Política

Lula diz sonhar com bloco PT, PSB, PDT e PCdoB para 2018

Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira, 5, que sonha em construir um bloco de esquerda progressista para disputar as eleições presidenciais em 2018. Em entrevista à Rádio Arapuan, de Campina Grande (PB), ele citou os partidos PT, PSB, PDT e PCdoB para construírem um “programa pragmático” no pleito.

O petista disse ainda que outros partidos de esquerda e “personalidades dignas” de outros partidos também podem se juntar ao bloco. “É muito difícil hoje imaginar que você possa fazer a aliança política que foi feita em 2010, mas é muito complicado também imaginar que um partido sozinho tem força para ganhar as eleições”, declarou o ex-presidente.

O petista voltou a repetir que tem interesse em ser candidato a presidente da República em 2018, mas afirmou que não é certa sua candidatura. “Primeiro, vamos ver se sou candidato, se o partido vai me lançar candidato, depois é que vamos começar a conversar.” Ele disse que não quer voltar a governar, mas a “cuidar do povo”.

Na expectativa de ter a sentença proferida pelo juiz Sérgio Moro no caso do tríplex do Guarujá nos próximos dias, o ex-presidente afirmou que já provou sua inocência e pediu provas para embasar uma condenação. Uma eventual condenação, se confirmada em segunda instância, impediria o petista de disputar as eleições. “Você não pode só por conta de delação culpar, porque tem muito delator mentindo. Os procuradores da Operação Lava Jato estão numa encalacrada”, disse Lula. “Eu já provei minha inocência, eu tô querendo é que eles provem minha culpa.”

Temer

No dia em que o presidente Michel Temer (PMDB) apresenta sua defesa na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Lula afirmou que a mesma regra que defende para si vale também para o peemedebista. “Se tem uma acusação contra o Temer tem que ser investigada. Se ele for investigado, tem que ser julgado e, se for culpado, condenado. A regra é essa para mim, para ele, para você e para qualquer pessoa desse País”, afirmou.

Comentando as denúncias contra o presidente Temer e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), motivadas pelas delações da JBS, Lula afirmou que os dois estão “provando do veneno” que produziram e que o PMDB e o PSDB estão “colhendo o ódio que plantaram”. Em relação aos índices de aprovação do presidente da República, o petista afirmou que Temer “é uma margem de erro”. “Um cara que só tem 3% não tem nada”, afirmou.

Estadão

 

Opinião dos leitores

  1. O povo sonha com a incineração de todos e suas filosofias voltadas para a escravização da nação

  2. Olha os comentários da turma q colocou a quadrilha do Temer (PMDB/PSDB/DEMO) no governo e quase elege um bandido corrupto e cheirador para presidente.
    Essa turma deveria lavar a boca quando fosse falar de Lula, mas como são hipócritas e seletivos ficam vomitando absurdos e esquecendo o rabo preso q têm. Vergonhoso.

    1. Não bote PMDB na mesma facção de PSDB e DEMO. O PMDB foi convidado pelo PT para rapinar a administração federal durante anos. Sim, a suruba envolveu alguns estados governados pelo PMDB, favorecido com grana federal. Não venha agora o PT posar de virgem em puteiro.
      Não tem uma palavra abaixo defendendo Aécio o Temer. Quem colocou o Pmdb, não só votando em Temer como vice, mas legitimando anos de suruba foi o PT.

    2. Brasileiros do bem (isso exclui os petistas, é claro) não defendem bandidos, "cumpanhero". Não chamam criminosos condenados e cumprindo pena de "heróis" nem "guerreiros do povo brasileiro". Todo mundo está sujeito a errar mas persistir no erro e continuar defendendo quem não presta, contra todas as provas que já surgiram (desde o Mensalão), é ser cúmplice da bandidagem. TODOS os bandidos devem ser punidos, inclusive o chefão da ORCRIM, que fica por ai posando de virgem em puteiro (gostei do termo) e ameaçando destruir o país se for preso (e será). Essa canalhice precisa terminar e essa quadrilha "vermelha" tem que retornar à sua insignificância política. Antes que o Brasil se transforme noutra Venezuela.

    1. Quer dizer que o povo tem cara e alma de ladrão? kkkkkkkkkkkkkkk Essa foi boa!

  3. Um blog que se preza, por tudo que esse bandido praticou contra a Nação, jamais deveria divulgar nada sobre essa praga.

  4. A informação taí. Ninguém pode mais, hoje em dia, alegar ignorância. Países chegam a um ponto em que não tem mais retorno, vide a Venezuela. Lá uma nova elite se formou, os boliburgueses, simpatizantes do regime que vivem, por exemplo, de traficar escassos produtos do mercado negro, fora gente ligada ao narcotráfico. Os melhores cérebros, gente com capacidade de inovar e empreender há tempo fugiram EUA, Colômbia, Espanha etc. constituíram uma verdadeira diáspora. São os que aqui seriam chamados de coxinhas (o discurso de elite que não quer pobre consumindo ainda engana muito incauto). Veja aqui quem são os simpatizantes do chavismo no Brasil. Se querem votar nele, achando que são os monopolistas das boas intenções, é bom ficar atento. O mundo é cheio de zonas cinzentas. Depois não reclamem.

    1. Perfeito, amigo. Essa "diáspora" já ocorre no Brasil. Muita gente boa, com capacidade intelectual e de trabalho, além de espírito empreendedor, pessoas que impulsionam um país ao desenvolvimento, já foram embora enquanto outros buscam maneiras de fazer o mesmo. Dá nojo a gente ver tanta gente defendendo quem não presta contra todas as provas já apresentadas. É uma cegueira coletiva e numerosa de fanáticos que mais se comportam como uma seita do que como cidadãos. Às vezes fica difícil acreditar que as coisas vão melhorar. e logo me vem à mente a célebre frase de Rui Barbosa sobre a gente chegar a ter vergonha de ser honesto. E a imbecilidade pode ser facilmente detectada em muitos comentários que vemos por aqui. É triste.

  5. Esse sem futuro, tirou o nosso dinheiro, financiando os países de esquerda da AL e diz que vai "cuidar do povo". Cabra mentiroso. O pior tem gente que acredita no que ele diz. O "Dream Team" seria bom se fosse: Lula,Dilma,Dirceu, Temer, Aécio, Henrique, Geidel, Renan e etc.. todos na cadeia, ai sim, o brasileiro ficaria feliz com essa chapa.

  6. Quanto mais velho fica, mas mente. Não se cansa de maquinar contra o povo brasileiro, não se cansa querer imputar o infortúnio ao país. Destruiu a economia do país, aniquilou a moral, manchou os princípios éticos, prevaricou o progresso, inverteu a ordem.
    Distribuiu recursos público a seus amigos comunistas e ditadores, sem retorno para os cofres públicos, se julga maior e melhor que Jesus Cristo. Mas, nada do que tem, nada do que "ele se acha" foi e é suficiente para este ser nocivo se aquietar, repousar e curtir sua vida junto com sua família e seus aliados na mordomia, na ostentação!
    Na sua mente psicopata, o projeto não foi concluído. O serviço não ficou completo, porque no meio do caminho, apareceram outros e tomaram o comando, o poder. Ele mesmo luta e reluta para voltar ao comando e dar continuidade (ao seu modo) na derrocada do povo brasileiro atendendo aos interesses que mantenham a esquerda eternamente no poder. A satisfação só virá quando o plano destrutivo de implantar o "inferno social" em toda nação brasileira. Sua mente não sossega; o sono não virá mais para este maníaco, seu sofrimento não terá fim, se ele não for coroado como "rei da desordem e da desgraça social brasileira". O povo Venezuelano caiu na armadilha e hoje vivem na foram todos nivelados, são todos iguais, todos na miséria.
    Sua angústia é medonha. Sua obsessão é irredutível, é descomunal.
    Nada tira da sua mente sociopata, que ele é "o cara"!
    Só que no meio do caminho tem um povo que sofre em silêncio, mas, se conecta com o Altíssimo. No meio do caminho tem muitas outras mentes sãs e limpas, intercedendo ao Deus do Universo, ao Deus Onisciente, Onipresente e Onipotente que atende aos seus pequeninos e injustiçados contra os vergonhosos e corruptos no poder.
    Vamos ver quem ganha essa parada.
    Que venha 2018! Que venham Bolsonaro, Dória e outros nomes novos para esmagareleitoralmente os velhos viciados em corrupção.

    1. Muito bem. Esse canalha megalomaníaco precisa ter uma lição. às vezes fico pensando se não seria melhor que deixassem esse bandido concorrer em 2018 prá ver o povo acabar com essa empáfia, com essa arrogância sem fim. Esse encantador de burros, mentiroso compulsivo tem que ser extirpado da vida pública brasileira, juntamente com seus fanáticos seguidores.

  7. Faço questão de votar nessa chapa "Dream Team", onde a esquerda estará toda unida para reverter o retrocesso do golpe e para o bem de nosso povo! Essa chapa nem precisa de propaganda: o próprio governo golpista e seus apoiadores, que querem dar o golpe também no povo, são os maiores cabos eleitorais! O povo não vai votar nos traidores que se juntaram como ratos para lhe retirarem seus direitos!

    1. Depois de mais uma fracassada "greve geral" convocada pelo PT, fico me perguntando: Onde estão os 30% do eleitorado que o datafolha (ou datapt) diz existir em favor de Lula?
      Qual a razão de um político que tem 30% do eleitorado não frequentar mais locais público, não faz comício aberto, não dá mais palestras?
      A manipulação proporcional do Datafolha não engana mais ninguém, só mesmo os 5% de eleitores fiéis de Lula e do PT.

    2. Esse é um adestrado pelo encantador. Esse ladrão e Dilma acabaram com o pais, roubaram e deixaram roubar e ainte tem gente que apoia essa safados.

  8. Cuidar do povo!? Esse palhaço foi o que mais fudeu a classe trabalhadora deste pais, o pobre nunca esteve tão pobre, o Brasil nunca esteve tão quebrado, se mostrou tão ladrão quanto todos os outros, tudo farinha do mesmo saco.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Papa Leão é convidado para o Conselho de Paz criado por Trump, diz cardeal

Foto: Saul Loeb/AFP e Handout/Vatican Media/AFP

O papa Leão XIV foi convidado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a integrar o chamado “Conselho de Paz”, grupo criado para buscar soluções para conflitos internacionais. A informação foi confirmada pelo cardeal Pietro Parolin, principal diplomata do Vaticano.

Segundo Parolin, o convite está sendo analisado com cautela. “Será preciso um tempo de reflexão antes de qualquer resposta”, afirmou.

Inicialmente voltado ao conflito em Gaza, o conselho deve ter atuação mais ampla, com foco em crises globais. Países como Israel e Egito já aceitaram participar, enquanto outras nações demonstram preocupação com possíveis impactos sobre o papel da ONU.

Eleito em 2025, Leão XIV é o primeiro papa norte-americano e já criticou publicamente algumas políticas de Trump, além de denunciar as condições humanitárias na Faixa de Gaza.

O Vaticano raramente participa de conselhos desse tipo, mas mantém atuação diplomática constante como observador permanente da ONU.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Pré-candidatura de Cadu Xavier larga com problemas para formar chapa e conseguir apoios

O BG comentou no programa Meio Dia RN desta quarta-feira (21) sobre os problemas políticos da pré-candidatura de Cadu Xavier ao Governo do RN em razão da dificuldade em conseguir apoios e também para compor a chapa, pois sequer tem nome para ser vice.

“Carlos Eduardo Xavier hoje tem um problema político grande porque pelo menos metade dos apoios políticos que Fátima Bezerra tem para o Senado não votam em Cadu para o governo”, comentou BG que também citou a situação política fragilizada de Fátima.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Os bastidores da articulação entre Walter Alves e Allyson Bezerra e o erro crasso da pré-campanha

No programa Meio Dia RN desta quarta-feira (21), o BG comentou sobre como se deu a articulação entre Walter Alves e Allyson Bezerra para a pré-candidatura do atual prefeito de Mossoró ao Governo do RN; e também sobre o erro crasso cometido já durante a pré-campanha. “Allyson é uma água na política. Mas quem está ao redor de Allyson Bezerra e o próprio Allyson acham que a eleição de 2026 já está resolvida e que eles vão ganhar. Isso é um erro na política. Já vimos muita gente achar que estava eleito perder a eleição de forma humilhante”, comentou BG.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

INSEGURANÇA: Assassinatos crescem quase 14% e RN registra 853 mortes violentas em 2025, aponta Ministério da Justiça

Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

O Rio Grande do Norte registrou 853 mortes violentas em 2025, contra 750 em 2024 — um aumento de 13,7%, segundo dados do Ministério da Justiça. O crescimento vai na contramão da tendência nacional, que teve queda pelo quinto ano seguido. Os números incluem homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

Apesar da alta, 2025 foi o segundo ano menos violento da série histórica iniciada em 2015. O pico ocorreu em 2017, com mais de 2,2 mil mortes. Em 2025, o mês de julho registrou concentrou o maior número de mortes (91), seguido por abril (78). Junho teve o menor número: 62.

Entre as cidades, a capital potiguar teve 143 mortes violentas, seguida por Mossoró (78). Municípios da Grande Natal completam o ranking: São José de Mipibu (42), Macaíba (40), São Gonçalo (40), Parnamirim (38) e Nísia Floresta (24).

Homicídios dolosos puxam a alta

Foram 806 homicídios dolosos, alta de 26,7%, representando 94,5% das mortes violentas.
Já os latrocínios caíram 30,4% (16 casos) e as lesões seguidas de morte caíram mais de 83% (12 registros). Os feminicídios se mantiveram em 19 casos.

Embora não integrem os dados sobre assassinatos, as mortes causadas por intervenção policial também registraram alta no RN. O RN registrou 153 mortes por intervenção policial em 2025, aumento de 50,5% em relação a 2024. Além disso, houve 561 mortes no trânsito (+3,5%) e 297 suicídios (-1,3%).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: BG comenta e traz detalhes dos bastidores sobre o que levou Rogério Marinho a abrir mão da pré-candidatura ao Governo do RN

Bruno Giovanni comentou sobre os motivos que levaram Rogério Marinho a abrir mão da pré-candidatura ao Governo do RN, no programa Meio Dia RN desta quarta-feira (21).

O BG trouxe detalhes dos bastidores e falou sobre pedido de Jair Bolsonaro feito a Rogério Marinho para coordenar a campanha de Flávio Bolsonaro à Presidência e também da gratidão de Rogério a Bolsonaro, ao adiar o sonho de ser governador para atuar no projeto nacional do PL.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo do RN é condenado a pagar indenização de R$ 500 mil por assédio moral praticado por ex-chefe de gabinete da Secretaria da Administração

Foto: André Salustino

O Governo do Rio Grande do Norte foi condenado pela Justiça do Trabalho por assédio moral organizacional na Secretaria de Estado da Administração (SEAD) praticado por uma ex-chefe de gabinete da pasta. A decisão da 6ª Vara do Trabalho de Natal determinou o pagamento de R$ 500 mil por dano moral coletivo.

A ação foi movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-RN) após investigação que apontou um ambiente de trabalho degradante, com humilhações, gritos, vigilância excessiva, jornadas extenuantes, desvio de função e até controle da vida pessoal de servidores, incluindo monitoramento de redes sociais e restrições ao uso do banheiro.

Segundo a procuradora Heloise Ingersoll Sá, o assédio moral prejudica toda a coletividade e compromete o ambiente de trabalho.

O juiz Dilner Nogueira Santos destacou que houve violação à dignidade da pessoa humana e aos valores sociais do trabalho. A decisão proíbe qualquer forma de assédio, inclusive por meios digitais, e determina que o conteúdo seja comunicado a todos os servidores da SEAD.

Em caso de descumprimento, a multa será de R$ 5 mil por trabalhador prejudicado, com os valores destinados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura do Assú convoca aprovados em concurso público para a área de mobilidade urbana e trânsito

A Prefeitura de Assú publicará na próxima edição do Diário Oficial o edital de convocação de 11 candidatos aprovados no Concurso Público 001/2024 para o cargo de Assistente de Serviços Operacionais. Os novos funcionários serão lotados na Secretaria de Mobilidade Urbana realizando tarefas inerentes ao trânsito no quadro do Demutran. A convocação segue o resultado final homologado pelo Decreto nº 078 de maio de 2024.

Os candidatos convocados devem comparecer à Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos no prazo de cinco dias úteis para manifestar aceitação ou recusa da nomeação. O atendimento acontece das 8h às 13h na sede da secretaria.
A documentação exigida para investidura no cargo será apresentada no ato da posse. Os convocados terão até 30 dias corridos após a publicação da nomeação no Diário Oficial do Município para assinar o termo de posse.

O não pronunciamento no prazo estabelecido permite que a gestão municipal convoque o próximo candidato aprovado no cadastro de reserva. A mesma regra se aplica caso a posse não ocorra dentro do período determinado. A convocação representa a continuidade do planejamento de gestão de pessoas da administração municipal.

O edital completo estará disponível no Diário Oficial do Município, no portal www.assu.rn.gov.br.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Hermano Morais anuncia saída do PV e retorno ao MDB após convite de Walter Alves

Foto: João Gilberto

O deputado estadual Hermano Morais anunciou nesta quarta-feira (21) a decisão de se desfiliar do Partido Verde (PV) e retornar ao MDB, após convite feito por Walter Alves para contribuir na construção de um novo projeto de desenvolvimento econômico e social para RN.

Hermando afirmou que a decisão foi fruto de uma análise política conjuntural serena e transparente. Apesar de não confirmar na nota, Hermano deve ser o indicado de Walter para vice-governador na chapa que será composta com Allyson Bezerra.

NOTA

NATAL/RN – 21 DE JANEIRO DE 2026

Em respeito à opinião pública e a capacidade de diálogo que sempre pautaram minha trajetória pessoal e política, comunico ao povo potiguar, aos meus eleitores e aos meios de comunicação do RN, a decisão de me desfiliar do Partido Verde (PV) para retornar ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Esta decisão é fruto de uma análise política conjuntural serena e transparente, fundamentada na vontade de melhor contribuir para o futuro do RN.

Com muita honra, aceitei o convite feito pelo presidente estadual do MDB e atual vice-governador, Walter Alves, para contribuir na construção de um novo projeto de desenvolvimento econômico e social para o nosso Estado.

Por oportuno, registro o meu agradecimento ao Partido Verde, do qual ora me despeço, em especial ao presidente estadual Rivaldo Fernandes, que em conversa respeitosa, republicana e democrática, compreendeu a decisão tomada.

Aos integrantes do PV, que tão bem me acolheram, gratidão na certeza de que seguiremos comprometidos com a defesa do desenvolvimento sustentável do RN.

Por fim, reitero o compromisso de bem representar o MDB na missão  que me for confiada nas próximas eleições, sempre com o propósito de defender os mais legítimos interesses do povo potiguar, conduta que tem norteado a minha presença na vida pública.

HERMANO MORAIS
Deputado Estadual

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nina Souza recebe apoio do ex-prefeito Flávio de Beroi, do prefeito Joquinha e de sete vereadores em Nova Cruz

A pré-candidata a deputada federal Nina Souza segue fortalecendo sua pré-campanha no Agreste potiguar. Em passagem por Nova Cruz, Nina recebeu o apoio do ex-prefeito e pré-candidato a deputado estadual Flávio de Beroí, do prefeito Joquinha e de sete vereadores do município.

Além do prefeito e do ex-prefeito, declararam apoio à pré-candidatura de Nina Souza os vereadores Roberto Augusto, Bete Salú, Thiago Cassimiro, Tiago Araújo, Nia Salú, Aluísio Sena e Felipe de Genival.

“Essa dobradinha do Agreste representa muito mais do que um projeto eleitoral. Eu e Flávio somos dois filhos do Agreste, que conhecem de perto a realidade do nosso povo, suas dificuldades e seu potencial. Juntos, queremos levar a voz do Agreste para os espaços de decisão e trabalhar por mais oportunidades e desenvolvimento para a região e para todo RN. afirmou Nina.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Liquidação do Will Bank pode levar rombo do FGC a R$ 50 bilhões

Foto: Divulgação

Com a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimento — conhecida como Will Bank —, o rombo do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que já está em processo para desembolsar R$ 40,6 bilhões relativos ao Banco Master, pode se aproximar de R$ 50 bilhões com a inclusão do Will. A instituição fazia parte do conglomerado Master.

Dados do IFData, sistema do Banco Central que consolida informações contábeis das instituições financeiras, mostram que a Will Financeira mantinha R$ 6,5 bilhões em depósitos a prazo na data-base de setembro do ano passado — último balanço disponível.

Esses depósitos correspondem principalmente a Certificados de Depósito Bancário (CDBs), títulos emitidos pelos bancos para captar recursos junto ao público, com prazo definido para resgate e remuneração por juros.

Por se tratarem de passivos das instituições financeiras, esses valores precisam ser devolvidos aos investidores e contam com a garantia do FGC até o limite de R$ 250 mil por CPF ou CNPJ.

Na prática, quanto maior o volume de depósitos a prazo concentrado em uma instituição, maior é a exposição do FGC em caso de intervenção ou liquidação. No caso do Will, o montante tende a ampliar significativamente a pressão sobre o fundo, especialmente em razão da liquidação do próprio Banco Master, decretada em novembro do ano passado.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *