Polícia

Magistrado determina competência do Judiciário Federal para processo da Pecado Capital e quebra o segredo de justiça

O processo da Operação Pecado Capital passará a tramitar na Justiça Federal. O magistrado Mário Jambo, da 2ª Vara, confirmou que o Judiciário Federal é competente para o caso e ainda, já nessa primeira decisão, determinou a quebra do segredo de justiça. O juiz também ratificou, nessa decisão, todos os atos processuais e instrutórios já realizados pela Justiça Estadual.

“O IPEM/RN, conforme já contido na declinatória, informado pelo Ministério Público Federal e consignado nos próprios documentos do IPEM, constitui ‘órgão delegado’, mediante convênio, para efetivar o mister do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, autarquia federal que atua em serviços de verificação e de fiscalização das medidas materializadas e dos instrumentos de medição. Portanto, as condutas delituosas constantes na denúncia teriam, de fato, atingido bens, serviços e interesse da União, enquadrando-se, dessa forma, na competência criminal da Justiça Federal”, escreveu o magistrado Mário Jambo ao definir pelo trâmite do processo no Judiciário Federal.

Ele argumentou que por medida de economia processual e preservação das provas estão ratificados os atos instrutórios realizados pelo Judiciário estadual. Com isso, todas as decisões ficam ratificadas. Ao quebrar o segredo de justiça do processo, o magistrado manteve como exceção os dados bancários e fiscais, que são protegidos por sigilo legal.

Acusados terão dez dias para defesa prévia

O Juiz Federal Mário Jambo já definiu que os oito acusados da operação Pecado Capital terão dez dias para apresentarem as alegações da defesa, documentos, requerimento de justificações, especificações de provas pretendidas e arrolamento de testemunhas.

Os acusados nesse processo são: RYCHARDSON DE MACEDO BERNARDO, RHANDSON ROSÁRIO DE MACEDO BERNARDO, ADRIANO FLÁVIO CARDOSO NOGUEIRA, DANIEL VALE BEZERRA, AÉCIO ALUIZIO FERNANDES DE FARIA, ACÁCIO ALLAN FERNANDES FORTES, JEFERSON WITAME GOMES, JOSÉ BERNARDO e MARIA DAS GRAÇAS DE MACEDO BERNARDO.

Fonte: assessoria

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Shutdown nos EUA pode afetar emissão de vistos no Brasil, alerta embaixada

Foto: Reuters

A Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos no Brasil anunciaram nesta quarta-feira, dia 1º, a paralisação da publicação de conteúdos nas redes sociais, em decorrência do shutdown no governo Donald Trump.

A embaixada e os consulados comunicaram que o bloqueio orçamentário nos EUA impede a atualização regular das contas no X e no Instagram. Os perfis ficarão inativos “até a retomada total das operações, exceto para informações urgentes de segurança”.

Nos últimos meses, os perfis da embaixada reproduziram e disseminaram ao público doméstico brasileiro conteúdos publicados pelo Departamento de Estado críticos a autoridades públicas e ao processo judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, no Supremo Tribunal Federal.

O Itamaraty reagiu apontando um comportamento inadequado e uma ingerência externa em assuntos domésticos. Embora entenda que a embaixada seguiu instruções de Washington, a chancelaria convocou repetidas vezes para reprimendas o encarregado de negócios Gabriel Escobar, chefe da diplomacia americana no País.

A representação diplomática também indicou que a falta de aprovação do orçamento no Congresso americano poderá afetar a emissão de vistos e passaportes.

A embaixada não indicou o prazo em que isso poderia ocorrer, mas disse que os serviços já programados continuarão até quando for possível.

“No momento, os serviços de passaporte e visto programados nos Estados Unidos e em Embaixadas e Consulados dos EUA no exterior continuarão enquanto a situação permitir”, disse o comunicado publicado nos perfis oficiais no X e no Instagram.

O conteúdo foi republicado pelos consulados americanos no Rio, São Paulo e Recife, que responde pelo Nordeste.

O teor da manifestação repete o que outros órgãos de governo fizeram em Washington, entre eles a Força Aérea americana: “Devido à paralisação do governo, este site não está sendo atualizado”.

Na Casa Branca, houve suspensão de atividades para receber visitantes. O governo Trump vinculou o shutdown a uma iniciativa do Partido Democrata. A porta-voz Karoline Leavitt disse que os democratas “traíram” os americanos e “desligaram” o governo.

Infomoney

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: Homem esfaqueia pedestres em frente a sinagoga em Manchester

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Metrópoles (@metropoles)

Vídeo: Reuters

Um homem atropelou e esfaqueou pedestres em frente a uma sinagoga no norte de Manchester, na Inglaterra, nesta quinta-feira (2/10). Segundo autoridades locais, quatro pessoas ficaram feridas e o suspeito foi baleado pela polícia, que informou ter controlado o incidente.

De acordo com a polícia de Manchester, o suspeito avançou com o carro sobre pedestres em frente à Sinagoga Heaton Park Hebrew Congregation, no bairro de Crumpsall, e após o atropelamento, ele desceu do carro e esfaqueou algumas delas.

“Paramédicos chegaram ao local e estão atendendo membros do público, atualmente quatro pessoas com ferimentos causados tanto pelo veículo quanto por facadas”, disse a polícia de Manchester em comunicado publicado no X.

Até o momento, não se sabe o estado de saúde das vítimas.

O ataque aconteceu no feriado judaico de Yom Kippur, o dia mais sagrado do judaísmo. Nesse dia, um grande número de judeus vai a sinagogas e jejua.

Segundo a polícia, agentes foram chamados ao local às 6h31, no horário de Brasília, e chegaram ao local minutos depois. Às 6h38, os policiais trocaram tiros na cena do crime e balearam uma pessoa que acreditam ser o suspeito. Pouco depois, a polícia afirmou que não havia mais perigo para o público.

O premiê do Reino Unido, Keir Starmer, disse estar “horrorizado” com o ataque, e o fato de ter ocorrido no Yom Kippur “torna o episódio ainda mais horrível”.
O serviço de ambulâncias de Manchester chamou o ataque de “incidente grave” e disse que mobilizou equipes de resgate para atender as vítimas. Equipes de ambulância foram vistas usando coletes de proteção e capacetes, e pelo menos uma pessoa foi vista sendo levada para uma ambulância.

O prefeito de Manchester, Andy Burnham, afirmou à “rádio BBC” se tratar de um incidente grave e pediu para as pessoas evitarem o local. Burnham também elogiou a atuação da polícia.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bolsonaro freia projeto de lançar Tarcísio ao Planalto e culpa Centrão

Foto:  Isabela Finholdt

O ex-presidente Jair Bolsonaro decidiu pôr um freio, ao menos por ora, nas articulações para lançar o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao Palácio do Planalto em 2026. O ex-mandatário, segundo aliados, colocou a culpa pela decisão em caciques do Centrão.

O freio na articulação para lançar Tarcísio como seu candidato à Presidência foi acertado por Bolsonaro durante o encontro com o governador paulista na segunda-feira (29/9), em Brasília. O ex-presidente recebeu o aliado em sua residência, onde cumpre prisão domiciliar.

Após a conversa, Bolsonaro chegou a dizer a dois aliados ter “batido o martelo” de que Tarcísio não disputará o Planalto. Segundo relatos, o ex-presidente culpou caciques do Centrão, os quais, na avaliação dele, estariam ajudando Lula a se reeleger, ao aprovar medidas “populistas”.

Entre essas medidas, estariam o projeto que aumenta a faixa de isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês, aprovado pela Câmara na quarta-feira (1º/10), e a medida provisória (MP) que garante ampliação da tarifa social da conta de luz para famílias do Cadastro Único.

Apesar de ter suspendido a articulação sobre Tarcísio por ora, Bolsonaro evitou revelar a aliados quem seria seu outro “plano B” para o Planalto em 2026. O discurso público do ex-presidente continuará sendo o de que ele próprio será o nome da direita, embora esteja inelegível.

Igor Gadelha – Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra mais de 57 mil casos de câncer em cinco anos

Foto: Reprodução

O câncer permanece como a segunda principal causa de óbitos no Rio Grande do Norte e representa um dos maiores desafios da saúde pública no estado. De acordo com o Boletim Epidemiológico do Câncer 2025, confeccionado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), entre 2020 e 2024 foram registrados 57.660 novos casos de câncer, sendo 44% em homens (25.102 casos) e 56% em mulheres (32.558 casos).

A análise revela uma tendência de crescimento na incidência da doença. Em 2020, a taxa era de 250 casos por 100 mil habitantes entre homens e 301 por 100 mil entre mulheres. Já em 2024, os índices subiram para 375/100 mil em homens e 449/100 mil em mulheres). O aumento é atribuído, em parte, à retomada dos serviços após a pandemia de Covid-19, que havia impactado o diagnóstico e o registro de novos casos.

Incidência

Entre os homens, casos de próstata e estômago, cada um com 14% dos registros, representam a maior incidência, seguido de câncer nos tecidos conjuntivos e moles (9%), cólon e reto (7%) e pulmão (5%). Já entre as mulheres, o câncer de mama, com 30% dos registros, lidera o número de casos, à frente de colo do útero (7%), tecidos conjuntivos e moles (5%) e cólon e reto.

Entre 2020 e 2024, o RN contabilizou 18.519 mortes por câncer, com 9.204 óbitos masculinos e 9.315 femininos. O câncer de pulmão foi o que mais matou, com 12% dos óbitos, seguido por mama (8%), próstata (7%), cólon e reto (7%) e estômago (6%). A mortalidade é ainda mais significativa a partir dos 60 anos, concentrando 72% das mortes, o que evidencia a forte relação entre envelhecimento e risco da doença.

O boletim mostra ainda que a Região Metropolitana (7ª Região de Saúde) apresentou as maiores taxas de incidência, chegando a 488 casos por 100 mil habitantes em 2024 – crescimento de 52% em relação a 2020. Já o Alto Oeste (6ª Região de Saúde) concentrou as maiores taxas de mortalidade ao longo dos cinco anos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PF faz operação contra grupo suspeito de fraudar concursos públicos

Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (2), uma operação para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes a concursos públicos.

As investigações da corporação apontaram que ocorrerram fraudes no (CPNU) Concurso Público Nacional Unificado de 2024, conhecido como “Enem dos Concursos”, e em certames das Polícias Civis de Pernambuco e Alagoas, da Universidade Federal da Paraíba, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

De acordo com a corporação, três pessoas foram presas preventivamente. Além disso, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e diversas medidas cautelares. Entre elas, o afastamento de cargos públicos e sequestro de bens.

As decisões judiciais são cumpridas nos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas.Ainda segundo a PF, os investigados foram excluídos dos processos seletivos e afastados dos cargos públicos já ocupados.

Eles também podem responder pelos crimes de fraude em certame de interesse público, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsificação de documento público.

A operação contou com o apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

CNN

Opinião dos leitores

  1. O Brasil é o País das fraudes, até jogo de “porrinha” no Brasil é fraudado, dou figa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Elon Musk é o primeiro bilionário a alcançar US$ 500 bilhões, aponta Forbes

Foto: Daniel Cole/Reuters

O CEO da Tesla, Elon Musk, se tornou nesta quarta-feira (1º) a primeira pessoa na história a atingir um patrimônio líquido de US$ 500 bilhões, impulsionado pela valorização das ações da montadora de carros elétricos e pelo crescimento de suas startups.

Segundo o índice de bilionários da Forbes, o patrimônio de Musk chegou a US$ 500,1 bilhões às 17h15 (horário de Brasília), flutuando para US$ 499,1 bilhões ao final do dia.

A maior parte da fortuna está atrelada à Tesla, onde Musk detinha mais de 12,4% das ações em setembro. As ações da empresa subiram mais de 14% neste ano, fechando em alta de 3,3% nesta quarta, adicionando mais de US$ 6 bilhões ao seu patrimônio.

Além da Tesla, a startup de inteligência artificial xAI e a empresa de foguetes SpaceX também tiveram aumento significativo em suas avaliações neste ano. No mês passado, o conselho da Tesla propôs um plano de compensação de US$ 1 trilhão para Musk, reforçando seu controle sobre a empresa, que busca se consolidar em IA e robótica.

O segundo na lista da Forbes é Larry Ellison, fundador da Oracle, com um patrimônio estimado em US$ 350,7 bilhões.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Quinta da Bossa, a música brasileira no Cicchetti

Foto: Divulgação

O Restaurante Cicchetti, no Midway Mall, estreia sua nova atração musical, a “Quinta da Bossa”. Todas as quintas-feiras, das 18h às 21h, o cantor Leís Ferreira embala a noite com o melhor da Bossa Nova, MPB e Pop Nacional.

Com um repertório que passeia por clássicos de Tom Jobim, Elis Regina, Chico Buarque, Gal Costa e Gonzaguinha, além de sucessos da nova geração, Leís transforma o jantar em uma verdadeira celebração da música brasileira.

No palco e à mesa, a experiência é completa, com gastronomia de excelência, ambiente sofisticado e atendimento premium. Uma noite para ser saboreada em todos os sentidos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministério da Saúde cria sala de monitoramento após 43 casos de intoxicação por metanol

Foto: Freepik

O Ministério da Saúde montou uma sala de situação para acompanhar os casos de intoxicação por metanol no país, coordenar ações e orientar medidas a serem adotadas. Até o momento, foram registrados 43 casos, com maior concentração em São Paulo.

A equipe técnica da sala inclui representantes dos ministérios da Saúde, Justiça e Segurança Pública, Agricultura e Pecuária, além dos conselhos Nacional de Saúde (CNS), CONASS e CONASEMS, da Anvisa e das secretarias estaduais de São Paulo e Pernambuco. A iniciativa é extraordinária e permanecerá ativa enquanto o risco persistir.

Em São Paulo, dos 39 casos notificados, 10 foram confirmados e 29 seguem em investigação, incluindo um óbito confirmado e cinco mortes em apuração. Em Pernambuco, há quatro casos em investigação, com duas mortes sob análise. A Polícia Federal participa das investigações em São Paulo devido à suspeita de envolvimento de organizações criminosas na adulteração das bebidas.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a situação é “anormal e sem precedentes” no histórico do país em relação à intoxicação por metanol. Os casos suspeitos se caracterizam quando pacientes apresentam sintomas persistentes ou agravados, como embriaguez prolongada, desconforto gástrico e alterações visuais entre 12 e 24 horas após consumo da bebida.

O tratamento inclui o uso de etanol medicinal, produzido em laboratórios ou farmácias de manipulação, administrado de forma controlada, intravenosa ou oral, conforme necessidade clínica. O Brasil conta com 32 centros de referência em toxicologia (CIATox), sendo nove deles em São Paulo, que prestam orientação, diagnóstico e manejo das intoxicações.

Para reforçar a vigilância, o Ministério da Saúde enviou nota técnica aos estados e municípios solicitando a notificação imediata de casos suspeitos, a identificação dos locais de consumo e a orientação adequada às pessoas afetadas.

“Essa medida visa mapear onde o produto foi consumido, acionar órgãos de segurança e garantir cuidado adequado aos pacientes”, afirmou Padilha.

Opinião dos leitores

  1. Se começar a prender o comerciante que for flagrado com bebida adulterada, o problema se resolve com a delação de quem as coloca no mercado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Juiz condena Band a pagar R$ 50 mil a Pablo Marçal por danos morais

Foto: Reprodução

O juiz Paulo Henrique Ribeiro Garcia, da 1ª Vara Cível do Foro de Pinheiros, condenou a Band a indenizar o empresário Pablo Marçal (PRTB) em R$ 50 mil por danos morais. A decisão também determinou a retirada do ar de reportagens que continham termos considerados ofensivos ao autor.

No processo, Marçal alegou que, durante as enchentes no Rio Grande do Sul, organizou campanhas de doações e que caminhões com mantimentos enfrentaram exigências de notas fiscais e multas. A emissora teria veiculado reportagens classificando a situação como “fake news” e, em comentários, usado expressões como “mané”, “canalha”, “zé ruela” e “lixo humano”.

A Band contestou, afirmando que os caminhões não foram barrados por falta de nota fiscal, mas por excesso de peso, e que a cobertura estava protegida pela liberdade de expressão. Também alegou que o histórico público de Marçal afastaria a necessidade de indenização.

O governo do Rio Grande do Sul chegou a desmentir um vídeo de Marçal, que afirmava que autoridades não deixavam entrar pessoas sem habilitação ou exigiam notas fiscais para doações. Segundo Marçal, duas das dez carretas que enviou enfrentaram problemas burocráticos, mas a situação foi resolvida.

Na sentença, o juiz ressaltou que a liberdade de imprensa deve coexistir com a proteção à honra e à imagem. Segundo ele, mesmo admitindo críticas enfáticas, os termos usados pela emissora extrapolaram a crítica jornalística e se tornaram agressão pessoal, sem relação adequada com os fatos noticiados.

“Chamar de canalha quem supostamente divulgou ‘fake news’ é, à toda evidência, um excesso de linguagem, desnecessário e ofensivo”, destacou o magistrado.

Antes da decisão, houve tentativa de conciliação que não resultou em acordo. O pedido de direito de resposta foi rejeitado, assim como a solicitação para proibir o uso do nome de Marçal em futuras publicações, por se configurar controle prévio de conteúdo.

Opinião dos leitores

  1. Acho um absurdo esse tipo de condenação. A pessoa tem que ter o direito de achar canalha seja quem quer que seja. O que não pode é imputar falsamente um crime a alguém. Não que eu defenda a BAND ou Pablo Marçal (não gosto de nenhum desses)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula celebra vitória no IR, mas Centrão prevê próximos desafios na Câmara

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O governo do presidente Lula conquistou sua primeira grande vitória na Câmara com a aprovação do aumento da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. O projeto foi aprovado por 493 votos a favor e nenhum contra, mas o sucesso não garante apoio automático às próximas pautas da gestão petista.

Para o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), cada votação é independente. E líderes do Centrão, como o deputado Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA), ressaltaram que o foco da aprovação é benefício para a população, e não para o governo.

O próximo desafio do Planalto será a Medida Provisória (MP) alternativa ao aumento do IOF, que trata da tributação de instrumentos financeiros. A votação da MP na comissão especial foi adiada para a próxima terça-feira, um dia antes da expiração do prazo. Mesmo que avance, ainda precisará passar pelos plenários da Câmara e do Senado.

Internamente, parte do Centrão cogitou deixar a MP perder validade e incorporar pontos dela no texto do IR, mas essa estratégia não foi adotada. Outros projetos, como o corte de benefícios fiscais, ainda enfrentam dificuldades e não têm relator definido.

Apesar disso, o governo avalia a vitória no IR como um trunfo político importante. A aprovação unânime permite a Lula cumprir uma promessa de campanha e criar uma vitrine eleitoral para 2026. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, destacou que a articulação popular e o diálogo com líderes, incluindo Hugo Motta e Arthur Lira (PP-AL), foram determinantes para manter o projeto intacto.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *