Geral

Manifestações por anistia a presos pelo 8/1 acontecem hoje; entenda motivo e quem apoia

Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil

Lideranças de direita no Brasil vão às ruas neste domingo (16) para manifestações a fim de pressionar o Congresso Nacional a aprovar o projeto de lei que anistia os condenados pelos atos extremistas ocorridos em Brasília em 8 de janeiro de 2023. Às 10h, está previsto um ato em Copacabana, no Rio de Janeiro, convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Às 14h, devem acontecer outras manifestações, sem o apoio de Bolsonaro, na Avenida Paulista, em São Paulo, e em cerca de 200 cidades (leia mais abaixo).

Além da anistia, o ato convocado por Bolsonaro deve ter protestos em prol da liberdade de expressão e contra o julgamento na Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a denúncia contra o ex-presidente pela suposta participação dele em uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Deputados e senadores do PL, partido de Bolsonaro, foram convocados para a manifestação no Rio. Além disso, conforme apurou o R7, ao menos três governadores confirmaram presença: Cláudio Castro (PL-RJ), Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Jorginho Mello (PL-SC). O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), ainda avalia se vai.

O R7 procurou outros governadores considerados aliados de Bolsonaro. Ratinho Jr. (PSD-PR) informou que não vai à manifestação, apesar de dizer concordar com a anistia. “Não vou. Nunca fui a esses eventos. Acho que a anistia deve ser revista, tem gente injustiçada, mas não vou”, declarou. Romeu Zema (Novo-MG) não retornou até a publicação desta reportagem.

Segundo apurou o R7, o evento deve ter os discursos de Bolsonaro e das seguintes autoridades: os deputados federais Gustavo Gayer (PL-GO), Sóstenes Cavalcanti (PL-RJ), Nikolas Ferreira (PL-MG) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP); os senadores Magno Malta (PL-ES) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ); e os governadores Cláudio Castro e Tarcísio de Freitas.

Neste domingo, devem comparecer ao ato no Rio:

  1. Jair Bolsonaro
  2. Valdemar Costa Neto, presidente do PL
  3. Governador Cláudio Castro
  4. Governador Tarcísio Freitas
  5. Governador Jorginho Melo
  6. Governador Mauro Mendes
  7. Senador Flávio Bolsonaro
  8. Senador Magno Malta
  9. Senador Portinho
  10. Senador Rogério Marinho
  11. Senador Bagatoli
  12. Senador Izalci Lucas
  13. Senador Wilder
  14. Senador Wellington Fagundes
  15. Senador Cleitinho
  16. Deputado Eduardo Bolsonaro
  17. Deputado Marcio Alvino
  18. Deputado Nikolas Ferreira
  19. Deputado Altineu Cortês
  20. Deputado Sostenes Cavalcante
  21. Deputado Gustavo Gayer
  22. Deputado Coronel Zucco
  23. Deputado Hélio Lopez
  24. Deputado Rodrigo Valadares
  25. Deputado Estadual Anderson Moraes
  26. Deputado Estadual Gualberto
  27. Presidente ALESP, André do Prado
  28. Deputada Chris Tonietto
  29. Vereador Carlos Bolsonaro
  30. Vereadora Priscila Costa
  31. Viúva de Clezão (preso do 8 de Janeiro que morreu no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília), com 2 filhas
  32. Prefeito de Cuiabá (MT) Abílio Brunini
  33. Deputado Distrital Thiago Manzoni
  34. Deputado Federal Capitão Alberto Neto
  35. Deputado Federal Carlos Jordy
  36. Deputado Federal Rodolfo Nogueira
  37. Deputado Federal Bibo Nunes
  38. Deputado Federal Maurício do Vôlei
  39. Deputado Estadual João Henrique (PL/MS)
  40. Deputado Federal Allan Garcez
  41. Deputado Estadual Carmelo (Pres PL Jovem)
  42. Vereadora Bella Carmelo
  43. Deputado Estadual Caporezzo (PL/MG)
  44. Deputado Estadual Rogério Barra (PL/BA)
  45. Deputado Federal Delegado Éder Mauro
  46. Deputado Federal Adilson Barroso
  47. Delegado Federal Delegado Caveira
  48. Deputado Federal Cherini
  49. Deputado Federal Paulo Bylinsky
  50. Deputado Federal Evair de Melo
  51. Ex-ministro João Roma
  52. Ex-ministro Marcelo Queiroga
  53. Deputado Federal Cabo Gilberto Silva
  54. Deputado Federal Maurício Carvalho
  55. Deputado Federal Capitão Alden
  56. Deputado Federal Sargento Fahur
  57. Deputado Federal Davi Soares
  58. Deputado Federal Coronel Chrisostomo
  59. Deputado Federal Reinold Stephanes
  60. Deputado Federal Sanderson
  61. Deputado Federal Roberto Monteiro
  62. Deputado Federal General Girao
  63. Deputado Federal Júnior Amaral
  64. Deputado Federal André Fernandes
  65. Deputado Federal Sargento Gonçalves
  66. Deputado Federal Gilvan da Federal
  67. Deputado Federal Pastor Jaziel
  68. Deputado Federal General Pazuelo
  69. Deputado Federal Pastor Eurico
  70. Deputado Federal Mario Frias
  71. Deputado Federal José Medeiros
  72. Deputada Federal Carol de Toni
  73. Deputado Federal Luiz Lima
  74. Deputado Federal Filipe Barros
  75. Deputado Federal Alexandre Ramagem
  76. Vereadora Moana Valadares
  77. Padre Kelmon
  78. Bolsonaro organiza outra manifestação em prol da anistia em 6 de abril, às 14h, na Avenida Paulista.

Manifestações paralelas

As manifestações marcadas para as 14h em outras cidades devem focar no impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas também defender a anistia pelo 8 de Janeiro, conforme informou ao R7 Guilherme Sampaio, coordenador e fundador do movimento Reforma Brasil, que está organizando os atos. Algumas capitais que devem ter atos, além de São Paulo, são Brasília (DF), Maceió (AL), Macapá (AP) e Salvador (BA).

Até a publicação desta reportagem, Sampaio não soube informar quais autoridades compareceriam aos atos, mas explicou que deputados e senadores devem ir aos protestos. Em SP, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) deve marcar presença. Bolsonaro estava desestimulando mais manifestações neste domingo em outras cidades a fim de concentrar um grupo maior no Rio.

Um ato convocado para Belo Horizonte (MG), por exemplo, foi cancelado, apesar de ter o apoio do deputado federal Nikolas Ferreira, aliado de Bolsonaro. Há algumas semanas, o parlamentar informou que o protesto não iria mais acontecer.

PL da Anistia

Conforme mostrou o R7, a proposta de anistia aos presos pelo 8 de Janeiro pode ter uma versão mais “branda” a fim de ganhar celeridade e votos na Câmara. Deputados de oposição avaliam uma anistia parcial aos condenados pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Na avaliação dos parlamentares, isso tornaria o texto menos radical. Ao todo, os condenados pelo 8 de Janeiro foram enquadrados em cinco crimes: tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa e deterioração de patrimônio público.

Conforme o STF, a maioria dos condenados teve as ações classificadas como graves. As penas para esses réus variam de três anos a 17 anos e seis meses de prisão.

A anistia estudada, em vez de total, perdoaria os crimes de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e associação criminosa. A oposição acredita que tais condenações são injustas, pois considera que os atos não foram uma tentativa de golpe de Estado.

Assim, as penas poderiam ser reduzidas e enquadradas apenas em dano qualificado e deterioração de patrimônio. Os condenados pelos atos extremistas então poderiam cumprir as penas em regime semiaberto.

A proposta que livra os condenados pelo 8 de Janeiro tramita na Câmara dos Deputados em uma comissão especial, mas sem qualquer perspectiva de data para ser apreciada. A oposição alega ter votos para aprovar o texto, mas ainda precisa de conjuntura e vontade política para isso.

Desse modo, segundo relataram parlamentares ao R7, as manifestações da direita nas ruas poderiam “acelerar” a tramitação da matéria.

R7

Opinião dos leitores

  1. Não vi na lista os nomes de João Maia e Benes Leocádio, ambos eram de direita quando Bolsonaro era o Presidente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

Morre Lô Borges, ícone da MPB e fundador do Clube da Esquina

Foto: Reprodução

Lô Borges, um dos nomes mais importantes da MPB e um dos fundadores do Clube da Esquina, morreu nesse domingo (2/11), aos 73 anos. A informação foi confirmada pelo Hospital Unimed, de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (3/11), em nota enviada à imprensa.

O músico foi internado em 17 de outubro após passar por intoxicação de medicamentos em casa. Ele precisou ser levado ao hospital às pressas.

Carreira
Com mais de 20 álbuns lançados ao longo da carreira de mais de 50 anos, Lô Borges foi responsável por compor músicas como Trem Azul, Um Girassol da Cor do Seu Cabelo, Para Lennon e McCartney, Trem de Doido e muitos outros sucessos que marcaram o gênero.

Ao lado de Milton Nascimento, Beto Guedes, do irmão, Márcio Borges, e outros artistas mineiros, Lô Borges fundou o movimento que revolucionou a MPB à época. Ele também foi um dos principais compositores dos álbuns Clube da Esquina (1972), considerado em 2022 como o melhor álbum brasileiro da história; e Clube da Esquina 2 (1978).

Nascido em 1952, em Belo Horizonte, Salomão Borges Filho começou a tocar violão depois de conhecer os sucessos dos Beatles e deu início à carreira musical após incentivo do parceiro de composição, Milton Nascimento. Com o sucesso do primeiro álbum do Clube da Esquina, partiu para a carreira solo.

Em 1972, lançou o primeiro projeto, Disco do Tênis, e depois Via Láctea, que fez sucesso entre os críticos. Foram desses trabalhos que vieram alguns de seus maiores sucessos, como Equatorial e Ventos de Maio.

Dedicado à música e às composições, Lô Borges nunca se casou e não teve filhos. O artista, no entanto, conquistou o carinho dos fãs e o respeito dos demais músicos do gênero ao longo dos anos.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lula se hospeda em barco para participar da COP30 em Belém

Foto: Reprodução

Em Belém desde sábado (1º.nov.2025), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está hospedado no Iana 3, barco-hotel regional estilo iate que abrigará o presidente e sua equipe durante a COP30. Segundo o Palácio do Planalto, Lula e sua comitiva se instalaram na embarcação nesta 2ª feira (3.nov.2025). O “hotel” flutuante está atracado na Base Naval de Val-de-Cans. Foi contratado junto à empresa Icotur Transporte e Turismo –os valores não foram divulgados.

Um barco da Marinha chegou a ser cogitado como hospedagem presidencial para a cúpula climática na capital paraense, mas foi considerado inadequado. O Iana 3 tem características típicas das embarcações regionais amazônicas. E, segundo o Planalto, atende às especificações necessárias para receber o presidente e sua equipe.

Lula chegou mais cedo em Belém para compromissos que antecedem a Cúpula de Líderes, programada para s 5ª feira e a 6ª feira (6 e 7.nov.2025). A conferência do clima da ONU (Organização das Nações Unidas), envolvendo delegações de diversos países, será realizada oficialmente de 10 a 21 de novembro na capital paraense.

A decisão de utilizar uma embarcação como hospedagem se deu em um contexto de dificuldades com as acomodações em Belém. Desde janeiro, a cidade enfrenta uma crise no setor hoteleiro, com preços elevados cobrados por hotéis e proprietários de imóveis disponíveis para locação durante o período da conferência.

O presidente já havia manifestado sua intenção de ficar em um barco durante visita à região no início de outubro. “Eu vou querer dormir no barco. Ainda não tem o barco, mas eu vou encontrar um barco, que eu vou dormir no barco. Porque eu não quero luxo, eu quero vir participar dessa COP porque essa COP tem que ser a COP da verdade. Até agora a gente vai tomando muitas decisões e não tem cumprido as decisões que a gente toma“, disse.

Até o final de outubro, ainda não havia definição oficial sobre onde o presidente ficaria durante sua permanência em Belém para a conferência climática.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Madrugada de pânico: homem é atingido dentro de casa enquanto bebia água

Foto: Divulgação

Um homem de 50 anos foi atingido por estilhaços de bala perdida dentro de casa, na madrugada desta segunda-feira (03), no bairro Gondelo, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. A vítima, identificada como João Abreu de Lima, acordou por volta de 1h40 para beber água quando foi surpreendida pelos fragmentos de munição no braço.

De acordo com a Polícia Militar, criminosos passaram pela região efetuando vários disparos. João estava na cozinha quando foi atingido. Uma foto feita pela própria vítima mostra a geladeira perfurada pelas marcas das munições que atravessaram a residência.

A PM socorreu o homem até a UPA, onde ele foi atendido e passa bem. O paradeiro dos autores dos disparos é desconhecido e ninguém foi preso até o momento. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Portal da Tropical

Opinião dos leitores

  1. Se faz necessário que seja realizada uma caçada objetivando prender ou exterminar esses “cabras de peia” que são constantemente protegidos pelo poder judiciário, hoje, uma vergonha pra toda nação brasileira.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Ponto facultativo do Dia do Servidor Público altera expediente em órgãos estaduais e municipais no RN

Foto: Reprodução

Grande parte dos serviços públicos fornecidos pelo estado do Rio Grande do Norte e por cidades como a capital do estado, Natal, não funciona nesta segunda-feira (3) por causa do ponto facultativo relativo ao Dia do Servidor Público.

Embora a data seja comemorada no dia 28 de outubro, a folga dos servidores foi transferida para esta segunda por decretos estadual e municipal.

Segundo o governo do estado, serviços considerados essenciais, como atendimento hospitalar, atividades das forças de segurança e Defesa Civil mantêm o seu funcionamento sem qualquer alteração.

Espaços turísticos e de lazer como o Parque das Dunas e o Cajueiro de Pirangi também abrem normalmente.

Em Natal, as unidades básicas de saúde ficam fechadas nesta segunda (3). Hospitais, UPAs e Samu funcionam normalmente.

Veja o funcionamento serviços divulgados pelo estado e município
Hemonorte

Hemocentro Dalton Cunha – Hemonorte – funcionará normalmente, de 7h às 18h
Espaço Hemonorte no Partage Norte Shopping – Abrirá normalmente, de 8h às 11h e das 13 às 17h
Unicat

Não terá expediente administrativo nesta segunda-feira (3), retornando na terça-feira (4), em horário de expediente normal.

Caern

A companhia de água não terá expediente administrativo nesta segunda-feira (3). O atendimento ao público continua funcionando por teleatendimento 115, aplicativo, Agência Virtual ou pelo WhatsApp (84) 98118-8400.

Equipes de operação e manutenção atuam em regime de plantão para atendimento de demandas emergenciais.

Educação

Escolas da rede estadual de educação fecham nesta segunda-feira (3). As aulas retornam na terça-feira (04).

Emparn

Estará fechada ao público nesta segunda-feira (3). Retoma o atendimento nesta terça-feira (4).

Restaurante Popular

Nesta segunda-feira (3) não funcionam as unidades do Centro Administrativo, em Natal, e dos Campus da Uern em Mossoró e em Pau dos Ferros.

Detran

Não haverá atendimento nas unidades do órgão na segunda-feira (3). As unidades voltam ao funcionamento normal na terça-feira (4).

Os usuários que, porventura, estejam com serviços agendados para a data do ponto facultativo poderão comparecer a partir da terça-feira, portando o comprovante de agendamento.

Parque das Dunas

Abre normalmente nesta segunda-feira (03), em seu horário normal, das 7h30 às 17h. A entrada custa R$ 1,00.

Cajueiro de Pirangi

Abre normalmente nesta segunda-feira (3), no horário das 8h às 17h30. A entrada custa R$ 8,00 (crianças de sete a 12 anos pagam meia-entrada, assim como estudantes, professores e idosos, portando carteira comprobatória).

Parque Mata da Pipa

Fecha segunda-feira (3) e reabre na terça-feira (04), das 8h às 17h. A entrada é gratuita.

Serviços de saúde na capital

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que serviços essenciais e de urgência e emergência, como maternidades, hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Samu, Unidade Mista de Mãe Luiza, Pronto Socorro Infantil de Brasília Teimosa e o atendimento às urgências odontológicas no Centro de Referência Odontológica Dr. Morton Mariz (CRO), funcionarão normalmente nesta segunda (3).

Já os setores administrativos, os Distritos Sanitários, Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Ambulatório Transexual e Travesti Natal (TT), Centro de Convivência e Cultura, Academias de Saúde e Policlínicas não funcionarão, retornando aos atendimentos na terça-feira (4).

O Hospital Municipal Veterinário de Natal também não funcionará durante o ponto facultativo, retomando o atendimento na terça-feira (4), das 8h às 17h.

Os pontos extras de vacinação localizados nos shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping também não funcionarão, voltando a oferecer imunização à população na terça-feira (4), das 13h às 20h.

Já o ponto extra de vacinação na SESI Clínica Natal retomará o atendimento na terça-feira (4), das 8h às 17h.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Torre desaba perto do Coliseu em Roma e deixa ao menos três feridos

Foto: Reuters

Um operário foi hospitalizado com ferimentos graves após o desabamento parcial, nesta segunda-feira (3), de uma torre medieval em reforma no centro de Roma, perto do Coliseu, informou a agência de notícias Ansa.

Outros dois operários sofreram ferimentos leves e recusaram atendimento hospitalar, segundo a Ansa.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros, Luca Cari, havia dito anteriormente à agência de notícias Reuters que as equipes de resgate estavam trabalhando para retirar uma pessoa presa sob os escombros.

A Torre dei Conti, com 29 metros de altura, fica na Via dei Fori Imperiali, a ampla avenida que liga a Piazza Venezia, no centro de Roma, ao Coliseu.

O edifício está desativado desde 2006, mas estava sendo reformado como parte de um projeto de renovação de quatro anos, com previsão de término para o próximo ano, segundo as autoridades da cidade de Roma.

CNN

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

Avenida João Medeiros Filho será parcialmente interditada a partir desta segunda-feira

Foto: Magnus Nascimento

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai iniciar, nesta segunda-feira (3), uma interdição parcial na Avenida João Medeiros Filho, na zona Norte de Natal, para instalação de uma nova rede coletora de esgotos. O bloqueio começa às 8h e deve durar cerca de 30 dias.

O trecho interditado vai da Rua Rio Doce até a Travessa João Medeiros Filho, em uma extensão aproximada de 500 metros. No local, será implantada tubulação com diâmetro de 250 mm, como parte das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário da Zona Norte. O sistema entrará em operação quando a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Jaguaribe começar a funcionar.

Durante a intervenção, a faixa no sentido Redinha–Potengi ficará bloqueada, e o tráfego será desviado para a pista paralela, que passará a operar em mão dupla. A Caern será responsável pela recomposição da via ao término dos serviços.

A obra integra o conjunto de ações que visa ampliar e, futuramente, universalizar o acesso ao esgotamento sanitário na maior região territorial da capital potiguar.

Confira como irá funcionar o trânsito durante a interdição:

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Câmara já se prepara para briga jurídica com governo em 2026

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Deputados que analisam a proposta do Orçamento da União para 2026 já se preparam para uma possível disputa jurídica com o governo Lula, prevista para ocorrer às vésperas da eleição nacional. A controvérsia gira em torno do chamado “calendário das emendas”, que obrigaria o Executivo a pagar as emendas antes do período eleitoral.

A informação é da coluna do Igor Gadelha, do Metrópoles. Segundo parlamentares, o governo avisou que, caso o calendário seja aprovado, pretende questioná-lo judicialmente e declarar sua inconstitucionalidade, acionando o STF por meio da Advocacia-Geral da União (AGU).

Apesar da ameaça, o Centrão mantém a intenção de aprovar o calendário das emendas, argumentando que atrasos nos pagamentos são uma das principais queixas de deputados e senadores em relação ao Executivo. A disputa deve movimentar negociações intensas entre os poderes sem, no entanto, prejudicar a tramitação do Orçamento.

Parlamentares destacam que a não aprovação da LDO e do Orçamento até dezembro poderia atrasar ainda mais os repasses em 2026, o que seria prejudicial em ano eleitoral, e defendem que a votação deve ocorrer dentro do prazo para garantir o fluxo das emendas.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Terremoto de magnitude 6,3 no Afeganistão deixa ao menos 20 mortos

Foto: Afghan Red Crescent/Reuters

Um terremoto de magnitude 6,3 atingiu a região de Mazar-e Sharif, no Afeganistão, na manhã desta segunda-feira (3), deixando ao menos 20 mortos e cerca de 320 feridos. O tremor ocorreu a 28 km de profundidade, afetando principalmente as províncias de Balkh e Samangan.

Equipes de resgate e militares foram mobilizadas rapidamente para auxiliar feridos, remover pessoas presas sob os escombros e prestar atendimento às famílias. Hospitais da região foram colocados em alerta, e autoridades alertam que o número de vítimas pode aumentar.

O tremor provocou danos significativos a construções, incluindo a destruição parcial do santuário sagrado Mesquita Azul em Mazar-e Sharif. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram socorristas retirando vítimas de prédios desabados e tentando salvar moradores presos nos escombros.

O Afeganistão é vulnerável a terremotos devido à presença de falhas geológicas ativas. Em agosto, outro tremor de magnitude elevada na região sudeste do país matou mais de 2.200 pessoas, reforçando a necessidade de pronta resposta a desastres naturais na área.

Com informações da Folha de S.Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministério da Saúde escolheu proposta mais cara para parceria da caneta emagrecedora

Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde firmou uma parceria com a EMS para produzir a chamada “caneta emagrecedora”, mesmo com proposta mais cara do que a concorrente Biomm, e excluiu projetos apresentados por laboratórios de São Paulo e Goiás. O contrato, assinado pela Farmanguinhos/Fiocruz em agosto, tem prazo de cinco anos e vincula o fornecimento futuro do medicamento ao SUS, sem licitação.

A informação é da coluna do Tácio Lorran, do Metrópoles. Apesar de a EMS ter obtido menor pontuação no critério preço, a empresa foi escolhida por já ter solicitado registro do medicamento na Anvisa, ainda em análise. O Ministério da Saúde afirmou que não participou diretamente do acordo e que não há compromisso formal de compra, embora a previsão tenha sido publicada no Diário Oficial da União. A Conitec, por sua vez, rejeitou a inclusão do medicamento na rede pública.

Propostas alternativas, apresentadas pela Fundação para o Remédio Popular (Furp) de São Paulo e pelo Iquego de Goiás, foram descartadas, segundo o governo, por descumprirem requisitos técnicos, como a ausência de transferência de tecnologia ou problemas na composição da parceria. Ambas estavam em análise de recurso desde julho de 2025.

O planejamento inicial da Farmanguinhos previa parcerias via PDP ou PDIL, modalidades que incluem transferência de tecnologia e avaliação rigorosa pelo TCU. No entanto, o contrato com a EMS foi formalizado como “parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação”, um rito mais simples. A Fiocruz afirma que pretende apresentar proposta de PDP em futura chamada pública e defende que o acordo com a EMS, embora mais caro, é o mais vantajoso para a administração pública.

Com informações do Metrópoles

Opinião dos leitores

    1. Quando Bolsonaro se envolveu num esquema pra superfaturar vacina, tu não disse “Bolsonaro sendo Bolsonaro” , ou disse?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Planalto teme maior impacto político da CPI do Crime Organizado que da investigação sobre INSS

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O Palácio do Planalto avalia que a CPI do Crime Organizado, que será instalada nesta terça-feira (4) no Senado, representa um risco político maior para o governo Lula (PT) do que a CPMI que apura irregularidades nos descontos de aposentados e pensionistas do INSS. A nova comissão vai investigar a atuação de facções e milícias, tema reacendido após a megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio, que deixou 121 mortos.

Aliados de Lula temem que a oposição use a pauta da segurança pública para desgastar o governo e dominar o debate político. O Planalto quer evitar que o tema ofusque as propostas sociais que devem marcar o discurso do presidente até 2026, como a isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil e o transporte público gratuito.

A estratégia do governo é garantir presença ativa na comissão, com nomes como Jacques Wagner (PT-BA) e Rogério Carvalho (PT-SE), além de aliados como Otto Alencar (PSD-BA) e Alessandro Vieira (MDB-SE). Já a oposição deve contar com Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Sergio Moro (Podemos-PR) e Marcos do Val (Podemos-ES).

Lula também foi orientado a evitar falas improvisadas sobre segurança pública, para não oferecer munição à oposição. O alerta aumentou após pesquisas mostrarem aprovação popular à megaoperação no Rio e crescimento da popularidade do governador Cláudio Castro (PL).

Com informações da CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Tomara que não esqueça a CPI do INSS q tá em uma aparece outra pra esquecer a que está em andamento

  2. Chegou o momento do PT provar que não tem diálogos cabulosos com a bandidagem. Tá temendo o quê? Quem não deve não teme. Assinaram essa CPI? Por que será que não assinaram? Onde tem coisa errada tem PT na jogada. Bela rima.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *