Política

Marçal posta suposto laudo de cocaína de Boulos, que nega e vai pedir prisão de rival

Foto: Reprodução/Youtube

O candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSol, Guilherme Boulos, disse que vai pedir a prisão do influencer Pablo Marçal (PRTB) após o adversário divulgar, na noite desta sexta-feira (4/10), um suposto receituário médico com a informação de que o psolista teria sido internado por uso de cocaína.

O documento que foi divulgado por Marçal em seu perfil no Instagram é datado de 19 de janeiro de 2021, com a assinatura do médico José Roberto de Souza. O Metrópoles apurou que o CRM dele está inativo no Conselho Regional de Medicina desde abril de 2022 e que ele já faleceu.

O suposto receituário indica que Boulos, com “surto psicótico grave”, teria sido submetido a um exame toxicológico que constatou a presença de 2,825 ng/mg de cocaína no sangue. O documento, segundo Guilherme Boulos, é falso.

O candidato do PSol fez uma live no Instagram para desmentir Marçal. “O cidadão não tem limite, a 1 dia da eleição, depois de ser desmascarado ontem no debate da Globo”, disse Boulos, referindo-se ao último debate da eleição municipal, na quinta-feira (3/10), quando ele exibiu um exame toxicológico para provar que não usa drogas.

“Estamos entrando agora à noite com um pedido de prisão contra o Pablo Marçal, dele e do dono da clínica. Além de todas as medidas cabíveis junto à Justiça Eleitoral”, afirmou o candidato do PSol na live.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Pegou mau pro candidato que torço em São Paulo o Marçal.
    Se não tem provas robustas, não inventa se isso cara.
    Isso não é provas robusta, laudo de um defunto?
    A assinatura do laudo bate?
    Tem cheiro kkkkkk….
    De trapaças.
    Kkkkkkkkkkkkk.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: protestantes quebram com pedras carro do Corpo de Bombeiros em Felipe Camarão


Veja como ficou o carro do Corpo de Bombeiros que foi para Felipe Camarão conter um incêndio, na noite deste domingo (3), após morte de jovem durante ocorrência policial no bairro.

Pessoas que protestavam pelo ocorrido, teriam atirado pedras e outros objetos, danificando o veiculo dos bombeiros, quebrando por exemplo lanternas e parabrisa.

Segundo informações do Via Certa Natal, o jovem teria furado uma barreira policial. O Corpo de Bombeiros chegou ao local para combater o incêndio, mas a população que protestava bloqueou a rua, impedindo o acesso dos bombeiros ao veículo incendiado. A Polícia Militar chegou ao local, e uma intensa troca de tiros ocorreu.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Criticada por governadores, PEC da Segurança Pública tem apoio do Procurador Geral da República

Marcelo Camargo/Agência Brasil – Arquivo

Apresentada pelo governo federal na última quinta-feira (31) e criticada por alguns governadores, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Segurança Pública tem o apoio “integral” do procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o texto deve ser enviado ao Congresso Nacional até o fim deste ano, mas reconheceu o tema vai exigir paciência e grande debate.

“Aproveito para agradecer à mensagem que recebi do doutor Paulo Gonet Branco, que hipoteca integral apoio a esta PEC que estamos apresentando. O doutor Paulo Gonet — um dos eminentes constitucionalistas do Brasil e que escreveu um livro manual do direito constitucional — nos deu a honra de antecipadamente, conhecendo as linhas gerais do nosso projeto, se antecipou com solidariedade e apoio. Já saímos com gol antecipado, que é o apoio do Ministério Público Federal”, disse o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Enquanto o texto recebeu apoio do chefe da PGR (Procuradoria-Geral da República), há impasses com os governadores. Um dos exemplos é o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que descartou qualquer possibilidade de implementar câmeras corporais nos policiais militares do estado.

“Eu sou governador do estado, eu fui eleito pelo meu povo. Eu não vou colocar câmera em policial meu de maneira alguma. Não existe a hipótese de colocar câmera em policial meu. Eu tenho que ter uma corregedoria séria, honesta, que não admita milícia. E não admito, prendi muitos policiais no meu estado. Não admito milícias”, disse.

O texto apresentado por Lewandowski não faz referência ao uso de câmeras corporais pelas forças de segurança dos estados. Está em vigor desde maio deste ano uma portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública sobre o uso dos dispositivos.

No entanto, o documento não obriga a adoção dos itens — a adesão dos estados é opcional.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

ENEM: quase 5 mil candidatos foram eliminados no 1º dia

BRENO ESAKI

Quase cinco mil candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram eliminados no primeiro dia de provas, neste domingo (3/11). A informação foi repassada pelo Ministério da Educação (MEC) em coletiva de balanço após o fim da aplicação do exame.

Os motivos que levaram à eliminação de inscritos envolvem:

– tentar deixar o local de prova com o caderno de respostas antes dos 30 minutos finais;
-portar equipamento eletrônico;
-ausentar-se antes do horário mínimo permitido;
-utilizar materiais impressos de apoio/consulta; ou
não atender orientação dos fiscais.

A abstenção no primeiro dia foi de 26,6%. No total, mais de 4,3 milhões de pessoas se inscreveram.

De acordo com o MEC, o número representa queda na abstenção do primeiro dia de provas em relação aos anos anteriores. Em 2023, 28,1% dos participantes não compareceram. Em 2022, o número foi de 28,3% dos inscritos.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Ônibus é incendiado em Felipe Camarão após morte de jovem durante ocorrência policial

Um ônibus foi incendiado em Felipe Camarão na noite deste domingo (3) após morte de jovem durante ocorrência policial no bairro, segundo informações do Via Certa Natal. Ainda de acordo com informações do Via Certa Natal, o jovem teria furado uma barreira policial.

O Corpo de Bombeiros chegou ao local para combater o incêndio, mas a população que protestava bloqueou a rua, impedindo o acesso dos bombeiros ao veículo incendiado. A Polícia Militar chegou ao local, e uma intensa troca de tiros ocorreu.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Página com o tema da redação do Enem 2024 vaza antes do horário permitido; PF investiga

Foto: David Batista

Assim como ocorreu na edição de 2023, foi divulgada nas redes sociais uma imagem da prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2024 com o tema da redação e os textos motivadores antes de 18h, horário que estudantes podem sair com a prova. O jornal O Globo recebeu a imagem às 16h29 e notificou o Inep, organizador da prova.

A imagem passou a circular depois do início da prova, mas ante que elas pudesse vir a público. Professores ouvidos pelo jornal O Globo confirmam que a página é compatível com a prova.

A prova usou textos como o samba da Mangueira “História para ninar gente grande” e uma imagem de alunos da rede municipal do Rio na Pequena África para inspirar os inscritos a escrever sobre o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

Em nota, o Inep informou que “deixar o local de prova portando o caderno de questões antes dos 30 minutos finais de prova é motivo de eliminação do participante, nos termos do tópico 12.1.24 do edital do Enem 2024”. De acordo com o órgão, os episódios “são registrados em ata de sala de aplicação e não comprometem a lisura do certame” e a Polícia Federal já foi acionada para investigar o caso.

Em maio desse ano, a Polícia Federal informou que identificou a pessoa responsável por realizar o vazamento de 2023. A investigação concluiu que uma pessoa contratada para aplicar a prova do ENEM na cidade de Belém (PA) tirou uma foto da prova de redação às 13h50, quando o exame ainda estava em andamento, e encaminhou a uma amiga, professora.

“A conduta de utilizar ou divulgar, indevidamente, com o fim de beneficiar a si ou a outrem, ou de comprometer a credibilidade do certame, conteúdo sigiloso de processo seletivo para ingresso no ensino superior, pode gerar uma pena de reclusão de um a quatro anos e multa”, divulgou a PF.

Extra com informações de O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Haddad cancela viagem à Europa que faria nesta semana, após pedido de Lula e disparada do dólar

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após pedido do presidente Lula e o dólar disparar, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cancelou a viagem que faria à Europa nesta semana. A informação foi divulgada neste domingo pela pasta.

Haddad viajaria na segunda-feira e voltaria apenas no fim de de semana, num momento em que o governo discute corte de gastos.

Segundo a assessoria, o ministro passará a semana dedicado aos temas domésticos.

“Por essa razão, a viagem à Europa, prevista para segunda-feira (4), não será realizada neste momento. A agenda em questão será retomada oportunamente”, afirma a pasta.

Há duas semanas, a equipe econômica do governo vem discutindo um pacote de corte de gastos, esperado pelo mercado. As medidas seriam anunciadas depois das eleições.

Haddad se reuniu com Lula ao longo da semana passada, e a demora no anúncio das medidas frustrou o mercado

O dólar encerrou a sexta-feira valendo R$ 5,8698, em alta de 1,53%. As incertezas acerca da condução fiscal no Brasil seguem fazendo peso na cotação, segundo analistas.

É o maior patamar para o câmbio desde maio de 2020, ou seja, no auge da pandemia de Covid. Na semana, a moeda valorizou 2,9% na semana e, no ano, já acumula valorização de quase 21% em 2024.

Os juros futuros também demonstram pressão sobre as incertezas da política fiscal. Para 2027, a taxa de depósito interfinanceiro (DI) já era negociada acima dos 13% ao ano.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Adolescente presencia assalto contra a mãe em ônibus a caminho da prova do Enem 2024 em Natal; Estudantes que também foram vítimas desistiram da prova

Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi

Uma adolescente de 17 anos presenciou um assalto contra sua mãe e outros passageiros de um ônibus da linha 77, enquanto seguia para a prova do Enem 2024, no início da tarde desta domingo (3).

Apesar do momento de tensão e medo, a jovem conseguiu chegar a tempo ao campus central do IFRN para fazer a prova. A jovem não teve nenhum bem tomado pelo criminoso.

Mãe da adolescente, a promotora de vendas Simone de Souza, de 48 anos, contou que o assalto foi praticado por um criminoso que estava sozinho, com uma arma de fogo.

Opinião dos leitores

  1. Esses adolescentes que foram vítimas desse meliante precisam entender que foi só pra ele tomar uma cervejinha. Isso é o que Lula diz. Então vamos continuar fazendo o L.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Funcionário de empresa confessa desvio de R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho

Foto: Daniel Cymbalista/FotoArena/Estadão Conteúdo

O funcionário de uma empresa de Baixa Grande do Ribeirão, município do Piauí, confessou ter desviado R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho, conhecido jogo de azar.

O indivíduo, que não teve a identidade revelada, está sendo investigado por furto qualificado e associação criminosa. Ele revelou, em depoimento prestado na sexta-feira (1º), nomes de outras pessoas que também teriam participado da ação.

Conforme o delegado Marcos Halan, da Polícia Civil do município, a empresa formalizou uma denúncia contra o funcionário. Dias depois, o suspeito se apresentou para esclarecimentos, a fim de evitar ser preso.

“A empresa nos procurou relatando que um funcionário tinha praticado um furto com a ajuda de outras pessoas, no valor em torno de R$ 500 mil”, disse Halan. Com o início da auditoria na empresa, o desvio já chega a R$ 600 mil.

“Posteriormente, o jovem veio até a polícia para apresentar a versão dele, confessando ter jogado o dinheiro na plataforma do Jogo do Tigrinho”, acrescentou o delegado. No depoimento, o rapaz contou que, em um dia, chegou a depositar R$ 140 mil na plataforma.

O jovem vai responder criminalmente e os demais investigados serão ouvidos pela polícia. “Nós ainda estávamos apurando o caso e a empresa ainda estava fazendo a auditoria. Mas ele deve responder por furto qualificado e por associação criminosa, porque tem mais pessoas envolvidas que colaboraram com ele nos furtos. Ele mencionou os nomes de todos os outros envolvidos”, disse Halan.

O rapaz trabalhava na empresa há 4 anos e ressarciu uma parcela do montante desviado. Segundo o delegado, a família dele está vendendo uma propriedade e promete arcar com o restante da quantia.

“Já devolveu parte do valor, em torno de R$ 200 mil. Agora, vamos encaminhar o caso para o Judiciário tomar as devidas providências”, contou Halan, que reforçou o impacto dos jogos de azar na sociedade. “Os vícios em jogos estão se mostrando um problema de saúde pública.”

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

O mestre do cerimonial da Cultura – por Valério Marinho de Andrade

*por Valério Marinho de Andrade

Difícil é fazer – principalmente em Natal.

E, entre nós, ninguém, no plano individual, tem feito mais eventos culturais do que o colunista Toinho Silveira.

E sem estar exercendo cargo público.

O mais famoso desses eventos, O Troféu Cultura, vem se realizando, anualmente, e sem interrupções, há 21 anos!

O que, por si só, já é um feito extraordinário, principalmente por ser individualizado e ter permanecido em cartaz devido ao incansável esforço e ao talento promocional de Toinho Silveira.

Mas isso, além de já ser muito, excede os limites dos acontecimentos do gênero da fronteira potiguar. São de categoria nacional.

E, nas vezes em que promoveu a festa de encerramento do Festival de Cinema de Natal, o que foi registrado acima foi reconhecido pelo meio artístico carioca e paulista.

Este ano, no dia 31 de outubro, no Restaurante Piazzale Itália, em Ponta Negra, com a presença de 60 convidados, numa cerimônia estrelada por personalidades da capital e do interior do RN, teve lugar a distribuição do Trofeu Cultura de 2024.

Mais um sucesso na carreira de sucessos de Toinho Silveira, que herdou o toque de Midas como produtor cultural e social, e que, se estivesse vivendo no Rio de Janeiro, os seus eventos ganharia projeção nacional.

APLAUSOS para Toinho Silveira e o Troféu Cultura.

*por Valério Marinho de Andrade

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

ENEM 2024: 1° dia tem questões sobre Rita Lee, ‘Game of Thrones’ e solidariedade no RS

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 teve questões sobre Rita Lee, Racionais MCs e solidariedade no Rio Grande do Sul após a enchente histórica de abril, e outros temas, como:

  • Crítica de ‘Game of Thrones’
  • Trecho de ‘A culpa é das estrelas’, de John Green
  • Novelas como ‘A escrava Isaura’ e ‘Roque Santeiro’
  • Questões sobre cultura africana
  • Movimento Black Lives Matter
  • Música Holy War, da cantora americana Alicia Keys
  • rompimento da barragem do fundão,
  • chegada da pílula anticoncepcional no Brasil nos anos 1960,
  • refugiados e dificuldade de integração na sociedade,
  • Círio de Nazaré (patrimônio histórico no Brasil)

Além disso, a redação contou com seis textos motivadores. Entre eles,

  • Definição do dicionário da palavra ‘herança’
  • provérbio africano sobre a origem das pessoas
  • Trecho do um samba-enredo da Mangueira

Neste domingo (3), candidatos respondem 45 questões de linguagens e outras 45 de ciências humanas, além da redação, cujo tema foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil.

g1

Opinião dos leitores

  1. Toinho Silveira, um mossoroense que ama a sua terra e sua gente. Parabéns Toinho, a colônia mossoroense tem orgulho de você!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *