Jornalismo

Linha de transmissão que interliga parques eólicos do RN recebe ordem de serviço

Só foi Bendito sair que as coisas começaram a andar.

A linha de transmissão Extremoz II/João Câmara II que interliga parques eólicos do Rio Grande do Norte teve ordem de serviço assinada nesta quarta-feira (30) pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). A boa notícia foi informada hoje (31) ao secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho, durante reunião com o diretor-presidente da Chesf, João Bosco de Almeida, em Recife.

De acordo com a Companhia, o prazo máximo para execução da obra será final do mês de setembro e os parques eólicos contemplados integram o leilão A-3 realizado em 2009.

Para o secretário Rogério Marinho, o início da construção das linhas de transmissão é uma importante etapa para o setor eólico do RN. “O início da construção dessa linha de transmissão é muito importante para o Rio Grande do Norte, pois garante a consolidação da geração de energia eólica no Estado e reafirma a posição de destaque do setor em nossa economia” avalia.

Com o funcionamento da linha, a energia eólica gerada pelas usinas instaladas em municípios no entorno de João Câmara, será integrada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), e a eletricidade distribuída por todo o Brasil.

Durante a reunião com o presidente e a equipe de diretores da Chesf, o secretário Rogério Marinho – juntamente com representantes da Federação das Indústrias do RN (Fiern) e Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeéolica) – sugeriu a formação de uma equipe para solidificar e definir ações estruturantes para o setor eólico do Rio Grande do Norte e dos demais estados do Nordeste.

“Com um trabalho coordenado, o setor ganha agilidade. Prova disso, foi a atuação do Governo do Estado que liberou as licenças para a construção apenas cinco dias após a solicitação da Chesf”, destacou Rogério Marinho.

Para iniciar a discussão das ações em equipe foi definida a realização de um seminário no próximo dia 22, em Natal, que vai reunir a Chesf, empresários do setor eólico e entidades públicas envolvidas no processo. A ideia é ter uma reunião de trabalho para tratar de um cronograma das linhas de transmissão sob responsabilidade da Companhia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Manifestação ‘Acorda, Brasil’ começa em SP; ato reúne lideranças da direita

Imagem: reprodução

Pré-candidatos à Presidência nas eleições deste ano, parlamentares e lideranças políticas da direita são esperados na tarde deste domingo (1°) de ato na Avenida Paulista, em São Paulo. A manifestação deve contar com a presença do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e dos governadores Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (PSD-GO).

Neste domingo, mobilizações são realizadas em mais de 20 cidades do país. Os atos têm como tônica críticas ao governo federal e à ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), como Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, pela atuação no caso envolvendo o Banco Master, de Daniel Vorcaro.

Atos pela manhã em outras capitais

Pela manhã, foram realizados manifestações em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Copacabana (RJ) e Salvador (BA), além de atos menores nos municípios de Içará e Chapecó, em Santa Catarina, e em Porto Alegre.

Zema também esteve presente no ato realizado na capital mineira, junto do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Em Brasília, o ato foi mobilizado pela deputada Bia Kicis (PL-DF) e contou com a presença do senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, e de Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A mobilização faz parte do movimento “Acorda Brasil”, que também reivindica a anistia para condenados pelos atos de 8 de janeiro e a liberdade para o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos de prisão por participação na tentativa de golpe após as eleições de 2022.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump diz que 48 líderes foram mortos em ataques ao Irã

Foto: Win McNamee/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (1º), em entrevista à Fox News, que 48 líderes do Irã foram mortos em ataques conjuntos dos EUA e de Israel.

Segundo Trump, a ofensiva “avança rapidamente” e representa um sucesso após décadas de conflito. Ele acrescentou que os ataques continuarão de forma ininterrupta pelo tempo necessário para alcançar o que chamou de “paz no Oriente Médio e no mundo”.

Em publicação na rede Truth Social, Trump também comemorou a morte do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, classificando o episódio como um ato de justiça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Inmet emite alertas vermelho e laranja de chuvas intensas para quase todo o RN

Inmet emite alertas vermelho e laranja de chuvas para o RN — Foto: InmetFoto: inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, de grande perigo, de acumulado de chuvas em 36 cidades do Rio Grande do Norte. O aviso tem validade até o fim de segunda-feira (2) e antinge cidades das regiões Oeste e Central potiguar.

166 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte estão dentro de alerta laranja, de menor intensidade. A única exceção é Taipú.

alerta vermelho representa o maior nível de severidade do Inmet, prevendo chuva superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 mm por dia.

De acordo com o órgão nesses alertas há “grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco”.

A recomendação, nesse caso, é:

  • desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • observar alteração nas encostas;
  • permanecer em local abrigado;
  • em caso de situação de inundação, ou similar, proteger os pertences da água envoltos em sacos plásticos.

Em caso de necessidade, acionar Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja cidades atingidas pelo alerta vermelho do Inmet:

  1. Água Nova
  2. Alexandria
  3. Almino Afonso
  4. Antônio Martins
  5. Caicó
  6. Coronel João Pessoa
  7. Doutor Severiano
  8. Encanto
  9. Equador
  10. Francisco Dantas
  11. Frutuoso Gomes
  12. Ipueira
  13. Jardim de Piranhas
  14. João Dias
  15. José da Penha
  16. Luís Gomes
  17. Major Sales
  18. Marcelino Vieira
  19. Martins
  20. Ouro Branco
  21. Paraná
  22. Parelhas
  23. Pau dos Ferros
  24. Pilões
  25. Portalegre
  26. Rafael Fernandes
  27. Riacho de Santana
  28. Santana do Seridó
  29. São Francisco do Oeste
  30. São João do Sabugi
  31. São Miguel
  32. Serra Negra do Norte
  33. Serrinha dos Pintos
  34. Tenente Ananias
  35. Timbaúba dos Batistas
  36. Venha-Ver

As demais cidades, estão sob o alerta laranja. O aviso prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de possibilidade de ventos intensos, entre 60-100 km/h.

Com informações de g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Multidão grita “fora, Moraes” durante ato ‘Acorda, Brasil’, em Belo Horizonte

A manifestação “Acorda, Brasil”, convocada por lideranças de direita como o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), levou uma multidão neste domingo (1) à Praça da Liberdade, no coração da capital mineira. O protesto teve início às 10h e, por volta das 10h30, imagens mostravam uma grande concentração de pessoas.

Em um dos momentos do ato em Belo Horizonte, a multidão gritava “fora, Moraes”, erguendo cartazes com pedidos de “Fora Lula, Toffoli e Moraes”. O ato em Belo Horizonte é um entre dezenas de outros marcados para a manhã e a tarde em todo o país.

O ato principal está marcado para a avenida Paulista, em São Paulo, a partir das 14h, com presença confirmada de Flávio Bolsonaro, Romeu Zema, Ronaldo Caiado e Nikolas, entre outras lideranças. Outras 17 capitais e grandes cidades terão manifestações.

Com informações de Gazeta do Povo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ex-presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, também foi morto em ataque conjunto dos EUA e Israel

Foto: Fatemeh Bahrami/Agência Anadolu

Mahmoud Ahmadinejad, que presidiu o Irã entre 2005 e 2013, morreu em um ataque aéreo atribuído a Israel e aos Estados Unidos, segundo informou neste domingo a Iranian Labor News Agency, ligada ao regime iraniano. A informação também foi confirmada pela DW (Deutsche Welle), mídia alemã.

De acordo com a agência, o bombardeio atingiu a residência do ex-presidente no bairro de Narnak, no nordeste de Teerã, e também matou seguranças que estavam no local. A imprensa iraniana afirmou que o ataque foi realizado com mísseis.

O jornal israelense Maariv relatou que Ahmadinejad estaria em prisão domiciliar no momento da ofensiva e que a ação teve como alvo direto sua casa.

Figura central do programa nuclear iraniano e conhecido pela retórica de confronto com o Ocidente, Ahmadinejad ganhou projeção internacional por declarações antissemitas e pela negação do Holocausto, sendo considerado um dos principais adversários de Israel durante seus dois mandatos.

Ao longo de seu mandato como presidente do Irã, manteve boas relações com o presidente Lula. Ahmadinejad foi recebido por Lula em 2009 no Brasil sob protestos de entidades judaicas e de defesa dos direitos humanos por declarações negando o Holocausto. Na mesma época, Lula também defendeu o direito do Irã de manter um programa nuclear em visita ao país do Oriente Médio.

Foto: Reuters

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Denúncia mostra condições de estrutura de ponte na RN-041, que dá acesso ao município de Santana do Matos

Um vídeo enviado ao BLOGDOBG faz um alerta sobre o estado crítico no qual se encontra a estrutura de uma ponte na rodovia RN-041, que liga a BR-304 ao município de Santana do Matos, na região do Seridó potiguar.

Segundo relato no vídeo, a situação estrutural se agravou com as últimas chuvas. O homem nas imagens também cobra que as autoridades responsáveis tomem as devidas providências o mais rápido possível para evitar acidentes.

Importante lembrar que, há menos de um ano, em maio de 2025, o Governo do RN informou (veja aqui) ter realizado a “restauração completa da RN-041”, ao custo de quase R$ 19 milhões.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PAPO DE FOGÃO: Confira as receitas de camarão crocante com arroz de siri; e crostini de macaxeira com camarão e fondue de queijo manteiga

CAMARÃO CROCANTE COM ARROZ DE SIRI

Ingredientes para os camarões:
⁠300g de camarões com o rabinho
30g tempero sabor do mar ou pimenta do reino e sal a gosto
Alho triturado a gosto
400g de farinha panko
250g de farinha de trigo sem fermento
04 ovos
500ml de óleo para a fritura

Modo de preparo:
Coloque o alho em lâminas, a metade da cebola, os tomates e refogue com o azeite de dendê até murchar.
Coloque o leite de coco e tempere com o sal e a pimenta.
Bata metade das verduras no liquidificador com o molho.
Volte o molho para a panela, engrosse com um pouco de amido de milho e reserve.
Tempere o camarão com sal e pimenta.
Tempere os medalhões de peixe com sal, pimenta do reino e limão.
Em um tacho bem quente, coloque um pouco de óleo de soja, e sele todo o peixe dos dois lados. Reserve.
Na mesma panela coloque os camarões para grelhar aos poucos para não juntar água. Reserve.
Em seguida, em fogo baixo, coloque o molho à base de coco, e quando ferver, colocar o restante das verduras, o peixe e os camarões.
Deixe ferver.
Decore com cheiro verde.
Sirva em seguida.

Tempo de preparo: 15min
Tempo de cozimento: 8min

Ingredientes das batatas ao murro:
6 batatas
Azeite e sal a gosto

Modo de preparo:

Tempo de preparo: 5min
Tempo de cozimento: 10min

Ingredientes do arroz de siri:
300g de arroz já cozidos
300g de carne de siri
50g de alho picado
Sal e pimenta a gosto
1 cebola grande picada
200ml de creme de leite ou leite de coco
100ml de azeite
Cheiro verde a gosto

Modo de preparo:

Tempo de preparo: 8min
Tempo de cozimento: 10min

DICA RÁPIDA

CROSTINI DE MACAXEIRA COM CAMARÃO E FONDUE DE QUEIJO MANTEIGA

Ingredientes:
300g de macaxeira
100g de bacon fatiado ou cubos
10g de manteiga da terra
2g de coentro
50g de queijo manteiga
50ml de leite
20g de nata fresca
130g de filé de camarão
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Descasque a macaxeira, corte em pedaços menores e leve pra cozinhar no vapor da cuscuzeira por 20 minutos ou até amolecer completamente e reserve.
Frite o bacon em uma frigideira até dourar, escorra a gordura e reserve.
Misture o queijo com leite e leve pra o fogo até derreter completamente, finalize com a nata e reserve
Montagem: amasse a macaxeira e junte o bacon picado a manteiga, sal e pimenta, misture tudo, espalhe em uma forma baixa, retangular, passe o rolo e leve pra geladeira, depois de frio corte os crostini medindo 5 por 2 centímetros em média, frite em óleo quente a 180. Refogue o camarão na manteiga com sal e pimenta, misture com o fondue de queijo e coentro, monte os camarões com molho sobre o crostini e finalize com brotos de sua preferência e sirva em seguida
Tempo de preparo: 20min
Tempo de cozimento: 35min

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Papa Leão XIV diz acompanhar fatos ‘com profunda preocupação’ e pede fim da ‘espiral de violência’ após escalada militar no Irã

Foto: EFE/EPA/Angelo Carconi

O papa Leão XIV afirmou estar acompanhando com “profunda preocupação” os acontecimentos após os ataques dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã e fez um apelo para pôr fim ao que chamou de uma “espiral de violência”.

“Faço um apelo sincero às partes envolvidas para que assumam a responsabilidade moral de interromper a espiral de violência antes que ela se torne um abismo irreparável”, disse o papa.

“Estabilidade e paz não são construídas por meio de ameaças mútuas ou por meio de armas… mas apenas por meio de um diálogo razoável, genuíno e responsável”, afirmou o papa durante seu discurso semanal aos peregrinos na Praça de São Pedro, após a oração deste domingo.

Com informações de Exame

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Irã anuncia líder supremo interino Alireza Arafi, que comandará processo para substituir Khamenei

Foto: Reuters

O aiatolá Alireza Arafi foi eleito o líder supremo interino do Irã neste domingo (1º), um dia após a morte do líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, informaram agências estatais iranianas.

Arafi ficará à frente do país e foi eleito o chefe do Conselho interino de liderança iraniano, com a tarefa de comandar o processo de escolha de um novo líder supremo.

“O Conselho de Discernimento do Interesse do Estado elegeu o aiatolá Alireza Arafi como membro do conselho interino de liderança”, afirmou o porta-voz do conselho, Mohsen Dehnavi, em uma publicação na rede X.

O conselho interino, que também incluirá o presidente e o chefe do Judiciário, conduzirá o país até que a Assembleia dos Peritos “eleja um líder permanente o mais rápido possível”.

Escolha do líder supremo interino

Arafi foi escolhido como líder supremo interino horas após um grupo com três autoridades de alto escalão terem sido nomeadas para liderar interinamente o Irã. O grupo incluía o presidente Masoud Pezeshkian, o Chefe do Judiciário, Gholamhossein Mohseni-Ejei, e um dos juristas do Conselho dos Guardiões.

Morte do líder supremo Ali Khamenei

Khamenei foi morto em um bombardeio coordenado entre EUA e Israel contra o complexo presidencial onde ele estava na madrugada de sábado (28), no horário de Brasília. Sua morte foi confirmada pelo Irã apenas horas depois, já no final da noite.

Como o Irã é liderado

Depois que os aiatolás derrubaram a monarquia do Xá Reza Palévi em 1979, o Irã inaugurou um regime teocrático — onde o poder político é exercido por líderes religiosos ou baseado em dogmas de alguma religião.

O mais alto cargo do país se tornou o do Líder Supremo, que concentra os poderes político e religioso. Apenas 2 pessoas ocuparam essa função até o momento: o aiatolá Khomeíni até 1989, e desde então, Ali Khamenei.

Apesar de ter um presidente, o aiatolá é a maior liderança do país. O cargo é determinado por clérigos islâmicos, que são encarregados de selecionar, supervisionar e, se necessário, derrubar o líder.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Janja articulou doação de R$ 2,5 milhões de empresário para escola de samba que homenageou Lula e foi rebaixada

Foto: Ricardo Stuckert

Só de um empresário do setor de mineração de Minas Gerais, Janja pessoalmente conseguiu captar R$ 2,5 milhões para que a Acadêmicos de Niterói produzisse o desfile que homenageou o presidente Lula. Mesmo com o aporte financeiro, a escola de samba terminou em último lugar, sendo rebaixada do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, especialmente pelas notas obtidas nos quesitos fantasias, alegorias e enredo.

A informação sobre o valor captado por Janja é o jornalista Lauro Jardim, no jornal O Globo, que ironizou o fato com um questionamento: “Como negar um pedido da primeira-dama para uma causa tão nobre?”

Opinião dos leitores

  1. Esse “empresário” mineiro deveria mandar o mesmo valor para Ubá e Juiz de Fora. Fica a dica!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *