Cultura

Membros da banda RPM brigam na Justiça pelo direito de tocar sucessos e usar marca

SÃO PAULO, SP, BRASIL, 00-02-1989: Música: da esq. para dir., Fernando, Luís, Paulo Pagiani e Paulo Ricardo, integrantes da banda de rock RPM, posam para foto, em São Paulo (SP). (Foto: Márcia Zoet/Folhapress)

Por FOLHAPRESS

Trinta anos após anunciarem a separação por “divergências artísticas”, os integrantes do RPM, a banda responsável pelo disco de maior sucesso da história do rock nacional, continuam brigando.

O grupo, que em 1986 vendeu 2,5 milhões de cópias do álbum “Rádio Pirata ao Vivo” e despertava histeria nos fãs, hoje protagoniza na Justiça um processo cheio de acusações de má-fé e deslealdade.

A disputa gira justamente em torno do direito de explorar a marca RPM, bem como o de tocar os principais sucessos da banda, que se apresentou pela última vez em 2017, a bordo de um navio, em um dos tantos retornos do grupo.

De um lado, está o cantor e réu Paulo Ricardo, 55, que segue carreira solo e hoje imita famosos como Luis Fonsi e Gene Simmons (Kiss), com direito a maquiagem e tudo, no Domingão do Faustão.

Do outro, estão os músicos Luiz Schiavon, 59, Fernando Deluqui, 56, e Paulo Pagni, 59, que desejam retomar o RPM.

Para isso, pedem à Justiça que Paulo Ricardo seja proibido de cantar hits e fazer referência ao grupo em sites e materiais promocionais.

O ponto central da rixa é um contrato assinado em 2007 no qual os músicos se comprometiam a não explorar individualmente o nome RPM.

Paulo Ricardo ficou, então, responsável por registrá-lo no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) como propriedade dos quatro.

“Mas ele fez o registro só no próprio nome”, diz o advogado Spencer Toth Sydow, que representa os demais no caso e pede que o vocalista seja punido por quebra do acordo.

Segundo Sydow, a situação foi descoberta em 2017, depois que Paulo Ricardo avisou pela enésima vez que não tocaria mais com os ex-parceiros.

“Nós ajudamos e lutamos para construir o RPM no mercado, não é justo que um dos componentes não queira continuar e ainda impeça os outros de o fazer”, afirmou o guitarrista Deluqui à Folha.

Procurado, o vocalista negou, via assessoria, ter descumprido o acordo e disse que a marca estava registrada em seu nome desde 2003.

À Justiça ele disse que o grupo foi criado sob sua “incontestável liderança”, em razão “de sua determinação obstinada e profissional”, que os colegas eram “meramente músicos acompanhantes” e que a coautoria com o tecladista Luiz Schiavon nas músicas nunca era em partes iguais.

“Oitenta por cento da obra musical do grupo é fruto da criação intelectual do compositor Paulo Ricardo”, disse a defesa dele no processo.

Em 2007, em entrevista à Folha, o cantor descreveu de outro modo o ex-parceiro. “O conceito do RPM foi desenvolvido por mim e pelo Schiavon, não existiria o RPM sem ele.”

Nas origens do grupo, a dupla Ricardo & Schiavon tinha um pacto nos moldes do de Lennon & McCartney. Ambos assinavam a autoria das músicas, a despeito de quem as tivesse concebido.

Segundo o biógrafo Marcelo Leite de Moraes, no livro “Revelações por Minuto”, sobre a banda, normalmente as letras eram feitas por Paulo Ricardo, enquanto Schiavon cuidava de toda a parte harmônica. A melodia, diz o autor, era composta pelos dois.

O RPM, acrônimo de Revoluções por Minuto, foi a banda de rock mais popular dos anos 1980 no país, uma espécie de febre nacional, sobretudo entre o público jovem.

Quebrou recordes de vendas, tocava o tempo todo nas rádios e levava multidões aos seus shows. Virou até álbum de figurinhas com 115 cromos.

O grupo chegou a se deslocar numa turnê em carros-fortes para driblar os fãs.

A fama trouxe muito dinheiro, mas também o desgaste da hiperconvivência. Em meio a tudo isso, houve um consumo crescente de drogas e álcool.

Hoje, Paulo Ricardo afirma à Justiça que os antigos parceiros querem forçá-lo a retomar os shows e apresentações. Diz não se opor ao uso de marca e canções pelos colegas, mas não menciona se isso significa abdicar dos royalties.

Em outubro de 2017, a juíza Elaine Faria Evaristo deu razão aos outros três músicos. A decisão, porém, foi cassada em março por uma liminar no Tribunal de Justiça de São Paulo. Não há prazo previsto para a sentença final.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Proposta de aumentar deputados enfrenta resistência no Senado

Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

A proposta aprovada na Câmara dos Deputados nos últimos dias que aumenta de 513 para 531 o número de parlamentares na Casa enfrenta resistências no Senado. A proposta tem a rejeição de senadores que vão do PT até a oposição. De acordo com os parlamentares, o texto pode ter um longo caminho até a sua aprovação. Os deputados aprovaram o projeto por margem apertada de 13 votos acima do mínimo necessário.

Algum dos argumentos usados pelos senadores é de que “não é o momento” para o tema, de que o ônus contra a classe política deve aumentar com a aprovação e também de que ficará a “incoerência” de cobrar corte de despesas do governo federal e aprovar uma medida de aumento da despesa. Líderes partidários da Câmara dizem que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), se comprometeu a pautar o assunto na Casa Alta.

A discussão sobre cadeiras na Câmara se dá depois de uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Casa revise, até 30 de junho, o número de parlamentares de cada estado, baseado no último censo demográfico, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022.

Caso a Câmara seguisse a determinação à risca, alguns estados perderiam deputados, já que houve queda da população. O Rio de Janeiro, por exemplo, perderia quatro cadeiras.

A divisão de diferentes siglas no tema se dá porque a proposta envolve questões regionais, com estados mais favoráveis às mudanças e outros contrários, a depender do impacto.

Prazo do Congresso vai até 30 de junho

A autora do projeto de revisão dos deputados, deputada Dani Cunha (União Brasil-RJ), argumenta que o Censo de 2022 “trouxe várias inconsistências”. Sua proposta proíbe que as bancadas estaduais percam o número de parlamentares conquistados nas eleições anteriores e autoriza o crescimento do número de parlamentares.

Caso o Congresso não aprove o projeto até o final de junho, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definir como vão ficar as bancadas estaduais. Nesse cenário, a definição virá por uma resolução da Corte.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Marrone, da dupla sertaneja com Bruno, ‘passa bem’ após cair de palco e bater a cabeça, mas permanece internado

Imagem: Brazil News

Marrone, da dupla sertaneja com Bruno, “passa bem” após ter feito uma série de exames e deve ficar internado em um hospital por 48 horas, informou sua assessoria na tarde deste domingo, 11. Na noite de sábado, 10, ele caiu e bateu com a cabeça no palco de um show.

O fato ocorreu durante um show no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, no Estado de Goiás.Minutos após o músico ser atendido no palco, Bruno voltou ao microfone para informar à plateia, antes de encerrar o show: “Ele bateu a cabeça, mas está bem, está consciente, está ótimo. O Marrone vai ficar bem.”

Um comunicado divulgado pela assessoria da dupla dá mais detalhes: “Quando estava se despedindo do público, Marrone se desequilibrou ao pisar em falso e acabou sofrendo a queda. Ele foi prontamente atendido pelos paramédicos e conduzido ao Hospital Albert Einstein (Goiânia). Teve um corte próximo ao supercílio e na mão esquerda”.

“Submetido a vários exames, Marrone passa bem. O cantor deverá ficar por 48 horas no hospital em observação”, encerra.

Bruno, durante a madrugada, publicou um vídeo no Instagram para tranquilizar os fãs: “Não aconteceu nada com ele, só deu uma batida na testa, conversou comigo já, tudo bem. Mas, meu Deus, eu assustei muito. O Marrone está ótimo”

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Confederação Israelita do Brasil aponta antissemitismo em declaração de Lula sobre ataques de Israel em Gaza

Foto: Ricardo Stuckert/PR

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um comentário antissemita ao dizer que Israel comete genocídio matando crianças e mulheres em Gaza “a pretexto” de eliminar terroristas.

Em nota divulgada neste domingo, 11, o presidente da Conib, Claudio Lottenberg, disse que “acusar judeus de matar crianças é uma das formas mais antigas e deploráveis de antissemitismo”.

“É lamentável e perturbador que o presidente do nosso País siga promovendo este libelo antissemita pelo mundo. O Brasil é um País onde a comunidade judaica vive em paz e segurança, mas o presidente Lula, com suas falas antissemitas, parece querer criar problemas para a nossa comunidade ao promover o antissemitismo entre seus apoiadores, numa atitude irresponsável e destrutiva”, ressaltou.

A Conib apontou ainda que nas falas de Lula falta a verdade, que seria o fato de que “o Hamas começou essa terrível guerra e se esconde atrás da população civil e de reféns israelenses para promover sua visão, aí sim genocida, de exterminar Israel e judeus”.

Em conversa com jornalistas em Moscou, no sábado, 10, Lula voltou a comentar o conflito na Faixa de Gaza. Mais uma vez, tratou as investidas de Israel contra o Hamas no território palestino como um genocídio.

“Na Faixa de Gaza é um genocídio, de um exército muito bem preparado contra mulheres e crianças a pretexto de matar terroristas. Já houve caso de explodirem um hospital e não ter um terrorista, só mulher e criança”, disse.

Procurado, o Palácio do Planalto não se manifestou.

Lula viajou à Rússia a convite do presidente Vladimir Putin para assistir a um desfile militar que marcou os 80 anos da derrota dos nazistas. O encontro com o líder russo é alvo de críticas dentro e fora do Brasil porque o presidente brasileiro tentava sagrar-se mediador de um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia. Em seguida, Lula seguiu para agendas na China.

Leia a íntegra da nota

O presidente Lula mais uma vez faz declarações antissemitas de que há um genocídio em Gaza e que Israel deliberadamente mata crianças e mulheres “a pretexto” de matar terroristas. Acusar judeus de matar crianças é uma das formas mais antigas e deploráveis de antissemitismo, e é lamentável e perturbador que o presidente do nosso país siga promovendo este libelo antissemita pelo mundo. O Brasil é um país onde a comunidade judaica vive em paz e segurança, mas o presidente Lula, com suas falas antissemitas, parece querer criar problemas para a nossa comunidade ao promover o antissemitismo entre seus apoiadores, numa atitude irresponsável e destrutiva. O que falta nas falas do presidente Lula sobre o conflito é a verdade: o Hamas começou essa terrível guerra e se esconde atrás da população civil e de reféns israelenses para promover sua visão, aí sim genocida, de exterminar Israel e judeus.

Claudio Lottenberg

Presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB)

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Rogério Marinho desmente Lula sobre o combate à corrupção no INSS: ‘Lula mente sem pudor!’

O senador Rogério Marinho chamou o presidente Lula de ‘mentiroso’. Ao desmentir o petista sobre o escândalo dos descontos no INSS, sobre a criação de mecanismos de combate à corrupção no INSS, Rogério Marinho lembrou que foi ainda no início do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro que foram criados “mecanismos de controle contra o assalto aos aposentados”.

Em publicação nas redes sociais, o senador do PL também afirmou que “o PT institucionalizou o roubo! A fraude tem as digitais e a blindagem criminosa de um governo que protege ladrões e persegue quem denuncia!”

 

Opinião dos leitores

  1. Até a sigla PT é mentira, pois é um partido de sindicalistas, e quem disse que sindicalista gosta de trabalhar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Nossa Senhora Aparecida surge ao lado do Cristo Redentor para celebrar o Dia das Mães

Imagens: Reprodução/Instagram/@FilmeAparecida

Belíssimas imagens de Nossa Senhora Aparecida ao lado do Cristo Redentor, no Rio, viralizaram nas redes sociais. Trata-se de uma criação da produtora “Filme Aparecida”, que promove o longa em produção sobre a padroeira do Brasil, em homenagem ao Dia das Mães. A produtora não deu detalhes de como foi criada a imagem de Nossa Senhora, se foi feita por drones ou utilizando recursos de computação gráfica e IA.

Nossa Senhora Aparecida é uma das representações católicas de Maria, mãe de Jesus, e sua imagem foi encontrada em 1717 no rio Paraíba do Sul. A santa é celebrada no Brasil em 12 de outubro, data que marca sua descoberta por pescadores.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Zelensky diz estar pronto para encontrar Putin nesta semana na Turquia

Foto: Alexey DANICHEV / SPUTNIK/Simon Wohlfahrt/Bloomberg/Getty Images

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste domingo, 11, que está pronto para encontrar o presidente russo, Vladimir Putin, para negociações em Istambul na próxima quinta-feira, após o presidente americano, Donald Trump, alertar que ele deveria concordar com uma oferta de negociações com Moscou imediatamente, sem a condição de um cessar-fogo inicial de 30 dias.

Em publicação no X, antigo Twitter, ele disse que a Ucrânia espera um cessar-fogo total já na segunda-feira como forma de criar a base necessária para a diplomacia pelo fim da guerra.

“E estarei esperando por Putin na Turquia na quinta-feira”, disse Zelensky.

No sábado, Putin propôs a realização de “conversas diretas” com a Ucrânia em busca de um acordo de paz para a guerra que já dura mais de três anos. O governante defendeu que as negociações aconteçam na próxima semana, a partir do dia 15 de maio, quinta-feira. Putin acrescentou que vai dialogar com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, neste domingo para possibilitar que o proposto encontro entre representantes da Rússia e da Ucrânia aconteça em Istambul.

As declarações do presidente russo acontecem em meio à pressão de líderes europeus por um cessar-fogo. O grupo formado por Ucrânia, Reino Unido, Alemanha, França e Polônia definiu uma trégua incondicional de trinta dias a partir de segunda e fez um ultimato: ameaçou a Rússia com novas sanções caso a pausa no conflito não seja respeitada. O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, reagiu à manifestação dos líderes europeus afirmando que a Rússia iria “refletir” sobre a proposta, mas que era “inútil” tentar pressionar Moscou.

A proposta de Putin foi feita em um pronunciamento, direto do Kremlin, transmitido pela TV russa. “Nós buscamos conversas sérias para remover as origens das causas do conflito e seguir em frente por uma paz forte e duradoura”, afirmou. “Nós estamos propondo a Kiev retomar negociações diretas, sem pré-condições”, disse Putin. “Nós oferecemos às autoridades de Kiev a retomada das negociações já nesta quinta, em Istambul.”

O presidente russo acrescentou que não descarta que, durante essas conversas, Rússia e Ucrânia possam concordar com “novos cessar-fogos, uma nova trégua”.

Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Com potiguar no elenco, Brasil vence Belarus e é hepta da Copa do Mundo de Futebol de areia

Foto: Fifa

O Brasil é heptacampeão da Copa do Mundo de Futebol de areia. Neste domingo (11), a Seleção colocou a sétima estrela no uniforme ao vencer Belarus por 4 a 3 na decisão do torneio disputado na cidade de Vitória, em Seychelles, no leste da África. Com uma partida eficiente no ataque, a equipe brasileira dominou os bielorrussos, que chegaram a ameaçar o título no fim. Os gols do Brasil foram marcados por Lucão, Rodrigo (duas vezes) e Catarino. Pelo lado de Belarus, Yauheni Novikau e Ihar Brytshtsel descontaram.

O elenco contou com o jogador potiguar Edson Hulk, que também esteja na seleção que conquistou o hexa em 2024. É o segundo título mundial do jogador nascido em Touros.

O Brasil repete o feito de 2024 e é campeão invicto, além de acumular 12 jogos de invencibilidade na Copa do Mundo – seis no ano passado e mais seis na atual. O time comandado pelo técnico Marco Octávio não perde no tempo regulamentar nesta competição desde 2019, quando foi eliminado pela Rússia por 4 a 3, nas quartas de final.

Agora, a Canarinho tem sete Mundiais sob a chancela da Fifa, que passou a organizar os torneios a partir de 2005. A Seleção foi campeã em 2006, 2007, 2008, 2009, 2017, 2024 e 2025. Antes da Federação internacional de futebol, o domínio já era absoluto dentro da modalidade – sendo campeão nove vezes: 1995, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2002, 2003 e 2004.

Presentes no lugar mais alto do pódio em 2017, 2024 e 2025 – alcançam o feito de tricampeões: Catarino, Filipe Silva, Mauricinho e Rodrigo. Os jogadores Lucão, Edson Hulk, Brendo, Teleco e Bobô ficam com o bicampeonato. Enquanto Benjamin, Thanger e Antônio conquistam a taça pela primeira vez.

Com informações de ge

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Quase 12 mil crianças foram registradas só com o nome da mãe em 5 anos no RN

Foto: Agência Brasil/Divulgação/ARQUIVO

Quase 12 mil crianças foram registradas apenas com o nome da mãe em um período de aproximadamente 5 anos no Rio Grande do Norte. Os dados constam no Portal de Transparência do Registro Civil e representam o período entre janeiro de 2020 até este domingo (11), em maio de 2025.

Ao todo, segundo a Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), o RN teve neste período:

  • 210.975 nascimentos no RN;
  • 11.999 registros só com o nome da mãe.

A maior taxa percentual de crianças registradas apenas com o nome da mãe foi em Bodó, onde houve três nascimentos registrados neste período, sendo um deles apenas com o nome da mãe, cerca de 33% do total.

Na capital Natal, cidade que mais teve nascimentos neste período, com 59.208 crianças, foram 3.609 registros só com o nome da mãe.

Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, o Portal de Transparência do Registro Civil aponta que seis tiveram todos os registros com nomes tanto da mãe quanto do pai entre 2020 e 2025: João Dias, Jundiá, Pedro Avelino, Riacho da Cruz, Triunfo Potiguar e Várzea.

Os dados estão disponíveis no Portal da Transparência do Registro Civil, plataforma nacional administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

A plataforma reúne informações sobre nascimentos, casamentos e óbitos registrados nos 7.654 Cartórios de Registro Civil em todo o país, presentes em todos os municípios e distritos brasileiros.

Reconhecimento da paternidade

O procedimento de reconhecimento de paternidade pode ser feito diretamente em qualquer Cartório de Registro Civil do país desde 2012, quando foi regulamentado pelo Provimento nº 16 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

De acordo com o Sindicato dos Notários e Registradores (Sinoreg), não é mais necessária decisão judicial nos casos em que todas as partes concordam com a resolução.

Nos casos em que a iniciativa for do próprio pai, o interessado pode comparecer ao cartório com a cópia da Certidão de Nascimento do filho, sendo necessária a anuência da mãe ou do próprio filho, caso este seja maior de idade. Em caso de filho menor, é necessário a anuência da mãe.

Caso o pai não queira reconhecer o filho, a mãe pode fazer a indicação do suposto pai no próprio cartório, que comunicará aos órgãos competentes para que seja iniciado o processo de investigação de paternidade.

Desde 2017, também é possível realizar em cartório o reconhecimento de paternidade socioafetiva, aquele onde os pais criam uma criança mediante uma relação de afeto, sem nenhum vínculo biológico, desde que haja a concordância da mãe e do pai biológico e que a criança tenha 12 anos ou mais.

Neste procedimento, caberá ao registrador civil atestar a existência do vínculo afetivo da paternidade ou maternidade mediante apuração objetiva por intermédio da verificação de elementos concretos:

  • inscrição do pretenso filho em plano de saúde ou em órgão de previdência;
  • registro oficial de que residem na mesma unidade domiciliar;
  • vínculo de conjugalidade – casamento ou união estável – com o ascendente biológico;
  • entre outros.

g1-RN

Opinião dos leitores

  1. Será que se a falsa dama aparecesse grávida, o Janjo teria coragem de assumir a paternidade? Ou quem sabe adotasse o mesmo comportamento que teve com Mirian Cordeiro?

  2. Lamentável que ainda existam seres vivos que desprezam ou ignoram um filho, estes não podem se quer serem chamados de animais.

    1. Eu concordo com vc em partes agora u que existe hoje è estas garotas muitas vezes não que namorar um trabalhador aí vai se envolver com estes moleque q não cuida nem deles jamais de outras pessoas infelizmente è assim.

  3. O homem que gera um filho e não o registra como um filho é um covarde e canalha, se tem dúvida da paternidade, solicite um exame de DNA mais fugir das responsabilidades é demonstrar ser um idiota desprezível.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Tremor de terra de magnitude de 1.8 na escala Richter é registrado em Lajes

Foto: Reprodução/LabSis UFRN

Um tremor de terra foi registrado no Rio Grande do Norte neste sábado (10), segundo dados do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN). O tremor foi sentido no município de Lajes, na região central do estado, e ocorreu às 10h07 (horário de Brasília), e teve magnitude preliminar de 1.8 na escala Richter.

De acordo com o LabSis, até o momento, não há registros de moradores da região que tenham sentido o abalo. O tremor foi detectado por meio das estações sismográficas que monitoram a atividade sísmica no estado e na região Nordeste.

Esse é o segundo sismo registrado no Rio Grande do Norte em menos de uma semana. Na última terça-feira (7), um tremor de 1.9 mR foi registrado no município de Currais Novos, também sem relatos de percepção por parte da população.

O Laboratório Sismológico da UFRN mantém vigilância constante sobre a atividade sísmica no estado e segue acompanhando possíveis novos eventos.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] FENÔMENO: Surfista de Baía Formosa de apenas 13 anos é destaque mundial; Arthur Vilar tira nota 10 com aéreo incrível

Arthur Vilar dá aéreo e ganha nota 10 em Porto de Galinhas — Foto: Thiago Cavalcanti / CBSurf

 

Os holofotes do campeonato brasileiro de base se viraram para Arthur Vilar depois que o surfista de 13 anos executou um ‘kerrupt’ na fase classificatória da categoria sub-14.

O aéreo rodando tem alto grau de dificuldade e raramente é realizado por jovens da idade de Arthur, especialmente em campeonatos. O surfista nascido em João Pessoa e radicado em Baia Formosa é pupilo do campeão mundial e olímpico Italo Ferreira e grande promessa do esporte brasileiro.

Arthur Vilar disputa neste domingo as finais de três categorias. Campeão em 2024, ele defenderá os títulos na sub-14 e sub-16, além de buscar o feito inédito na sub-18. O campeonato nacional acontece em etapa única, realizada em Porto de Galinhas, em Pernambuco, com a presença dos principais nomes da base na modalidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *