Ao comentar o resultado da criação de empregos formais em maio, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, teceu fortes críticas ao patamar da taxa Selic nesta segunda-feira (30/6). Segundo ele, “somos escravos dos juros altos”.
“Nós somos escravos dos juros altos. Os juros atrapalha um bocadinho [a criação de empregos]. Se não fosse o juros nesse patamar, seguramente poderíamos estar crescendo mais, isso sem dúvida nenhuma”, disse o auxiliar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Atualmente, a taxa básica de juros do país, a Selic, está em 15% ao ano após o Comitê de Política Monetária (Copom) engatar a sétima elevação consecutiva no ciclo de aperto monetário. Em contrapartida, o Copom indicou o fim da onda de altas nos juros.
Entenda a situação dos juros no Brasil
- A taxa Selic é o principal instrumento de controle da inflação.
- Ao aumentar os juros, a consequência esperada é a redução do consumo e dos investimentos no país.
- Dessa forma, o crédito fica mais caro e a atividade econômica tende a desaquecer, provocando queda de preços para consumidores e produtores. A inflação dos alimentos tem sido a pedra no sapato do presidente Lula (PT).
- Projeções mais recentes mostram que o mercado desacredita em um cenário em que a taxa de juros volte a ficar abaixo de dois dígitos durante o governo Lula (PT) e do mandato de Galípolo à frente do BC.
- A próxima reunião do Copom está prevista para os dias 29 e 30 de julho.
Marinho destacou que o mercado de trabalho formal brasileiro tem crescido em uma velocidade menor comparado a 2024. Um exemplo disso é que, no acumulado do ano, foram abertas 1,051 milhão de vagas, contra 1,1 milhão no ano passado (queda de 4,90%).
“A velocidade do crescimento deste ano está aquém das possibilidades, especialmente a partir do papel dos juros e cada vez se reforça isso. Acho que isso é um parâmetro para o Banco Central poder olhar e quem sabe desarmar a armadilha que lá existe”, afirmou. “Quem sabe isso [desaceleração da criação de empregos com carteira assinada] deixe o pessoal do Banco Central feliz e possa começar o processo de redução dos juros”, completou ele.
Sobre uma previsão de expansão do trabalho formal, o ministro disse que continuará crescendo, mas em um ritmo menor. Ele ainda negou qualquer influência das guerras no Oriente Médio e Eurásia no mercado de trabalho e frisou que os juros são os culpados.
Ministro fala em “cortar os pulsos” se Selic se manter alta
Ao ser questionado sobre as projeções do mercado financeiro indicarem que a taxa de juros não ficará abaixo dos dois dígitos no governo Lula, Marinho disse que “temos que cortar os pulsos” caso isso aconteça.
“Até o fim desse atual governo? Temos que cortar os pulsos se acontecer isso. Não é isso que ouvi não. Não posso acreditar nisso não”, declarou o ministro do Trabalho.
Além disso, ele disse que não lê o relatório Focus (boletim semanal que reúne as principais estatísticas do mercado financeiro para indicadores como inflação, dólar, taxa de juros). “Me recuso a acreditar nisso, não é possível um negócio disso. Espero que tenha mais juízo na turma que tem essa bússola”.
Analistas do mercado financeiro, consultados semanalmente no relatório Focus, estimam que a taxa Selic fechará o ano em 15% ao ano. Além disso, as estimativas para os próximos anos seguem as mesmas, confira abaixo:
- Para 2026, os analistas projetam uma Selic de 12,50% ao ano.
- Para 2027, a previsão da taxa de juros é de 10,50% ao ano.
- Para 2028, a estimativa continua em 10% ao ano.
Dessa forma, as projeções indicam que o mercado não crê que a taxa Selic fique abaixo de dois dígitos até o fim do governo Lula (PT), em 2026, e sequer do atual mandato de Gabriel Galípolo à frente do BC, que termina em 2028.
Marinho sugeriu que o governo precisa “chamar um pacto” para melhorar a inflação por meio de mais produção. Segundo ele, não se deve usar apenas a política monetária para conter o avanço inflacionário, que segue persistindo.
Metrópoles
Faz o L ! Foi só pra tomar uma cervejinha!
🇧🇷 Aguardem que é daí para pior, com a volta do ex-presidiario. E quando o bandido for preso, fará um “L” para ser liberado e com direito a um kit churrasco com picanha 🇧🇷
É quase impossível esperar caráter e inteligência de alguem que vota em Bolsonaro. Assaltos sempre existiram no país mas, agora a turma do capim com cloroquina acha que tudo é culpa do PT e tornou oração a frase Faz o L. Engraçado, se calaram diante de inúmeros escândalos de propina em vacina, tratoraço, ouro, enfim: moral de bolsonarista é pouca, memória ruim e seletiva!
Deixa eu entender!!
Então de 2019 até hoje quem comandava o Brasil era o LULA livre só em 2043?
Então o que o MITO O MESSIAS tava fazendo?
Era só passeio de moto, lancha e jet ski?
Tava pagando de tiozão nas redes sociais.
Os meninos roubaram só para tomarem uma cervejinha, como fala o PTralha eleito presidente.
Se caráter fosse uma virtude presente em um bolsonarista, você assistiria o vídeo completo e não sairia por ai dizendo asneiras!
Faz o L Dr que o rapazinho só queria um celular para tomar uma
A turma do L, do amor, agindo livremente.
Bolsonão, Orçamento secreto e tratoraço pode né? Bolsonarista é contra o crime, mas se for um bandido de estimação fingem não ver kkkk
Essa turma nunca vai conseguir entender as verdadeiras causas da violência em nosso País. Até digo que isso independe de quem estiver de plantão no poder.
Isso é só o princípio do que está por vir, depois que tiveram a excelente ideia de colocar um presidiário na presidência, coisa do povo educado, forte, elegante e rico nordestino, rezemos por nossas famílias.
Muito roubo, morte, violência depois da eleição,pela lógica , quem perde é quem está inconformadokkkkk tá tudo reverso? Se tem alguem feliz , somos nós, fazendo o L. Já comprei até a passagem pra ver a posse.rsrsrs
Faz o L
Faz o L e agradeça ao STF no Brasil a profissão de Ladrão está liberada, segundo as decisões e condutas da mais alta corte de justiça do Brasil a mensagem dada é de que O CRIME COMPENSA, faz o L e seja feliz 😂😂😂😂😂😂
So vai melhorar quando lula assumir, até lá só nós resta rezar
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Faz o L
Isso é uma absurdo Não respeita nem os médicos que cuida das nossas vidas mas tá desse jeito também elegeram um ladrão ou é mentira?
Faça o L
Faz o L kkkkkkkkk
Faz o “L” que o bandido devolve!
Passaram 4 anos fazendo arminha e nada mudou nesse país de merda. Por isso que perderam, só sabem falar e enganar a população. Bozo deve tá até hj arrependido de ter ajudado a soltar a luladrão. Tá o mês de novembro todo chorando no banheiro.
No dia 30.10.22 após anúncio da vitória do lulazinhodocentrão houve festa da facção na Vila de Ponta Negra.
Mentira sua, tenho uma amiga que mora lá, houve sim, uma festa belíssima, muita gente simples, estrangeiros comemorando foi tudo pacífico. vá mentir na baixa da égua.
O roubo foi só pra tomar uma cervejinha e comer picanha…..
ACEITA QUE DÓI MENOS GADO VÉI.
ACEITA QUE DÓI MENOS. DAQUI A QUATRO ANOS O GADO ELEGERÁ BOZZO OUTRA VEZ. OU NÃO!!!!
apenas!