Política

Lula discursa em ato em SP e pede desculpas aos policiais: “Erram, mas salvam muita gente”

Foto: Herculano Barreto Filho/UOL

Ao participar de um evento em comemoração ao Dia do Trabalhador em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT à Presidência da República, começou seu discurso pedindo desculpas aos policiais. Segundo Lula, sua intenção era dizer que Bolsonaro só gosta de milicianos, mas ele acabou ofendendo os policiais.

“Quando eu estava fazendo o discurso [sábado, 30/4], eu queria dizer que o Bolsonaro só gosta de milícia, ele não gosta de gente. E eu falei que ele só gosta de polícia, não gosta de gente. E eu quero aproveitar para pedir desculpas aos policiais deste país, porque muitas vezes comete erros, mas muitas vezes salva muita gente do povo trabalhador e nós temos que tratá-los como trabalhador nesse país. E eu resolvi pedir desculpas junto a vocês, porque neste país o habitual é as pessoas não pedirem desculpa”, disse Lula.

Lula ainda aproveitou para cobrar desculpas de quem o “acusou injustamente” e o colocou na cadeia.

“Eu, por exemplo, estou esperando há seis anos que as pessoas que me acusaram o tempo inteiro peçam desculpa. Só peçam desculpa. Sabe? Peçam desculpas ao povo brasileiro. Peçam desculpa às mulheres e crianças que ficaram meses e meses ouvindo eles me xingarem. Na hora que a minha inocência é provada e na hora que nesta semana a ONU publica o relatório dizendo que eu fui vítima da sacanagem de um ministro, devem começar a pedir desculpa, porque é assim que a gente vai restabelecer um jeito gostoso de fazer política neste país. Portanto eu escolhi o meio dos trabalhadores pra utilizar a palavra desculpas aos policiais que por acaso se sentiram sentido com o que eu falei ontem.”

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Fui enganado pela esquerda muitos anos; acordei, comecei a navegar pela Internet e ver os fatos, a verdade e descobri o quão perigosa e enganadora é a esquerda no Brasil. Esquerda nunca mais. Bolsonaro 2022.

  2. Não fala nada com nada… o molusco tá ficando doido kkkk ele tá precisando de um tratamento urgente, já perdeu o meu voto e da familia, está totalmente desorientado. meu Deus !! Há coitado!!

  3. Continuou com a narrativa de agredir os policiais, esse mequetrefe está mais perdido que deficiente visual em meio a tiroteio, quer passar uma de bom moço e equilibrado, jogando para galera, fim triste, continua mentindo, não existe nenhum documento da ONU que aponte a sua inocência, as provas que o condenam são incontestáveis, cabais e volumosas.

  4. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    ESSE CACHACEIRO ACHA Q ENGANA QUEM??
    OS POLICIAIS SÃO UMA CATEGORIA IMPORTANTÍSSIMA NO PAÍS E SABEM QUE ELE E A ESQUERDA DEFENDEM BANDIDOS!!
    NEM OS ANALFABETOS (COM TODO RESPEITO A TODOS), ACREDITAM MAIS NESSE LADRÃO!
    BOLSONARO NO 1º TURNO!
    NUNCA MAIS PT!

  5. É deplorável a postura desse arremedo de homem público, é tão presunçoso que cobra dos outros desculpas daquilo que é culpado, não tem credibilidade alguma. A cachaça, o tabagismo e a soberba afetaram o que lhe restava de cognição.

  6. Esse toma todas mesmo kkkkkkkkkkkk…rapaz vc não tem condições de dirigir nem uma bicicleta, imagina um país! Desce daí q dói menos 😂😂😂😂😂😂

  7. Esse LULADRAO é um descarado, mesmo depois de ter comandado uma quadrilha de PTralhas espalhados e infiltrados em todos os buracos de rato, tendo roubado, desviado ou participado de corrupção durante seu governo que resultou em um rombo de mais de 1,5 TRILHÕES ainda tem a cara de pau de dizer que é o homem mais honesto desse país, além de descarado e um desaforo a todo cidadão. Pra defender um canalha desses, só sendo um completo idiota ou se de alguma maneira conseguiu algum benefício durante o seu governo.

  8. O líder das pesquisas, esperou 2h pra falar merda, por falta de público. Será que algum retardado acredita que ele vai ganhar? Cadê os comentários do continua dando, Sérgio, Santos, mané fodido? Bora cambada! Justifiquem porque o bandido teve que esperar 2h pra ver se chegava alguém! Nem o pão com mortadela resolveu?

  9. A cada discurso (embriagado) uma “cagada”, no dia seguinte na ressaca ,vem com essa conversa q se expressou mal.Esse é o Lula.

  10. Ele tá querendo que o colegiado de juízes peçam desculpas , está chamando todos de burros, pq a raiva dele é só de moro e os amigos dele do supremo que concordaram com o juiz “moro “

  11. Esse pedido de desculpas aí é fake!!
    É o chamado migué.
    Todo mundo sabe que bandidos odeiam, detesta policiais.

  12. Esse coitado está doente, muito doente. Doente do corpo e doente da mente. Para sair de casa, todos os dias, toma doses injetáveis de medicamento pra dor, pra poder conseguir andar. E o álcool tá consumindo seus neurônios. Um homem digno de pena.

  13. Que ninguém se iluda.
    O que esse vagabundo falou de pedido de descilpas, não é o que ele pensa.
    O tal lider das pesquisas, passou o maior Vexame hoje em frente o pacaembu.
    Isso mesmo, justamente o partido dos trabalhadores no dia do trabalho.
    É de mijar de rir.
    Fracasso total.
    As imagens não mentem.
    😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

  14. Essa besta fera, se Deus

    Essa besta fera se disfarsando de gente , não passa de um ladrão, solto pelo STF colocado por ele, mas só engana os trouxas , amim não, sai pra lá ladrão safado

  15. Essa candidatura de Lula não vai até o fim. É tanta asneira que esse desequilibrado fala em seus discursos, que está espantando os seus eleitores. Só convence ainda os muito fanáticos. Tá muito ridicularizado.

  16. Já falei aqui esse papudin não está bem da cabeça. A cachaça dominando não fala coisa com coisa.

    1. Se esse não está bem da cabeça imagine o Bozo. Kkkkkk. Ninguém consegue falar mais merda do que o Bozo. Kkkkkk.

  17. Isso É Muito Cinismo Desses Políticos Mitirosos E Corruptos Que Em Plena Campanha Campanha Eleitoral Fazem Descurso Falando Dos Militares Que Estão Trabalhando Para Manter A Segurança E A Paz Social, Obs Eu E Muitos PATRIOTAS BRASILEIROS Temos A Obrigação De Reeleger O Presidente Bossonaro pela Segunda Vez

  18. É interessante pedi desculpas e continua no mesmo erro, quando de forma destemperada diz que eles “erram”.
    Vai entender!

  19. Como é safado a esse ponto? Se ele tivesse se atrapalhado, teria se corrigido na mesma hora. É um pilantra mesmo.

  20. Se esse ladrão tiver como justificar os pedalinhos, a reforma do sítio totalmente voltada pra necessidades desse canalha, além da recuperação pela lava jato de 25 bilhões de reais roubados do governo que esse patife era presidente, até eu peço desculpa.

    1. Graças A Deus O TSE Começou A Deminuir A Arrogância E Estão Começando A Aplicar A Democracia Obs, Graças A Nossa Forças Armadas Meus Parabéns Para A Nossa Forças Armadas

  21. Quem vai pedir desculpas a esse bandido? Será que ele acha que alguém acredita nele? O maior corrupto do mundo, nem só do Brasil.

  22. Isso é um canalha, cachaceiro, ladrão e assassino. Cada vez mais vejo esse bandido como irrecuperável e o pior candidato que se tem. Elegê-lo, seria permanecer no mesmo erro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

UPA de Cidade da Esperança ganhará nova sala para atendimento clínico

Foto: Divulgação
A Unidade de Pronto Atendimento do bairro de Cidade da Esperança ganhará uma nova sala para atendimento clínico. A readequação está sendo feita pela Justiz, empresa responsável pela gestão das escalas médicas.
Com uma grande mudança no perfil do atendimento, que se tornou muito mais ágil e com qualidade desde que a Justiz assumiu o trabalho, agora a nova sala garantirá a escala mais ampla em uma das principais UPAs da capital potiguar.
A preocupação da Justiz é garantir mais conforto, eficiência e agilidade no atendimento ao cidadão. Com a marca de 21 anos de atuação no mercado potiguar, com serviços hoje em 12 Estados brasileiros, a Justiz mantém a marca de excelência na prestação de serviços.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeita Janaína de Salin reforça compromisso com a saúde da mulher em ação do Outubro Rosa em Lagoa de Pedras

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Lagoa de Pedras promoveu, na última quarta-feira (22), um dia especial dedicado ao combate ao câncer de mama, dentro da programação do Outubro Rosa. A ação reuniu uma série de atendimentos e atividades voltadas à saúde, prevenção e bem-estar das mulheres. Durante o evento, foram oferecidas consultas com mastologista e ginecologista, ultrassonografias, testes rápidos, vacinação e coleta de preventivo, garantindo um atendimento completo e gratuito às participantes.

A programação também contou com momentos de autocuidado e valorização da autoestima, conduzidos pelo Serviço Social, que promoveu sessões de auriculoterapia, massagem e ventosaterapia. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a saúde da mulher, por meio de ações que estimulam a prevenção e incentivam hábitos de cuidado contínuo.

A prefeita Janaína de Salin destacou a importância de iniciativas que aproximam as mulheres dos serviços de saúde. “Mais do que um mês de campanha, o Outubro Rosa é um lembrete de que o cuidado precisa ser constante. Cada mulher que se previne dá um passo importante pela própria vida. As mulheres de Lagoa de Pedras podem ter certeza de que nosso compromisso é seguir oferecendo serviços que promovam mais saúde e qualidade de vida para todas”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Deputado do RN quer retomada de despacho gratuito de bagagens de até 23 kg em voos

Foto: Vinicius Loures

O deputado Robinson Faria (PP-RN) apresentou nesta sexta-feira, 24, um requerimento para que a Comissão de Turismo da Câmara protocole um projeto de lei que restabelece o direito do passageiro ao despacho de bagagem de até 23 kg, sem custo adicional para o consumidor, no transporte aéreo.

O projeto já foi esboçado por Robinson Faria. O texto modifica o Código Brasileiro de Aeronáutica para dizer que, nas linhas aéreas domésticas, a franquia mínima de bagagem por passageiro é de: 23 kg para as aeronaves acima de 31 assentos; 18 kg para as aeronaves de 21 até 30 assentos; e de 10 kg para as aeronaves de até 20 assentos.

Ainda de acordo com a proposta, “a franquia de bagagem não pode ser usada para transporte de animais vivos”. Além disso, a soma total do peso das bagagens de passageiros não pode ultrapassar os limites contidos no Manual de Voo da Aeronave.

“Em voos com conexão, deverá prevalecer a franquia de bagagem referente à aeronave de menor capacidade. Nas linhas aéreas internacionais, o franqueamento de bagagem será feito pelo sistema de peça ou peso, segundo o critério adotado em cada área e conforme a regulamentação específica”.

O texto prossegue: “Nas linhas aéreas domésticas em conexão com linhas internacionais, quando conjugados os bilhetes de passagem, prevalecerão o sistema e o correspondente limite de franquia de bagagem estabelecidos para as viagens internacionais”.

Robinson Faria ressalta que, em junho de 2017, entrou em vigor a cobrança de taxas para o despacho de bagagens, autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), sob o argumento de que a medida reduziria o preço das passagens aéreas. Entretanto, acrescenta, dados oficiais da própria Anac demonstram que essa redução não ocorreu.

Ao contrário, estudos indicam que, em 2019, os valores das tarifas domésticas aumentaram cerca de 20%, e, entre 2017 e 2025, a tarifa média passou de 552 reais e 51 centavos para 650 reais e 91 centavos, representando aumento real, mesmo considerando oscilações temporárias durante a pandemia”.

Ele argumenta ainda que “os passageiros têm sido submetidos a cobranças adicionais, como taxa para escolha de assento e embarque prioritário, além de situações de danos, extravio e perda de bagagens despachadas, configurando prejuízos materiais e transtornos significativos”.

Diante desse cenário, pontua o parlamentar, “resta evidenciado que a política de cobrança separada por bagagens não atingiu o objetivo anunciado de baratear passagens e, ao contrário, onera o consumidor”.

Segundo ele, o projeto de lei defendido promove maior equilíbrio nas relações de consumo, segurança jurídica e proteção aos usuários no transporte aéreo.

A Comissão de Turismo ainda precisa votar o requerimento. Por enquanto, não foi pautado no colegiado.

Bagagem de mão
A iniciativa de Robinson Faria ocorre num momento em que a Câmara dos Deputados está discutindo uma outra proposta, que proíbe as companhias aéreas de cobrarem pela bagagem de mão e por um item pessoal.

O texto foi apresentado pelo deputado Josias da Vitória (PP-ES) em 8 de outubro e está tramitando em regime de urgência. O relator é Neto Carletto (Avante-BA).

“É assegurado ao passageiro aéreo em voos domésticos ou internacionais operados por companhias aéreas nacionais ou estrangeiras, quando parte da viagem se der em território brasileiro, o direito de transportar, sem cobrança adicional, uma bagagem de mão, dentro dos limites regulamentares da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e um item pessoal, como bolsa, mochila ou pasta, observados os limites de peso e dimensão estabelecidos pela autoridade reguladora”, pontua o projeto de lei.

“Ficam as companhias aéreas proibidas de oferecer tarifas que excluam ou limitem o direito do passageiro de levar gratuitamente a bagagem de mão, ressalvados os casos em que a bagagem exceda o peso ou as dimensões permitidas pela ANAC, hipótese em que poderá ser exigido o despacho mediante cobrança proporcional ao excesso”, acrescenta.

Ainda de acordo com a proposta, a Anac deverá manter atualizadas, em seu site e
nos canais oficiais de comunicação, as regras sobre o transporte de bagagem de mão e item pessoal, além de fiscalizar o cumprimento das determinações da lei pelas companhias aéreas.

“A inobservância do disposto nesta Lei sujeitará a companhia aérea infratora às penalidades previstas na legislação de aviação civil, sem prejuízo da reparação ao consumidor por eventuais cobranças indevidas”, ressalta.

Nas últimas semanas, algumas companhias aéreas começaram a cobrar pela bagagem de mão em determinadas rotas. A maioria em viagens internacionais. Duas empresas implementaram tarifas básicas que permitem apenas um item pessoal, como mochila ou bolsa pequena. A bagagem de mão deve ser adquirida separadamente, gerando custos extras.

O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Influenciador que publicava fofocas e críticas a políticos é assassinado com 17 tiros no Ceará

Foto: Reprodução

O influenciador Gefferson Willian dos Santos, que se apresentava nas redes sociais como “Rei do Fuá”, foi morto com ao menos 17 tiros em frente a residência em que morava, no Bairro Sol Nascente, na cidade de Brejo Santo, no interior do Ceará, na noite deste domingo (26).

Segundo testemunhas, o influenciador chegava em casa de carro, na Rua Aristides Nezinho, quando foi atacado por um criminoso em uma moto, que atirou no vidro do motorista. Ele ainda tentou sair pela porta do passageiro para fugir, mas foi atingido por outros disparos e morreu no local.

O g1 questionou a Secretaria da Segurança Pública sobre a investigação do caso e se o criminoso foi preso, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Rei do Fuá possui 16 mil seguidores no Instagram, onde costumava fazer postagens de fofocas e críticas a políticos, empresários e outras personalidades de Brejo Santo e municípios vizinhos.

Em janeiro deste ano, o influenciador denunciou em seu perfil que havia sofrido um atentado, com 30 tiros disparados contra a casa e o carro dele. Na ocasião, ele chegou a postar imagens do veículo atingido pelos tiros.

O influenciador era considerado uma pessoa polêmica na região. Ele era réu na Justiça por difamação e também possuía outros processos por calúnia.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeita Nilda reúne quase 80 mil pessoas no ParnaKids, o maior evento infantil da história de Parnamirim

Foto: Divulgação

O ParnaKids tomou conta de Parnamirim neste domingo (26) e se consagrou como o maior evento infantil já realizado na cidade, reunindo quase 80 mil pessoas — entre crianças, famílias e visitantes — que lotaram o Parque Aristófanes Fernandes em um dia marcado por alegria, inclusão e muita energia positiva.

Promovido pela Prefeitura de Parnamirim, sob a gestão da prefeita professora Nilda, o evento transformou o espaço em um grande parque de diversão, com apresentações musicais, brincadeiras e uma programação pensada especialmente para as famílias parnamirinenses.

O público se encantou com os shows de Bisteca e Buchechinha, as coreografias das Garotas do K-Pop, o espetáculo “As Aventuras de Will e Thube”, sorteios, personagens lúdicos e a animação contagiante da Orquestra Lúdica do Papão, que percorreu todo o parque levando música e sorrisos.

Para a prefeita Nilda, o sucesso do ParnaKids representa o reflexo de uma gestão que tem colocado as pessoas no centro das políticas públicas:

“O ParnaKids é mais do que um evento. É uma demonstração de cuidado, amor e compromisso com o nosso povo. Ver o parque lotado, cheio de famílias felizes, mostra que estamos no caminho certo. Nosso trabalho é transformar carinho em ação e garantir que a alegria chegue a todos os cantos de Parnamirim”, destacou a gestora.

Um dos diferenciais desta edição foi o Espaço da Inclusão, voltado para crianças com deficiência, com estrutura acessível, distribuição de lancheiras, lanches e água, e o apoio de voluntários identificados. A iniciativa garantiu acolhimento e conforto para todas as famílias, reforçando o caráter inclusivo do evento.

Com estrutura organizada, atrações diversificadas e ampla participação popular, o ParnaKids entra para o calendário da cidade como um símbolo da gestão participativa e humana da prefeita Nilda, que tem transformado Parnamirim em uma cidade mais alegre, inclusiva e acolhedora.

“Parnamirim é do povo — e o sorriso das nossas crianças é o maior sinal de que essa cidade está vivendo um novo tempo”, concluiu a prefeita Nilda.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula diz que avião de Trump é melhor que o seu e brinca: “Penei mais”

Foto: Reprodução 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, em tom descontraído, nesta segunda-feira (27), que o avião do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, seria melhor que o dele e que por isso, “penou” mais em sua viagem para a Malásia.

“Ele andou 22 mil km, e eu andei 22 mil km, ele em um avião melhor que o meu e eu penei mais. A gente veio se encontrar na Malásia, veja o que são as coisas que tem que acontecer, o destino já estava traçado”, disse Lula durante coletiva de imprensa.

A fala ocorreu após o encontro do chefe do Executivo com Trump, na 47ª reunião da cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático), em Kuala Lumpur.

“Era na Malásia que a gente tinha que se encontrar para que eu pudesse olhar nos olhos dele e dizer o que eu penso e ele olhar nos meus olhos e dizer o que pensa. Foi assim que eu tive, ontem na reunião, uma boa impressão de que logo não haverá problema entre os Estados Unidos e o Brasil”, concluiu o petista.

Segundo o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, durante os 50 minutos de conversa, os presidentes discutiram as tarifas impostas aos produtos brasileiros e as sanções da Lei Magnitsky aplicadas a ministros do STF (Superior Tribunal Federal), além de Lula se oferecer para intermediar a crise entre EUA e Venezuela.

CNN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Descobertas inéditas: pegadas de dinossauros são encontradas na Amazônia

Foto: TV Globo

Pesquisadores da Universidade Federal de Roraima anunciaram a descoberta de pegadas fossilizadas de dinossauros na Amazônia brasileira, um achado considerado inédito para a região. Os vestígios apresentam diversos tamanhos e formatos, indicando a presença de espécies que iam desde pequenos velociraptors até dinossauros gigantes com mais de 10 metros de altura.

O primeiro indício surgiu em 2011, quando o professor de geologia Vladimir de Souza identificou padrões estranhos em afloramentos de arenito. Foram 14 anos de pesquisas até a confirmação de que as marcas eram realmente pegadas de dinossauros.

O estudo aponta que esses animais habitaram a região há 110 milhões de anos, em um território que hoje abriga comunidades indígenas e propriedades rurais na cidade de Bonfim, próximo à fronteira com a Guiana. Foram identificados seis gêneros de dinossauros, mas os pesquisadores acreditam que mais de 20 gêneros diferentes podem ter vivido na região.

Além das pegadas, a pesquisa revelou vegetais fossilizados da mesma época, mostrando transformações importantes da biota local, incluindo coníferas, plantas com flores e samambaias, que ajudaram a formar o lavrado, bioma característico de Roraima.

Agora, a expectativa é criar um parque geológico na região para fomentar o turismo e novas descobertas, enquanto os pesquisadores ampliam os estudos para outros locais do estado.

“Cada vez mais temos achado vestígios e ainda há muito para ser estudado aqui”, disse Vladimir de Souza.

Com informações do G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula diz que pode ajudar a pôr fim à guerra da Ucrânia em parceria com Trump

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (27) acreditar que é possível ajudar a encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia por meio de negociações em conjunto com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A declaração foi dada durante coletiva à imprensa na Malásia, após o encontro entre os dois líderes.

Segundo Lula, o momento é favorável para que as partes envolvidas cheguem a um acordo. “Eu ainda não falei para ele, mas qualquer dia eu vou dizer que a gente pode resolver essa guerra da Rússia e da Ucrânia”, afirmou. O petista acrescentou que tanto Vladimir Putin quanto Volodymyr Zelensky já sabem o que desejam e o que podem conquistar, e que falta apenas colocar as propostas na mesa de negociação.

O presidente também criticou a disparidade entre os gastos militares globais e as ações humanitárias, destacando que trilhões de dólares são aplicados em armamentos enquanto milhões de pessoas seguem passando fome. “Está na hora de acabar com essa guerra no mundo”, disse Lula.

Durante o encontro com Trump, o presidente brasileiro entregou documentos com a posição do Brasil sobre temas internacionais, incluindo a guerra da Ucrânia. Lula disse que o gesto faz parte de um esforço para aprofundar a cooperação entre Brasil e Estados Unidos e para reforçar o papel do país como mediador de conflitos no cenário global.

Com informações da CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Esse senhor perdeu a noção do que diz e pensa. O álcool consumiu o cérebro e restou apenas o intestino.

  2. O desespero na gadolândia está grande, fora a crise de soluço e choro dos bandidos golpistas da família Bolsonaro!

  3. Tailândia e Camboja assinam acordo de paz mediado por Trump.
    O conflito na região de fronteira que eclodiu em julho está entre as muitas “guerras sem fim” que o presidente dos EUA afirma ter encerrado. SÓ FALTA O LULINHA FALAR QUE FOI ELE QUE CONSEGUIU. É UM TREMENDO CARA DE PAU MESMO.

    1. As tem jumentos que acreditam nesse encantador de burros esquerdista.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Líder da oposição pede convocação de ministro da Secom após base do governo barrar depoimento de irmão de Lula

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) apresentou um requerimento à CPMI do INSS pedindo a convocação do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira, para prestar depoimento. O parlamentar quer que o ministro esclareça se houve “orientação ou influência” sobre testemunhas que já compareceram ou ainda serão ouvidas pela comissão.

Segundo o líder do PL, a convocação é uma “medida preventiva e de interesse público”, que busca garantir a transparência e a lisura das investigações. Sóstenes afirmou que o pedido não é um julgamento prévio de conduta, mas uma forma de reforçar a credibilidade da CPMI, que apura irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A solicitação é uma resposta à rejeição do pedido de convocação de Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi). A convocação de Frei Chico foi barrada por 19 votos a 11 no último dia 16, com atuação coordenada da base governista.

O presidente da CPMI, Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou que novas tentativas de convocação podem ocorrer caso surjam indícios financeiros envolvendo qualquer nome. “Vamos continuar investigando e usando as quebras de sigilo para dar respostas à população brasileira”, declarou.

Com informações de O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula retoma aproximação com evangélicos enquanto esquerda reage à criação de bancada cristã

Foto: Marcelo Carnaval

De olho nas eleições, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem intensificado seus gestos em direção ao público evangélico. Nas últimas semanas, recebeu lideranças religiosas no Planalto, citou o segmento em discursos e contou com a primeira-dama, Janja, para reforçar laços com mulheres de igrejas. A movimentação lembra o esforço feito em 2005, quando Lula buscava a reeleição — mas agora o cenário é de maior influência política dos evangélicos e de resistência mais acentuada nas bases religiosas.

O movimento acontece em meio à reação de parlamentares de esquerda contra o projeto que cria a bancada cristã na Câmara. A proposta, que teve urgência aprovada na semana passada, garantiria ao grupo poder de voto em decisões internas da Casa, como já ocorre com as bancadas feminina e negra. Deputados como Reimont (PT-RJ) e Henrique Vieira (PSOL-RJ) criticaram a ideia, considerando-a uma tentativa de institucionalizar a religião no Legislativo.

Apesar das divergências, Lula tenta reforçar pontes. O presidente recebeu o bispo Samuel Ferreira, da Assembleia de Deus Madureira, e contou com a presença do ministro da AGU, Jorge Messias, cotado para o STF e descrito como um “evangélico raiz”. Samuel apoiou Jair Bolsonaro em 2022, mas a reunião simboliza um gesto de reaproximação. Situação semelhante já havia ocorrido em 2006, quando Lula conseguiu reverter a resistência de parte das igrejas e ganhou apoio de líderes como Manoel Ferreira e Marcelo Crivella.

Hoje, os evangélicos representam 26,9% da população brasileira, segundo o Censo de 2022 — cerca de 57 milhões de pessoas. A pesquisa Quaest mostra que o governo Lula ainda é rejeitado por 63% desse público. Para o historiador Lincoln Secco, da USP, o diálogo é estratégico, mas limitado: “Se surgir uma alternativa de extrema direita, a maioria dos evangélicos tenderá a apoiá-la”, avalia. O próprio Lula reconheceu o desafio: “O erro está na gente. Nós é que não sabemos falar com eles.”

Com informações do O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *