Política

Lula supera Bolsonaro (em greves)

Foto: Reprodução

O setor público fez mais greves em 2023, primeiro ano do governo Lula (PT), do que em 2019, primeiro ano de mandato de Jair Bolsonaro (PL). Segundo O Globo, dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que monitora a atividade grevista a nível nacional, mostram que foram 629 greves no ano passado, ante 566 registradas no primeiro ano do governo anterior, um aumento de 12%.

Os dados revelam também que metade das paralisações de 2023, cerca de 47%, foram greves de advertência, com tempo de duração pré-determinado. Apenas 12% duraram mais do que 12 dias.

Os bons olhos de Lula para as greves
O presidente Lula já admitiu ver a mobilização dos sindicatos com bons olhos.

“Eu fiquei sabendo que o pessoal do instituto federal [sic] quer entrar em greve. Ótimo. Só o fato dos caras quererem fazer greve já é bom, porque no governo passado ninguém se metia a fazer greve. Então o fato do cara falar ‘porra, o Lula está no governo, eu posso fazer uma grevezinha’, é ótimo”, disse o petista, durante uma reunião com o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, em março.

“Que bom que ele está exercitando o direito de reclamar, o direito de reivindicar. E a gente [governo federal] pode exercitar o direito de dar ou de não dar [reajustes salariais]. Quando a gente não pode dar, a gente sempre coloca a culpa na Fazenda”, acrescentou.

Lideranças sindicais ouvidas pelo jornal afirmam que o retorno do PT ao governo federal criou um ambiente mais propício às greves do funcionalismo público.

“Tendo mais liberdade, em um governo democrático, fica mais fácil das reivindicações aparecerem. Há uma retomada do movimento sindical, que teve uma queda violenta com a reforma [sindical de Temer], mas os sindicatos encontraram outras formas de sobrevivência e investiram na aproximação com as bases durante o governo Bolsonaro”, afirmou Paulo da Força (Solidariedade), líder da Força Sindical.

Aumentos para 2025 e 2026
A ministra da Gestão, Esther Dweck, afirmou que não há margem para novo reajuste de servidores no ano de 2023. De acordo com a ministra, o aumento linear de 9% autorizado já está causando um “grande impacto no orçamento de 2024”.

“O que a gente tem pactuado inicialmente dentro do governo, que gente garantiria para todo mundo 9% [em 2023], mais 4,5% [em 2025] e 4,5% [em 2026]. Ao todo, 19% acima da inflação do período, ninguém teria perda ao longo do governo do presidente Lula. Mas não teríamos facilidade de recuperar perdas de governo anterior por falta de qualquer reajuste de servidores naquele momento”, disse.

O Antagonista

Opinião dos leitores

  1. Tudo que esse cachaceiro fala tem que vor acompanhado de mentiras.
    O governo Bolsonaro não tinha greve, porque não havia necessidade de fazer.
    Só isso.
    O melhor era o cachaceiro dizer assim.
    Faz o L.

  2. MENTIRA, MENTIRA, MENTIRA, MENTIRA, vcs ficam mentido, inventando, para desmerecer a alma mais pura do mundo, o bichim vai virar santoj na igreja de janja, vai deixar ela rica para voltar para o antigo caso e esse negócio de greve é coisa de pilantra, para desestabilizar o governo do analfabeto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Rogério Marinho aciona TCU e PGR contra Lula por uso indevido de recursos públicos para evento eleitoral

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O senador Rogério Marinho (PL-RN) solicitou investigação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os ministros de Estado da Secretaria-Geral e Secretaria de Comunicação (Secom), em razão da organização e custeio com recursos públicos do ato do Dia do Trabalho para fins privados e eleitorais. Para isso, o líder da oposição no Senado entrou nessa quinta-feira (2) com representações no Tribunal de Contas da União (TCU) e na Procuradoria-Geral da República (PGR) demandando ações imediatas para assegurar a integridade do processo eleitoral e a correta aplicação dos recursos públicos.

Rogério Marinho aponta que Lula infringiu a legislação eleitoral ao promover o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), pré-candidato à prefeitura de São Paulo, em evento alusivo ao Dia do Trabalhador, na quarta-feira (1º), custeado com recursos públicos, incluindo patrocínios via Lei Rouanet e apoio da Petrobras. O líder da oposição sustenta que o pedido do petista de votos ao psolista levanta preocupações significativas sobre a integridade e imparcialidade das ações governamentais em período pré-eleitoral.

Ao TCU, o senador solicita uma auditoria detalhada para avaliar o uso dos recursos da Lei Rouanet e da Petrobras em eventos privados com fins eleitorais. Rogério Marinho busca uma investigação rigorosa para garantir a reparação ao erário e a responsabilização por desvios de finalidade na utilização desses fundos.

À PGR, o líder da oposição pede a abertura de procedimento para investigar o uso indevido da máquina pública federal e de recursos públicos para ato de campanha eleitoral antecipada e abuso de poder econômico. O senador destaca a urgência de responsabilizar os envolvidos para preservar a justiça e a confiança pública nas instituições do país.

Fonte: BZNotícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Governo deve emitir nova decisão sobre provas do Concurso Nacional Unificado

Foto: Reprodução

O governo pode voltar atrás e reavaliar a realização das provas do Concurso Nacional Unificado no Rio Grande do Sul, que foi confirmada por decisão do Ministério da Gestão em uma nota enviada à imprensa nessa quinta-feira (02). Segundo informações do Palácio do Planalto, no entanto, se busca uma “solução jurídica segura”.

A avaliação é de que um acordo judicial pode resolver o assunto, que é tratado em conjunto pela ministra da Gestão, Esther Dweck, e pela Advocacia-Geral da União. Dos 56 mil inscritos no estado, seis mil estão em cidades em situação de emergência e onde a aplicação das provas é considerada inviável.

Diferente do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, o CNU não tem um banco de perguntas. Essa é primeira edição do concurso, que é realizado em cidades de todo o país. A ideia é adotar uma solução jurídica que mantenha o certame no restante do país. As provas já foram entregues aos locais que vão sediar o concurso.

Na nota da quinta-feira, o governo afirmou que adotaria todos os esforços para garantir a participação dos candidatos no Rio Grande do Sul e que dialogava com autoridades federais, estaduais e municipais competentes.

Uma sala de situação foi montada no Palácio do Planalto para acompanhar a situação e vai monitorar o estado durante todo o fim de semana. O foco é o socorro imediato das vítimas das enchentes e a entrega de ajuda humanitária. Há 141 pontos de bloqueios em rodovias, dificuldades para a passagem de ambulâncias, cidades sem combustível e começa a faltar alimentos nos supermecados.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Maior reservatório do RN, Barragem Armando Ribeiro Gonçalves chega a 80% da capacidade total

Foto: Igarn

Maior reservatório de água do Rio Grande do Norte, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves chegou à marca de 80% da sua capacidade total, segundo levantamento publicado nesta quinta-feira (2) pelo Instituto de Gestão das Águas (Igarn) do estado.

O reservatório acumula atualmente 1.907.257.611 m³ de água, ou 80,37% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.000 m³.
Cerca de dois meses e meio antes, no dia 15 de fevereiro, o manancial estava com 1.230,56 bilhão de m³, equivalentes a 51,86% da sua capacidade total.

O volume aumentou por causa da chuva acima da média registrada no estado e pelo transbordamento de outros reservatórios do estado, como o Gargalheiras, cujas águas correm em direção à Armando Ribeiro Gonçalves.

A última sangria da barragem ocorreu em 2011 e desde 2012 o volume de água não chegava a percentuais tão expressivos.
Segundo o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), o reservatório contribui para o abastecimento humano de cerca 500 mil pessoas.

Construída em 1980, e inaugurada em 20 de maio de 1983, a barragem está localizada na bacia hidrográfica do rio Piranhas-Açu e abrange os municípios de Itajá, São Rafael e Jucurutu.

O objetivo principal da construção era o suprimento de água para o Projeto de Irrigação do Baixo Açu, para impulsionamento e desenvolvimento agrícola e econômico da região.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia troca tiros e recupera carga de encomenda de compras online roubadas em Natal

Foto: Divulgação

Policiais Militares da Rádio Patrulha do 4º Batalhão interceptaram e recuperaram um veículo roubado com carga de encomendas de compras online durante a manhã da quinta-feira (2). As equipes foram acionadas via COPOM para a ocorrência no bairro de Lagoa Azul, em Natal. Durante a ação, houve troca de tiros.

Os policiais receberam a informação que o veículo do modelo Chevrolet Celta Branco se encontrava nas proximidades da Rua Apóstolo Simão. Ao se deslocarem até o local e chegar na Avenida Anita Marques, se depararam com os indivíduos no carro roubado, que ao visualizar a viatura começaram a atirar. A equipe revidou e os criminosos abandonaram o veículo, se evadindo para a área de mata. Apesar das buscas, os suspeitos não foram localizados.

No local foram encontrados o veículo, pertences da vítima, e ao solo, parte da carga de encomendas de empresa de compras on-line. Nenhum policial foi ferido na ocorrência.

De acordo com a Polícia Militar, todo material foi conduzido à 6ª Delegacia de Polícia Civil para o procedimentos cabíveis.

Tribuna do Norte 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Aluna da Maple Bear Natal vai representar o Brasil no Pan de Ginástica Rítmica, na Guatemala

Fotos: Divulgação

Tem potiguar na Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica! A atleta Grabriela Cunha, aluna da Maple Bear Natal, vai disputar o Campeonato Pan-Americano na Guatemala, em junho. Ela também representa a escola em competições oficiais no Rio Grande do Norte.

Gabriela teve seu primeiro contato com a ginástica rítmica aos seis anos de idade. Aos 14, já coleciona medalhas em diferentes aparelhos. Em 2021, foi campeã nacional absoluta. No ano seguinte, conquistou bronze no individual geral juvenil II, aos 13 anos, e no aparelho bola; e também foi campeã brasileira juvenil por equipes.

“Sempre foi um sonho, desde pequena, representar o Brasil em alguma competição e eu me sinto extremamente feliz em poder estar realizando esse sonho. A realização é fruto de muito treinamento. Tivemos um tempo muito curto para a preparação e saber que tudo deu certo é muito gratificante”, disse a atleta.

Gabriela é aluna do 9º ano do ensino fundamental II da Maple Bear Natal. Ela conta com o apoio da instituição em todos os momentos, desde a rotina puxada, com cinco horas de treino diárias, até as viagens para competições fora do RN e do país. Para isso, a instituição flexibiliza os calendários de provas e atividades

De acordo com o coordenador de esportes da escola, Marlos Colpo, é uma grande honra e uma fonte de orgulho para a Maple Bear Natal ter uma de suas alunas convocada para a seleção brasileira de ginástica. Segundo ele, isso demonstra não apenas o talento individual da estudante, mas também a qualidade do ensino e do apoio oferecido.

“O incentivo da escola à prática de esportes é importante para conquistas como essa porque desenvolve habilidades físicas essenciais, ensina disciplina e determinação, aumenta autoconfiança e autoestima, ajuda na gestão do tempo e promove o desenvolvimento social e habilidades de trabalho em equipe. Esses aspectos combinados, preparam os alunos para alcançarem sucesso tanto nos esportes, quanto em outras áreas da vida”, explicou o coordenador.

Opinião dos leitores

  1. Olha aí que lindo, parabéns.

    Mas, algum ANALFABETO FUNCIONAL já sabe os nomes dos VEREADORES, PREFEITOS e SERVIDORES PÚBLICOS da extrema direita envolvidos com o CRIME ORGANIZADO em SP “nas prefeituras” o tal PCC? Algum seguidor da SEITA BOLSONARISTA sabe informar?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministério da Agricultura reconhece RN como estado livre da febre aftosa sem vacinação

Foto: Reprodução

Uma portaria do Ministério da Agricultura e Agropecuária (Mapa), publicada nesta quinta-feira (2), mudou o status do Rio Grande do Norte para um estado livre da Febre Aftosa sem vacinação. A medida foi celebrada por gestores e produtores rurais locais.

Com o reconhecimento, o Rio Grande do Norte passa a compor a lista de estados que, a partir do próximo semestre, não dependerão mais de campanhas de vacinação contra a doença, porque seu rebanho bovino e bubalino alcançou um número significativo de animais imunizados.
Segundo o titular da Secretaria Estadual de Agricultura Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha, o RN possui um rebanho de qualidade, embora pequeno, quando comparado a outros estados.

Com o status de livre da aftosa, os produtores locais têm maior facilidade de transporte dos animais dentro do país e até mesmo para exportação.

“No dia 1º de maio, na maior exposição de gado Zebu do Brasil, animais do RN foram vencedores em várias categorias, entre várias raças. Sem esse reconhecimento do Mapa, esses animais ficariam proibidos de serem transportados do nosso estado para outros estados do país. O momento agora é de celebrar o que essa portaria vai proporcionar de avanço econômico para pequenos, médios e grandes criadores ”, comemorou Saldanha.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Brasil recebe primeiro lote de vacinas atualizadas contra a Covid-19

Foto: Divulgação

O Brasil recebeu o primeiro lote de vacinas atualizadas contra a variante da Covid-19 nesta quinta-feira (2). As 12,5 milhões de doses, da Moderna e da Pfizer, foram adquiridas pelo Ministério da Saúde após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em dezembro de 2023.

O lote dos imunizantes chegou ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na manhã desta quinta-feira, por volta das 7h20.

O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) deve fazer a inspeção dos produtos e disponibilizar para todas as regiões do país seguindo o Plano Nacional de Imunização.

“A vacinação contra a Covid-19 ainda é importante, mesmo com a diminuição do número de casos graves. Pessoas com 60 anos ou mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanência, pessoas imunocomprometidas, indígenas e ribeirinhos são os grupos prioritários para receber a vacina atualizada”, afirmou Nísia Trindade, ministra da Saúde.

O Ministério reforçou a importância da vacinação, principalmente em crianças de seis meses a menores de cinco anos, que devem ser vacinadas contra a Covid-19. O esquema vacinal para esse grupo é de três doses, com intervalos de quatro e oito semanas entre a primeira e a segunda, e entre a segunda e a terceira doses, respectivamente.

Além da vacinação, o Ministério da Saúde também oferece o antiviral nirmatrelvir/ritonavir para o tratamento da Covid-19 em pessoas com mais de 65 anos e pacientes imunossuprimidos com mais de 18 anos.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Justiça determina que Governo do RN reforme delegacia na Zona Sul de Natal

Foto: Reprodução

Os desembargadores da 2ª Turma da 3ª Câmara Cível, à unanimidade de votos, negaram recurso interposto pela Secretaria da Administração do Rio Grande do Norte contra sentença proferida pelo Juízo da 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal que determinou ao Estado a realização de realocação da 5ª Delegacia de Polícia, localizada atualmente na Rua São José de Campestre, nº 2593, Lagoa Nova, em Natal, para um imóvel que atenda as normas de acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

O Acórdão do órgão fracionário do Tribunal de Justiça foi proferido nos autos de uma Ação Civil Pública ajuizada pela 70ª Promotoria Natal, do Ministério Público do RN e manteve o prazo de seis meses, contados do trânsito em julgado da decisão, para que o Estado proceda com a realocação da 5ª Delegacia de Polícia para o novo imóvel dotado de acessibilidade.

Consta nos autos que o Ministério Público instaurou Inquérito em 2015 para apurar ausência de acessibilidade no prédio onde funciona o 5º Distrito Policial de Natal e que perícia feita no imóvel constatando que o prédio “não atende às normas técnicas de acessibilidade vigentes, necessitando de diversas adaptações no sentido de garantir o acesso, circulação e utilização de seus ambientes, equipamentos e mobiliários por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida”.

No documento, o Ministério Público destacou que a maioria das Delegacias de Polícia Civil do Estado estão em prédios que não têm acessibilidade, sendo o do 5º Distrito Policial locado e o proprietário prefere rescindir a locação do que realizar a reforma de adequação diante da inadimplência das parcelas de pagamento do contrato de aluguel. Por isso, o MPRN pediu pela realocação, no prazo de seis meses, para um imóvel adequado às normas de acessibilidade.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Decisão do TCU que autoriza sigilo em voos da FAB é vista como retrocesso na transparência

Foto: Cb Feitosa/Agência FAB

A decisão do TCU (Tribunal de Contas da União) que permite que autoridades deixem em sigilo informações sobre voos em aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) é frágil e tem origem em interpretação alargada da LAI (Lei de Acesso à Informação), afirmam especialistas ouvidos pela Folha.

Para eles, a decisão é um retrocesso que impacta a possibilidade de escrutínio sobre dados públicos e enfraquece a legislação que busca garantir maior transparência a ações estatais.

Na terça-feira (30), o TCU autorizou o sigilo de voos realizados pela Força Aérea em caso de altas autoridades. A corte de contas argumentou que a divulgação das informações poderia prejudicar a segurança dos agentes públicos, apontando que a LAI determina serem passíveis de sigilo “as informações cuja divulgação ou acesso irrestrito possam pôr em risco a segurança de instituições ou de altas autoridades nacionais ou estrangeiras e seus familiares”.

Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. Um dos pilares da democracia é a publicidade. Sabemos que 95% dos voos com aviões da FAB são para assuntos particulares (passar o final de semana com a família ou ir para uma festa/show), é como se os políticos não tivessem muitos privilégios como passagens aéreas.
    A ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, determina que os voos constem os nomes dos passageiros e destinos.
    É o tal do voo fantasma ???

  2. Este é o governo do PT. Imagina se não existisse redes sociais, só a Globo lixo dando as informações, quem iria ficar sabendo disso? “Eles eram felizes e não sabiam”. Não é à toa que querem a censura das redes sociais.

  3. ACORDA POVO, OPOSIÇÃO AOS ERROS A FARRA DOS SIGILOS SÓ AUMENTAM AS GASTANÇAS E GASTANÇAS SISTEMATICAS, PODE ISSO????

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comportamento

Pessoas preferem trair parceiro do que partido político, diz pesquisa

Foto: Reprodução/Ilustrativa

Ao se falar de uma pessoal infiel no âmbito dos relacionamentos, há uma crença de que ela teria a incapacidade de ser leal a combinados como uma característica geral em todas as áreas de sua vida — mas não é bem assim.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ashley Madison, a maioria das pessoas mantém a infidelidade apenas entre quatro paredes. Entre os homens, por exemplo, 87% preferem trair a parceira do que os ideais políticos.

O levantamento feito com os usuários da plataforma de encontros extraconjugais se baseou em uma lista com mais de 20 categorias, e questionou se os entrevistados eram mais propensos a trair a parceria ou o item citado.

No caso da política, a porcentagem geral foi de 80%, sendo 87% dos homens e 86% das mulheres que preferem trair o(a) amado ao partido político.

Além disso, para 85% é mais fácil ter um affair do que mudar seu pedido regular de café e 97% por cento dos entrevistados preferem trair seu parceiro do que preencher uma declaração de imposto de renda errada.

O que poderia explicar essa “preferência” por trair o parceiro do que ser infiel a outras particularidades da vida? O psicólogo e terapeuta s3xu4l André Almeida ressalta que a fidelidade é um valor e sua importância varia de pessoa para pessoa, de acordo com cultura, criação, noções de ética e moral, entre outros fatores.

“É importante a compreensão de que pessoas têm hierarquias de valores diferentes, e uns valores podem ser mais importantes que outros”, explica.

Logo, se a política, o conforto do café diário ou a retidão com a Receita Federal são valores mais importantes que a fidelidade sexual para uma pessoa, eles serão colocados acima dela — o que não gera juízo de valor por si só.

Pouca vergonha – Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Quem fez essa pesquisa que faz um enorme bem a sociedade será que entrevistou os nobre políticos??

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *