Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Lula (PT) anunciou nesta segunda-feira (4) uma nova etapa do programa Desenrola Brasil, que permitirá o uso de até 20% do FGTS para renegociação de dívidas. A proposta será enviada ao Congresso por medida provisória e amplia o alcance do programa em meio ao recorde de inadimplência no país.
De acordo com o governo federal, a nova fase prevê descontos entre 30% e 90% sobre débitos como cartão de crédito, cheque especial e crédito pessoal, com juros limitados a 1,99%.
Segundo o Ministério da Fazenda, o uso do FGTS será autorizado desde que o desconto oferecido seja de pelo menos 40%, mecanismo pensado para ampliar a adesão dos bancos credores.
A primeira edição do programa renegociou R$ 53 bilhões em dívidas e beneficiou cerca de 15 milhões de brasileiros. Apesar disso, dados da Serasa apontam que o número de inadimplentes chegou a 82,8 milhões em março deste ano, o maior já registrado.
Em nota, o governo afirma que a nova rodada busca ampliar o alcance da política pública e estimular a recuperação econômica por meio da redução da inadimplência.
Os banqueiros agradecem.
Não entendi, quer dizer que eu vou pegar um dinheiro que meu emprestado?
Que tal usar o FGTS para compra de equipamentos que possam gerar renda?
O Lula 3 deveria aderir ao programa, pois nesta administração o que o governo federal fez foi endividar o país, tanto é, que a cada mês bate um recorde negativo nas contas. E antes do povo se endividar, o próprio demagogo incentivou o povo ao consumo e aprovou as BETs, grande canal de endividamento das pessoas.
Eu acho bacana é o silêncio do MPF. Se fosse Bolsonaro…