Foto: Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 3ª feira (13.mai.2025) ser “inacreditável” a “figura” dos Estados Unidos no contexto mundial. Segundo ele, esse papel fez com que “nenhuma economia” tenha conseguido se desenvolver e “dar um salto de qualidade”. A declaração foi feita ao lado do líder chinês, Xi Jinping (PCCh), no Grande Palácio do Povo, em Pequim.
“Mesmo aqueles países que sobrevivem, e alguns têm maior população nos Estados Unidos do que no seu próprio país, conseguiram se desenvolver”, declarou Lula. Conforme o presidente, essas nações “não conseguiram funcionar” até realizarem acordos de investimentos com países ricos.
“Eu acho que o exemplo que Brasil e China estão dando nesse momento é um exemplo gratificante para as futuras gerações”, afirmou Lula, citando “a construção de um mundo mais justo” e “compartilhado”.
O presidente brasileiro voltou a defender o multilateralismo –sistema que, segundo ele, é necessário para “garantir a paz e a harmonia” entre os países.
“O protecionismo e a taxação com tarifas exorbitantes prejudicam todos os países e nunca foi solução para o desenvolvimento de nenhum país”, declarou.
Lula e Xi participaram do Fórum China-Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). Depois, o presidente brasileiro se encontrou com o presidente da Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular, Zhao Leji, e foi recepcionado pelo líder chinês no Grande Palácio do Povo.
Em seu perfil no Instagram, Lula disse ter ficado “honrado” com a cerimônia de boas-vindas oferecida por Xi Jinping no Grande Palácio do Povo.
“Teve guarda de honra e a execução dos hinos do Brasil e da China, um momento de muito respeito e simbolismo”, disse o petista.
Poder 360
Eita, tamos lascados o comunismo batendo nossas porta…China “exemplo de democracia sonhado pelo PT.
Você fez esse “intensivão” de sapiência bolsonarista em qual grupo de zap zap?
Países vivem de negócios, ideologia comunista, direita ou esquerda, é coisa de pessoas que não ainda vivem no século passado. Vão estudar!
E vc Dedé Costa, vem fazendo suas refeições na estação da caern no baldo? Lamentável a sua deficiência intelectual e moral. Quer dizer então que legal é cuba, venezuela, China, Rússia, Coreia do Norte, os ditadores do África, Nicarágua, vê só a qualidade kkk, vc é daqueles que só nem servem para limpar fossa.
Isso é um louco. Ele não representaem a maioria do povo brasileiro.
Difícil é a economia brasileira se desenvolver com esse corrupto contumaz.
Cuba deveriam ser um exemplo de economia né.