América do Sul. Por ser o anfitrião da competição, o Brasil já está naturalmente classificado. Os demais nove países da Conmebol vão disputar três vagas. O Mundial Feminino 2027 será o segundo com 32 seleções participantes, repetindo o formato da Copa de 2023, vencida pela Espanha.

“Parabéns ao Brasil. Vamos agora organizar a melhor Copa do Mundo da história no Brasil”, afirmou o presidente da Fifa, Gianni Infantino, logo após anunciar a vitória brasileira.

Em seguida, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, subiu ao palco e, emocionado, enalteceu o trabalho feito pelas mulheres integrantes do comitê de candidatura do país.

ge

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

NOVO DPVAT: Lula sanciona com vetos lei que determina volta do seguro obrigatório de veículos

Foto: Nelson Antoine/Frame/Estadão Conteúdo

O presidente Lula (PT) sancionou com vetos a lei que determina o retorno do seguro obrigatório de veículos, conhecido como “Novo DPVAT”. A medida foi publicada em edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira (17).

O texto foi aprovado pelo Senado no início de maio. Segundo a lei, o Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT) será cobrado anualmente de proprietários de veículos, como carros e motos.

O seguro cobrirá indenizações por morte, por invalidez permanente, total ou parcial, além de reembolso de despesas com assistência médica, serviços funerários e reabilitação profissional de vítimas.

Lula vetou dois artigos da lei que previam penalidade de infração grave e multa para os motoristas que não pagarem o seguro no prazo previsto.

O governo justificou que a penalidade seria excessiva, uma vez que a lei já prevê a obrigatoriedade do seguro para o licenciamento anual, de transferência de propriedade e de baixa de registro de veículos.

O valor que será cobrado anualmente para o SPVAT ainda não foi definido. No entanto, de acordo com o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), a equipe econômica prevê uma tarifa de R$ 50 a R$ 60.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Tony Ramos é internado no Rio e passa por cirurgia para drenar um sangramento intracraniano

Imagem: Estevam Avellar/Globo

O ator Tony Ramos, de 75 anos, foi internado nesta quinta-feira (16) no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, onde passou por uma cirurgia para drenar um hematoma subdural – um sangramento intracraniano.

Segundo a família, a cirurgia – comandada pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho – terminou por volta das 19h30 e foi considerada bem-sucedida. O estado de saúde dele é estável, de acordo com o boletim médico.

“O Hospital Samaritano Botafogo informa que o ator Tony Ramos foi submetido a uma cirurgia de drenagem de hematoma subdural na data de hoje. O estado do paciente é estável”, informa a nota enviada pela assessoria de imprensa do Samaritano.

O artista foi internado após se sentir mal, pela manhã, e cancelar as gravações.

O ator completou este ano 60 anos de carreira, sendo 46 anos na Globo. Seu último trabalho no ar foi a novela “Terra e paixão”.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Presidente da Câmara de Natal, Ériko Jacome, celebra os 106 Anos da Assembleia de Deus do RN em Sessão Solene

Durante uma sessão solene, o Presidente da Câmara Municipal de Natal, Ériko Jácome, prestou uma homenagem aos 106 anos da Assembleia de Deus do Rio Grande do Norte (IEADERN). O evento reuniu dezenas de pastores e líderes evangélicos, que testemunharam o tributo à história e ao legado dessa igreja centenária.

Além da homenagem conduzida pelo presidente da Casa Legislativa, a vereadora Camila também prestou sua reverência, destacando os 50 anos de ministério do Presidente da IEADERN, Pastor Martin Alves. Durante a sessão, o presidente Eriko Jácome inaugurou uma exposição que revisitou a trajetória da igreja, apresentando os líderes que moldaram os 106 anos dessa instituição religiosa. A exposição ficará exposta por um mês na escola do legislativo para que servidores e visitantes possam conhecer a história da instituição.

“Desde sua fundação, a IEADERN tem sido uma fortaleza de fé, comunhão e serviço para toda a população. A igreja não só cresceu em número, mas também em sua influência social, tocando vidas e ajudando a fortalecer os valores morais de toda sociedade”, disse o presidente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

Dnit vai fechar agulha de acesso à marginal da BR-101 em Potilândia

Imagem: Google Street View

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou que a agulha de acesso à marginal da BR-101, na altura do conjunto Potilândia, sentido Centro de Natal, vai ser fechada a partir do dia 05 de junho.

O departamento informou que a mudança ocorre “em continuidade às alterações para melhoria na mobilidade urbana”. Dessa vez, o órgão vai promover “mais uma fase de testes sobre o funcionamento das agulhas de acesso à pista marginal”.

Com a alteração, os veículos que trafegam pela via principal e desejam seguir para o Viaduto do 4º Centenário ou o conjunto Potilândia deverão utilizar a agulha de acesso um pouco depois do Shopping Via Direta, que foi recém-construída.

“O Dnit orienta que os motoristas atentem para a sinalização existente no local”, acrescentou o departamento.

Com informações de Portal da Tropical

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Promotor pede ‘multa máxima’ de R$ 25 mil a Lula por pedido de voto em Boulos

Foto: Taba Benedicto/Estadão Conteúdo

O Ministério Público Eleitoral pediu à Justiça que o presidente Lula (PT) pague multa em torno de R$ 25 mil por pedir voto em Guilherme Boulos (PSOL) para prefeito de São Paulo durante ato no 1º de Maio. Os dois são alvo de ação judicial por propaganda antecipada, vedada no período da pré-campanha.

A solicitação do promotor Nelson dos Santos Pereira Júnior, da 2ª Zona Eleitoral de São Paulo, ainda será analisada pela Justiça. Ele não estipulou um valor exato, mas afirmou que a multa a Lula “deverá se aproximar do máximo legal”. A pena varia de R$ 5.000 a R$ 25 mil, conforme prevê a lei.

A Promotoria defendeu que Boulos também responda pela infração eleitoral. No caso do deputado federal, “a multa deverá ser fixada acima do mínimo legal”, segundo Pereira Júnior, que afirmou que o pré-candidato “foi o beneficiário direto da conduta e colheu frutos desta indevida divulgação”.

A manifestação do Ministério Público foi feita no âmbito de uma ação movida pelo diretório municipal do Novo, partido que tem como pré-candidata a prefeita a economista Marina Helena.

O pedido de voto em Boulos também motivou providências no âmbito jurídico do prefeito Ricardo Nunes (MDB), pré-candidato à reeleição e principal adversário, e do deputado federal Kim Kataguiri, que se lançou pré-candidato pela União Brasil, mas não tem o endosso da direção da legenda.

No ato promovido por centrais sindicais no Dia do Trabalhador, na zona leste da capital, Lula disse que o pleito paulistano seria uma “verdadeira guerra” e pediu para que seus eleitores votem no deputado.

“Ninguém derrotará esse moço aqui se vocês votarem no Boulos para prefeito de São Paulo nas próximas eleições”, disse o petista. “Vou fazer um apelo: cada pessoa que votou no Lula em 89, em 94, em 98, em 2006, em 2010, em 2018… 2022, tem que votar no Boulos para prefeito de São Paulo.”

Ao propor a aplicação das multas, o promotor eleitoral afirmou que foi nítida a violação da regra que proíbe a propaganda eleitoral nesta fase. A divulgação com pedido de voto só será permitida após o dia 16 de agosto, quando as candidaturas já estiverem registradas na Justiça Eleitoral.

“Não se tratou, evidentemente, de mera enaltação das qualidades do representado Guilherme Boulos ou de posicionamento político sobre determinado tema, mas, sim, de pedido explícito de voto, em local de livre acesso a todos os trabalhadores”, escreveu o representante da Promotoria.

Folhapress

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEO: Adolescentes são flagradas correndo em cima de cobertura de passarela em Parnamirim

Adolescentes foram flagrados na tarde desta quinta-feira (16) em cima da cobertura de uma passarela na BR-101 no município de Parnamirim, na Grande Natal. Comerciantes da região gravaram o momento em que os jovens passaram andando e até correndo no trecho.

Os comerciantes que conversaram com a reportagem da Inter TV Cabugi explicaram que essa não foi a primeira vez que os adolescentes se colocaram em risco na passarela, que tem cerca de 5,5 metros de altura da base até a pista – a cobertura é ainda mais alta.

Um dos comerciantes comentou que os adolescentes já fizeram esse movimento no mesmo horário em outras oportunidades. O comerciante acredita que isso possa ter ocorrido logo após os jovens deixarem a escola.

Para conseguirem ter acesso ao topo da passarela, os adolescentes escalaram uma grade na entrada da estrutura, segundo os comerciantes.

As testemunhas disseram que, quando perceberam que os adolescentes subiriam novamente na cobertura nesta quinta, pediram para eles não repetirem a ação e avisaram até que chamariam a polícia.

Uma adolescente, no entanto, disse que era aniversário dela e que não sairia porque estava comemorando.

Com informações de g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Petrobras acumula perdas de R$ 46 bilhões em valor de mercado em segunda queda seguida

Foto: Divulgação/Petrobras

As ações da Petrobras (PETR3 e PETR4) terminaram esta quinta-feira (16) em queda novamente, pelo segundo dia consecutivo depois da demissão de Jean Paul Prates e a indicação de Magda Chambriard para presidência da estatal.

Com isso, em dois pregões, a petroleira acumula perdas de R$ 46,5 bilhões. Seu valor de marcado caiu de R$ 542,9 bilhões, na quarta-feira (14) para os atuais R$ 496,3 bilhões, segundo levantamento da Elos Ayta Consultoria.

Nesta quinta, as ações fecharam em baixa de 1,82% para PETR3 e de 2,84% para PETR4, com as duas valendo R$ 39,29 e R$ 37,31 respectivamente.

Com informações de UOL

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *