Sem receber salários desde o mês de março, os médicos da Cooperativa Médica do RN (Coopmed RN) que prestam serviços para o Governo do Estado e para a Prefeitura de Natal decidiram, em assembleia realizada ontem (17) no Sinmed RN, paralisar os serviços de atendimento a partir da quarta-feira, 23 de agosto.
No dia 9 de agosto foi realizada uma audiência de mediação na Justiça Federal e encaminhada uma pactuação entre Governo e Prefeitura para que fosse apresentado até o dia 16 o pagamento do mês de março e o cronograma de pagamentos dos meses seguintes. O que foi descumprido pelos órgãos.
Sem perspectiva de ter os seus salários recebidos, com um atraso de cinco meses, os médicos recorreram ao Sindicato dos Médicos do RN para realizar a assembleia e decidiram encaminhar uma nova solicitação ao Estado e a Prefeitura para uma resposta quanto ao pagamento, caso não seja efetuado até a terça-feira, na quarta-feira (23) todos os atendimentos de pronto-socorro serão paralisados.
As unidades de saúde que terão os serviços paralisados são o Hospital Santa Catarina, Maternidade Leide Morais, Maternidade Araken Irerê Pinto, Hospital de Macaíba, Hospital de São José de Mipibu, Walfredo Gurgel e UPAs.
A Arquidiocese de Natal iniciou uma campanha para incentivar o cadastro de doadores voluntários de medula óssea em favor do Monsenhor Robério Camilo da Silva, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no bairro de Mãe Luiza, que necessita de um transplante.
A Arquidiocese ressalta que, mesmo que o voluntário não seja compatível com Monsenhor Robério, o cadastro poderá salvar a vida de outra pessoa que aguarda um transplante de medula óssea.
Em mensagem aos fiéis, o arcebispo metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, convocou pessoas com idade entre 18 e 35 anos e em boas condições de saúde a procurarem o Hemocentro para realizar o cadastro como doadoras.
Além da mobilização para ampliar o número de doadores, Dom João pediu que a comunidade permaneça unida em oração pela recuperação de Monsenhor Robério e por todos os enfermos, confiando-os à proteção de Nossa Senhora da Apresentação.
Leia abaixo a mensagem do arcebispo metropolitano Dom João Santos Cardoso:
“Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10, 10)
Monsenhor Robério Camilo da Silva, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no bairro de Mãe Luiza, em Natal, necessita de um transplante de medula óssea.
Diante dessa realidade, convidamos todos os que estiverem aptos a se cadastrarem como doadores voluntários de medula óssea. Se você tem entre 18 e 35 anos e está em boas condições de saúde, procure o Hemocentro e faça seu cadastro. Um gesto simples pode representar uma nova oportunidade de vida.
Mesmo que você não seja compatível com Monsenhor Robério, seu cadastro poderá salvar a vida de outra pessoa que aguarda por um doador.
Continuemos unidos em oração pelo Monsenhor Robério e por todos os enfermos, confiando-os ao amor misericordioso de Deus e à proteção de Nossa Senhora da Apresentação.
Dom João Santos Cardoso Arcebispo Metropolitano de Natal
O governo federal emitiu uma nota, na noite dessa quarta-feira (15), para se posicionar contra a “imposição de tarifas unilaterais ao Brasil pelos Estados Unidos”. Em um documento de duas páginas, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República repudiou a taxa de 25% aplicada e argumentou que não há justificativa para a medida.
Em tom crítico, o texto classifica o momento como um “marco lastimável” para a história das relações entre os dois países. Além disso, ressalta que o Brasil “não reconhece a legitimidade de investigações sem amparo nas regras multilaterais de comércio” — em referência às apurações dos EUA com base na Seção 301 da lei que regula o setor estadunidense.
O texto afirma que o país “iniciará imediatamente os trâmites para acionar os instrumentos previstos na Lei de Reciprocidade” e retomará o tema por meio do mecanismo de solução de controvérsias da OMC (Organização Mundial do Comércio).
Confira os pontos elencados pelo governo brasieiro para criticar a determinação dos EUA:
US$ 424,5 bilhões em superávit de bens e serviços acumulados pelos Estados Unidos nos últimos 15 anos com o Brasil, segundo estatísticas do governo norte-americano;
Em 2025, 76% das importações originárias dos EUA entraram no país sem pagar imposto, e a alíquota média aplicada sobre produtos norte-americanos foi de 3,1%;
A atuação do governo brasileiro junto ao Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês), no último ano, pelo encerramento das investigações e com evidências que refutavam as acusações sobre as supostas práticas desleais adotadas pelo Brasil;
Nas audiências públicas promovidas pelo USTR na semana passada, 63 das 78 intervenções feitas por representantes do setores privados brasileiro e norte-americano foram contrárias ao tarifaço.
O governo dos EUA oficializou nesta quinta-feira (15) uma nova rodada de tarifas contra produtos brasileiros, com uma alíquota adicional de 25% sobre diversos itens, após recomendação do USTR.
A medida gerou debate político no Brasil, com setores do PT tentando associar o tarifaço ao campo bolsonarista. O analista de internacional da CNN Lourival Sant’Anna, no entanto, rechaçou essa interpretação.
Para o analista, atribuir as tarifas à influência dos bolsonaristas sobre Washington é um equívoco. “Isso é superestimar a influência dos Bolsonaros e da sua corrente sobre o governo americano”, afirmou. “Eles não têm essa influência”.
Para Sant’Anna, o Brasil é particularmente vulnerável às tarifas americanas por ser um país historicamente protecionista.
“Porque o Brasil é altamente protecionista. Essa é uma questão que muitos brasileiros ou ignoram, não sabem ou não querem saber”, afirmou.
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) do Rio Grande do Norte realizará, no próximo dia 25 de julho, a Convenção Estadual para homologação das candidaturas que disputarão as eleições de 2026. O encontro acontecerá a partir das 9h, no Auditório Nísia Floresta, nas dependências do IFESP – Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, localizado na Rua Jaguarari, nº 2100, no bairro Lagoa Nova, em Natal.
Durante a convenção, os delegados e convencionais do partido irão deliberar sobre a escolha dos candidatos aos cargos de governador e vice-governador, senador e suplentes, deputados federais e deputados estaduais.
Também será apreciada a proposta de coligação para a disputa majoritária, além da definição de nomes de urna e números dos candidatos, quando necessário, e da delegação de poderes ao Diretório Estadual para os procedimentos de registro das candidaturas junto à Justiça Eleitoral.
A convenção integra o calendário oficial das eleições de 2026 e reunirá dirigentes, filiados, pré-candidatos e lideranças políticas do PDT no Rio Grande do Norte.
Serviço
Convenção Estadual do PDT/RN
Data: 25 de julho de 2026
Horário: 9h
Local: Auditório Nísia Floresta – IFESP (Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy) – Rua Jaguarari, nº 2100, Lagoa Nova, Natal-RN
O ministro Alexandre de Moraes assume nesta quinta-feira (16) a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) temporariamente. A mudança ocorre por causa do sistema de plantão estabelecido para o recesso do Judiciário, período em que o magistrado ficará responsável por decidir questões de urgência que cheguem à Corte até o dia 31 de julho.
De acordo com as regras do tribunal, a responsabilidade pelas decisões durante o intervalo de meio de ano foi dividida entre o presidente da instituição, ministro Luiz Edson Fachin, e o vice-presidente, Alexandre de Moraes. Fachin conduziu o plantão entre os dias 2 e 15 de julho, e agora Moraes completa o período final do recesso.
Embora o plenário físico esteja com as atividades suspensas até agosto, os ministros mantêm a autonomia para decidir sobre processos sob sua relatoria. No atual recesso, apenas os ministros Cármen Lúcia e Luiz Fux optaram por suspender os trabalhos em seus gabinetes, enquanto os demais integrantes da Corte seguem atuando em seus casos específicos.
Esta é a segunda ocasião em que Alexandre de Moraes ocupa a presidência do STF de forma interina durante um recesso. Na primeira oportunidade, em janeiro deste ano, o ministro também utilizou as atribuições do cargo para dar andamento a processos urgentes. O funcionamento regular do tribunal será retomado no início de agosto.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu ministros nesta quinta-feira (16) para definir a resposta do governo à decisão dos Estados Unidos de impor uma tarifa adicional de 25% sobre produtos brasileiros.
Participam da reunião os ministros Dario Durigan (Fazenda), Miriam Belchior (Casa Civil), Márcio Elias Rosa (Indústria, Desenvolvimento e Comércio) e Mauro Vieira (Relações Exteriores). Após o encontro, o governo fará pronunciamentos no Itamaraty e no Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio (MDIC).
A medida foi confirmada pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR), que divulgou uma lista de exceções. Produtos como petróleo, café e carne bovina ficaram fora da nova tarifa, que passa a valer em 22 de julho.
A decisão é resultado de uma investigação conduzida pelo USTR com base na Seção 301 da Lei de Comércio de 1974. Segundo o governo americano, o tarifaço foi motivado por fatores econômicos, jurídicos e ambientais. Integrantes da gestão Trump também afirmam que a medida tem caráter político e acusam o governo Lula de não negociar “de boa-fé”.
No Brasil, a decisão gerou disputa política. Enquanto a oposição atribui o aumento das tarifas a falhas do governo nas negociações com os EUA, aliados de Lula sustentam que a medida foi motivada por razões políticas e ideológicas.
O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, recebeu uma das mais expressivas adesões políticas de sua pré-candidatura no Agreste potiguar. O ex-prefeito de Nova Cruz e pré-candidato a deputado estadual, Flávio de Berói, oficializou apoio ao projeto político liderado por Álvaro Dias, acompanhado de todo o seu grupo político.
A articulação também reúne o apoio do atual prefeito de Nova Cruz, Joquinha, de toda a bancada de vereadores do município e de importantes lideranças políticas da região, consolidando uma ampla aliança em torno da pré-candidatura ao Governo do Estado.
A chegada do grupo representa um importante reforço à base política de Álvaro Dias no Agreste potiguar, ampliando sua presença em uma das regiões mais estratégicas do Rio Grande do Norte e fortalecendo a construção de um projeto voltado ao desenvolvimento dos municípios do interior.
Nos últimos dias, a pré-candidatura de Álvaro Dias vem recebendo sucessivas adesões de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, ex-prefeitos e lideranças comunitárias em diversas regiões do estado. O apoio do grupo liderado por Flávio de Berói reforça esse movimento de crescimento político e amplia a articulação da pré-candidatura no Agreste potiguar.
O vereador e pré-candidato a senador Tércio Tinôco confirmou em entrevista ao “Meio Dia RN”, nesta quinta-feira (16), que os sete vereadores que apoiam Allyson Bezerra não aceitam a coordenação do ex-prefeito Carlos Eduardo em Natal.
Tércio afirmou que Carlos Eduardo pode até coordenar a campanha de Allyson em Natal, mas o vereadores não serão coordenados pelo ex-prefeito. As lideranças comunicaram a decisão a Allyson Bezerra.
Vale lembrar que não foi Allyson Bezerra quem fez o anúncio sobre a coordenação da campanha, mas foi o próprio Carlos Eduardo quem disse que tinha sido convidado para o posto. Não houve sequer um comunicado oficial do partido.
Carlos Eduardo já tinha tentado ser candidato a senador, mas foi desconvidado pelo União Brasil. Ele chegou a se lançar como pré-candidato a deputado estadual, mas recuou após não conseguir a garantia de que teria os votos necessários para ser eleito. Agora, diante do boicote dos vereadores ao seu nome, poderá ser novamente desconvidado para evitar o aprofundamento da crise no palanque do União Brasil.
O prefeito Lula Soares e o secretário municipal de Educação, Amilton Oliveira, anunciaram a implantação das progressões horizontal e vertical dos servidores da Educação de Assú. O benefício será incluído na folha de pagamento de julho e vai contemplar cerca de 200 profissionais da rede municipal de ensino.
A medida está prevista no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da categoria e acontece a cada dois anos, após processo de avaliação funcional. A progressão horizontal corresponde à mudança de letra na carreira, com acréscimo salarial de 2%. Já a progressão vertical, por mudança de nível, garante reajuste de 6%.
“Valorizar quem está na sala de aula todos os dias é uma obrigação da gestão. Estamos cumprindo o plano de carreira no prazo, garantindo o direito de cada servidor e reconhecendo o trabalho de quem faz a educação de Assú acontecer”, disse o prefeito Lula Soares.
Os 200 servidores contemplados recebem o reconhecimento ainda neste mês, sem espera, sem atraso — dentro do prazo previsto no plano de carreira e com o compromisso da gestão municipal de cumprir o que a lei determina.
A Prefeitura de Tibau do Sul enviou nota ao BLOGDOBG afirmando que este veículo formou juízo de valor sobre os motivos que levaram ao cancelamento da edição 2026 do Fest Bossa & Jazz que seria realizado em Pipa.
Na verdade, foi a própria organização do evento que atribuiu o cancelamento ao abandono e à falta de apoio do poder público, citando não somente a Prefeitura de Tibau do Sul, como também o Governo do Estado e o setor privado. Ou seja, não houve atribuição exclusiva ou citação de forma unilateral à prefeitura, nem por parte do blog e nem da organização do evento.
A prefeitura disse também na nota ter recebido a notícia da não realização do evento com tristeza e que está aberta ao diálogo para realização de futuras edições.
Leia abaixo a íntegra da nota da Prefeitura de Tibau do Sul:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura Municipal de Tibau do Sul manifesta sua surpresa diante da publicação veiculada pelo Blog do BG, que atribui de forma unilateral à administração municipal a responsabilidade pela não realização da edição 2026 do Fest Bossa & Jazz em Pipa.
É importante esclarecer, desde logo, que a Prefeitura sempre atuou como parceira institucional e apoiadora do evento, contribuindo com parte do apoio financeiro e logístico, mas não sendo a única responsável por sua viabilização.
Ao longo de toda a trajetória do festival em nosso município, a Prefeitura sempre foi parceira da iniciativa, oferecendo apoio institucional e também financeiro, reconhecendo a relevância do evento para a cultura, o turismo, a economia local e para a projeção de Tibau do Sul e da Praia da Pipa em âmbito nacional.
Recebemos com tristeza a notícia de que o festival não será realizado este ano, pois sabemos da importância que ele representa para moradores, visitantes, artistas, empreendedores e para toda a cadeia produtiva do turismo.
Entretanto, é incorreto atribuir exclusivamente à Prefeitura a responsabilidade pela ausência da edição de 2026. O apoio financeiro do Município sempre representou apenas uma parcela dos recursos necessários para a realização do evento, cuja viabilidade depende, principalmente, da captação por meio da Lei Estadual Câmara Cascudo e da participação de patrocinadores privados.
Dessa forma, entendemos que a matéria publicada não retrata a realidade dos fatos e acaba por transmitir à população uma informação incompleta, capaz de gerar uma interpretação equivocada sobre o papel desempenhado pelo Município ao longo dos anos.
A Prefeitura de Tibau do Sul reafirma seu respeito à história do Fest Bossa & Jazz, reconhece sua importância para o destino turístico e permanece aberta ao diálogo e à construção de parcerias que possibilitem a realização de futuras edições.
Por fim, solicitamos ao Blog do BG a devida retratação quanto à responsabilização exclusiva da Prefeitura, em respeito aos fatos e ao compromisso com uma informação equilibrada e fiel à realidade.
UMA VERGONHA. DINHEIRO TEM, MÉDICO TÁ SOBRANDO NA PRAÇA.
Vivem de greve. É preciso acabar com esses sindicatos.
Vc consegue viver 5m sem salário? As suas contas esperam?
Somente relógio trabalha de graça. Basta dar corda.