Política

Lula e Lava Jato usam argumentos parecidos no STF, mas em direções opostas

Em um ponto argumentos da força-tarefa da Lava Jato e da defesa do ex-presidente Lula parecem convergir: o uso de arquivo eletrônico como prova não pode ocorrer se não houver garantias amplas de que ele não foi adulterado ou editado. Depende, porém, de qual arquivo eletrônico se estiver falando.

Se for o pacote com mensagens hackeadas do celular do procurador Deltan Dallagnol, os advogados de Lula não levam esse fator em consideração, mas a força-tarefa, sim. Já se o tema da discussão for os dados dos sistemas eletrônicos de contabilidade de propinas da Odebrecht, anexados como prova em Curitiba, os papéis se invertem: Lula acha que o arquivo pode ter sido violado, enquanto os procuradores rechaçam a hipótese.

Os debates no Judiciário sobre a integridade desses dois conjuntos de provas ao mesmo tempo opõem e aproximam os dois adversários mais ferrenhos da operação deflagrada no Paraná.

Curiosamente, tanto a validade como prova dos sistemas da Odebrecht quanto a das mensagens estão sendo motivo de debates no Supremo Tribunal Federal em uma mesma reclamação (tipo de recurso apresentado diretamente à corte), na qual o relator é o ministro Ricardo Lewandowski.

A defesa de Lula até anexou diálogos dos procuradores para reforçar sua hipótese de que pode ter havido violação ao sistema eletrônico da empreiteira. No caso dos arquivos da Odebrecht e também no pacote de mensagens no aplicativo Telegram as partes questionam a chamada “cadeia de custódia” desses arquivos.

A cadeia de custódia é o histórico documentado de armazenamento, manuseio e transferência de provas, que atesta que os elementos apresentados foram devidamente preservados. A defesa do ex-presidente tenta desqualificar o sistema de pagamentos da Odebrecht para enfraquecer a tese acusatória em uma ação penal na qual ele é acusado de receber como propina um terreno em São Paulo onde funcionaria a sede do Instituto Lula.

Esse processo tramita em Curitiba desde 2016, sem definição. Ordem do ministro do Supremo Edson Fachin, que anulou sentenças no último dia 8, estabelece que esse caso precisará voltar a tramitar desde seu início na Justiça Federal no DF. A decisão de Fachin será julgada pelo plenário do Supremo no próximo dia 14. “No que tange à cadeia de custódia, os documentos apresentados [pelo Ministério Público] são completamente insuficientes para confirmar que os elementos apreendidos pelas autoridades estrangeiras são exatamente os mesmos analisados pelos peritos da Polícia Federal”, escreveram os advogados de Lula em petição no fim do ano passado.

Já em relação às mensagens hackeadas, dois advogados contratados por Deltan e outros seis procuradores que integraram a força-tarefa disseram em petição, também no Supremo, em fevereiro: “Não houve qualquer demonstração de integridade/autenticidade dos materiais, nem de sua cadeia de custódia, sendo certo, portanto, que tais arquivos, por não terem sido periciados anteriormente à apreensão, são completamente desprezíveis do ponto de vista jurídico”.

Procuradas pela Folha, a defesa de Lula e a força-tarefa rechaçaram semelhanças entre as duas situações.

Até agora, a defesa de Lula tem tido mais vitórias nesses dois embates. Após decisão do STF, os advogados do petista conseguiram acessar em janeiro o arquivo eletrônico das mensagens hackeadas em 2019 no celular de Deltan e tem trazido a público mais detalhes das conversas que indicam colaboração do ex-juiz Sergio Moro com os investigadores.

A ordem foi expedida por Lewandowski, que determinou o compartilhamento com Lula das mensagens que lhe dissessem respeito, direta ou indiretamente, e que tinham sido apreendidas na Operação Spoofing, que investigou e prendeu os suspeitos de hackear celulares de autoridades. Na decisão, o ministro citou o direito do ex-presidente à ampla defesa e disse ver verossimilhança em seus argumentos.

O direito de Lula de acessar esses arquivos foi mantido em sessão da Segunda Turma da corte no dia 9 de fevereiro, com os votos favoráveis de mais três ministros. A defesa dos procuradores afirmou ao Supremo que não há como atestar que o material apreendido com os hackers corresponde àquilo que foi digitado por eles no aplicativo Telegram e que eventual perícia seria perda de tempo.

Parte dessas mensagens foi obtida primeiramente pelo site The Intercept Brasil e teve seu teor publicado posteriormente também por outros veículos de imprensa, como a Folha. Ao longo de dezenas de reportagens, nunca foi constatado nenhum indício de adulteração ou de edição no conteúdo dos diálogos. Já em relação aos arquivos eletrônicos da Odebrecht, os procuradores afirmam que houve um “alentado trabalho pericial” da PF que assegurou a idoneidade desse material na ação penal que envolve Lula e a empreiteira.

O ex-presidente, no entanto, contratou uma perícia particular que, diz, “indicou claramente, a quebra da cadeia de custódia das mídias onde estariam acauteladas cópias dos ‘sistemas’ da Odebrecht”. Lewandowski também levou em conta essa argumentação do petista e determinou no ano passado que a defesa do ex-presidente tivesse total acesso aos arquivos do acordo de colaboração da Odebrecht, o que inclui os dados dos sistemas de pagamentos guardados pela Polícia Federal.

Em sessão no Supremo em fevereiro, o ministro leu trechos de diálogos de procuradores, hackeados em 2019, e citou uma menção a suposto transporte do material em sacolas de supermercado. Para ele, isso reforça que os arquivos da empreiteira foram manuseados sem os devidos cuidados, em linha com o que diz a defesa.

O argumento da falta de confiabilidade como prova desses registros contábeis da empreiteira foi repetido na Justiça Eleitoral de São Paulo pela defesa do ex-governador tucano Geraldo Alckmin, que se tornou réu no ano passado em ação sobre suposto caixa dois pago pela empreiteira nas eleições de 2010 e 2014.

ADVOGADO DIZ QUE ARQUIVO FOI ‘MEXIDO’; PROCURADORA RECHAÇA COMPARAÇÃO

Procurada pela Folha, a defesa do ex-presidente Lula disse que questiona a quebra da cadeia de custódia dos sistemas da Odebrecht desde 2017 “com base em fatos revelados ao longo do processo”. “Peritos da Polícia Federal também reconheceram durante reunião com o perito Claudio Wagner, constituído pela defesa do ex-presidente Lula, que foi gravada com a ciência e a anuência de todos os presentes, que o arquivo foi ‘mexido’ antes de ter sido entregue à ‘Lava Jato'”, disse o advogado Cristiano Zanin Martins, que defende o petista.

Ele afirmou ainda que as cópias dos sistemas no Brasil “jamais foram comparadas com a via original que está na Suíça”. Já sobre as mensagens dos procuradores, Zanin disse que se trata de um material íntegro, “obtido pela Polícia Federal diretamente com a pessoa que admitiu ter feito o hackeamento e cujo conteúdo já foi confirmado por procuradores, por peritos, apresentadores de TV que foram referidos nos diálogos, além de diversos jornalistas, inclusive da Folha de S.Paulo, que analisaram os documentos”.

A reportagem também ouviu a força-tarefa, que disse que o “debate sobre cadeia de custódia nessas duas situações não é comparável”, por várias razões. “Ainda que o uso da expressão ‘cadeia de custódia’ de arquivos eletrônicos possa dar a impressão que se trata de questões semelhantes, há, na verdade, realidades opostas. A defesa do ex-presidente tenta desqualificar prova regularmente produzida por autoridades, dentro de autos públicos, submetida à ampla defesa e ao contraditório”, disseram os procuradores, em nota à Folha.

Já as mensagens, afirmam eles, são provas ilícitas porque “não foram obtidas por autoridades junto ao aplicativo Telegram ou no bojo de procedimentos legais”. “Ao contrário, foram obtidas por terceiros, hackers que incluem confesso estelionatário, contumaz violador de normas penais, com interesses ocultos.”

No comunicado, os procuradores também listaram o histórico de extração dos dados dos sistemas Drousys e MyWebDay, da Odebrecht, e disseram que a Polícia Federal “fez meticulosa análise em extenso laudo que confirmou a integridade” dos arquivos. Também mencionaram avaliação feita pela Procuradoria-Geral da República.

FOLHAPRESS

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Deputados reeleitos Sargento Gonçalves e Dr. Kerginaldo anunciam apoio a Allyson Bezerra

Fotos: Reprodução

Os deputados reeleitos Sargento Gonçalves, federal, e Dr. Kerginaldo, estadual, ambos do PL, anunciaram nesta segunda-feira (12) apoio à candidatura de Allyson Bezerra (União Brasil) ao Governo do Rio Grande do Norte no segundo turno das eleições de 2026.

Sargento Gonçalves confirmou seu posicionamento nas redes sociais, onde também declarou voto em Flávio Bolsonaro (PL), candidato à Presidência da República. Na publicação, defendeu um RN e um Brasil livres do crime e criticou o PT e as facções criminosas. Allyson agradeceu publicamente o apoio do parlamentar.

A adesão do grupo político de Dr. Kerginaldo ocorre após o senador Rogério Marinho liberar integrantes do PL para manifestarem apoio individual aos candidatos ao Governo do Estado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[ÁUDIO] Filha do prefeito de Coronel Ezequiel-RN é encontrada em Portugal e levada para delegacia; jovem relata em áudio estar mais feliz na Europa

A filha do prefeito de Coronel Ezequiel-RN foi encontrada pela polícia em Lisboa, Portugal, e levada até a delegacia. Um trabalho conjunto da Polícia Federal do Brasil com a polícia portuguesa rastreou a jovem até encontrá-la na casa do “namorado português”, um rapaz de 21 anos.

Imagens do circuito de segurança do aeroporto de Lisboa, obtidas pela polícia, mostram o namorado português indo buscá-la no aeroporto. A jovem de 14 anos, que estava sumida desde a madrugada desta segunda-feira (12), quando havia deixado o quarto de um hotel em Ponta Negra, Natal, onde se hospedava com a família. Ela foi encontrada na casa do namorado na capital portuguesa.

Em uma mensagem de áudio obtida pelo BLOGDOBG, a garota afirma estar mais feliz em Portugal do que no Brasil, e que só retornaria ao país, talvez, em 2027.

O BLOGDOBG também apurou que um familiar da garota que reside na Espanha, está indo para Portugal para buscá-la. A jovem encontra-se sob custódia da polícia portuguesa.

Opinião dos leitores

  1. Pelo menos tá “fechanu e tá mais melhor lá do que aqui!” AGORA COMO Q UMA MENINA MENOR DE IDADE EMBARCA NUM VOO INTERCONTINENTAL, Que É EXIGIDO PASSAORTE E VISTO????? Estorinha mal contada

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Tereza Cristina cita desejo de ser a 1ª mulher a presidir o Senado e vê ambiente favorável a impeachment de ministros do STF

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A senadora Tereza Cristina (PP-MS) afirmou nesta segunda-feira (12) que pretende disputar a presidência do Senado e se tornar a primeira mulher a ocupar o cargo. Em entrevista à GloboNews, ela revelou que já conversou sobre o assunto com o atual presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

“Eu gostaria de ser a primeira mulher presidente do Senado”, declarou a parlamentar, que está na metade do mandato e ainda não decidiu se tentará a reeleição.

Tereza Cristina afirmou que também conversa com o senador Rogério Marinho (PL-RN), coordenador da campanha presidencial de Flávio Bolsonaro (PL). Segundo ela, por ser de centro-direita, tem maior alinhamento político com o potiguar.

A senadora não descartou uma eventual disputa com Alcolumbre. “Eu sempre disse a ele que eu gostaria de ser a sua sucessora”, afirmou, ressaltando que as articulações dependerão do resultado das eleições.

Na entrevista, Tereza Cristina também defendeu a possibilidade de o Senado discutir pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) a partir de 2027. Ela ponderou, porém, que o tema não deve ser a única prioridade da próxima legislatura.

Com informações de O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TSE diz que falha técnica no “Pool de Mídias” deixou propaganda de Flávio sem áudio na TV e anuncia reexibição

Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atribuiu a uma falha técnica a exibição sem áudio da propaganda eleitoral de Flávio Bolsonaro (PL), transmitida nesta segunda-feira (12), às 13h. O problema ocorreu no Pool de Mídias, estrutura responsável por organizar tecnicamente os programas eleitorais e distribuir o sinal às emissoras de televisão.

Segundo a Corte, os áudios dos programas de Flávio e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foram carregados durante a preparação das mídias. O problema foi corrigido a tempo da exibição da propaganda petista, mas a peça do candidato do PL foi ao ar sem som.

O TSE informou que o arquivo de Flávio já foi corrigido e que a propaganda será reexibida conforme as regras do horário eleitoral gratuito.

Antes do esclarecimento do tribunal, Flávio afirmou que o material enviado pela campanha estava correto e criticou a falha. “Eles acham que vão calar minha voz. Mas não vão calar, não vão conseguir, não adianta”, declarou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após filha ser raptada e levada para Portugal, prefeito de Coronel Ezequiel-RN diz que perfil da jovem no Instagram está sendo controlado por terceiros

O prefeito de Coronel Ezequiel, Thales Farias, publicou um alerta nas redes sociais nesta segunda-feira (12) sobre o perfil da filha, Sophia, de 14 anos, que desapareceu durante uma viagem da família a Natal e foi raptada para Portugal.

Segundo o prefeito, embora a conta no Instagram pertença à adolescente, há fortes indícios de que outra pessoa esteja utilizando o perfil para enviar mensagens. Ele afirmou que tentou entrar em contato com a filha por telefone diversas vezes, mas não foi atendido.

Thales também destacou que a maneira como as mensagens estão sendo escritas é diferente da forma habitual de comunicação da adolescente. Diante das suspeitas, decidiu tornar a situação pública para evitar que outras pessoas sejam induzidas a acreditar que estão conversando com Sophia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Ex-senador do PT é detido após ser acusado de agredir mulheres em festa de casamento no Pará

O ex-senador Paulo Rocha (PT), atual superintendente da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), foi acusado de agredir mulheres durante uma festa de casamento realizada neste domingo (11), na Casa da Seresta, no bairro do Umarizal, em Belém (PA).

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram parte da confusão e o político dentro de uma delegacia após a ocorrência. Neste outro vídeo, já após ter sido detido pela polícia, é possível ver Paulo Rocha ainda bastante alterado, assim como durante a ocorrência.

Nesta segunda-feira (12), Paulo Rocha publicou um pedido de desculpas, reconheceu que se excedeu, mas negou ter agredido alguém diretamente. “Me envolvi em um episódio triste! Venho pedir desculpas públicas às companheiras! Reconheço que me excedi, mas não agredi ninguém diretamente”, escreveu.

O ex-senador também afirmou que a esposa não estava no local e reconheceu que sua conduta foi inadequada, apesar de destacar sua trajetória na vida pública. “Tenho vida pública exemplar! Mas neste caso errei e me excedi! Por isso peço desculpas a todas e todos!”, declarou.

Com informações de O Liberal

Opinião dos leitores

  1. Alguma diferença daquele pessoal que estava na paulista ontem? Isso são os integrantes da esquerda, meu povo! 💩💩💩 Superintendente da Sudam, olha só!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Tarcísio critica manifestação da esquerda na Avenida Paulista: “Depredação, vandalismo, pichações, intolerância e falta de civilidade”

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criticou a depredação registrada na Avenida Paulista após ato do PT e acusou a esquerda de intolerância. Em vídeo publicado nas redes sociais, nesta segunda-feira (12), o governador comparou os episódios registrados no domingo (11) a manifestações anteriores pacíficas da direita no mesmo local e afirmou que o vandalismo demonstra “falta de civilidade”.

“Quem precisa quebrar para ter razão, já perdeu o argumento”, declarou Tarcísio, ao comentar imagens que mostram cenas de depredação e pichações em estações de metrô ao longo da avenida.

O governador afirmou que manifestações da direita na Paulista ocorreram sem intercorrências e classificou esses atos como manifestações de famílias. Em seguida, criticou a ocupação do espaço por apoiadores da esquerda. “Agora, o PT ocupa o espaço e o que a gente tem? Depredação, vandalismo, pichações, intolerância”, disse.

Na gravação, Tarcísio também afirmou que a destruição do patrimônio não representa convicção política. “O vandalismo nunca é ferramenta, é armadilha. Patrimônio destruído não prova convicção, é prova de falta de civilidade”, declarou.

O governador ainda questionou se haveria um pedido de desculpas por parte dos envolvidos e associou a falta de autocrítica à corrupção nos governos do PT. “E a gente pode esperar deles algum mea-culpa? Claro que não!”, afirmou.

Tarcísio também citou a tolerância política ao argumentar que a aceitação de comportamentos intolerantes pode ameaçar a própria convivência democrática. Na avaliação do governador, há uma contradição entre o discurso de defesa da democracia e as atitudes que atribuiu aos responsáveis pela depredação.

Ao final do vídeo, o governador disse se identificar com manifestações que reúnam famílias, idosos, crianças e trabalhadores. “Eu fico com a manifestação do verde e amarelo, das famílias, dos idosos, das crianças, daqueles que trabalham e produzem. E podem ter certeza que um tempo de esperança está chegando para o Brasil”, concluiu.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Prefeito de Coronel Ezequiel denuncia sequestro da filha de 14 anos raptada e levada para Portugal após garota manter contato com estranho pela Internet

O prefeito de Coronel Ezequiel, Thales Farias, denunciou o sequestro da filha de 14 anos, que foi levada para Portugal. A jovem mantinha contato com um estanho pela Internet, identificado apenas como Mário, no mês de agosto. Os pais haviam descoberto as conversas e a deixaram sem o celular.

A garota sumiu quando a família, que mora na cidade de Coronel Ezequiel, passava o feriadão em Natal. Segundo relato no Boletim de Ocorrência, os familiares dormiam no hotel quando por volta das 1h30, desta segunda-feira (12) perceberam a ausência da garota no quarto do hotel onde estavam hospedados em Ponta Negra. Na tentativa de desvendar o paradeiro da jovem, ao rastrear o celular dela, a localização apontava para Portugal.

A família desconfia que alguém com experiência orientou a jovem a burlar o passaporte e a autorização para menor de idade deixar o país, uma vez que ela não foi barrada pela Polícia Federal ao deixar o país e também conseguiu entrar normalmente em Portugal ao desembarcar.

Opinião dos leitores

  1. Isso está muito estranho, como assim compra a passagem tão rápido? Ou já estava comprada ? Pq sentiram falta da menina 01:30 e 15:23 ela já está em Portugal, Burla o passaporte e a autorização para menores tão rápido? Será que só o telefone foi para Portugal 🇵🇹 e ela está ainda no Brasil 🇧🇷? A não ser que o namorado virtual seja de grandes posses e ela foi no jatinho particular com ele, está faltando muitos detalhes nessa história!!!

  2. Tá faltando mais detalhes sobre esse episódio…..essa menina estava com eles?? Quanto tempo eles ficaram sem contato com ela?! Ela some e aparece em Portugal??? 🤔🤔🤔🤔🤔

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Flávio Bolsonaro denuncia exibição de seu programa eleitoral na TV aberta sem áudio: “Não existe coincidência”

O candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira (12) que a exibição de sua propaganda eleitoral na TV aberta foi transmitida sem áudio por volta das 13h, durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida. Flávio também afirmou que na sequência, o programa do presidente Lula (PT) foi exibido normalmente, com som.

“Hoje, pela primeira vez na história de uma campanha presidencial, o meu programa eleitoral foi transmitido sem som. É isso mesmo, mudo. O meu programa foi transmitido sem som. O do Lula tava com som, tudo ok, mas o meu, transmitido sem som. Você acredita em coincidência? Cara, não. Não acredito, não existe coincidência”, disse Flávio em vídeo publicado nas redes sociais.

Reclamações de telespectadores também foram registradass nas redes sociais, que relataram a ausência de áudio durante a propaganda de Flávio em diferentes emissoras.

A campanha do senador informou ao Metrópoles que enviou o arquivo com áudio e tenta identificar se houve falha na geração do sinal. A equipe também lamentou que o problema tenha ocorrido em um feriado, quando mais pessoas poderiam estar acompanhando a programação.

Opinião dos leitores

  1. Se “não conseguiram” achar nenhuma fake news no exército do lula, um vídeo sem áudio é fichinha kkkkk o pior cego é aquele que não quer enxergar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Prefeitura de Natal conclui mais uma etapa da revitalização da orla na Praia do Meio

A Prefeitura de Natal concluiu mais uma etapa da revitalização da Praia do Meio, com quiosques reformados prontos para voltar a funcionar. A iniciativa busca fortalecer o turismo, ampliar as opções de lazer e movimentar a economia local.

O calçadão que está sendo totalmente renovado teve novo trecho finalizado e segue em obras, assim como outras áreas da orla. Novos espaços deverão ser entregues nas próximas etapas, contribuindo para a valorização da faixa litorânea e para o uso da área pela população.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *