Foto: TSE/Reprodução
A mais recente edição da pesquisa Panorama Político, realizada pelo Instituto DataSenado, mostra que mais brasileiros estão declarando ser de direita do que de esquerda. Os dados, resultantes de 5.850 entrevistas, revelam que 21% dos eleitores se dizem de direita, praticamente o dobro dos que afirmam ser de esquerda, que totalizaram 11%. Entretanto, o maior grupo ainda é o das pessoas que não se identificam com nenhum dos lados da polarização, tampouco com o centro.
Observa-se, ainda, um crescimento dos eleitores “nem de direita, nem de esquerda, nem de centro”. Esse grupo passou de 50% para 55% entre o levantamento anterior, de 2021, e o mais recente.
Ocorreu a estabilização da tendência de queda dos eleitores que se diziam de direita. Em 2019, eles eram 29%; em 2021, 20%; agora, são 21%. Já os números dos que declaram ter posicionamento de esquerda continuam caindo: eram 18% em 2019, 15% em 2021 e são 11% agora.
O contingente dos que se consideram de centro também tem diminuído, mas em menor ritmo. Em 2019, 32% se consideravam de centro, taxa que no ano passado foi de 11% e agora marca 9%, uma variação dentro da margem de erro.
Para o cientista político Antônio Lavareda, especialista em pesquisas eleitorais, a guinada à direita na sociedade brasileira começou a ser percebida há dez anos e pode ser ainda maior. “O Brasil está avançando para a direita desde 2012; cresceu muito o conservadorismo”, afirma.
R7
Caí feito um pato na lorota da Terceira Via. Era só uma manobra dos partidos para negociar o butim com Lula ou Jair Bolsonaro. E eu, estupidamente, acreditei nela…
Graças a Deus, a esquerda é uma falácia, uma mentira, uma enganação. É um regime em que os líderes querem para o povo o que não desejam para si. Você conhece algum esquerdista que ao chegar ao poder abre mão dos privilégios? você conhece algum que utilize o SUS, a escola pública para os filhos, ande de ônibus?
O Brasil é um país do bem, esse povo da esquerda e Lula com seus governos de extrema esquerda radical anarquista bagunçaram tudo
As pessoas estão se endireitando. É o nosso iluminado MESSIAS, com sua graça divina convertendo nossa população, que já não aguentava o Cramunhão do nove dedos.
Meu Bolsonaro abençoado e iluminado por Deus.
Existe direita e esquerda, no entanto hoje no Brasil operam somente ladroes, que se intitulam de esquerda e direita, senão vejamos os governos lula, enganava os pobres com esmola enquanto favorecia uma elite de empresários, políticos e diretores de estatais com enormes fortunas roubadas da corrupção, tudo destrinchado pela lava jato de moro, num verdadeiro vendaval de esquerdismo ao contrário, tirando do pobre e entregando aos ricos através da corrupção. Já o Bolsonaro que na campanha apregoava contra corrupção e falta de segurança, favorável a família, sempre viveu num antro de promiscuídade, tanto que até agora casou 3 vezes, cada filho é de uma mulher diferente, enfim, jabaculê da peste, quanto a liberalismo econômico, passou 4 anos e não promoveu uma privatização, reformas, somente quando moro tentou propostas contra criminalidade, numa forma de escapar de apoio às propostas moralizadoras, já em termos de credibilidade da nação aconteceram retrocessos enormes, onde sanções favoráveis a corrupção foram o foco, além de operar em sigilo o orçamento secreto e os gastos presidenciais estratosféricos, sem falar nos escândalos de corrupção diários e entrega do país aos condenados por corrupção do centrão. Portanto, estamos diante dessa fraude nesses modelos, tudo chancelado pela ignorância e burrice do brasileiro, que engole tudo caladinho,
Que Febeapa! Mas tá bem escrito.
Concordo plenamente! Tem gado pra todo tipo de político safado e mentiroso que temos no Brasil…
De fato. É muita bravata e pouca ação, a hipocrisia reina no mundo da politica.
Folou muito e só falou merda.