Política

Lula pontua de 34% a 36% e Bolsonaro tem de 27% a 29% no 1º turno, diz PoderData; Pesquisa simulou dois cenários

Fotos: Arquivo/O Globo

Pesquisa PoderData realizada de 2ª a 4ª feira desta semana (22-24.nov.2021) mostra que Lula (PT) e Jair Bolsonaro (sem partido) seguem isolados em 1º e 2º lugar no 1º turno da corrida eleitoral para as eleições presidenciais de 2022.

O ex-presidente Lula tem de 34% enquanto Bolsonaro marca de 29%, no Cenário 1. Neste mesmo cenário, na pesquisa realizada pelo Poder 360 em outubro, Lula tinha 35% e Bolsonaro 28%.

No Cenário 2, Lula tem 36% e Bolsonaro 27%. Na pesquisa anterior, realizada em outubro, Lula tinha 34% e Bolsonaro 30%.

CENÁRIO 1, COM DORIA

Na 1ª simulação, com o nome de João Doria como candidato do PSDB, Lula fica com 34% contra 29% de Bolsonaro. O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) aparece com 8%, empatado tecnicamente com Ciro Gomes (PDT), que tem 7%, e com Doria, que disputa as prévias do PSDB para a candidatura ao Palácio do Planalto e marca 5%. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

 

O Poder360 mostrou que o União Brasil, fruto da fusão entre o DEM e o PSL, concluiu na 3ª feira (23.nov) que a única 3ª via possível em 2022 é o ex-juiz Sergio Moro. O partido pretendia apresentar o nome do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. Ele deverá abrir mão da disputa.

CENÁRIO 2, COM EDUARDO LEITE

No 2º cenário, o PoderData incluiu o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que pontua 5% –mesma porcentagem de Doria. Lula e Bolsonaro continuam na dianteira, com 36% e 27%, respectivamente.

Ciro Gomes (PDT) tem 9%; Sergio Moro (Podemos), 8%; Eduardo Leite (PSDB), 5%; Cabo Daciolo (Brasil 35), 3%; Henrique Mandetta (DEM), 2%; e Alessandro Vieira (Cidadania). Luiz Felipe d’Ávila (Novo) e Rodrigo Pacheco (PSD) não chegaram a 1%.

Esta é a 1ª rodada que o PoderData inclui o nome de Cabo Daciolo, recém-filiado ao Brasil 35 (ex-Partido da Mulher Brasileira). Em 2018, o então candidato ficou em 6º lugar e teve 1,3 milhão de votos. Seu desempenho foi superior a nomes já consolidados da política, como Marina Silva (Rede), Henrique Meirelles (MDB) e Alvaro Dias (Podemos).

Esta pesquisa foi realizada no período de 22 a 24 de novembro de 2021 pela divisão de estudos estatísticos do Poder360 em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Aí tome o choro é livre é bom jair se acostumando rebanho de gado kkkkk w segue brilhar uma estrela já faz 1 ano de pesquisa e só dá lulala e esse rato chamado mitomaniaco dando dinheiro o povo pra vê se ganhar novamente tome em aí a ilusão de um contratado vão bolar um tiro pra tenta enganar o povo de nono é 13 luala melhor presidente do mundo a Europa já tá com é oundo todo tome

  2. Essas pesquisas faturas estão encurtando a diferença. Será que tem alguma relação com a proximidade do ano eleitoral? Segundo a legislação vigente, em ano eleitoral todas as pesquisas precisam ser registradas na Justiça Eleitoral e, para isso, TODA a documentação referente a essa pesquisa deve ser apresentada e arquivada.

  3. Acredito que essa vantagem do ex presidente é muito maior, tanto que a manifestação popular em apoio a Bolsonaro no 7 de setembro foi um fracasso.
    Já a manifestação promovida pela esquerda dias depois, foi um sucesso tremendo.
    O ex presidente anda pela ruas e é recebido pelo povo, já Bolsonaro não pode sair nas ruas que leva vaia e é chamado de ladrão.

  4. O que vai sair de pesquisa falsa até às eleições não está em livro nenhum. O que às pesquisas dizem é que o barbudo nove dedos ganha nas pesquisas e perde nas urnas. kkkkkkkkkkkk Hoje Bolsonaro ganharia no primeiro turno disparado. Aceitem que doi menos.

  5. No cenário Nacional a diferença é de 5%. Ainda tem quem acredite na vitória de Lula a um ano da eleição? Muitas águas vão rolar.

  6. Veja só a nossa situação. Brasileiros brigando por causa de um doido e um ladrão. Esse país realmente não tem jeito.

  7. Nas últimas pesquisa o ladrão tinha 54% contra 27% do nosso presidente, A narrativa não colou! agora é 34% do ladrão e Bolsonaro tem 29%. Vem logo 2022 minhas mãos estão tremendo pra votar em Bolsonaro.

  8. Certos blogs acham que podem empurre mentiras e o povo acreditar…alguém pulou da ponte agora..corrram..ainda dá tempo pegar

  9. Lula 2022…..os analíticos financiados pelo sistema BOLSONARO querem a todos custo dizer que estão empatados….A fome está gritante meu caro…e o povo não é BESTA de acreditar nesse fantasma espertalhão…um milito chamado BOSTANARO

    1. Os eleitores do ladrão sairão somente no dia da eleição. É isso? Ou para responder a pesquisa? Kkkk

    2. Lulalá brilha uma estrela
      Lulalá brilha uma estrela
      Lulalá brilha uma estrela

      Vai ser lapadaaaaa papai.

      #LulaPresidente

    1. Só se for no seu quartel o no seu reduto dominado pela milícia.

  10. O choro é livre….🇧🇷…É melhor já ir se acostumando com LULA PRESIDENTE 🇧🇷… O VÉI CACHACEIRO FEDORENTO DE NOVE DEDOS É DURO…🇧🇷….O VÉI É DURO…..QUEM NÃO QUISER CAIR SE DEITE PORQUE A PANCADA VAI SER FORTE…..🇧🇷

  11. As próprias pesquisas dos bolsominions quem sai na frente é lula ….. E digo mais : aqui no RN a vitória de lula em cima de Bolsonaro é grande viu ….O gado vai infartar… kkkkkkkkkk

    1. Ainda tem gente que vota nos mesmo de sempre(Bolsopetismo) Lula e Bolsonaro.
      >> Sergio Moro 2022 <<

    1. Nunca o PR esteve atrás nessas pesquisas.
      Nunca.
      Essa dianteira desse ladrão de nove dedos, é fruto de investimento pesado nesses institutos de pesquisas.
      As urnas a realidade é outra.
      Vai ganhar mais bonito do que em 2018.
      Leva logo no primeiro turno.
      Vcs vão vê.
      Bolsonaro não tem adversários.
      São todos fracos, queimados e manjados.
      No caso do Lula é um ladrão condenado.
      Só acredita nesse vagabundo, os militontos.
      Ponto final.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prazo para pagar quarta parcela do calendário extra do IPVA de 2020 vence na sexta-feira (26) no RN

Foto: Norton Rafael / Inter TV Cabugi

O prazo para quitar a quarta parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos automotores (IPVA) 2020, para quem optou pelo parcelamento, vence nesta sexta-feira (26).

A data limite é válida para quem não quitou o tributo no prazo regular, independentemente do número final da placa do veículo, e se enquadrou no calendário extra.

O calendário instituído pela Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN) visa dar a oportunidade de os contribuintes regularizarem o imposto devido sem juros e multas.

Também não se enquadram na regra os veículos novos adquiridos no ano de 2020. Além disso, o calendário extra não dá direito à restituição de parcelas já pagas.

Boletos

Os boletos para pagamento do imposto estão disponíveis na internet, no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN).

Após acessar o site, é necessário clicar na opção ‘consulta de veículos’, e em seguida, inserir a placa do veículo e o Renavam nos espaços determinados, sem pontos nem hifens, finalizando com a geração da guia. (Clique AQUI para acessar).

Mesmo após o vencimento, o documento é atualizado automaticamente com os acréscimos somados ao valor total.

G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Interjato apoia realização da 8ª Mostra de Cinema de Gostoso

Foto: Reprodução / Rogério Vital

A Interjato Soluções é patrocinadora da 8ª edição da Mostra de Cinema de Gostoso, que acontece de 26 a 30 de novembro. O evento traz novamente experiência de cinema a céu aberto e na praia, além de atividades diversas.

A mostra é gratuita e conta com grande participação da comunidade local. “Acreditamos muito na importância da cultura para o desenvolvimento social das pessoas, com aprendizado e sentido de vida. E também entendemos que os eventos culturais são importantes para o desenvolvimento econômico”, explica o CEO da Interjato Soluções, Erich Rodrigues.

O apoio da Interjato ao evento se deu através de Lei Câmara Cascudo. A programação conta com Mostra Competitiva, Sessões Especiais, Mostra Coletivo Nós do Audiovisual, Debates e Seminários. A edição 2021 recebeu número recorde de filmes, totalizando 650 inscrições entre curtas e longas-metragens de todas as regiões do país.

A 8ª Mostra de Cinema de Gostoso é realizada pela Heco Produções e do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC).

Para Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld, diretores da Mostra de Cinema de Gostoso, o patrocínio da Interjato Soluções foi de fundamental importância para a viabilização da edição presencial da 8ª Mostra: “Trata-se de uma empresa que aposta em projetos socioculturais que promovem transformações positivas na sociedade”, concluíram.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante executa novo trecho de implantação da rede de distribuição de água

Fotos: Divulgação

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio do Sistema Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, está executando as obras de implantação da rede de distribuição de água do Sistema Adutor Maxaranguape e substituição de redes de águas no município. Nesta semana, os serviços estão sendo realizados na Rua Nossa Senhora Aparecida, nas proximidades da rotatória de acesso ao aeroporto.

A obra faz parte do PAES, Programa de Ações Estruturantes de São Gonçalo do Amarante, e vai distribuir água em redes que somam mais de 116 Km de extensão. O objetivo é dar funcionalidade ao sistema novo, garantindo reserva hídrica e ofertando água de qualidade a população.

A tubulação que está sendo implantada vai transportar água do reservatório (próximo ao aeroporto) aos bairros Santo Antônio e Guajiru.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Criminosos fazem arrastão em Unidade de Saúde da Zona Norte de Natal

Foto: Reprodução

A Unidade de Saúde da Família do Panatis, na Zona Norte de Natal, foi alvo de um arrastão na tarde desta quinta-feira (25). Segundo testemunhas, homens invadiram a unidade e roubaram pertences de funcionários e pacientes.

O crime ocorreu por volta das 14h00 e ninguém ficou ferido. Por causa do assalto, a UBS precisou ter o atendimento suspenso pelo resto do dia. A Prefeitura informou que a unidade volta a funcionar normalmente na segunda-feira (29).

“Dois caras armados trancaram todo mundo dentro da unidade e tocaram o terror, levaram o celular de todo mundo, foram violentos com os idosos que estavam no auditório da vacinação, ameaçaram uma menina com uma arma na cabeça que não tinha celular e sempre bem violentos”, relata a aluna de Enfermagem, Dayane Damasceno.

Os homens conseguiram fugir antes que a polícia chegasse. Além dos dois criminosos que atacaram a unidade, de acordo com as vítimas, mais dois estavam em um carro e ajudou na fuga.

Segundo a Polícia Militar, foi realizado diligências na região em buscas dos suspeitos, mas ninguém foi encontrado. O veículo utilizado na ação foi achado abandonado no bairro de Igapó.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

João de Deus é condenado a mais 44 anos de prisão por 4 estupros

Foto: Reprodução

oão Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus, que se apresentava como médium na Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia (GO), foi condenado a mais 44 anos e seis meses de prisão, em regime fechado, por quatro crimes de estupro, sendo dois deles de vulnerável. A sentença, do juiz Marcos Boechat, da comarca de Abadiânia, foi publicada nesta quinta-feira (25) pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), mas o teor completo da decisão não foi divulgado.

Os casos de estupro ocorreram entre 2009 e 2018. João de Deus foi denunciado em cinco casos, mas foi absolvido em um deles, por insuficiência de provas. A Justiça goiana fixou indenizações por danos morais às vítimas em valores que variam de R$ 20 mil a R$ 75 mil. João de Deus poderá recorrer da sentença. Atualmente, ele está em prisão domiciliar, que foi decretada em outro processo.

João de Deus sempre negou todas as acusações de crimes sexuais. A defesa do condenado informou que ainda não foi intimada, e que não sabe o teor da condenação.

João de Deus tem outras três condenações por crime sexual. Em janeiro do ano passado ele foi condenado a 40 anos de prisão por estupro de cinco mulheres durante atendimentos na Casa Dom Inácio. A última condenação havia sido em maio deste ano, por violação sexual mediante fraude.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Câmara aprova texto-base da MP que substitui Bolsa Família pelo Auxílio Brasil

Foto: Marina Ramos / Agência Câmara

 

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (25), por unanimidade, o texto-base da Medida Provisória (MP) 1061/21, que cria o Auxílio Brasil, programa social que substituirá o Bolsa Família. Agora, os deputados analisam os destaques, que podem alterar o texto.

A medida muda alguns critérios para recebimento e cria incentivos adicionais ligados ao esporte, desempenho no estudo e inserção produtiva. Contudo, o relatório, do deputado Marcelo Aro (PP-MG), não estipula um valor básico do programa ou estabelece as fontes de recursos para o pagamento do benefício, que dependem da aprovação da PEC dos Precatórios, em análise no Senado.

O texto propôs valores reajustados pelo Índice Nacional de Preço do Consumidor (INPC) na linha de corte das famílias em situação de pobreza – cuja renda familiar per capita mensal seria entre R$ 105,01 e R$ 210 – e das famílias em situação de extrema pobreza, com renda familiar per capita mensal igual ou inferior a R$ 105,00. Desta forma, a quantidade de elegíveis pode aumentar.

O relatório prevê ainda uma parcela adicional relativa ao Benefício Primeira Infância, quando houver crianças de até 3 anos; à composição familiar, para cada integrante familiar gestante ou com idade de 3 a 21 anos; e um complemento, chamado superação da extrema pobreza, se a renda familiar mensal per capita, incluídos os benefícios anteriores, não for suficiente para superar a linha da extrema pobreza.

O MP mantém as principais condições para recebimento do benefício previstas no Bolsa Família, como a realização de pré-natal, o cumprimento do calendário nacional de vacinação, o acompanhamento do estado nutricional e a frequência escolar mínima, sem referência ao acompanhamento da saúde.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Celulares poderão ser utilizados como garantias de empréstimos em novo projeto do Governo Federal

Foto: © Marcelo Camargo / Agência Brasil 

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quinta-feira (25) um projeto de lei a ser enviado ao Congresso, com mudanças relacionadas ao uso de garantias para obtenção de crédito no país. Com a medida, anunciada em cerimônia no Palácio do Planalto, será possível, por exemplo, usar o mesmo bem imóvel como garantia em mais de uma operação de crédito.

O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, explicou que, como o objetivo do Novo Marco de Garantias é tornar mais simples, eficiente e seguro o uso das garantias de crédito para investidores, até aparelhos celulares podem ser usados como empréstimos.

”Quanto vale seu celular? R$ 700, eu pego isso em garantia. A taxa de juros cai de 5% ao mês para 1,3%, 1,4% aproximadamente. É isso que estamos fazendo no novo marco de garantias” explicou Sachsida.

O objetivo do governo com o chamado Novo Marco de Garantias é tornar mais simples, eficiente e seguro o uso das garantias de crédito para investidores, além de reduzir custo e juros de financiamentos e aumentar a concorrência no setor. O projeto cria o serviço de gestão especializada de garantias e trata do aprimoramento das regras de garantias, do resgate antecipado de letras financeiras, entre outras medidas.

De acordo com o Ministério da Economia, a operacionalização do serviço ficará a cargo das Instituições Gestoras de Garantias (IGGs) – pessoa jurídica de direito privado cujo funcionamento será autorizado pelo Banco Central (BC) a partir de critérios definidos pelo Comitê Monetário Nacional (CMN).

Agência Brasil 

Opinião dos leitores

  1. Kkkkkkk governo piada. Daqui a pouco vão fazer um projeto de lei para que os falidos do Brasil ofereçam o frezado com garantia kkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Conmebol tira gol fora de casa como critério de desempate em mata-mata

Foto: VIVIANE MOREIRA / FUTURA PRESS / ESTADÃO CONTEÚDO

A Conmebol anunciou hoje (26) o fim do gol fora de casa como critério de desempate nas fases de mata-mata das competições que organiza. A medida já valerá para os regulamentos dos torneios a partir de 2022 e abrange a Libertadores e a Sul-Americana.

“A Conmebol elimina o “gol de visitante”. A partir de agora, todos os gols de torneios da Conmebol terão o mesmo valor, já não se considerará como um critério de desempate os gols convertidos na condição de visitante. Com isso, aponta-se para uma maior justiça desportiva”, escreveu Alejandro Domínguez, presidente da entidade.

O critério de desempate não afeta a final da Libertadores e da Sul-Americana porque o vencedor é definido em partida única, mas mexe com o caminho nas fases anteriores. Com a alteração, uma possibilidade é de aumento do número de confrontos decididos nos pênaltis. Por outro lado, os times mandantes podem jogar de forma mais aberta nas partidas de ida, sem ter a preocupação de sofrer um gol que condicione a eliminatória, pensando no jogo de volta.

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Dia RN

VÍDEO MEIO-DIA RN: Confira o programa desta quinta-feira e a entrevista com o Presidente do ABC, Bira Marques

Confira programa desta segunda-feira (22). O Meio-Dia RN, com este blogueiro, debateu os principais assuntos no Estado, pelo país e no mundo. Nesta edição, também houve entrevista com o Presidente do ABC, Bira Marques. Clique abaixo e assista via YouTube.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nacional

Anvisa recomenda exigir vacinação contra Covid para entrada de viajantes no Brasil

Foto: RENATO S. CERQUEIRA / FUTURA PRESS / FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta quinta-feira (25), duas notas técnicas recomendando, à Casa Civil, que a vacinação contra a Covid-19 seja obrigatória para entrada no Brasil por ar e terra. A segunda dose ou a dose única da vacina deve ter sido dada pelo menos 14 dias antes da entrada no país.

A política de entrada que está em vigor no país hoje não exige a vacinação. A entrada de estrangeiros por rodovias ou quaisquer outros meios terrestres também está proibida, com algumas exceções. A recomendação da agência é só permitir a entrada de pessoas por este modal se estiverem vacinadas.

“A inexistência de uma política de cobrança dos certificados de vacinação pode propiciar que o Brasil se torne um dos países de escolha para os turistas e viajantes não vacinados, o que é indesejado do ponto de vista do risco que esse grupo representa para a população brasileira e para o Sistema Único de Saúde”, pontuou a Anvisa em uma das notas.

Em qualquer tipo de entrada, a recomendação da agência é que sejam aceitas as vacinas aprovadas ou pela própria Anvisa ou pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além das vacinas já aprovadas pela Anvisa – da Pfizer, Oxford/AstraZeneca, Johnson e CoronaVac –, a OMS também já valida as da Moderna, Sinopharm e Covaxin.

G1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *